UFF - Segunda Sessão

 




📅 08/11/2019

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

08:15 – 08:35

Proposta de instrumento para diagnóstico da gestão do conhecimento no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

08:35 – 08:55

Avaliação de configurações de poços baseados em integridade, utilizando diagrama de blocos de confiabilidade.

08:55 – 09:15

Modelagem de dados para análise de eficiência nos parâmetros de perfuração Offshore.

09:15 – 09:35

 

09:35 – 09:55

Enlaces das convexidades de caminhos curtos em problemas de partições e separações convexas em grafos.

09:55 – 10:10

Intervalo

10:10 – 10:30

Uma análise sobre endividamento de cadetes da Aeronáutica.

10:30 – 10:50

Priorização de locais de coleta para isolamento de Bacillus anthracis na Antártica por Processo de Análise Hierárquica.

10:50 – 11:10

Investimento em defesa e economia: um estudo sobre a relação de causalidade.

11:10 – 11:30

Modelagem e solução de um problema de transporte de contaminantes utilizando o Método dos Volumes Finitos.

11:30 – 11:50

Proposta e implementação em Python do método Simple Aggregation of Preferences Expressed by Ordinal Vectors - Multi Decision Makers: uma ferramenta web simples e intuitiva para apoio à decisão multicritério.

 

ARTIGO 1: PROPOSTA DE INSTRUMENTO PARA DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO ARSENAL DE MARINHA DO RIO DE JANEIRO.

Tópico do Artigo: Gestão da Qualidade

Data: 08/11/2019

Horário: 08:15 – 08:35

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Lívia Ribeiro (UFF)

Stella Regina Reis da Costa (UFF)

Resumo: As organizações contemporâneas estão inseridas em um contexto de rápidas e constantes mudanças nos quesitos político, econômico e tecnológico. Neste cenário, a gestão do conhecimento (GC) para a efetiva tomada de decisões e inovação é fundamental para a sustentabilidade das organizações assim como para a manutenção de vantagens competitivas. Nas organizações públicas, a gestão do conhecimento é base para reduzir os efeitos da perda de capital humano, em especial nos casos de aposentadoria e movimentação. Diante disto, este estudo tem como objetivo geral propor um instrumento para diagnóstico da gestão do conhecimento no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, que é uma organização militar da Marinha do Brasil. Para alcançar o referido objetivo, será utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e de natureza exploratória. Como resultado deste estudo está a proposta de um instrumento para diagnóstico da GC na organização no formato de um questionário com embasamento teórico. A partir deste instrumento, poderá ser realizada a identificação da importância da GC na organização, identificação das principais dificuldades para a implantação da GC na organização e a identificação das práticas mais adaptáveis à organização assim como as já existentes.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 2: AVALIAÇÃO DE CONFIGURAÇÕES DE POÇOS BASEADOS EM INTEGRIDADE, UTILIZANDO DIAGRAMA DE BLOCOS DE CONFIABILIDADE.

Tópico do Artigo: PO na Área de Petróleo e Gás

Data: 08/11/2019

Horário: 08:35 – 08:55

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Maurício Neves Jr (UFF)

Danilo Colombo (Petrobras)

Danilo Abreu (USP)

Juliedson Salvalagio (UFF)

Gilson Brito Alves Lima (UFF)

Resumo: Para a produção de um campo de petróleo, uma das tarefas mais importante é selecionar as configurações de poço que tragam melhores resultados financeiros e níveis de segurança adequados para o desenvolvimento do projeto. Porém, a economicidade e segurança devem ser observadas num horizonte que corresponda a todo seu ciclo de vida do poço. O custo para construção de um poço de petróleo está diretamente relacionado ao tempo de construção, já que a maior parcela de seu custo está ligada aos valores das diárias da sonda de perfuração. A engenharia de poço tem feito grandes avanços nos últimos anos no desenvolvimento de novas tecnologias e novos projetos de poço que garantam a redução do tempo de construção dos poços e, portanto, do custo do mesmo. Porém, surge a dúvida se projetos mais arrojados são econômicos ao se levar em consideração toda a vida útil do poço, incluindo Capex e Opex. O objetivo deste trabalho é analisar a confiabilidade e manutenibilidade de quatro configurações de poços ao longo da vida útil utilizando um Diagrama de Blocos de Confiabilidade (RBD- Reliability Block Diagram) e simulação de Monte Carlo. Esta simulação foi utilizada para avaliar a demanda de workovers (manutenção) para o poço ao longo de 27 anos de produção. Desta forma, espera-se unir os gastos de construção e manutenção dos poços para avaliar qual dos quatros projetos apresenta a melhor vantagem econômica.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 3: MODELAGEM DE DADOS PARA ANÁLISE DE EFICIÊNCIA NOS PARÂMETROS DE PERFURAÇÃO OFFSHORE.

