UFF - Terceira Sess√£o

 




ūüďÖ 08/11/2019

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

13:45 ‚Äď 14:05

Heurística híbrida aplicada ao Problema do Caixeiro Viajante com Seleção de Hotéis.

14:05 ‚Äď 14:25

Um breve estudo dos par√Ęmetros do m√©todo Enxame de Part√≠culas.

14:25 ‚Äď 14:45

Análises comparativas entre indicadores bibliométricos com base na produção acadêmica de docentes do curso de pós-graduação de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense.

14:45 ‚Äď 15:05

Representação bidimensional para um modelo network DEA.

15:05 ‚Äď 15:25

Suavização da Fronteira DEA de eficiência: estado da arte e perspectivas futuras.

15:25 ‚Äď 15:40

Intervalo

15:40 ‚Äď 16:00

Simulação de Monte Carlo para resolução de problemas de integração.

16:00 ‚Äď 16:20

Produtividade total dos fatores da frota pesqueira artesanal √† vela no estado do cear√°, Brasil ‚Äď uma an√°lise do √≠ndice de Malmquist.

16:20 ‚Äď 16:40

Previsão de demanda de ordens de serviço emergenciais utilizando análise de séries temporais.

16:40 ‚Äď 17:00

Aplica√ß√£o do m√©todo AHP para ranqueamento dos pa√≠ses africanos beneficiados pelo Programa de Aquisi√ß√£o de Alimentos (PAA) √Āfrica no per√≠odo de 2014 a 2016.

17:00 ‚Äď 17:20

OPTimistic Framework: proposta de arquitetura para resolução de problemas de otimização.

 

ARTIGO 1: HEUR√ćSTICA H√ćBRIDA APLICADA AO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE COM SELE√á√ÉO DE HOT√ČIS.

Tópico do Artigo: Metaheuristicas

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 13:45 ‚Äď 14:05

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Augusto Beltr√£o (UFF)

Luiz Satoru Ochi (UFF)

José André de Moura Brito (ENCE)

Resumo: O Problema do Caixeiro Viajante com Sele√ß√£o de Hot√©is (TSPHS) √© uma variante do conhecido Problema do Caixeiro Viajante. A resolu√ß√£o do TSPHS corresponde a determinar uma rota na qual um vendedor visita todos os clientes e retorna para localiza√ß√£o inicial. Ao final de cada jornada de trabalho, o vendedor deve visitar algum hotel para descansar. O objetivo √© minimizar o n√ļmero de viagens necess√°rias para completar a rota. Al√©m disso, existe um limitante correspondente ao tempo m√°ximo para uma jornada de trabalho. O presente trabalho traz uma proposta de resolu√ß√£o deste problema utilizando um algoritmo heur√≠stico, inspirado no BRKGA, que foi combinado com m√©todos construtivos e procedimentos de busca local (com estruturas de vizinhan√ßa cl√°ssicas), tamb√©m utilizados em outras variantes do Caixeiro Viajante. O algoritmo proposto foi aplicado em um conjunto de 131 inst√Ęncias da literatura e os resultados produzidos foram comparados com as melhores solu√ß√Ķes e algoritmos da literatura. Ainda neste sentido, o algoritmo proposto produziu, em 7 inst√Ęncias, solu√ß√Ķes de qualidade superior √†s melhores solu√ß√Ķes encontradas na literatura.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 2: UM BREVE ESTUDO DOS PAR√āMETROS DO M√ČTODO ENXAME DE PART√ćCULAS.

Tópico do Artigo: Metaheuristicas

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 14:05 ‚Äď 14:25

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Shayane Carvalho (UFF)

Joviana Souza (UFF)

