📅 07/11/2019 Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE |
13:45 – 14:05 |
|
14:05 – 14:25 |
||
14:25 – 14:45 |
Suavização MSSA na previsão de precipitação pluviométrica nas cinco regiões geográficas do Brasil. |
|
14:45 – 15:05 |
||
15:05 – 15:25 |
||
15:25 – 15:40 |
Intervalo |
|
15:40 – 16:00 |
Avaliação de investimentos em modernização dos portos por Análise Envoltória de Dados. |
|
16:00 – 16:20 |
O modelo probabilístico de tópicos aplicado à Segurança Pública. |
|
16:20 – 16:40 |
||
16:40 – 17:00 |
||
17:00 – 17:20 |
Análise de cenários prospectivos: um estudo do mercado brasileiro de petróleo. |
ARTIGO 1: A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM PROJETOS: A LIDERANÇA COMO FERRAMENTA ELEMENTAR DIANTE DOS DESAFIOS NO MERCADO CONTEMPORÂNEO.
Tópico do Artigo: Gestão de Projetos
Data: 07/11/2019
Horário: 13:45 – 14:05
Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE
Autores:
Alan Costa (UFF)
Resumo: A gestão de projetos tem se modificado no cenário atual e vem se tornando um fator decisivo em criar vantagens competitivas nas empresas em relação aos concorrentes.Entretanto, apesar dos mais vários temas sobre gerenciamento de projetos, pouco está sendo abordado sobre modelos de gerenciamento de projetos como fator estratégico as pessoas. Com isso, o presente trabalho conta com uma serie de escritores que envolvem a influência de pessoas nos resultados de projetos e a utilização dos mesmos como peças estratégicas. Tendo em vista os processos metodológicos de pesquisa, o presente trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas e estudos de casos. Desta forma, foram apresentadas diversas táticas e posturas a serem adotas pelos gestores para melhor aperfeiçoamento e desenvolvimento do gerenciamento de equipes em projetos.
Download Artigo Completo
ARTIGO 2: DESENVOLVIMENTO DE PROCEDIMENTO DINÂMICO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS DE PROJETO PARA APOIO À DECISÃO NA INDÚSTRIA DE ÓLEO E GÁS.
Tópico do Artigo: Gestão de Projetos
Data: 07/11/2019
Horário: 14:05 – 14:25
Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE
Autores:
Fábio Souza (UFF)
Gilson Brito Alves Lima (UFF)
Luiz Octávio Gavião (UFF)
Annibal Parracho Sant Anna (UFF)
Resumo: Com o aumento da competitividade no mercado na indústria de óleo e gás, cada vez mais tem sido necessário o controle de parâmetros que influenciam nos objetivos do projeto. O gerenciamento de riscos se torna essencial nesse quesito. Contudo, ainda há muito espaço para aprimoramento dos métodos usualmente aplicados. O objetivo desse artigo é a proposição de um procedimento integrado com base na FMEA (Failure Modes and Effects Analysis), em que a identificação e a priorização de riscos recebem tratamento próprio. A aplicação desse procedimento no estudo de caso de um projeto de manutenção de tanques em plataformas petrolíferas, através do uso de pesquisa de levantamento com a técnica de questionários, testou a pertinência e aplicabilidade do método.
ARTIGO 3: SUAVIZAÇÃO MSSA NA PREVISÃO DE PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NAS CINCO REGIÕES GEOGRÁFICAS DO BRASIL.
