UFF / ITA - Segunda Sessão

 




📅 07/11/2019

Local:

Ed. Rademaker – Sala 336

08:15 – 08:35

Estruturação da problemática de desenvolvimento de projetos de CT&I nas instituições de ensino superiores públicas utilizando uma multimetodologia.

08:35 – 08:55

Planejamento para aquisição e download de dados espaciais: análise da metodologia.

08:55 – 09:15

Aplicação do método Simple Aggregation of Preferences Expressed by Ordinal Vectors Multi Decision Makers (SAPEVO-M) na seleção de fornecedores de caixa de papelão.

09:15 – 09:35

Aplicação do método SAPEVO-M para seleção de um sistema TMS para uma transportadora

09:35 – 09:55

Aplicação do método Simple Aggregation of Preferences Expressed by Ordinal Vectors – Multi Decision Makers (SAPEVO-M) para seleção de viaturas blindadas do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) em missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO)

09:55 – 10:10

Intervalo

10:10 – 10:30

Seleção de uma lâmpada de filamento em uma empresa de iluminação decorativa: uma aplicação do método multicritério SAPEVO-M

10:30 – 10:50

Seleção da melhor configuração de poço de petróleo para o desenvolvimento de um campo utilizando o método AHP TOPSIS 2N.

10:50 – 11:10

Proposta de Modelagem Híbrida PROMETHEE-SAPEVO-M1: avaliação multicritério de drones para emprego na guerra naval.

11:10 – 11:30

Seleção de alternativa de projeto de desenvolvimento da produção de um campo offshore por meio do método SAPEVO com múltiplos decisores (SAPEVO-M).

11:30 – 11:50

Aplicação do método híbrido AHP-TOPSIS-2N para ordenação da execução de furos de alívio em revestimentos de poços de petróleo sob risco de colapso.


 

 

ARTIGO 1: ESTRUTURAÇÃO DA PROBLEMÁTICA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE CT&I NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORES PÚBLICAS UTILIZANDO UMA MULTIMETODOLOGIA.

Tópico do Artigo: Gestão de Projetos

Data: 07/11/2019

Horário: 08:15 – 08:35

Local: Ed. Rademaker – Sala 336

Autores:

Ademilton Grassiane dos Santos (ITA)

Adriana Ribeiro (IAE)

Amanda Cecília Simões da Silva (ITA)

Mischel Carmen Neyra Belderrain (ITA)

Resumo: Este artigo apresenta a aplicação de uma multimetodologia para estruturação de problemas composta por Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA) envolvendo desenvolvimento de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em uma Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). Após a contextualização do problema, é apresentada a multimetodologia empregada para o estudo de caso, bem como sua aplicação e as dificuldades encontradas. Com a aplicação da multimetodologia, observou-se que uma das grandes vantagens de sua utilização foi que esta auxiliou o entendimento da situação problemática por meio de representações baseadas nos pontos de vistas das diversas partes interessadas, possibilitando consolidar uma visão holística da situação problemática estudada, bem como, aponta ações que podem auxiliar a transformar a situação problemática em uma situação ideal.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 2: PLANEJAMENTO PARA AQUISIÇÃO E DOWNLOAD DE DADOS ESPACIAIS: ANÁLISE DA METODOLOGIA.

Tópico do Artigo: Outras aplicações em PO

Data: 07/11/2019

Horário: 08:35 – 08:55

Local: Ed. Rademaker – Sala 336

Autores:

Maria José Pinto (IEAv/CTA)

Monica De Marchi (IEAv/CTA)

Ana Cláudia Iwazaki (IEAv)

Resumo: Buscando contribuir com as pesquisas na área espacial uma metodologia foi proposta anteriormente para gerar um planejamento para uma constelação de satélites para adquirir e fazer o download de dados para as estações de solo, visando monitorar locais de interesse (alvos) com diferentes prioridades, dado um horizonte de planejamento. Neste trabalho, algumas situações na prática serão apresentadas para mostrar como a metodologia pode auxiliar no processo de tomada de decisão permitindo algumas análises automáticas que seriam difíceis de serem realizadas sem o seu auxílio, mesmo para instâncias pequenas. Por outro lado, outras situações serão apresentadas para mostrar que o modelo ainda precisa de novas adaptações para permitir uma aplicação efetiva na prática.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 3: APLICAÇÃO DO MÉTODO SIMPLE AGGREGATION OF PREFERENCES EXPRESSED BY ORDINAL VECTORS MULTI DECISION MAKERS (SAPEVO-M) NA SELEÇÃO DE FORNECEDORES DE CAIXA DE PAPELÃO.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 07/11/2019

Horário: 08:55 – 09:15

Local: Ed. Rademaker – Sala 336

Autores:

Guilherme Castro Xavier da Silva (UNIGRANRIO)

Marcos dos Santos (IME)

Luiz Frederico Teixeira (UFF / CASNAV)

Carlos Francisco Simões Gomes (UFF)

Angélica Lima (UFF)

Resumo: O Centro de distribuição da empresa Alfa, localizado em Duque de Caxias, é responsável por atender diariamente as entregas de todas as regiões do estado do Rio de Janeiro, o que gera uma grande operação de distribuição diariamente, que é realizada de forma muito eficiente. Todos esses pedidos, após faturados, são separados, identificados e alocados em caixas de papelão, que seguem um padrão de forma e tamanho, para melhor conferência e alocação dos produtos. Isso faz com que a empresa necessite comprar caixas de papelão para que se possa atender toda a demanda de pedidos, porém não é qualquer caixa que atende as necessidades da empresa, para que a operação funcione de forma eficiente e eficaz, as caixas devem seguir uma pré determinação elaborada pela empresa. Em meio a pesquisas realizadas no mercado, foram elencados três fornecedores que atendiam as exigências e critérios da empresa, a fim de auxiliar a tomada de decisão, para se definir um excelente fornecedor, foi aplicado o método multicritério SAPEVO-M ao estudo, para que se possa encontrar a melhor opção de fornecedor de caixas de papelão para empresa.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 4: APLICAÇÃO DO MÉTODO SAPEVO-M PARA SELEÇÃO DE UM SISTEMA TMS PARA UMA TRANSPORTADORA.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 07/11/2019

Horário: 09:15 – 09:35

Local: Ed. Rademaker – Sala 336

Autores:

Matheus Dias de Castro (UNIGRANRIO)

Pedro Pimenta Menezes (UNIGRANRIO)

Marcos dos Santos (IME)

Luiz Frederico Teixeira (UFF / CASNAV)

Carlos Francisco Simões Gomes (UFF)

Resumo: O atual ambiente econômico é marcado por um clima de competição acirrada. Tal cenário requer que empresas tenham atenção voltada para a redução de custo e eliminação de desperdícios. A empresa de nome fictício Beta pertence, do ramo de serviços logísticos, é uma transportadora que fornece seus serviços de frota a empresas parceiras. Com o aumento da sua frota devido à grande demanda, as empresas passaram a buscar novas formas de gerenciar o controle de entrada e saída de veículos, visando melhorar sempre a qualidade de seus serviços para atender às necessidades de seus clientes. O objetivo do estudo é selecionar um tipo de sistema TMS (Transport Management System) para otimizar o processo de administração de frota de veículos da transportadora. A metodologia utilizada foi SAPEVO-M para determinar uma ordenação entre os critérios através de diferentes tomadores de decisão que avaliaram os critérios. Os resultados obtidos auxiliarão na seleção do melhor sistema a ser implementado pela empresa.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 5: APLICAÇÃO DO MÉTODO SIMPLE AGGREGATION OF PREFERENCES EXPRESSED BY ORDINAL VECTORS – MULTI DECISION MAKERS (SAPEVO-M) PARA SELEÇÃO DE VIATURAS BLINDADAS DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS (CFN) EM MISSÕES DE GARANTIA DA LEI E DA ORDEM (GLO).

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 07/11/2019

Horário: 09:35 – 09:55

Local: Ed. Rademaker – Sala 336

Autores:

Gabriel Fernandes (UNISUAM)

Roberta Fernandes (UEZO)

Marcos dos Santos (IME)

Luiz Frederico Teixeira (UFF) / CASNAV))

Carlos Francisco Simões Gomes (UFF)

Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre a relevância da aplicação do método SAPEVO-M para auxiliar na escolha da melhor viatura blindada a ser utilizada em missões de Garantia da Lei e da Ordem. Este método (SAPEVO-M) tem por objetivo gerar pesos entre os critérios, nas quais as alternativas estão classificas, bem como a pontuação das alternativas nos critérios, a partir da opinião dos decisores, de forma ordinal. Cada critério tem seu peso adequado ao cenário que será aplicado, sendo este executado em missões especiais de GLO. Tendo o método SAPEVO-M como base para o desenvolvimento deste trabalho, foi utilizado o programa SapevoWeb com o intuito de compilar os dados dos critérios e as alternativas para a ordenação das mesmas. O objetivo da aplicação do método é buscar a alternativa que busque uma contribuição para o aprimoramento do sistema de apoio à decisão de uma unidade militar de blindados do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, e que favoreça eventuais missões operacionais na resolução de problemas relacionados a multicritérios de apoio a decisão a partir de sua notação matemática. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter exploratório, visto que se trata de um estudo de caso. Este estudo se iniciou com a realização de uma pesquisa, que contou com a participação de colaboradores operadores de blindados da Marinha do Brasil, buscando caracterizar este processo.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 6: SELEÇÃO DE UMA LÂMPADA DE FILAMENTO EM UMA EMPRESA DE ILUMINAÇÃO DECORATIVA: UMA APLICAÇÃO DO MÉTODO MULTICRITÉRIO SAPEVO-M.

Tópico do Artigo: Outras aplicações em PO

Data: 07/11/2019

Horário: 10:10 – 10:30

Local: Ed. Rademaker – Sala 336

Autores:

Camila Guimarães Monteiro de Freitas Alves (UFF)

Marcos dos Santos (IME)

Carlos Francisco Simões Gomes (UFF)

Resumo: O presente estudo destacou a importância da utilização de métodos multicritério para auxiliar a tomada de decisão. Neste sentido, realizou-se um estudo de caso em uma empresa do ramo de iluminação decorativa objetivando ranquear três alternativas de lâmpada de filamento a luz de cinco critérios. Para tanto, foi utilizado o método SAPEVO-M, cujos cálculos matemáticos foram realizados por meio do software SAPEVO Web, disponível gratuitamente no site www.sapevoweb.com. Os julgamentos foram realizados por dois decisores, que avaliaram as preferências dos critérios e alternativas. Os resultados colaboraram para a escolha da melhor alternativa de lâmpada de filamento, que foi a de LED Ambar, a qual será adquirida para compor os recursos materiais da empresa em tela. Sendo assim, destaca-se que este método contribuiu para a tomada de decisão, atingindo o objetivo da empresa e demonstrando uma aplicação para o mesmo.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 7: SELEÇÃO DA MELHOR CONFIGURAÇÃO DE POÇO DE PETRÓLEO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM CAMPO UTILIZANDO O MÉTODO AHP TOPSIS 2N.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 07/11/2019

Horário: 10:30 – 10:50

Local: Ed. Rademaker – Sala 336

Autores:

Danilo Colombo (Petrobras)

Marcos dos Santos (IME)

Carlos Francisco Simões Gomes (UFF)

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos na seleção da melhor configuração de um poço de petróleo offshore para o desenvolvimento de um campo de petróleo utilizando um método de apoio multicritério à decisão (AMD). A atividade de seleção de configuração de projeto de poços é fundamental para uma companhia petrolífera, impactando nos prazos, custos e riscos de um projeto de desenvolvimento. Por tratar-se de uma atividade complexa, geralmente envolve times multidisciplinares (geologia, reservatório, elevação e escoamento, sistemas submarinos, perfuração, completação etc.). O artigo apresenta três configurações pré-selecionadas por este time multidisciplinar e os critérios definidos para avaliar estas configurações. O método de AMD AHP-TOPSIS-2N foi aplicado para a definição da melhor configuração a ser utilizada.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 8: PROPOSTA DE MODELAGEM HÍBRIDA PROMETHEE-SAPEVO-M1: AVALIAÇÃO MULTICRITÉRIO DE DRONES PARA EMPREGO NA GUERRA NAVAL.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 07/11/2019

Horário: 10:50 – 11:10

Local: Ed. Rademaker – Sala 336

Autores:

Miguel Moreira (IME)

Marcos dos Santos (IME)

Carlos Francisco Simões Gomes (UFF)

Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar um estudo de caso baseado na necessidade da Marinha do Brasil em realizar uma possível aquisição de RPAS (Remotely Piloted Aircraft System - Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada) para emprego na guerra naval. Para análise decisória do caso, é apresentado uma nova modelagem híbrida (PROMETHEE-SAPEVO-M1), baseada nos métodos de Apoio Multicritério à Decisão, que viabiliza uma avaliação com dados qualitativos e quantitativos no dado caso. Além do método proposto, foi desenvolvido uma ferramenta computacional em linguagem Python, destinado a auxiliar o agente decisor no processo de análise e avaliação das aeronaves quanto aos critérios requeridos. O método proposto expõe sua eficácia, a partir do momento em que permite a avaliação de dados com diferentes naturezas em um formato equivalente de avaliação, disponibilizando a Marinha do Brasil uma avaliação completa em relação as aeronaves remotamente pilotadas mais favoráveis ao emprego na guerra naval.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 9: SELEÇÃO DE ALTERNATIVA DE PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DE UM CAMPO OFFSHORE POR MEIO DO MÉTODO SAPEVO COM MÚLTIPLOS DECISORES (SAPEVO-M).

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 07/11/2019

Horário: 11:10 – 11:30

Local: Ed. Rademaker – Sala 336

Autores:

Alessandro Moreira Miranda (UFF)

Marcos dos Santos (IME)

Carlos Francisco Simões Gomes (UFF)

Resumo: Este trabalho apresenta uma alternativa à metodologia utilizada para o Processo de Seleção de Alternativas em um Projeto de Desenvolvimento da Produção de um campo Offshore da Petrobras. A metodologia utilizada foi o SAPEVO-M, que é um método multicritério de apoio à tomada de decisão capaz de assessorar o agente decisor em diversos problemas complexos, avaliando, ordenando ou selecionando alternativas mediante diferentes pontos de vista. Os cálculos do método SAPEVO-M foram realizados com o auxílio do site www.sapevoweb.com. Neste trabalho o método auxiliou na seleção entre quatro alternativas de desenvolvimento da produção através de diferentes tomadores de decisão que avaliaram quatro critérios. Os resultados propiciaram a identificação de uma Alternativa mais adequada aos objetivos de negócio da Companhia.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 10: APLICAÇÃO DO MÉTODO HÍBRIDO AHP-TOPSIS-2N PARA ORDENAÇÃO DA EXECUÇÃO DE FUROS DE ALÍVIO EM REVESTIMENTOS DE POÇOS DE PETRÓLEO SOB RISCO DE COLAPSO.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 07/11/2019

Horário: 11:30 – 11:50

Local: Ed. Rademaker – Sala 336

Autores:

Humberto Magno Barbosa (UFF)

Carlos Francisco Simões Gomes (UFF)

Marcos dos Santos (IME)

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma aplicação prática da ferramenta AHP TOPSIS 2N, como suporte para a tomada de decisão na indústria de petróleo e solução para o problema de ordenação e priorização de uma lista de doze poços injetores de fluidos a sofrerem intervenção para execução de furos de alívio (para redução de pressão interna dos revestimentos). Poços injetores de fluidos são usados ​​para manter a pressão interna do reservatório de petróleo e com isto garantir maior fator de recuperação de óleo e gás natural do reservatório. Quatro critérios foram selecionados por especialistas como sendo os mais relevantes para a construção da matriz de decisão: perda de produção, tempo de vida útil do poço até colapso, tempo até troca de linha de injeção devido fenômeno de SCC CO2 e tipo de fluido contido nos espaços anulares entre revestimentos de poço. Com os dados coletados através de metodologia simplificada, foi executado o programa AHP TOPSIS 2N, que é considerado um método misto de apoio à decisão. Como resultado, duas listas de ordenação e priorização das alternativas foram determinadas, trazendo assim maior segurança e simplicidade ao processo decisório.

Download Artigo Completo