Resumo: Este artigo tem como finalidade apresentar uma an√°lise de uma metaheur√≠stica populacional, o Enxame de Part√≠culas (PSO), aplicado na resolu√ß√£o de um problema termodin√Ęmico. O problema do c√°lculo do equil√≠brio de fases de uma mistura est√° presente em processos da Engenharia Qu√≠mica. Para ser resolvido √© necess√°rio que se conhe√ßa a priori o n√ļmero de fases presentes na mistura, para isto deve-se solucionar o problema de otimiza√ß√£o conhecido como teste de estabilidade. O objetivo central do trabalho √© aplicar o m√©todo de busca global na minimiza√ß√£o do problema objetivo. Ser√° utilizada a t√©cnica da polariza√ß√£o que permite encontrar todos os pontos estacion√°rios da fun√ß√£o, e tamb√©m ser√£o avaliados conjuntos de par√Ęmetros para o PSO. Os resultados num√©ricos dos testes ser√£o apresentados para tr√™s misturas bin√°rias j√° abordadas na literatura, de forma a avaliar qual metodologia proposta ser√° a mais robusta para efici√™ncia computacional do m√©todo.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 3: AN√ĀLISES COMPARATIVAS ENTRE INDICADORES BIBLIOM√ČTRICOS COM BASE NA PRODU√á√ÉO ACAD√äMICA DE DOCENTES DO CURSO DE P√ďS-GRADUA√á√ÉO DE ENGENHARIA DE PRODU√á√ÉO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.

T√≥pico do Artigo: Outras aplica√ß√Ķes em PO

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 14:25 ‚Äď 14:45

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Fernanda Silva (UFF)

Luana Brand√£o (UFF)

Jo√£o Carlos Correia Baptista Soares de Mello (UFF)

Resumo: Por sua import√Ęncia e simplicidade, o √≠ndice h, indicador bibliom√©trico proposto em 2005, √© bastante popular na literatura, havendo centenas de estudos publicados com cr√≠ticas e propostas de novos √≠ndices, os quais s√£o conhecidos como √≠ndices tipo h. O presente artigo estuda alguns desses √≠ndices propostos para amenizar a insensibilidade do √≠ndice h a publica√ß√Ķes muito citadas, a saber, os √≠ndices g, A e R. Primeiramente, estuda-se o comportamento de tais √≠ndices, frente a um aumento do n√≠vel de produ√ß√£o acad√™mica, bem como a sua estabilidade, diante de varia√ß√Ķes na distribui√ß√£o de cita√ß√Ķes. Para isso, utiliza-se como estudo de caso as publica√ß√Ķes e cita√ß√Ķes dos docentes do curso de p√≥s-gradua√ß√£o da Universidade Federal Fluminense.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 4: REPRESENTAÇÃO BIDIMENSIONAL PARA UM MODELO NETWORK DEA.

T√≥pico do Artigo: Outras aplica√ß√Ķes em PO

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 14:45 ‚Äď 15:05

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Bruno Guimar√£es Torres (UFF)

Jo√£o Carlos Correia Baptista Soares de Mello (UFF)

Juliana Reis (UFF)

Resumo: Esse artigo prop√Ķe uma representa√ß√£o bidimensional para a fronteira de efici√™ncia para um modelo Network DEA (NDEA). A representa√ß√£o √© baseada em um estudo anterior que desenvolveu uma generaliza√ß√£o do m√©todo de representa√ß√£o bidimensional para o DEA cl√°ssico usando uma nova forma de lineariza√ß√£o. Os valores dos inputs virtuais e dos outputs virtuais s√£o utilizados para a elabora√ß√£o do gr√°fico da fronteira de efici√™ncia. A representa√ß√£o gr√°fica da fronteira de efici√™ncia permite que gestores e tomadores de decis√£o n√£o familiarizados com a programa√ß√£o linear e DEA entendam os resultados obtidos de maneira simples e clara. O gr√°fico obtido fornece informa√ß√Ķes sobre as efici√™ncias da DMU e as metas que podem ser alcan√ßadas por elas. Al√©m disso, a representa√ß√£o obtida agrega informa√ß√Ķes tanto dos est√°gios internos, quanto do est√°gio global no mesmo gr√°fico para cada DMU.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 5: SUAVIZAÇÃO DA FRONTEIRA DEA DE EFICIÊNCIA: ESTADO DA ARTE E PERSPECTIVAS FUTURAS.