Tópico do Artigo: Data Science: Big Data, Data Mining e Analytics

Data: 08/11/2019

Horário: 08:55 – 09:15

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Yanko Costa (UFF)

Felippe Marques (UFF)

Gilson Brito Alves Lima (UFF)

Fabiana Rodrigues Leta (UFF)

Evandro Pereira (UFF)

Claudio Lima (UFF)

Hardy Pinto (Petrobras)

Geraldo Ferreira (UFF)

Resumo: A indústria de petróleo busca a redução de custo e a melhoria da produtividade com o uso de tecnologia, métodos estatísticos e de apoio a decisão. Isso se deve ao fato das variações do mercado de petróleo e questões político-econômicas que levaram a redução dos hidrocarbonetos. Com isso, é necessário a mudança em modelos operacionais da indústria com apoio da tecnologia. Esse artigo foca na análise de eficiência de perfuração de poços pelo algoritmo Data Envelopment Analysis, sendo os dados coletados e selecionados com métodos de Análise de Variância conferidos pelo Teste de Tukey. O resultado alcançado for assegurar quais perfurações de poços foram apontados como eficiente para se tornarem modelos de planejamentos futuros.

Download Artigo Completo

 

 

ARTIGO 4: VAGO

 

ARTIGO 5: ENLACES DAS CONVEXIDADES DE CAMINHOS CURTOS EM PROBLEMAS DE PARTIÇÕES E SEPARAÇÕES CONVEXAS EM GRAFOS.

Tópico do Artigo: Teoria e Algoritmos em Grafos

Data: 08/11/2019

Horário: 09:35 – 09:55

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Rodolfo Alves de Oliveira (UFF)

Fabio Protti (UFF)

Lorrana Castro (UFF)

Resumo: Neste trabalho apresentamos alguns resultados teórico computacionais sobre a convexidade $P_3$ e a convexidade $P_3^*$ na perspectiva de partição e separação convexa. Na vertente teórica, mostramos sobre quais aspectos ambas as convexidades são equivalentes, identificamos os menores grafos que não admitem uma partição convexa e listamos infinitos grafos com tal característica e, por último, analisamos os moldes de uma separação para caminhos, árvores, ciclos e cliques. Na vertente computacional, mostramos a NP-completude do problema de partição convexa em ambas as convexidades, mesmo restrito a classes particulares de grafos.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 6: UMA ANÁLISE SOBRE ENDIVIDAMENTO DE CADETES DA AERONÁUTICA.

Tópico do Artigo: Gestão Financeira

Data: 08/11/2019

Horário: 10:10 – 10:30

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Luciane Alcoforado (UFF)

Caroline Alcoforado (AFA)

Orlando Longo (UFF)

Alessandra Simão (UFF)

Resumo: Este trabalho apresenta uma análise dos fatores que influenciam no endividamento do cadete durante o Curso de Formação de Oficiais. O endividamento é o processo de contrair ou assumir dívidas, trata-se de um saldo devedor oriundo do capital de terceiros. O objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores que levam os cadetes ao endividamento financeiro a partir do estudo feito por Reinaldo Domingos em que se detalha os principais motivos que levam os brasileiros ao endividamento financeiro. Assim sendo, foi realizada uma pesquisa descritiva aplicada aos cadetes da Academia da Força Aérea Brasileira de 2018, com exceção dos cadetes aviadores do 2º esquadrão e do 4º esquadrão, os quais recebem uma remuneração diferente dos demais. As respostas do questionário indicaram que quase a metade dos cadetes estão endividados e que uma boa parcela dos cadetes não possui consciência deste fato. Os fatores relacionados ao planejamento financeiro apontaram que a grande maioria não o fazem e praticamente metade tem seu orçamento mensal prejudicado devido à necessidade de status social. Foi feita uma modelagem dos dados por meio do método de regressão logística, e a partir disso, observou-se que os principais fatores os quais levam o cadete ao endividamento são relacionados ao crédito fácil, parcelamentos e necessidade de status social. Concluiu-se sobre a importância de aulas práticas de educação financeira com a finalidade de aumentar a consciência dos cadetes para uma vida financeira mais estável e organizada.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 7: PRIORIZAÇÃO DE LOCAIS DE COLETA PARA ISOLAMENTO DE BACILLUS ANTHRACIS NA ANTÁRTICA POR PROCESSO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA.

