📅 08/11/2019 Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA |
13:45 – 14:05 |
|
14:05 – 14:25 |
||
14:25 – 14:45 |
||
14:45 – 15:05 |
||
15:05 – 15:25 |
||
15:25 – 15:40 |
Intervalo |
|
15:40 – 16:00 |
Mapeamento de processos em uma empresa de equipamento e serviços Offshore. |
|
16:00 – 16:20 |
||
16:20 – 16:40 |
||
16:40 – 17:00 |
||
17:00 – 17:20 |
ARTIGO 1: ALGORITMO FUZZY APLICADOS EM TEXTOS DE NUTRIGENÔMICA.
Tópico do Artigo: PO na Área de Saúde
Data: 08/11/2019
Horário: 13:45 – 14:05
Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA
Autores:
Carla Cristina Passos Cruz (UERJ)
Haydée Lanzillotti (UERJ)
Regina Lanzillotti (UERJ)
Resumo: Este artigo apresenta a mineração de três textos sobre o tema Nutrigenômica, cujo objetivo foi confrontar os resultados referentes aos agrupamentos criados pelos métodos não-hierárquicos fuzzy em Mineração de Textos. Foram aplicados dois algoritmos de agrupamento fuzzy C-Means e C-Medoids, sendo que o primeiro se mostrou mais eficiente para discriminação de termos genômicos. A visualização gráfica permitiu a interpretação mais adequada para sumarizar os resultados, inclusive destacando o agrupamento que configura um cenário próximo da nitidez sob a ótica semântica. A mineração de texto pode auxiliar no desempenho de aceleração da tarefa da busca de informações em acervos vastos e dispersos. O uso de algoritmos na Mineração de Texto otimiza a busca em função das palavras-chave geradas por eles. No presente estudo o confronto dos algoritmos fuzzy C-Means e Fuzzy C-Medoids, mostrou que o primeiro agregou os termos sob a ótica semântica com maior efetividade.
ARTIGO 2: MODELAGEM GEOAMBIENTAL APLICADA À FAVORABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE CARRAPATOS VETORES DE FEBRE MACULOSA NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, RJ.
Tópico do Artigo: PO na Área de Saúde
Data: 08/11/2019
Horário: 14:05 – 14:25
Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA
Autores:
Andrea Silveira (UFRRJ)
Thiago Pedro (UFRRJ)
Resumo: Os carrapatos são importantes hospedeiros, vetores e amplificadores de patógenos por estarem distribuídos por todo o planeta, com ampla diversidade de hospedeiros, e grande amplitude de nichos. No Brasil, a espécie Amblyomma sculptum é considerada o principal vetor da febre maculosa brasileira. Para compreender melhor as interações entre os hospedeiros e os agentes patogênicos nos diferentes ecossistemas, faz-se necessária a análise integradora de dados. A modelagem de distribuição geográfica de espécies é uma técnica relativamente recente e tem se tornado uma ferramenta amplamente utilizada em estudos ecológicos e programas de conservação de espécies. Com isso, o objetivo do presente trabalho foi utilizar a modelagem geoambiental na análise da favorabilidade de ocorrência de carrapatos vetores de febre maculosa brasileira no município de Seropédica, RJ. A modelagem da distribuição espacial de carrapatos foi desenvolvida pelo Sistema de Análise Geoambiental SAGA/UFRJ da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para tal modelagem, três etapas foram necessárias: a definição das variáveis utilizadas, o processo de avaliação multicritério das variáveis e a assinatura ambiental. Para a geração do mapa de favorabilidade de ocorrência de carrapatos da espécie A. sculptum, utilizamos uma Base de Dados Georreferenciados composta pelas seguintes variáveis: uso do solo e cobertura vegetal, favorabilidade de ocorrência de capivaras, geomorfologia e tipo de solo. O mapeamento classificatório das áreas com favorabilidade para a ocorrência de A. sculptum identificou que aproximadamente 87% do município de Seropédica foi favorável ou muito favorável para a ocorrência da espécie A. sculptum. As áreas consideradas de baixa favorabilidade se localizaram principalmente em locais com extrativismo mineral, intensa movimentação de caminhões, pouca vegetação, alta declividade e baixa favorabilidade para a ocorrência de capivaras. Já as áreas favoráveis para a ocorrência de carrapato foram indicadas em locais de pastagem e propriedades agrícolas com alta ou altíssima favorabilidade de ocorrência de capivaras. A partir do estudo, foi possível concluir que o município de Seropédica tem ampla área de favorabilidade de ocorrência de carrapatos. Tal informação poderá contribuir para um amplo espectro de ações e intervenções antrópicas referentes ao habitat e ao perfil de comportamento de carrapatos A. sculptum, no sentido de fortalecer as ações de controle e prevenção da febre maculosa brasileira no estado do Rio de Janeiro.