T√≥pico do Artigo: Outras aplica√ß√Ķes em PO

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 15:05 ‚Äď 15:25

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Juliana Reis (UFF)

Luana Brand√£o (UFF)

Jo√£o Carlos Correia Baptista Soares de Mello (UFF)

Resumo: Devido √†s propriedades da fronteira DEA de efici√™ncia, que √© linear por partes, o modelo dos multiplicadores admite m√ļltiplos pesos √≥timos e, por consequ√™ncia, m√ļltiplas solu√ß√Ķes √≥timas para as DMUs extremo eficientes (v√©rtices das faces da fronteira), o que impossibilita o conhecimento das raz√Ķes de substitui√ß√£o (tradeoffs) e a aplica√ß√£o de algumas t√©cnicas, como a Avalia√ß√£o Cruzada. Uma solu√ß√£o para esse problema √© a substitui√ß√£o da fronteira original por uma fronteira suavizada, que seja pr√≥xima da fronteira original e que tenha derivadas cont√≠nuas em todos os pontos. Apesar de ter sido desenvolvida h√° algum tempo, n√£o h√° na literatura muitos trabalhos que discutam as propriedades ou mesmo a aplica√ß√£o da t√©cnica de Suaviza√ß√£o da Fronteira. Assim, o objetivo deste trabalho √© realizar uma revis√£o sistem√°tica de estudos relacionados √† Suaviza√ß√£o da Fronteira DEA, examinando as melhorias metodol√≥gicas propostas, os modelos desenvolvidos, as aplica√ß√Ķes num√©ricas e as lacunas ainda existentes.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 6: SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE INTEGRAÇÃO.

Tópico do Artigo: Simulação

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 15:40 ‚Äď 16:00

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Vinícius Brum Ferreira (UFF)

Thiago Jordem Pereira (UFF)

Resumo: O principal objetivo deste trabalho √© estudar a efici√™ncia do m√©todo de Monte Carlo na aproxima√ß√£o da solu√ß√£o de alguns problemas complexos de integra√ß√£o unidimensionais e multidimensionais, uma vez que estes tipos de integrais podem ser utilizadas para representar diversos tipos de problemas pr√°ticos. Com os resultados num√©ricos obtidos analisa-se a influ√™ncia do tamanho da amostra na solu√ß√£o aproximada dos problemas propostos, levando em considera√ß√£o os erros relativos das aproxima√ß√Ķes.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 7: PRODUTIVIDADE TOTAL DOS FATORES DA FROTA PESQUEIRA ARTESANAL √Ä VELA NO ESTADO DO CEAR√Ā, BRASIL ‚Äď UMA AN√ĀLISE DO √ćNDICE DE MALMQUIST.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 16:00 ‚Äď 16:20

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Lourival Santos (UFF)

Resumo: A performance da ind√ļstria pesqueira passou a ter destaque nos primeiros sinais de deple√ß√£o de estoques pesqueiros marinhos ap√≥s a II Guerra Mundial. O livro, `` On the Dynamics of Exploited Fish Populations``, de 1957, de Raymond J.H Beverton e Sidney J. Holt, motivou a produ√ß√£o de literatura direcionada para a condu√ß√£o racional das pescarias marinhas e busca de administra√ß√£o pesqueira eficiente. A pesca extrativista no Brasil √© um exemplo do problema da propriedade comum dos recursos pesqueiros e livre acesso aos estoques e representa papel importante na economia do estado do Cear√°. Estudos cient√≠ficos sobre as performances das frotas pesqueiras cearenses podem fornecer estimativas de efici√™ncia e produtividade e auxiliar as unidades tomadoras de decis√£o na busca de melhores resultados. Neste artigo √© examinada a produtividade da frota artesanal a vela predominante nas pescarias artesanais marinhas do estado. Dados da produ√ß√£o de pesca do Ibama-Estatpesca foram utilizados para determinar a evolu√ß√£o da produtividade de jangadas, paquetes, canoas e botes. 128 mil registros de viagens de pesca de anzol e linha, redes de nylon, armadilhas e redes ca√ßoeiras foram utilizados para a constru√ß√£o dos √ćndices de Malmquist com aux√≠lio da abordagem n√£o param√©trica da An√°lise Envolt√≥ria de Dados. A frota apresentou crescimento negativo m√©dio de cerca de 3,8% ao ano e os menores ganhos de produtividade ocorreram ao longo dos segundo trimestres.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 8: PREVIS√ÉO DE DEMANDA DE ORDENS DE SERVI√áO EMERGENCIAIS UTILIZANDO AN√ĀLISE DE S√ČRIES TEMPORAIS.

