PO na Administra√ß√£o P√ļblica / PO na Educa√ß√£o / PO em Telecomunica√ß√Ķes e Sistemas de Informa√ß√Ķes

 




ūüďÖ 08/11/2019

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

08:15 ‚Äď 08:35

A utilização do Solver na separação de pedidos de material de uma Organização Militar Fornecedora (OMF).

08:35 ‚Äď 08:55

Diagnóstico da harmonização das estruturas de controle interno na Marinha do Brasil com a abordagem COSO.

08:55 ‚Äď 09:15

Alocação ótima de recursos financeiros para maximizar o nível de serviço no fornecimento de uniformes da Marinha do Brasil.

09:15 ‚Äď 09:35

Análise do índice de inflação brasileiro utilizando Cadeias de Markov.

09:35 ‚Äď 09:55

 

09:55 ‚Äď 10:10

Intervalo

10:10 ‚Äď 10:30

Fatores contingenciais e Teoria dos Jogos: um estudo com municípios paranaenses.

10:30 ‚Äď 10:50

Propuesta metodológica multicriterio para generar órdenes de mérito de los cadetes de la Escuela de Aviación Militar Argentina.

10:50 ‚Äď 11:10

Verifica√ß√£o da adequabilidade do √ćndice de Diferen√ßa de Desempenho (IDD) do INEP.

11:10 ‚Äď 11:30

Utilização de fluxo máximo para ordenação de requisição do problema de roteamento e alocação de comprimentos de onda.

11:30 ‚Äď 11:50

 


 

 

ARTIGO 1: A UTILIZAÇÃO DO SOLVER NA SEPARAÇÃO DE PEDIDOS DE MATERIAL DE UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR FORNECEDORA (OMF).

T√≥pico do Artigo: PO na Administra√ß√£o P√ļblica

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 08:15 ‚Äď 08:35

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

Autores:

Raphael Braga (CIANB)

Resumo: Este artigo buscou investigar de que forma a separação de pedidos de material, em uma Organização Militar Fornecedora, pode ser otimizada. Para isso, realizou-se um estudo de caso em uma Organização Militar, com a utilização do Solver, um suplemento do Excel capaz de resolver modelos matemáticos, como o Problema do Caixeiro Viajante (PCV). O referido software foi utilizado como uma ferramenta de apoio para aplicação do modelo de roteirização. Com base nos dados obtidos, foi possível concluir que o emprego do Solver foi capaz de otimizar a separação de pedidos na Organização Militar (OM).

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 2: DIAGN√ďSTICO DA HARMONIZA√á√ÉO DAS ESTRUTURAS DE CONTROLE INTERNO NA MARINHA DO BRASIL COM A ABORDAGEM COSO.

T√≥pico do Artigo: PO na Administra√ß√£o P√ļblica

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 08:35 ‚Äď 08:55

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

Autores:

Catia das Chagas (DFM)

Waldir dos Santos (UERJ)

José Francisco Moreira Pessanha (UERJ)

Andréa Duque (UERJ)

Resumo: O presente estudo buscou desenvolver um diagn√≥stico da harmoniza√ß√£o das estruturas de controle interno na Marinha do Brasil (MB) com a abordagem preconizada pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Theadway Commission (COSO). Dessa forma, a pesquisa foi definida como descritiva, com abordagem quantitativa. Realizou-se a coleta de dados por meio de um question√°rio estruturado e foram empregadas t√©cnicas estat√≠sticas multivariadas para an√°lise de dados. Os resultados revelam que a maioria das Organiza√ß√Ķes Militares (OM) avaliadas apresentou boa harmoniza√ß√£o com a abordagem COSO.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 3: ALOCA√á√ÉO √ďTIMA DE RECURSOS FINANCEIROS PARA MAXIMIZAR O N√ćVEL DE SERVI√áO NO FORNECIMENTO DE UNIFORMES DA MARINHA DO BRASIL.

T√≥pico do Artigo: PO na Administra√ß√£o P√ļblica

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 08:55 ‚Äď 09:15

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

Autores:

Karina Bentes (PUC-Rio)

Bruno Fanzeres (PUC-Rio)

Resumo: A atua√ß√£o de forma eficiente e eficaz √© fundamental na gest√£o or√ßament√°ria de √≥rg√£os p√ļblicos brasileiros, principalmente na atual situa√ß√£o econ√īmica do Pa√≠s. Neste sentido, as For√ßas Armadas t√™m buscado ferramentas que as auxiliem na tomada de decis√£o e na aplica√ß√£o de tais recursos. O objetivo do presente estudo √© propor um modelo de aloca√ß√£o √≥tima de recursos financeiros, de forma a maximizar o n√≠vel de servi√ßo, ou seja, elevar a disponibilidade do item no estoque, em um ambiente de incerteza com restri√ß√£o or√ßament√°ria. A metodologia proposta foi aplicada a um caso de estudo real da Marinha do Brasil e os resultados demonstram que √© poss√≠vel aumentar significativamente a satisfa√ß√£o dos clientes com os recursos dispon√≠veis, uma vez que a solu√ß√£o do modelo elevou em 50% o n√≠vel de servi√ßo, passando dos atuais 24% para 74%. Al√©m disso, a partir de uma modelagem complementar, constatou-se que um incremento m√©dio de 8% no or√ßamento pode gerar melhorias cont√≠nuas no n√≠vel de servi√ßo.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 4: AN√ĀLISE DO √ćNDICE DE INFLA√á√ÉO BRASILEIRO UTILIZANDO CADEIAS DE MARKOV.

T√≥pico do Artigo: PO na Administra√ß√£o P√ļblica

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 09:15 ‚Äď 09:35

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

Autores:

Marcelo Bolson (UCS)

Rafaela Cechin (UCS)

Fernanda Tomé (UCS)

Rodrigo Biasuz (UCS)

Leandro Corso (UCS)

Helton Gomes (UFOP)

Resumo: O controle inflacionário é de fundamental para a economia brasileira. O presente artigo tem por objetivo aplicar Cadeias de Markov para a análise de variação do índice de inflação brasileiro. O estudo teve como base histórica as taxas de inflação no período de janeiro de 2014 a abril de 2019 que, com a aplicação do método, pode-se observar que as maiores ocorrências de variação ficam nas faixas de 0,2% a 0,39% e 0,4% a 0,59%. Ambas obtiveram um valor percentual de 25,4, resultando em uma probabilidade de 50,8% de que a inflação permaneça entre as duas faixas citadas. Quanto a taxa negativa, a probabilidade de ocorrência é de 4,8 %, indicando que a variação tende a valores positivos. Os maiores tempos de recorrência encontrados são de 63 meses para os intervalos de-0,2% a-0,01% e 1% a 1,19%, e o menor de 3,9 meses para a faixa de 0,2% até 0,59%. O método de Cadeia de Markov apresentou-se eficiente para tal aplicação e o estudo indica que há uma tendência para contínua elevação da inflação no Brasil em um curto espaço de tempo.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 5: FATORES CONTINGENCIAIS E TEORIA DOS JOGOS: UM ESTUDO COM MUNIC√ćPIOS PARANAENSES.

T√≥pico do Artigo: PO na Administra√ß√£o P√ļblica

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 10:10 ‚Äď 10:30

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

Autores:

Clóvis Fiirst (FURB)

Adriana Kroenke (FURB)

Nelson Hein (FURB)

Resumo: O estudo tem como objetivo levantar o ranking dos munic√≠pios paranaenses observando o desempenho de fatores contingenciais, sob a √≥tica da teoria dos jogos. Em rela√ß√£o aos procedimentos metodol√≥gicos, trata-se de um estudo descritivo, documental e quantitativo. A coleta dos dados, deu-se no ano de 2018, referente ao per√≠odo de 2016. A amostra final corresponde a 344 munic√≠pios, segregados em tr√™s clusters. Para forma√ß√£o do ranking nos diferentes clusters procedeu-se com o modelo multicriterial, por meio do aux√≠lio do software Excel. Os resultados demonstram que fatores contingenciais como, tecnologia, estrutura e porte s√£o determinantes para o desempenho nas posi√ß√Ķes do ranking, e que processos internos da gest√£o assumidos como fator Tecnologia, e investimentos em infraestrutura e pessoal despertaram aten√ß√£o na rela√ß√£o da teoria contingencial e teoria dos jogos, principalmente nas escolhas estrat√©gicas que devem ser observadas. As limita√ß√Ķes dessa pesquisa, consiste na constru√ß√£o de cada fator contingencial, uma vez que novas vari√°veis podem complementar e melhorar o entendimento dos ajustes da referida teoria, o que oportuniza outras pesquisas para explicar novos fatores contextuais internos e externos, al√©m do que expandir essas discuss√Ķes na lente da Teoria Contingencial para o setor p√ļblico.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 6: PROPUESTA METODOL√ďGICA MULTICRITERIO PARA GENERAR √ďRDENES DE M√ČRITO DE LOS CADETES DE LA ESCUELA DE AVIACI√ďN MILITAR ARGENTINA.

Tópico do Artigo: PO na Educação

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 10:30 ‚Äď 10:50

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

Autores:

Hern√°n Pablo Guevel (UNDEF/UNC)

Mariana Guardiola (UNDEF/UNC)

Josefina Racagni (UNC)

Resumo: El presente trabajo tiene por objeto presentar los resultados preliminares de una propuesta multimetodol√≥gica para evaluar el rendimiento de los cadetes que se encuentran cursando cuarto a√Īo de la Escuela de Aviaci√≥n Militar actualmente. La propuesta consiste en obtener un valor o √≠ndice que pondere el desempe√Īo de cada cadete evaluado que estar√° construido de acuerdo con el siguiente esquema metodol√≥gico: En primer lugar, se consideran tres dimensiones (rendimiento militar, rendimiento acad√©mico y conducta) e indicadores que se proponen en el R√©gimen Interno del Cadete. En segundo lugar, se procede a ponderar la importancia de cada indicador que val√ļa cada dimensi√≥n propuesta a trav√©s del m√©todo CRITIC, donde la mayor varianza y menor correlaci√≥n de los datos cobra importancia al momento de definir el peso de cada uno. En tercer lugar, con el fin de medir el desempe√Īo de cada dimensi√≥n se opta como m√©todo de agregaci√≥n al m√©todo Topsis, el cual sostiene como postulado fundamental la racionalidad de elegir una alternativa lo m√°s pr√≥xima a la ideal o lo m√°s alejada de la anti-ideal. Finalmente, los resultados obtenidos son jerarquizados obteni√©ndose una determinada orden de m√©rito. Cabe aclarar que se realizaron 12 formulaciones teniendo en cuenta tanto diversos procedimientos de normalizaci√≥n como as√≠ tambi√©n diferentes medidas de distancias basadas en la m√©trica de Minkowski. Como conclusi√≥n preliminar se observa que los resultados obtenidos usando la normalizaci√≥n de fracci√≥n del rango y las distancias ciudad y eucl√≠dea resultan m√°s robustas que el resto de los procedimientos analizados.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 7: VERIFICA√á√ÉO DA ADEQUABILIDADE DO √ćNDICE DE DIFEREN√áA DE DESEMPENHO (IDD) DO INEP.

Tópico do Artigo: PO na Educação

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 10:50 ‚Äď 11:10

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

Autores:

Musbah Koleilat (CEFET/RJ)

Ana Luiza Souza (CEFET/RJ)

Marcos Lins (UNIRIO)

Resumo: As medi√ß√Ķes da aprendizagem dos estudantes est√£o desempenhando um papel cada vez mais significativo na determina√ß√£o da qualidade do ensino superior (COATES, 2009). Yorke e Knight (2006) analisam o papel das institui√ß√Ķes de ensino superior em termos de contribui√ß√£o para os ganhos de aprendizado dos alunos e a import√Ęncia desse aspecto para a empregabilidade e o sucesso econ√īmico de diferentes pa√≠ses. As fun√ß√Ķes econ√īmicas e sociais do ensino superior expandiram-se e diversificaram-se rapidamente nas √ļltimas d√©cadas e os estudantes devem atuar de forma produtiva na economia global do conhecimento. Isso enfatiza a necessidade crescente do governo, gestores universit√°rios, empresas, estudantes e o p√ļblico em geral de acesso a informa√ß√Ķes mais focadas no valor que o ensino superior agrega ao aprendizado (COATES, 2009). O ganho de aprendizagem busca mensurar o desempenho do aluno, ou seja, o conhecimento adquirido entre duas etapas de sua vida acad√™mica. Para os prop√≥sitos deste estudo, o conceito de ganho de aprendizagem √© an√°logo ao conceito de valor agregado ou simplesmente aprendizado, como observado por (MCGRATH, GUERIN, et al., 2015). Douglass, Thomson e Zhao (2012) relatam que, em geral, a mensura√ß√£o dos ganhos de aprendizagem √© vista por muitos como um m√©todo para avaliar o valor agregado aos estudantes por suas respectivas universidades. Portanto, para fornecer uma compara√ß√£o justa do desempenho de diferentes institui√ß√Ķes educacionais, √© necess√°rio medir o valor agregado ao aluno, o que justificaria o investimento do governo na melhoria da qualidade dos servi√ßos e na amplia√ß√£o da capacidade das institui√ß√Ķes de ensino superior (RODGERS, 2005).

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 8: UTILIZA√á√ÉO DE FLUXO M√ĀXIMO PARA ORDENA√á√ÉO DE REQUISI√á√ÉO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO E ALOCA√á√ÉO DE COMPRIMENTOS DE ONDA.

T√≥pico do Artigo: PO em Telecomunica√ß√Ķes e Sistemas de Informa√ß√Ķes

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 11:10 ‚Äď 11:30

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

Autores:

Artur Silva (UFOP)

Bruna Morais (UFOP/ICEA)

Alexandre Xavier Martins (UFOP)

Thiago Silva (UFOP)

Resumo: A ideia principal da pesquisa √© a implementa√ß√£o do algoritmo de fluxo m√°ximo para ordena√ß√£o das requisi√ß√Ķes no problema de roteamento e aloca√ß√£o de comprimentos de onda Routing and Wavelength Assignment(RWA). O problema consiste em atender as demandas definidas na topologia virtual, sendo poss√≠vel destacar duas abordagens. A primeira variante √© o MIN-RWA, no qual o objetivo geral √© atender as requisi√ß√Ķes com o menor n√ļmero de comprimentos de onda e a outra varia√ß√£o √© o MAX-RWA, no qual tem a finalidade de maximizar o n√ļmero de requisi√ß√Ķes atendidas com um n√ļmero fixo de comprimentos de ondas. Neste estudo ser√° considerado o MIN-RWA. Este estudo aborda uma adapta√ß√£o do m√©todo proposto por Skorin-kapov(2007), esse consiste na ordena√ß√£o atrav√©s do tamanho do caminho m√≠nimo de cada requisi√ß√£o. Atrav√©s da implementa√ß√£o do m√©todo de fluxo m√°ximo, pode-se propor dois novos m√©todos que foram as combina√ß√Ķes dos algor√≠timos de fluxo m√°ximo e o do caminho m√≠nimo, junto a isso foram implementadas tr√™s maneiras para definir o m√©todo de cria√ß√£o dos grafos. Os resultados obtidos com as varia√ß√Ķes foram confrontados com o que j√° est√° definido na literatura a fim de mensurar os ganhos do presente trabalho.

Download Artigo Completo