ARTIGO 3: UMA AVALIAÇÃO DA LOGÍSTICA DA REDE DE SUPRIMENTOS APLICADOS A SAÚDE: ESTUDO DE CASO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO.
Tópico do Artigo: PO na Área de Saúde
Data: 08/11/2019
Horário: 14:25 – 14:45
Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA
Autores:
Karina Fontes (UFRJ)
Marcos Lins (UNIRIO)
Resumo: As dificuldades encontradas nos hospitais públicos decorrem, em grande parte, da falta de gestão adequada para a solução de problemas complexos. O uso de mapas cognitivos é uma ferramenta que pode ser utilizada para estruturação de tais problemas. O presente artigo utiliza uma metodologia para a estruturação de problemas do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi priorizado o tema da logística do HUCFF por ser um tema em que o hospital possui maior autonomia interna para intervenção e, em particular foi selecionado o suprimento de materiais. Este estudo constrói um modelo de processo ideal, capaz de representar a rede de suprimentos do HUCFF para sugerir alterações exequíveis, com menos gastos e maior comunicação entre as partes envolvidas. Os resultados apresentam ações diretas, sugeridas aos responsáveis das áreas envolvidas. Palavras-Chave: Rede de suprimentos; CHAP²; Mapa de processo.
Download Artigo Completo
ARTIGO 4: HIERARQUIZAÇÃO DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DE SAÚDE MUNICIPAL PELA APLICAÇÃO DO MÉTODO MULTICRITÉRIO TOPSIS.
Tópico do Artigo: PO na Área de Saúde
Data: 08/11/2019
Horário: 14:45 – 15:05
Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA
Autores:
Antonio Ronaldo de Carvalho (FURB)
Nelson Hein (FURB)
Resumo: Vários são os desafios relacionados à gestão da saúde no Brasil, imersa em um cenário de profundas dificuldades. Diante desse contexto, o objetivo deste estudo é identificar por meio da aplicação do método TOPSIS o ranking de classificação das ações assistenciais de promoção de saúde pública do município de Araucária, região metropolitana de Curitiba/PR. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como descritiva em relação a seu objetivo, quanto aos procedimentos pode ser considerada como pesquisa aplicada a partir do levantamento de dados secundário e quantitativa em relação à abordagem do problema, sendo analisada por meio de técnica multicritério (TOPSIS). Como resultado, pôde-se evidenciar os rankings das ações assistenciais de promoção de saúde pública do município estudado, a ação melhor classificada foi a (ação 8) que trata da ação anual de promoção ao uso racional de medicamentos elaborada e implementada, sendo assim, esta ação teve o melhor desempenho na secretária de saúde do município de Araucária. Logo a segunda e a terceira melhor ação classificada foi a (ação 6) que trata das ações intersetoriais realizadas com as secretarias e a (ação 14) que trata da instituição da gestão municipal do núcleo interno de regulação (NIR) sob responsabilidade do departamento de controle, avaliação e auditoria. Por fim, compreende-se que o método TOPSIS pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica pelos gestores públicos, na tomada de decisão do planejamento municipal do SUS. Palavras-chave: Gestão e Saúde Pública. Indicadores. Controle. Método TOPSIS.
ARTIGO 5: UM MÉTODO PARA CLASSIFICAÇÃO DE DADOS BASEADO NOS K-VIZINHOS MAIS PRÓXIMOS PARA O RECONHECIMENTO DE CARACTERES.
Tópico do Artigo: Outras aplicações em PO
Data: 08/11/2019
Horário: 15:05 – 15:25
Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA
Autores:
Débora Alvernaz (Faculdade Metodista Granbery)
Ênio Oliveira (Faculdade Metodista Granbery)
Lubert Henrique (Faculdade Metodista Granbery)
Gustavo Semaan (UFF)
José André de Moura Brito (ENCE)
Resumo: Os avanços constantes na Tecnologia da Informação proporcionaram um aumento significativo no volume de dados. Nas corporações é impraticável relacionar uma melhora de qualidade e/ou aumento na produção de bens e serviços sem investimentos em Tecnologia da Informação. Fonte de intensa pesquisa, o reconhecimento de padrões ainda apresenta vários problemas, seja no reconhecimento de caracteres manuscritos, caracteres impressos ou imagens. As dificuldades mais evidentes para análises estão relacionadas ao grande volume de dados associados às abordagens tradicionais de extração de informação ou à natureza complexa de dados em conjuntos de bases menores. Diante desse cenário exemplificador podemos observar o clássico algoritmo de classificação k-NN. Uma nova abordagem para o algoritmo k-NN é proposta com o objetivo de tornar a classificação de dados para reconhecimento de caracteres mais eficaz. Esta abordagem pode trazer benefícios tanto para sociedade no uso em aplicações tecnológicas, como para a comunidade científica.
ARTIGO 6: MAPEAMENTO DE PROCESSOS EM UMA EMPRESA DE EQUIPAMENTO E SERVIÇOS OFFSHORE.
Tópico do Artigo: Outras aplicações em PO
Data: 08/11/2019
Horário: 15:40 – 16:00
Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA
Autores:
Fabrício Nascimento (UCAM)
Resumo: O presente estudo tem por objetivo demonstrar a aplicabilidade da técnica do Mapeamento de Processos para fins de avaliação de cada etapa desempenhada pela linha de serviços de inspeção e reparo em tubos de perfuração, no qual a ferramenta utilizada foi a (Suppliers Inputs Process Outputs Costumers) SIPOC. Para isso realizou-se um mapeamento no processo produtivo de uma empresa prestadora de serviços, atuante no ramo offshore na bacia de Campos, demonstrando as particularidades, dificuldades, tecnologias e procedimentos aplicados em cada etapa da produção. Com isso, os gestores visualizariam de forma clara e simples as etapas do negócio, no intuito de melhorar a totalidade dos processos que juntos resultam no produto final: bens e serviços. Para atingir o sucesso é necessário que ações de uma empresa gerem produtos e serviços de qualidade, pois aumentam as possibilidades da organização de se estabilizar no mercado, obter mais lucro e maior tempo de vida. Assim se faz importante utilizar-se de recursos que apontem os erros nos processos produtivos, diminua ou esclareça a complexidade das operações e reduza custos, aumentando a performance dos processos e trazendo mais conhecimento do próprio negócio.
ARTIGO 7: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE O GRAFENO.
Tópico do Artigo: Outras aplicações em PO
Data: 08/11/2019
Horário: 16:00 – 16:20
Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA
Autores:
Geanni Pessanha (ISECENSA)
Mara Barcelos (ISECENSA)
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de fornecer um conjunto inicial de informações sobre o grafeno, para tal, uma pesquisa bibliométrica foi realizada na base de dados Scopus por meio do portal de periódicos da Capes. Possibilitando a identificação da produção de artigos por ano; principais autores, incluindo o índice-H dos mesmos, afiliação e as relações entre eles; países; idiomas mais utilizados; tipos de documentos; periódicos com maior número de publicações; e as áreas de conhecimento, além de identificar o cluster de palavras-chave. A pesquisa retornou 103.622 registros, dos quais, 88.050 são artigos. Os resultados da pesquisa bibliométrica mostram que (i) há sete núcleos definidos de pesquisa; (ii) a produção de artigos tem crescimento constante; (iii) o idioma predominante é o Inglês, e o país com maior índice de publicações é a China; (iv) a área de conhecimento em destaque é Ciências dos Materiais; (v) em relação a afiliação, a Chinese Academy of Sciences se destaca; (vi) o periódico com maior número de publicações é o Rsc Advances.
ARTIGO 8: MINIMIZAÇÃO DE PERDAS NO ATENDIMENTO À DEMANDA INCERTA.
Tópico do Artigo: Outras aplicações em PO
Data: 08/11/2019
Horário: 16:20 – 16:40
Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA
Autores:
Daniel de Araujo Junior (UCP)
Resumo: Previsões de demanda tem grande importância no mercado moderno, por razões óbvias. O problema é que tais previsões não são perfeitamente precisas, normalmente é caro demais ou impossível obter uma previsão de demanda que seja perfeitamente precisa. Este trabalho focou em otimizar a produção em função de possíveis perdas oriundas de tal imprecisão. Conceitos de cálculo, estatística, economia e pesquisa operacional foram utilizados para analisar e interpretar equações, gráficos, relações matemáticas, e outros mais, com o objetivo de estudar e modelar a produção que atenderá tal demanda, considerando variáveis como custos, lucro e o comportamento da demanda.
Download Artigo Completo
ARTIGO 9: APLICAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA OTIMIZAÇÃO DO MIX DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA VENDEDORA AUTÔNOMA NO RIO DE JANEIRO.
Tópico do Artigo: Outras aplicações em PO
Data: 08/11/2019
Horário: 16:40 – 17:00
Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA
Autores:
Matheus Macena Bastos (UNISUAM)
Resumo: Dado o expressivo aumento no trabalho autônomo no Brasil, muitos deles no setor alimentício, é relevante estudar a aplicação de técnicas de pesquisa operacional, a fim de buscar um melhor desempenho para esses trabalhadores, além de se quantificar os custos de fabricação de seus produtos e maximizar o lucro dos mesmos. Nesse sentido, esse estudo vai utilizar um referencial bibliográfico para apoiar a criação e otimização de um modelo matemático, buscando a solução ótima de produção para uma vendedora autônoma de doces, na região de Seropédica (RJ). Através de técnicas de programação linear, será possível definir o seu mix de produção objetivando o lucro máximo.
ARTIGO 10: APLICAÇÃO DE ALGORITMO ESTOCÁSTICO NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA DAS P-MEDIANAS PARA LOCALIZAÇÃO DE BASES DE RESGATE AÉREO.
Tópico do Artigo: Logística e Transportes
Data: 08/11/2019
Horário: 17:00 – 17:20
Local: Prédio CEMOI - Sala ALFA
Autores:
Mauricio Silva (UFF)
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal apresentar um algoritmo estocástico para solução do problema das p-medianas na localização de centros de apoio à atividade de resgate aéreo. Para isso, o algoritmo possui dois níveis de localização de centros de facilidades, onde o primeiro abrange uma região menor, definida por um raio de operação para cobrir um conjunto de pontos a receberem os serviços, e o segundo nível, conecta os centros definidos no primeiro nível em um segundo conjunto de facilidades representadas por unidades de saúde. O número de pontos candidatos é definido principalmente pela demanda da região, sua dimensão geográfica, e o número de aeronaves disponíveis. Os trechos de segundo nível conectam as rotas menores utilizadas por unidades móveis terrestres, concentradas nos pontos de resgate, transportando os pacientes até a base localizada no ponto final, onde está localizada a unidade de atendimento de emergência. Dessa forma, o tempo de ação total é reduzido, devido à utilização do trecho aéreo entre os dois níveis, cuja escolha é determinada pela lógica do algoritmo estocástico, com base no problema das p-medianas, otimizando as operações de resgate para as unidades de atendimento, entre as bases e as extremidades das regiões mais remotas.