T√≥pico do Artigo: PO na √Ārea de Energia

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 16:20 ‚Äď 16:40

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Pétrick Conceição (UFF)

Mozart Heymann (UFF)

Vitor Hugo Ferreira (UFF)

Helder Costa (UFF)

Resumo: A previs√£o da demanda futura √© de vital import√Ęncia para as empresas. Ela permite se prepare para o futuro de forma mais eficaz e aprimore suas decis√Ķes estrat√©gicas. Nas concession√°rias de energia el√©trica a previs√£o da demanda futura √© essencial para manter a qualidade de servi√ßo e atendimento, garantindo o fornecimento de energia el√©trica aos seus consumidores, e cumprimento dos requisitos da ANEEL. Essa melhoria da qualidade pode ocorrer atrav√©s de novas tecnologias, troca de equipamentos e da manuten√ß√£o preventiva, por√©m o fator determinante na ocorr√™ncia das ordens de servi√ßo emergenciais s√£o as condi√ß√Ķes clim√°ticas, que s√£o incontrol√°veis. Dessa forma a empresa precisa se preparar para esses acontecimentos e a import√Ęncia da previs√£o se torna ainda mais evidente. Este trabalho tem como objetivo apresentar a resolu√ß√£o do problema da previs√£o de demanda de OS emergenciais atrav√©s da utiliza√ß√£o de s√©ries temporais. O caso estudado √© referente √†s OS emergenciais hor√°rias da ENERGISA TOCANTINS DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S/A no per√≠odo de maio a novembro e os modelos de previs√£o que ser√£o utilizados ser√£o de suaviza√ß√£o exponencial desenvolvidos atrav√©s da linguagem de programa√ß√£o Python.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 9: APLICA√á√ÉO DO M√ČTODO AHP PARA RANQUEAMENTO DOS PA√ćSES AFRICANOS BENEFICIADOS PELO PROGRAMA DE AQUISI√á√ÉO DE ALIMENTOS (PAA) √ĀFRICA NO PER√ćODO DE 2014 A 2016.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 16:40 ‚Äď 17:00

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Eurico de Lima Figueiredo (INEST-UFF)

Marcos dos Santos (IME)

Alexandre Violante (INEST UFF)

Larissa Lima (INEST-UFF)

Lucas Ribeiro (INEST-UFF)

Rodrigo Cravo (INEST-UFF)

Resumo: O presente artigo tem o intuito de analisar os impactos do Programa de Aquisi√ß√£o de Alimentos da √Āfrica entre os anos de 2014 e 2016, financiado em parte pelo Brasil, utilizando o m√©todo Analytic Hierarchy Process para definir qual dos cinco pa√≠ses participantes foi o mais beneficiado. Baseia-se tamb√©m na aproxima√ß√£o entre o Brasil e o continente africano como parceiros pol√≠ticos e a influ√™ncia do soft power brasileiro. Esta publica√ß√£o entregar√° √† sociedade brasileira an√°lises sobre os recursos p√ļblicos investidos em parte dos programas e projetos humanit√°rios, dentro da coopera√ß√£o Sul-Sul, realizados pelo pa√≠s.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 10: OPTIMISTIC FRAMEWORK: PROPOSTA DE ARQUITETURA PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO

Tópico do Artigo: Otimização Combinatória

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 17:00 ‚Äď 17:20

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Gustavo Semaan (UFF)

Fl√°vio Landes (UFF)

Edelberto Silva (UFJF)

José André de Moura Brito (ENCE)

Luiz Satoru Ochi (UFF)

Resumo: O presente trabalho apresenta a arquitetura do OPTimistic, um framework em java com três camadas para resolução de problemas de otimização, inspirado nos frameworks HyFlex e ECJ. As principais funcionalidades do OPTimistic são: fornece modelos metaheurísticos; é simples desenvolver novas metaheurísticas; possui arquitetura baseada em um mecanismo hiperheurístico; Possui uma engine robusta que interpreta algoritmos sofisticados e fornece uma interface hiperheuristica; As camadas do framework são: (i) Baixo Nível: onde problemas de otimização devem ser implementados; (ii) Alto Nível: modelos metaheurísticos e heurísticas clássicas estão disponíveis para reuso; (iii) Barreira de Domínio: atua centralizando a comunicação; Nesse trabalho foram utilizados o modelo da metaheurística ILS e o clássico Problema da Mochila (0-1). Adicionalmente, em relação ao OPTimistic, são propostos diversos novos caminhos de pesquisa.

Download Artigo Completo