Tópico do Artigo: Estatística
Data: 07/11/2019
Horário: 14:25 – 14:45
Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE
Autores:
João Marcos Amorim dos Santos (UFF)
Moisés Menezes (UFF)
Keila Mara cassiano (UFF)
Resumo: Singular Spectrum Analysis (SSA) é uma técnica que decompõe uma série temporal em componentes tais como tendência, harmônicos e ruídos. Deixando de fora as componentes ruidosas e somando as outras, a série temporal pode ser suavizada. Multi-Channel Singular Spectrum Analysis (MSSA) é uma extensão de SSA para múltiplas séries temporais simultaneamente. Este artigo apresenta uma abordagem deste método de decomposição, na qual os modelos de amortecimento exponencial de Holt-Winters e de Box & Jenkins são aplicados. Na ocasião, séries temporais de precipitação pluviométrica de cidades das cinco regiões geográficas do Brasil são modeladas antes e após a suavização SSA e MSSA. Os resultados obtidos mostram que tanto a modelagem de Holt-Winters quanto o modelo de Box & Jenkins são beneficiados pela suavização prévia da série temporal por SSA/MSSA e que a suavização MSSA supera SSA além do que os modelos de Box & Jenkins apresentam maior aderência aos dados originais.
ARTIGO 4: REVISITANDO O MÉTODO THOR: UMA PESQUISA BIBLIOMÉTRICA.
Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério
Data: 07/11/2019
Horário: 14:45 – 15:05
Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE
Autores:
Fabricio Tenório (CEFET/IME)
Marcos dos Santos (IME)
Carlos Francisco Simões Gomes (UFF)
Resumo: O THOR foi desenvolvido em 1999, tendo as suas aplicações publicadas em artigos nas bases ISI, Scopus e Scielo, bem como em artigos de simpósio. O método traz como novidade a solução de problemas de ordenação de alternativas em situações nas quais há ausência de um dado na matriz de decisão sem a necessidade de eliminar uma alternativa ou critério. Possibilita a identificação de critérios que, se eliminados, não alterem as ordenações das alternativas. As preferências dos decisores podem ser expressas em escala de razões, de intervalo, entrada ordinal, ou não atribuir pesos. Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico das publicações do THOR e uma explanação das suas principais aplicações.
ARTIGO 5: MÉTODO FUZZY PARA CLASSIFICAÇÃO DE PORTFÓLIO DE COMPRAS.
Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério
Data: 07/11/2019
Horário: 15:05 – 15:25
Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE
Autores:
Anibal Alberto Vilcapoma Ignacio (UFF)
Léa Sampaio (UFRJ)
Resumo: As atividades de compras vêm ganhando importância, passando a ser tratada como estratégica, dentro das organizações. O presente artigo apresenta uma metodologia de classificação de materiais, que usa os critérios de criticidade e complexidade. A metodologia utiliza o processo de inferência com os conjuntos fuzzy para a classificação dos itens de compra de materiais agrupados. Resultados computacionais são apresentados, de modo a exemplificarem a eficácia da dita metodologia.
ARTIGO 6: AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS POR ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS.
Tópico do Artigo: Logística e Transportes
Data: 07/11/2019
Horário: 15:40 – 16:00
Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE
Autores:
Luiz Octávio Gavião (UFF)
Lidia Angulo Meza (UFF)
Gilson Brito Alves Lima (UFF)
Pauli Garcia (UFF)
Sérgio Kostin (IME)
Resumo: Aproximadamente 95% dos produtos do comércio exterior brasileiro transitam por aquavias. Por necessidade de eliminar gargalos logísticos que impedem o crescimento nacional, estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) apresentaram projetos de investimento do setor e cenários de aumento da movimentação de cargas nos portos até o ano de 2023, respectivamente. Entretanto, a conjuntura econômica atual impõe austeridade aos investimentos públicos, o que motivou o problema de pesquisa, que consistiu na avaliação dos investimentos do IPEA para atender aos cenários de modernização dos portos estimados pela ANTAQ. Esses dados foram modelados por Análise Envoltória de Dados (DEA), de forma a identificar a eficiência ou ineficiência dos projetos e propor metas tangíveis para a economia de recursos. A aplicação do modelo DEA-BCC orientado a input permitiu identificar uma fronteira de eficiência com nove portos e apresentar metas de economia de investimentos em 19 portos.
