PO na Administração Pública / PO na Educação / PO em Telecomunicações e Sistemas de Informações

 




📅 08/11/2019

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

08:15 – 08:35

A utilização do Solver na separação de pedidos de material de uma Organização Militar Fornecedora (OMF).

08:35 – 08:55

Diagnóstico da harmonização das estruturas de controle interno na Marinha do Brasil com a abordagem COSO.

08:55 – 09:15

Alocação ótima de recursos financeiros para maximizar o nível de serviço no fornecimento de uniformes da Marinha do Brasil.

09:15 – 09:35

Análise do índice de inflação brasileiro utilizando Cadeias de Markov.

09:35 – 09:55

 

09:55 – 10:10

Intervalo

10:10 – 10:30

Fatores contingenciais e Teoria dos Jogos: um estudo com municípios paranaenses.

10:30 – 10:50

Propuesta metodológica multicriterio para generar órdenes de mérito de los cadetes de la Escuela de Aviación Militar Argentina.

10:50 – 11:10

Verificação da adequabilidade do Índice de Diferença de Desempenho (IDD) do INEP.

11:10 – 11:30

Utilização de fluxo máximo para ordenação de requisição do problema de roteamento e alocação de comprimentos de onda.

11:30 – 11:50

 


 

 

ARTIGO 1: A UTILIZAÇÃO DO SOLVER NA SEPARAÇÃO DE PEDIDOS DE MATERIAL DE UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR FORNECEDORA (OMF).

Tópico do Artigo: PO na Administração Pública

Data: 08/11/2019

Horário: 08:15 – 08:35

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

Autores:

Raphael Braga (CIANB)

Resumo: Este artigo buscou investigar de que forma a separação de pedidos de material, em uma Organização Militar Fornecedora, pode ser otimizada. Para isso, realizou-se um estudo de caso em uma Organização Militar, com a utilização do Solver, um suplemento do Excel capaz de resolver modelos matemáticos, como o Problema do Caixeiro Viajante (PCV). O referido software foi utilizado como uma ferramenta de apoio para aplicação do modelo de roteirização. Com base nos dados obtidos, foi possível concluir que o emprego do Solver foi capaz de otimizar a separação de pedidos na Organização Militar (OM).

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 2: DIAGNÓSTICO DA HARMONIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE CONTROLE INTERNO NA MARINHA DO BRASIL COM A ABORDAGEM COSO.

Tópico do Artigo: PO na Administração Pública

Data: 08/11/2019

Horário: 08:35 – 08:55

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

Autores:

Catia das Chagas (DFM)

Waldir dos Santos (UERJ)

José Francisco Moreira Pessanha (UERJ)

Andréa Duque (UERJ)

Resumo: O presente estudo buscou desenvolver um diagnóstico da harmonização das estruturas de controle interno na Marinha do Brasil (MB) com a abordagem preconizada pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Theadway Commission (COSO). Dessa forma, a pesquisa foi definida como descritiva, com abordagem quantitativa. Realizou-se a coleta de dados por meio de um questionário estruturado e foram empregadas técnicas estatísticas multivariadas para análise de dados. Os resultados revelam que a maioria das Organizações Militares (OM) avaliadas apresentou boa harmonização com a abordagem COSO.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 3: ALOCAÇÃO ÓTIMA DE RECURSOS FINANCEIROS PARA MAXIMIZAR O NÍVEL DE SERVIÇO NO FORNECIMENTO DE UNIFORMES DA MARINHA DO BRASIL.

Tópico do Artigo: PO na Administração Pública

Data: 08/11/2019

Horário: 08:55 – 09:15

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

Autores:

Karina Bentes (PUC-Rio)

Bruno Fanzeres (PUC-Rio)

Resumo: A atuação de forma eficiente e eficaz é fundamental na gestão orçamentária de órgãos públicos brasileiros, principalmente na atual situação econômica do País. Neste sentido, as Forças Armadas têm buscado ferramentas que as auxiliem na tomada de decisão e na aplicação de tais recursos. O objetivo do presente estudo é propor um modelo de alocação ótima de recursos financeiros, de forma a maximizar o nível de serviço, ou seja, elevar a disponibilidade do item no estoque, em um ambiente de incerteza com restrição orçamentária. A metodologia proposta foi aplicada a um caso de estudo real da Marinha do Brasil e os resultados demonstram que é possível aumentar significativamente a satisfação dos clientes com os recursos disponíveis, uma vez que a solução do modelo elevou em 50% o nível de serviço, passando dos atuais 24% para 74%. Além disso, a partir de uma modelagem complementar, constatou-se que um incremento médio de 8% no orçamento pode gerar melhorias contínuas no nível de serviço.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 4: ANÁLISE DO ÍNDICE DE INFLAÇÃO BRASILEIRO UTILIZANDO CADEIAS DE MARKOV.