Tópico do Artigo: PO na Área de Saúde

Data: 08/11/2019

Horário: 10:30 – 10:50

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Luiz Octávio Gavião (UFF)

Adriana Marcos Vivoni (FIOCRUZ)

Resumo: O Programa Antártico Brasileiro se desenvolve com o apoio da Marinha do Brasil (MB), através dos seus navios e da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). A MB apoia as atividades científicas e logísticas, o transporte de pesquisadores e mantém a infraestrutura necessária às diversas pesquisas locais. Entretanto, as condições climáticas, meteorológicas e hidrográficas do continente Antártico são rigorosas e instáveis. Isto dificulta, e por vezes impede, o cumprimento do apoio logístico às pesquisas, exigindo flexibilidade e constante adaptação na programação do apoio às equipes de pesquisadores. Nesse contexto, a priorização dos locais de coleta de amostras e das demais pesquisas científicas é essencial para minimizar o impacto das dificuldades de apoio. Esse problema de pesquisa foi aplicado ao projeto da Fundação Oswaldo Cruz, denominado FIOANTAR, a partir de uma amostra de dez locais de coleta pré-selecionados para a pesquisa de Bacillus Anthracis. Foi aplicado um modelo de apoio à decisão, com base no Processo de Análise Hierárquica (AHP). O AHP é simples, intuitivo, de fácil entendimento por parte dos tomadores de decisão e adequado à natureza dos dados do problema. O AHP foi modelado por análise de custo-benefício, a partir da avaliação dos benefícios pelos próprios pesquisadores e da avaliação dos custos e riscos do apoio pelos especialistas da MB. Os resultados foram satisfatórios, indicando uma prioridade para eventual necessidade de escolha de locais de coleta. Além de reduzir a subjetividade desse processo decisório, a análise de custo-benefício com o AHP proporcionou uma solução de compromisso entre a atividade-fim da pesquisa científica e a atividade-meio do apoio logístico da MB.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 8: INVESTIMENTO EM DEFESA E ECONOMIA: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DE CAUSALIDADE.

Tópico do Artigo: Estatística

Data: 08/11/2019

Horário: 10:50 – 11:10

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Marcela Martelotte (UFF)

Rodrigo Halfeld (PUC-Rio)

Carlos Bastian-Pinto (PUC-Rio)

Resumo: O efeito do investimento em defesa na economia é tema de diversos debates, havendo defensores e críticos. Este trabalho investiga a relação entre o investimento em defesa e a economia, utilizando o teste de causalidade de Granger. Para isso, são analisados os dados de investimento em defesa, produto interno bruto e formação bruta de capital fixo de seis países. São eles: Brasil, China, Estados Unidos da América, França, Reino Unido e Rússia. Os resultados indicam relação de causalidade (no sentido de Granger) em alguns desses países.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 9: MODELAGEM E SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE TRANSPORTE DE CONTAMINANTES UTILIZANDO O MÉTODO DOS VOLUMES FINITOS.

Tópico do Artigo: Simulação

Data: 08/11/2019

Horário: 11:10 – 11:30

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Anna Luisa Coimbra (UFF)

Wagner Rambaldi Telles (UFF)

Resumo: O controle do comportamento de contaminantes em rios é extremamente útil para processos de tomada de decisão, por exemplo, para determinar o melhor local para descarte de resíduos domésticos e industriais, evitando assim uma contaminação do meio ambiente e contribuindo para um melhor monitoramento da qualidade da água, sendo que até mesmo a Organização das Nações Unidas enfatiza a importância de se ter um exímio controle sobre a qualidade das águas nos rios. Neste trabalho é usado o Método dos Volumes Finitos com formulação implícita, o qual tem como pilar as integrais múltiplas e as séries de Taylor, sendo aplicado em um modelo matemático unidimensional, comparando os resultados com dados experimentais retirados da literatura. Foi observado que os valores numéricos se aproximam do problema real relacionado à dispersão de contaminantes em rios.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 10: PROPOSTA E IMPLEMENTAÇÃO EM PYTHON DO MÉTODO SIMPLE AGGREGATION OF PREFERENCES EXPRESSED BY ORDINAL VECTORS – MULTI DECISION MAKERS: UMA FERRAMENTA WEB SIMPLES E INTUITIVA PARA APOIO À DECISÃO MULTICRITÉRIO.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Horário: 11:30 – 11:50

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Luiz Frederico Teixeira (UFF / CASNAV)

Carlos Francisco Simões Gomes (UFF)

Marcos dos Santos (IME)

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a plataforma computacional online SapevoWeb, implementação computacional do método multicritério ordinal Simple Aggregation of Preferences Expressed by Ordinal Vectors – Multi Decision Makers (SAPEVO-M). Este método pode ser caracterizado como uma nova versão do método tradicional SAPEVO [Gomes et al. 1997], porém abrangendo múltiplos decisores. O sistema SapevoWeb é um software livre desenvolvido em linguagem Python, de fácil operação e rápida resolução para problemas de decisão. Para ilustrar a utilização da plataforma é empregado um exemplo de ordenação de Corvetas para a Marinha do Brasil. Outra aplicação alternativa para o programa SapevoWeb é o cálculo do peso de critérios, para utilização combinada com outro método de apoio à decisão. O programa propõe a inovação da apresentação de valores absolutos associados à ordenação por ocasião da apresentação do resultado final, transmitindo a informação da distância relativa entra as alternativas ordenadas.

Download Artigo Completo