ARTIGO 7: O MODELO PROBABILÍSTICO DE TÓPICOS APLICADO À SEGURANÇA PÚBLICA.
Tópico do Artigo: PO em Defesa e Segurança Pública
Data: 07/11/2019
Horário: 16:00 – 16:20
Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE
Autores:
Marcio Basilio (UFF)
Valdecy Pereira (UFF)
Resumo: A pesquisa objetivou desenvolver uma metodologia para descoberta de conhecimento em banco de dados dos serviços de atendimento de emergência, com base nos relatos das ocorrências policiais atendidas, com a finalidade de gerar informação para subsidiar os órgãos encarregados de cumprir a lei no planejamento das ações de investigação e combate de ações criminais. A metodologia constituiu-se da utilização de técnicas de mineração de texto, conjugada à técnica LDA (Latent Dirichlet Allocation) para obtenção de tópicos sobre a criminalidade. A avaliação e validação dos tópicos foi feita por especialistas da área. Como resultados pode-se relatar que o método utilizado permitiu a identificação dos delitos mais comuns ocorridos no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2016, nas áreas estudadas. A análise dos tópicos identificados permitiu reafirmar que os crimes não ocorrem de forma linear em uma determinada localidade, no presente estudo 40% dos delitos identificados na Área Integrada de Segurança Pública nº 5 (AISP 5 Região do Centro da Cidade do Rio de Janeiro), não possuíam correspondência com a Área Integrada de Segurança Pública nº 19 (AISP 19 Bairro de Copacabana), bem como, 33% dos delitos da AISP 19 não foram identificados na AISP 5. Como limitação pode se registrar que os dados coletados representam a dinâmica social dos bairros do centro e da zona sul da cidade do Rio de Janeiro no período especifico de janeiro de 2013 a dezembro de 2016. O que implica dizer que os resultados não podem ser generalizados para áreas com características diferentes. A metodologia desenvolvida contribui de forma complementar na identificação de práticas delituosas e suas características a partir dos relatos das ocorrências policiais arquivadas nos bancos de dados dos serviços de emergências. O conhecimento gerado permite aos especialistas dos órgãos encarregados de fazer cumprir a lei avaliar, reformular e construir estratégias diferenciadas para o combate de crimes em determinada localidade. Como implicações sociais pode-se inferir que com a escolha das estratégias adequadas ao combate da criminalidade local, o modelo proposto proporcionará um aumento da sensação de segurança por meio da redução efetiva dos delitos.
ARTIGO 8: APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO HÍBRIDO DE ANÁLISE DE MODOS DE FALHA E EFEITOS NA DOCAGEM DE EMBARCAÇÕES EM DIQUES SECOS.
Tópico do Artigo: Gestão da Produção
Data: 07/11/2019
Horário: 16:20 – 16:40
Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE
Autores:
Milton KÄMPFFE (UFF)
Gilson Brito Alves Lima (UFF)
Annibal Parracho Sant Anna (UFF)
Isaac Luquetti dos santos (IEN)
Luiz Delgado (CTMRJ)
Resumo: A docagem é um evento de suma importância para a vida operacional de um navio e ocorre por força de cumprimento das regras internacionais de segurança e de meio ambientes emanados pela International Maritime Organization (IMO). Neste sentido, o objetivo deste artigo é revisitar, decorridos cerca de quatro anos, por meio de entrevistas realizadas aos especialistas responsáveis pela área de docagem, os riscos atualmente existentes em operações de docagem de navios, especificamente no mesmo dique seco estudado no ano de 2015, em que, contextos e dados então vigentes neste ano, se tornaram desatualizados e foram empregadas as técnicas de identificação de perigos e Análise de Riscos Qualitativa de Modos de Falha e Efeitos (da língua inglesa, FMEA) e da Composição Probabilística de Preferência (CPP). A abordagem metodológica consistiu na aplicação das técnicas de identificação de perigos e FMEA na obtenção de números de prioridade de risco (RPN) e na posterior classificação dos riscos identificados, com uma melhor priorização entre eles para tratamento, através do emprego do método da CPP. Como resultado decorrente da pesquisa realizada, observou-se que a aplicação deste método gerou valores que propiciaram uma melhor priorização para tratamento dos riscos considerados inaceitáveis, quando comparado ao calculo do RPN da FMEA clássica e uma robustez ao processo de tomada de decisões nos cenários de docagem de navios.
