Simulação / Programação Matemática

 




📅 07/11/2019

Local: Prédio CEMOI – Sala BRAVO

13:45 – 14:05

Aplicação da simulação a eventos discretos integrados com conceitos enxutos para a implementação de melhorias em um hospital militar de campo.

14:05 – 14:25

Resultados de um estudo de cenários por meio da simulação computacional: o caso de um ambiente flow shop em uma linha semi-paralela com estoque intermediário e operação de sincronização ao final das semi-linhas.

14:25 – 14:45

Análise da movimentação de pedestres através de simulação computacional.

14:45 – 15:05

Performance Analysis: using simulations to observe collective behavior.

15:05 – 15:25

Análise da capacidade de tráfego e nível de serviço operacional de diferentes arranjos geométricos para interseções urbanas utilizando microsimulação.

15:25 – 15:40

Intervalo

15:40 – 16:00

A interferência de ângulos de giro no tempo de evacuação de multidões em situação de normalidade e de pânico.

16:00 – 16:20

Percursos em zigue-zague em rotas de fuga e a sua influência no fluxo de evacuação de pedestres.

16:20 – 16:40

A Programação Matemática como ferramenta de apoio à decisão para um microempreendedor individual (MEI).

16:40 – 17:00

Otimização da escala de serviço de uma Organização Militar.

17:00 – 17:20

Uso da Programação Linear Inteira para a formulação de uma apólice de seguro de vida: uma abordagem científica.

 

ARTIGO 1: APLICAÇÃO DA SIMULAÇÃO A EVENTOS DISCRETOS INTEGRADOS COM CONCEITOS ENXUTOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE MELHORIAS EM UM HOSPITAL MILITAR DE CAMPO.

Tópico do Artigo: Simulação

Data: 07/11/2019

Horário: 13:45 – 14:05

Local: Prédio CEMOI – Sala BRAVO

Autores:

Carlos dos Santos (UNIFEI)

Gustavo Teodoro Gabriel (UNIFEI)

Afonso Teberga (UNIFEI)

José Antonio de Queiroz (UNIFEI)

José Arnaldo Barra Montevechi (UNIFEI)

Resumo: A Simulação a Eventos Discretos (SED) e o Lean em serviços de saúde auxiliam na qualidade e eficiência dos seus serviços. Diante disso, o objetivo do artigo é utilizar a SED em conjunto com os princípios enxutos para analisar a estrutura de um hospital militar de campo e avaliar a capacidade do mesmo quanto ao atendimento de pacientes no caso de desastres ambientais. Para isso, o hospital militar de campo foi simulado no software FlexSim Healthcare® e, juntamente com o planejamento de experimentos (DoE), foram definidos o número ideal de locais e recursos. A principal medida de saída foi o número total de pacientes completamente tratados em uma semana. Os resultados mostraram que, como está configurado atualmente, o hospital de campo não é capaz de lidar com a demanda, uma vez que apenas 20,6% dos pacientes (588 de 2855) foram completamente tratados. No entanto, após alterar as variáveis de decisão, a porcentagem de pacientes completamente tratados aumentou para 93,6% (2673 de 2855), o que significa um aumento de 355%. Para alcançar tal resultado, o número total de locais foi aumentado em 162% (de 90 para 236), enquanto o número total de recursos humanos diminuiu em 52% (de 63 para 30).

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 2: RESULTADOS DE UM ESTUDO DE CENÁRIOS POR MEIO DA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL: O CASO DE UM AMBIENTE FLOW SHOP EM UMA LINHA SEMI-PARALELA COM ESTOQUE INTERMEDIÁRIO E OPERAÇÃO DE SINCRONIZAÇÃO AO FINAL DAS SEMI-LINHAS.

Tópico do Artigo: Simulação

Data: 07/11/2019

Horário: 14:05 – 14:25

Local: Prédio CEMOI – Sala BRAVO

Autores:

Danielle Murta Silva (UFOP)

Irce Guimarães (UFOP)

Davi Neves (UFOP)

Resumo: Neste artigo são apresentados os resultados de uma simulação computacional em um ambiente Flow shop que possui duas semi-linhas que funcionam paralelamente entre si, com uma operação de sincronização ao final. O objetivo foi analisar o desempenho desta linha, com vistas a minimizar o estoque entre as semi-linhas e atividade de sincronização. Diferentes cenários foram idealizados para verificar o melhor sequenciamento das atividades. Sequencias mais eficientes comparadas as utilizadas atualmente foram apresentadas, uma vez que foi possível avaliar os impactos de diferentes intervenções no sistema.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 3: ANÁLISE DA MOVIMENTAÇÃO DE PEDESTRES ATRAVÉS DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL.

Tópico do Artigo: Simulação

Data: 07/11/2019

Horário: 14:25 – 14:45

Local: Prédio CEMOI – Sala BRAVO

Autores:

Ivana Moser (UFSC)

João Carlos Souza (UFSC)

Patrícia Kuwer (UFSC)

Resumo: The objective of this research was to study the movement of pedestrians in emergency evacuations in buildings. Were evaluated computational simulators that use human behaviour as a variable currently used and the software PTV Viswalk was applied. Together the concepts related to the study of pedestrian traffic, modelling and simulation with virtual humans and computational models of emergency evacuation of people are discussed. As result of the simulations were observed: bottlenecks, interactions between people, variations in speed during the displacement, besides agglomerations. It is understood that the adoption of computational method promotes the safety of pedestrians, because it is a tool that allows visualizing what happens in possible emergency situations and consequently allows a better analysis of the building.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 4: PERFORMANCE ANALYSIS: USING SIMULATIONS TO OBSERVE COLLECTIVE BEHAVIOR.

Tópico do Artigo: Simulação

Data: 07/11/2019

Horário: 14:45 – 15:05

Local: Prédio CEMOI – Sala BRAVO

Autores:

Sabrina Medeiros (EGN)

Ana Luiza Bravo e Paiva (ECEME)

Cintiene Mendes (ESG)

Resumo: Since the early 1920s, simulations have been used as resource for the strategic planning of state and non-state organizations, as well as, it has been applied as didactic and analytical tools to interpret actors' behavior in decision-making arenas. Over the years, the development of a theoretical-methodological apparatus capable of analyzing multiple variables in increasingly complex simulated environments. When thinking about the didactic and strategic needs of the Brazilian Navy, based on the studies developed in Brazil and abroad, the Simulation and Scenarios Laboratory team has been developing a method for analyzing the performance of players in competitive and cooperative games. Thus, throughout this article, we will present the constitutive phases of the method called Performance Analysis, as well as the results achieved by means of its application in the Games developed by the abovementioned laboratory.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 5: ANÁLISE DA CAPACIDADE DE TRÁFEGO E NÍVEL DE SERVIÇO OPERACIONAL DE DIFERENTES ARRANJOS GEOMÉTRICOS PARA INTERSEÇÕES URBANAS UTILIZANDO MICROSIMULAÇÃO.

Tópico do Artigo: Simulação

Data: 07/11/2019

Horário: 15:05 – 15:25

Local: Prédio CEMOI – Sala BRAVO

Autores:

Crhistian Ribeiro (UFES)

Antonio Caus (UFES)

Marta Monteiro da Costa Cruz (UFES)

Resumo: Esse trabalho visa analisar o desempenho operacional das avenidas João Palácio e Norte Sul com as modificações viárias e de fluxo de veículos que acontecerão com a implantação do projeto de mergulhão elaborado pela Prefeitura Municipal da Serra. As análises foram embasadas nos resultados apresentados nas microsimulações de tráfego feitas com a utilização do software PTV Vissim. Foram avaliados dois cenários: o primeiro com a geometria atual e o segundo com a geometria proposta pelo projeto da Prefeitura Municipal da Serra, ambos com o volume de veículos projetado para o ano de 2033. Os resultados das simulações mostraram que a nova geometria, proposta pela Prefeitura para a interseção, apresenta níveis de serviço satisfatórios e superiores aos da geometria atual para o ano de 2033, justificando a sua implantação. Palavras chave: Polos geradores de viagens, simulação de tráfego, nível de serviço, avenida João Palácio, Avenida Norte Sul, Avenida José Rato, software Vissim.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 6: A INTERFERÊNCIA DE ÂNGULOS DE GIRO NO TEMPO DE EVACUAÇÃO DE MULTIDÕES EM SITUAÇÃO DE NORMALIDADE E DE PÂNICO.

Tópico do Artigo: Simulação

Data: 07/11/2019

Horário: 15:40 – 16:00

Local: Prédio CEMOI – Sala BRAVO

Autores:

Manuela Nappi (UFSC)

João Souza (UFSC)

Maria Luiza Lima (UFSC)

Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar a influência de diferentes ângulos de giro no tempo de escape de uma multidão de um ambiente fechado a partir de simulações computacionais baseadas no modelo de força social. O software utilizado para as simulações foi o PTV Viswalk, que permite a simulação de pedestres realisticamente, tornando possível a análise de fluxos de pedestres dentro e fora de edifícios. Foram analisados 3 conjuntos de cenários, sendo que o primeiro deles buscou replicar o estudo desenvolvido por Dias et al. (2013). Em todos os cenários analisados buscou-se verificar o fluxo de escape de 250 pessoas de uma sala de 1000 m² por um ou mais corredores que exigiam diferentes ângulos de giro ao serem percorridos (0º, 30°, 45°, 60° e 90°). O primeiro conjunto de cenários avaliou o escape por um único corredor com largura de 4,42 m; o segundo e o terceiro conjunto se distinguiram por apresentarem dois corredores, com 2,21 m de largura cada. No segundo conjunto de cenário, os corredores foram dispostos em paredes opostas e, no terceiro, foram dispostos na mesma lateral. Todos os cenários foram simulados para duas velocidades diferentes: normal de caminhada dentro de uma multidão (1,32 m/s) e de nervosismo (2,5 m/s). Os resultados obtidos com o primeiro conjunto de cenários mostraram-se muito semelhantes àqueles obtidos por Dias et al. (2013) para formigas em pânico. Além disso, evidenciaram que o aumento do ângulo de giro repercute diretamente no fluxo de saída (pessoas/s). Os cenários com dois corredores apresentaram-se eficazes para ângulos de giro de 60º e 90º, quando comparados aos cenários com um único corredor.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 7: PERCURSOS EM ZIGUE-ZAGUE EM ROTAS DE FUGA E A SUA INFLUÊNCIA NO FLUXO DE EVACUAÇÃO DE PEDESTRES.

Tópico do Artigo: Simulação

Data: 07/11/2019

Horário: 16:00 – 16:20

Local: Prédio CEMOI – Sala BRAVO

Autores:

Manuela Nappi (UFSC)

João Souza (UFSC)

Resumo: A partir de simulações computacionais baseadas no Modelo de Força Social, são analisados neste trabalho três projetos de um ambiente fechado, destinado à reunião de público com concentração. Diferentes desenhos de rotas de fuga buscam comparar a eficácia de percursos em zigue-zague em relação a percursos retos, tanto para situações normais quanto de emergência. Vale destacar que as simulações foram realizadas para duas diferentes densidades de pedestres, 1 e 2 pessoas por m², fator que influência a pressão exercida pela multidão, objeto de preocupação de pesquisas na área. Os resultados encontrados demostram que uma rota de fuga é mais eficaz quando seu desenho se dá em linha reta, se comparado ao desenho em zigue-zague. No entanto, um pequeno trecho em zigue-zague a montante das saídas atuou de maneira positiva nos cenários cuja densidade era de 2 pessoas/m².

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 8: A PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE APOIO À DECISÃO PARA UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI).

Tópico do Artigo: Programação Matemática

Data: 07/11/2019

Horário: 16:20 – 16:40

Local: Prédio CEMOI – Sala BRAVO

Autores:

Kaique Silva (SENAI CETIQT)

Marcos dos Santos (IME)

Ernesto Rademaker Martins (CASNAV)

Marcone Freitas dos Reis (SENAI CETIQT)

Resumo: Com o passar dos anos, o comércio varejista vem sofrendo inúmeras mudanças e o segmento que estiver buscando a melhora contínua da qualidade de seus serviços certamente terá destaque neste tipo de ramo. A maximização do lucro é uma tarefa complicada, pois eventualmente o comerciante quer fazer esta ação sem investir muito e para a obtenção de tal feito podem-se citar as técnicas da Pesquisa Operacional, mais certamente os modelos determinísticos, no qual a programação matemática está inserida. O objetivo desta pesquisa é propor um mix de produtos visando a maximização do lucro nominal de um microempreendedor individual. A metodologia utilizada para a tentativa de tal feito foi a Programação Linear Inteira (PLI). Com a utilização desta ferramenta, foi possível obter um lucro nominal de R$ 2.916,68 em apenas um dia de trabalho, visto que a função objetivo alcançou um valor de R$ 8.916,479 e os produtos a serem comercializados tiveram um custo de R$ 5.999,80. O resultado da pesquisa alcançou o seu êxito mediante os cenários propostos.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 9: OTIMIZAÇÃO DA ESCALA DE SERVIÇO DE UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR.

Tópico do Artigo: Programação Matemática

Data: 07/11/2019

Horário: 16:40 – 17:00

Local: Prédio CEMOI – Sala BRAVO

Autores:

Diego Feijó (Universidade de Vassouras)

Rafael Camargo Cardoso (SESI)

Resumo: Este trabalho desenvolve-se a partir da variação do efetivo de recrutas de uma Organização Militar, onde em determinados meses, seu efetivo não atende a demanda de seus postos de serviço, sendo assim, este tem como objetivo otimizar a escala de serviço, a fim de respeitar uma folga de 48 horas para cada recruta durante estes meses proposta pelo Regulamento Interno de Serviços Gerais (inciso V do Art. 185 do Capítulo III). Para o desenvolvimento utilizou-se a Programação Linear através do Método Simplex, utilizando como tecnologia a ferramenta Solver do software Excel, a fim de obter a solução ótima do problema. Com a análise da solução ótima e um reajuste nos postos de serviço, respeitou-se a folga de 48 horas para cada militar e consequentemente maximizando a possibilidade quanto a produtividade desta Organização Militar.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 10: USO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA PARA A FORMULAÇÃO DE UMA APÓLICE DE SEGURO DE VIDA: UMA ABORDAGEM CIENTÍFICA.

Tópico do Artigo: Programação Matemática

Data: 07/11/2019

Horário: 17:00 – 17:20

Local: Prédio CEMOI – Sala BRAVO

Autores:

Igor Feitosa Pereira (UNISUAM)

Ernesto Rademaker (CASNAV)

Resumo: Este artigo tem como objetivo montar uma apólice de seguro de vida, com o menor custo possível, de forma que supra as necessidades de um cliente de uma corretora localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Para isso, utilizará uma técnica da Pesquisa Operacional, a Programação Linear Inteira, respaldando cientificamente a sua conjuntura. Como, no Brasil, o mercado de seguros de vida é bastante limitado, as empresas devem sempre inovar os seus métodos para manter, ou até aumentar, a sua participação, e este trabalho propõe a PLI como uma alternativa de inovação para a jovem organização. Com atuação abrangente, a Pesquisa Operacional, utilizada em várias áreas, como o setor industrial, comércio, esportes, entre outras, demonstra, outra vez, a sua efetividade.

Download Artigo Completo