Tópico do Artigo: PO na Administração Pública

Data: 08/11/2019

Horário: 09:15 – 09:35

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

Autores:

Marcelo Bolson (UCS)

Rafaela Cechin (UCS)

Fernanda Tomé (UCS)

Rodrigo Biasuz (UCS)

Leandro Corso (UCS)

Helton Gomes (UFOP)

Resumo: O controle inflacionário é de fundamental para a economia brasileira. O presente artigo tem por objetivo aplicar Cadeias de Markov para a análise de variação do índice de inflação brasileiro. O estudo teve como base histórica as taxas de inflação no período de janeiro de 2014 a abril de 2019 que, com a aplicação do método, pode-se observar que as maiores ocorrências de variação ficam nas faixas de 0,2% a 0,39% e 0,4% a 0,59%. Ambas obtiveram um valor percentual de 25,4, resultando em uma probabilidade de 50,8% de que a inflação permaneça entre as duas faixas citadas. Quanto a taxa negativa, a probabilidade de ocorrência é de 4,8 %, indicando que a variação tende a valores positivos. Os maiores tempos de recorrência encontrados são de 63 meses para os intervalos de-0,2% a-0,01% e 1% a 1,19%, e o menor de 3,9 meses para a faixa de 0,2% até 0,59%. O método de Cadeia de Markov apresentou-se eficiente para tal aplicação e o estudo indica que há uma tendência para contínua elevação da inflação no Brasil em um curto espaço de tempo.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 5: FATORES CONTINGENCIAIS E TEORIA DOS JOGOS: UM ESTUDO COM MUNICÍPIOS PARANAENSES.

Tópico do Artigo: PO na Administração Pública

Data: 08/11/2019

Horário: 10:10 – 10:30

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

Autores:

Clóvis Fiirst (FURB)

Adriana Kroenke (FURB)

Nelson Hein (FURB)

Resumo: O estudo tem como objetivo levantar o ranking dos municípios paranaenses observando o desempenho de fatores contingenciais, sob a ótica da teoria dos jogos. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo descritivo, documental e quantitativo. A coleta dos dados, deu-se no ano de 2018, referente ao período de 2016. A amostra final corresponde a 344 municípios, segregados em três clusters. Para formação do ranking nos diferentes clusters procedeu-se com o modelo multicriterial, por meio do auxílio do software Excel. Os resultados demonstram que fatores contingenciais como, tecnologia, estrutura e porte são determinantes para o desempenho nas posições do ranking, e que processos internos da gestão assumidos como fator Tecnologia, e investimentos em infraestrutura e pessoal despertaram atenção na relação da teoria contingencial e teoria dos jogos, principalmente nas escolhas estratégicas que devem ser observadas. As limitações dessa pesquisa, consiste na construção de cada fator contingencial, uma vez que novas variáveis podem complementar e melhorar o entendimento dos ajustes da referida teoria, o que oportuniza outras pesquisas para explicar novos fatores contextuais internos e externos, além do que expandir essas discussões na lente da Teoria Contingencial para o setor público.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 6: PROPUESTA METODOLÓGICA MULTICRITERIO PARA GENERAR ÓRDENES DE MÉRITO DE LOS CADETES DE LA ESCUELA DE AVIACIÓN MILITAR ARGENTINA.

Tópico do Artigo: PO na Educação

Data: 08/11/2019

Horário: 10:30 – 10:50

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

Autores:

Hernán Pablo Guevel (UNDEF/UNC)

Mariana Guardiola (UNDEF/UNC)

Josefina Racagni (UNC)

Resumo: El presente trabajo tiene por objeto presentar los resultados preliminares de una propuesta multimetodológica para evaluar el rendimiento de los cadetes que se encuentran cursando cuarto año de la Escuela de Aviación Militar actualmente. La propuesta consiste en obtener un valor o índice que pondere el desempeño de cada cadete evaluado que estará construido de acuerdo con el siguiente esquema metodológico: En primer lugar, se consideran tres dimensiones (rendimiento militar, rendimiento académico y conducta) e indicadores que se proponen en el Régimen Interno del Cadete. En segundo lugar, se procede a ponderar la importancia de cada indicador que valúa cada dimensión propuesta a través del método CRITIC, donde la mayor varianza y menor correlación de los datos cobra importancia al momento de definir el peso de cada uno. En tercer lugar, con el fin de medir el desempeño de cada dimensión se opta como método de agregación al método Topsis, el cual sostiene como postulado fundamental la racionalidad de elegir una alternativa lo más próxima a la ideal o lo más alejada de la anti-ideal. Finalmente, los resultados obtenidos son jerarquizados obteniéndose una determinada orden de mérito. Cabe aclarar que se realizaron 12 formulaciones teniendo en cuenta tanto diversos procedimientos de normalización como así también diferentes medidas de distancias basadas en la métrica de Minkowski. Como conclusión preliminar se observa que los resultados obtenidos usando la normalización de fracción del rango y las distancias ciudad y euclídea resultan más robustas que el resto de los procedimientos analizados.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 7: VERIFICAÇÃO DA ADEQUABILIDADE DO ÍNDICE DE DIFERENÇA DE DESEMPENHO (IDD) DO INEP.

Tópico do Artigo: PO na Educação

Data: 08/11/2019

Horário: 10:50 – 11:10

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

Autores:

Musbah Koleilat (CEFET/RJ)

Ana Luiza Souza (CEFET/RJ)

Marcos Lins (UNIRIO)

Resumo: As medições da aprendizagem dos estudantes estão desempenhando um papel cada vez mais significativo na determinação da qualidade do ensino superior (COATES, 2009). Yorke e Knight (2006) analisam o papel das instituições de ensino superior em termos de contribuição para os ganhos de aprendizado dos alunos e a importância desse aspecto para a empregabilidade e o sucesso econômico de diferentes países. As funções econômicas e sociais do ensino superior expandiram-se e diversificaram-se rapidamente nas últimas décadas e os estudantes devem atuar de forma produtiva na economia global do conhecimento. Isso enfatiza a necessidade crescente do governo, gestores universitários, empresas, estudantes e o público em geral de acesso a informações mais focadas no valor que o ensino superior agrega ao aprendizado (COATES, 2009). O ganho de aprendizagem busca mensurar o desempenho do aluno, ou seja, o conhecimento adquirido entre duas etapas de sua vida acadêmica. Para os propósitos deste estudo, o conceito de ganho de aprendizagem é análogo ao conceito de valor agregado ou simplesmente aprendizado, como observado por (MCGRATH, GUERIN, et al., 2015). Douglass, Thomson e Zhao (2012) relatam que, em geral, a mensuração dos ganhos de aprendizagem é vista por muitos como um método para avaliar o valor agregado aos estudantes por suas respectivas universidades. Portanto, para fornecer uma comparação justa do desempenho de diferentes instituições educacionais, é necessário medir o valor agregado ao aluno, o que justificaria o investimento do governo na melhoria da qualidade dos serviços e na ampliação da capacidade das instituições de ensino superior (RODGERS, 2005).

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 8: UTILIZAÇÃO DE FLUXO MÁXIMO PARA ORDENAÇÃO DE REQUISIÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO E ALOCAÇÃO DE COMPRIMENTOS DE ONDA.

Tópico do Artigo: PO em Telecomunicações e Sistemas de Informações

Data: 08/11/2019

Horário: 11:10 – 11:30

Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA

Autores:

Artur Silva (UFOP)

Bruna Morais (UFOP/ICEA)

Alexandre Xavier Martins (UFOP)

Thiago Silva (UFOP)

Resumo: A ideia principal da pesquisa é a implementação do algoritmo de fluxo máximo para ordenação das requisições no problema de roteamento e alocação de comprimentos de onda Routing and Wavelength Assignment(RWA). O problema consiste em atender as demandas definidas na topologia virtual, sendo possível destacar duas abordagens. A primeira variante é o MIN-RWA, no qual o objetivo geral é atender as requisições com o menor número de comprimentos de onda e a outra variação é o MAX-RWA, no qual tem a finalidade de maximizar o número de requisições atendidas com um número fixo de comprimentos de ondas. Neste estudo será considerado o MIN-RWA. Este estudo aborda uma adaptação do método proposto por Skorin-kapov(2007), esse consiste na ordenação através do tamanho do caminho mínimo de cada requisição. Através da implementação do método de fluxo máximo, pode-se propor dois novos métodos que foram as combinações dos algorítimos de fluxo máximo e o do caminho mínimo, junto a isso foram implementadas três maneiras para definir o método de criação dos grafos. Os resultados obtidos com as variações foram confrontados com o que já está definido na literatura a fim de mensurar os ganhos do presente trabalho.

Download Artigo Completo