ARTIGO 9: ALGORITMO DE CLASSIFICAÇÃO DINÂMICA PARA O EVENTO DE PRISÃO DE COLUNA NA PERFURAÇÃO DE POÇOS OFFSHORE.
Tópico do Artigo: PO na Área de Petróleo e Gás
Data: 07/11/2019
Horário: 16:40 – 17:00
Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE
Autores:
Felippe Marques (UFF)
Gilson Brito Alves Lima (UFF)
Fabiana Rodrigues Leta (UFF)
Albino Lopes d"Almeida (Petrobras)
Yanko Costa (UFF)
Eduardo Vasconcellos (UFF)
Claudio Lima (Petrobras)
Hardy Pinto (Petrobras)
Resumo: A perfuração de poços de petróleo Offshore em águas ultraprofundas envolvem diversas atividades pautadas em medidas de controle e segurança de poço, uma vez que eventos não desejados podem atrasar as operações e gerar tempos não produtivos de operação. Dentre esses eventos críticos, a prisão de coluna é um momento que coloca em risco as ferramentas da coluna na tentativa de liberar-la, sendo necessário interromper a perfuração para realizar procedimentos específicos de pescaria e liberação da mesma. A avaliação de tal evento crítico ainda hoje é feita pela sensibilidade e experiência do operador de campo, fato este que torna a identificação prévia de parâmetros críticos suscetíveis `a falha. Neste sentido, torna-se interessante o estudo e desenvolvimento de ferramentas para avaliação dinâmica do evento com base em fatores quantitativos, reduzindo assim a subjetividade da análise. O presente trabalho apresenta uma proposta de algoritmo baseado no comportamento das principais variáveis relacionadas `a prisão de coluna, onde é possível identificar condições favoráveis ou críticas `a continuidade da perfuração. Desta forma, o estudo busca auxiliar a equipe de monitoramento da plataforma no suporte a decisão relacionada `a identificação prévia do evento não desejado, a fim de proporcionar a tempo medidas de controle durante a perfuração que evitem a prisão de coluna.
ARTIGO 10: ANÁLISE DE CENÁRIOS PROSPECTIVOS: UM ESTUDO DO MERCADO BRASILEIRO DE PETRÓLEO.
Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério
Data: 07/11/2019
Horário: 17:00 – 17:20
Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE
Autores:
Camila Guimarães Monteiro de Freitas Alves (UFF)
Danilo Colombo (Petrobras)
Pierre Morlin (UFF)
Carlos Francisco Simões Gomes (UFF)
Marcos dos Santos (IME)
Resumo:
A indústria mundial de petróleo se caracteriza por um mercado intercontinental, aumento da concorrência e de produtos substitutos, blocos tradicionalmente exportadores, uso intenso de tecnologia, países com alta demanda externa, novas áreas exploratórias e fluxos relevantes de importação e exportação se configurando nos últimos anos. Nesse contexto, novas oportunidades de explotação, exploração e produção surgem a cada instante, com maior ou menor expectativa de retorno ao longo do ciclo de vida dos investimentos. Neste sentido, a análise de cenários pode indicar lucros ou prejuízos enormes. O presente estudo busca analisar este horizonte a fim de indicar, baseado em cenários prospectivos, o planejamento de ações estratégicas para uma indústria petrolífera nacional, a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras).