📅 07/11/2019 Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA |
13:45 – 14:05 |
|
14:05 – 14:25 |
Síntese de fluxogramas alternativos para o processo de geração de energia a partir de RSU. |
|
14:25 – 14:45 |
||
14:45 – 15:05 |
Regressão quantílica: uma análise para a geração de energia eólica e velocidade do vento. |
|
15:05 – 15:25 |
||
15:25 – 15:40 |
Intervalo |
|
15:40 – 16:00 |
Um modelo computacional para otimização do mix de afretamento de embarcações de apoio marítimo. |
|
16:00 – 16:20 |
Alguns modelos clássicos para previsão dos preços do petróleo bruto no mercado internacional. |
|
16:20 – 16:40 |
||
16:40 – 17:00 |
Impactos das tarifas comerciais e dos custos de transporte no mercado de etanol. |
|
17:00 – 17:20 |
ARTIGO 1: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ENERGIA MAREMOTRIZ.
Tópico do Artigo: PO na Área de Energia
Data: 07/11/2019
Horário: 13:45 – 14:05
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Daiane Costa Guimarães (UFS)
Adonis De Medeiros Filho (UFS)
Jonas Fabris (UFS)
Suzana Leitão Russo (UFS)
Resumo: O crescimento do consumo da energia elétrica mundial e a matriz energética estão apresentando grande dependência dos recursos não renováveis. Apontam para riscos eminentes para conservação do desempenho das atividades básicas, do cotidiano da população, visto que alguns estudos, já mencionam o tempo finito de cada fonte não renovável de energia, com base no período de crise do petróleo na década de 70. Surge então a necessidade de exploração do uso de fontes renováveis de energia elétrica. Portanto este estudo objetiva investigar a produção científica sobre energia produzida pelas marés. Para atingir os objetivos foi feita uma busca na Web of Science, utilizando os termos Tidal Power OR Tidal Energy nos campos de título e resumo. Os dados coletados foram organizados no Microsoft Excel, onde gráficos foram produzidos. Os resultados mostram que os estudos são realizados desde 1949, mas o crescimento exponencial das pesquisas ocorreu somente a partir do século 21, liderada pelos Estados Unidos da América com maior participação nas publicações. A temática tem sua importância explicitada nas revistas onde as pesquisas foram publicadas, onde quase a totalidade apresenta fator de impacto bastante elevado.
ARTIGO 2: SÍNTESE DE FLUXOGRAMAS ALTERNATIVOS PARA O PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE RSU.
Tópico do Artigo: PO na Área de Energia
Data: 07/11/2019
Horário: 14:05 – 14:25
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Julia Oliveira (UFRJ)
Ana Mehl (UFRJ)
Fernando Pessoa (UFRJ)
Resumo: O presente trabalho caracteriza o cenário dos resíduos sólidos urbanos (RSU) no estado do Rio de Janeiro, e identifica as tecnologias disponíveis para a geração de energia a partir dos resíduos do RJ. Baseado na teoria de síntese de processos e abordando as tecnologias disponíveis na literatura, foi possível dividir o processo em 7 subsistemas, cada um com, pelo menos, duas alternativas. Assim, obteve-se 1.440 fluxogramas alternativos, representados por uma superestrutura. A partir da superestrutura, aliado ao conhecimento do cenário e das tecnologias, foram estabelecidas regras heurísticas, com as quais é possível identificar o fluxograma mais promissor. Dentro do contexto do estado, a configuração mais promissora encontrada é o aproveitamento energético com a tecnologia de combustão. Com coleta efetiva, e 100% do RSU do estado encaminhado para o tratamento, é possível gerar até 14.256.095 MWh por ano, com capacidade de suprir 94% da demanda energética da capital. A partir do fluxograma mais promissor, será possível otimizar o sistema, encontrando o fluxograma ótimo para o processo analisado.
ARTIGO 3: ESTIMATIVAS DE DOSE EFETIVA OCUPACIONAL EM UMA INSTALAÇÃO NUCLEAR COM UM REATOR PWR HIPOTÉTICO DE PEQUENO PORTE.
Tópico do Artigo: PO na Área de Energia
Data: 07/11/2019
Horário: 14:25 – 14:45
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
João Talon (IME)
Alberto Neto (IME)
Thomaz Lopes (IME)
Marcos Cavaliere (IME)
João da Silva (IME)
Resumo: Neste trabalho, o núcleo de um reator de pequeno porte hipotético do tipo PWR, com um enriquecimento do combustível de 20% e potência de 50MWe/150MWt, foi simulado no contexto de uma situação de criticalidade, assim como de supercriticalidade provocada devido à ausência de boro no moderador. A 300cm do vaso de pressão do reator foi medida a dose de 191,21mSv para situação de criticalidade que ocasionou a necessidade de elaborar o plano de proteção radiológica da instalação nuclear para fins de licenciamento e cumprimento das diretrizes pertinentes, decorrentes de uma análise onde se prevê um acidente nuclear. Aquém da distância da qual foi constatada a dose, o IOE poderá ficar exposto a uma dose superior ao limite permitido para voluntariado estipulado no Brasil, 100mSv. Os dados disponíveis também foram utilizados para o dimensionamento do projeto básico do serviço de proteção radiológica da instalação. Os resultados podem, ainda, ser utilizados na elaboração do respectivo PSAR.
ARTIGO 4: REGRESSÃO QUANTÍLICA: UMA ANÁLISE PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA E VELOCIDADE DO VENTO.
Tópico do Artigo: PO na Área de Energia
Data: 07/11/2019
Horário: 14:45 – 15:05
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Soraida Aguilar Vargas (PUC-Rio)
Reinaldo Castro Souza (PUC-Rio)
Resumo: Atualmente, a velocidade do vento é uma fonte de energia renovável que desempenha um papel muito importante para mitigar o impacto do consumo de energia de duas maneiras:redução de combustíveis fósseis e contribuição para a confiabilidade dos sistemas de energia elétrica. Diferentes abordagens têm sido usadas para fornecer previsões de energia eólica pois, para uma determinada velocidade do vento, a geração eólica pode apresentar valores diferentes, o que implica uma relação estocástica entre a velocidade do vento e a produção eólica. Neste trabalho é utilizada uma análise baseada em regressão quantílica, a qual permite abordar esta dificuldade. Para isso, as previsões de energia eólica são obtidas usando dados de um parque eólico no Brasil para validar o modelo proposto. Os resultados são encorajadores e mostram que o modelo é robusto e eficiente pois a sua estimação via otimização não requer que seja considerada hipótese nenhuma sobre a distribuição dos erros.
ARTIGO 5: ANÁLISE TECNICO-ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE MGO SINTÉTICO A PARTIR DE UM ROADMAP DE CURTO E MÉDIO PRAZO.
Tópico do Artigo: PO na Área de Petróleo e Gás
Data: 07/11/2019
Horário: 15:05 – 15:25
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Pedro Santos (SENAI CETIQT)
Rinaldo Luz (SENAI CETIQT)
Luiz Carlos Assumpção (SENAI CETIQT)
Resumo: Bunker is the main fuel used in the vessels, and the emissions from this fuel has received abundant attention nowadays. The shipping industry has sought solutions to reduce its emissions and consequently meet the stringent environmental regulations proposed by the International Maritime Organization (IMO) and several other national environmental agencies. One of the strategies for this reduction is replacing this fuel to alternative fuels. A technological roadmap was used to detect these fuels according to the technological maturity for their use/production in a predefined time frame (short, medium and long term). For this, 9 granted patents, 17 applied using google patents were selected. Macro, meso and micro analyzes of these documents were performed in Microsoft Excel to facilitate the structuring of the roadmap. It was possible mapping the main countries, companies and research centers that are interested in the alternative fuels sector for navigation, as well as the technological maturity to use/produce them. After the technological prospection, it was observed that synthetic fuels and Ultra Low Sulfur Diesel (ULSD) are predominant in a short-term perspective. From this information a simulation was performed in Aspen Hysys to produce the MGO (one of the bunker classifications) in a synthetic way. The objective of the simulation was to evaluate the technical feasibility of the synthetic MGO in comparison to the ULSD. For this simulation the SRK thermodynamic package was used where optimizations were proposed in the Panahi et al., (2012) article. Such optimizations comprised the addition of two recycles, a new? (Anderson-Schulz-Flory distribution model) that maximizes the diesel fractions produced and two distillation steps. It was possible to obtain a sustainable fuel with a lower content of contaminants, which meets future regulations and is technically feasible with competitive price.
ARTIGO 6: UM MODELO COMPUTACIONAL PARA OTIMIZAÇÃO DO MIX DE AFRETAMENTO DE EMBARCAÇÕES DE APOIO MARÍTIMO.
Tópico do Artigo: PO na Área de Petróleo e Gás
Data: 07/11/2019
Horário: 15:40 – 16:00
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Matheus Emerick (UFRJ)
Iago Passos (UCS)
Lucas Picinini Dutra (UCS)
Leonardo Chiwiacowsky (UNISINOS)
Jano Souza (UFRJ)
Alexandre Lima (UFRJ)
Resumo: Empresas que atuam no setor do petróleo, realizando atividades de exploração e produção em ambiente marítimo, apresentam a necessidade de manutenção de suas frotas de embarcações dedicadas ao suprimento de unidades marítimas (UMs) de exploração de petróleo e gás natural. Devido a essa demanda, é necessário estabelecer o dimensionamento adequado da frota de embarcações de apoio marítimo, bem como a definição da política ótima de afretamento destas embarcações. Este artigo propõe um modelo de otimização para afretamento de embarcações marítimas, utilizando técnicas computacionais baseadas em heurísticas de busca local com o objetivo de manter o pleno atendimento às UMs, através de estratégias de afretamento de embarcações utilizando um modelo computacional aplicado ao cenário. Por meio dos experimentos realizados, foi possível comprovar a capacidade do modelo computacional desenvolvido em gerar soluções satisfatórias, bem como identificar as heurísticas mais apropriadas para garantir um desempenho adequado ao afretamento de embarcações.
ARTIGO 7: ALGUNS MODELOS CLÁSSICOS PARA PREVISÃO DOS PREÇOS DO PETRÓLEO BRUTO NO MERCADO INTERNACIONAL.
Tópico do Artigo: PO na Área de Petróleo e Gás
Data: 07/11/2019
Horário: 16:00 – 16:20
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
André Assis de Salles (UFRJ)
Mariana Alves Londe (UFRJ)
Resumo: Este trabalho tem como propósito identificar a adequação de modelos de previsão clássicos para os preços do petróleo bruto dos tipos Brent e WTI, principais referências de preços do mercado internacional. Para se atingir esse objetivo foram elaborados modelos de previsão vetoriais autorregressivos (VAR) e do tipo ARIMA para séries temporais de retornos diários e semanais das cotações dos preços das duas referências de preços mais importantes para mercado internacional. Foram verificadas as hipóteses da violação dos pressupostos de normalidade e de estacionariedade através, respectivamente, dos testes Jarque-Bera e Dickey-Fuller. Esses pressupostos são importantes para assegurar estimativas eficientes dos modelos ARIMA e dos modelos VAR. Os resultados obtidos indicam que os modelos estudados se mostram adequados previsão dos preços do petróleo bruto. Os dados primários utilizados foram informações das cotações diárias do petróleo bruto negociado nos mercados de Nova Iorque e Londres, em um período posterior a deflagração da crise financeira internacional do subprime, de janeiro de 2009 a novembro de 2018. PALAVRAS CHAVE: Preço do Petróleo Bruto, Modelos ARIMA, Modelos VAR.
ARTIGO 8: MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA ANÁLISE DE REGRESSÃO EM DOIS ESTÁGIOS COM RESPOSTA DEA: UMA APLICAÇÃO PARA A AGRICULTURA BRASILEIRA.
Tópico do Artigo: PO na Agricultura e Meio Ambiente
Data: 07/11/2019
Horário: 16:20 – 16:40
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Geraldo da silva e souza (EMBRAPA)
Eliane Gomes (EMBRAPA)
Resumo: A literatura DEA é profícua na proposição de métodos para a avaliação da influência de covariáveis em modelos de regressão em dois estágios com respostas DEA. Neste estudo comparam-se os métodos bootstrap de Simar e Wilson (2007) e de regressão fracionária de Ramalho et al. (2010). O último faz uso do método de quasi-verossimilhança e regressão não linear e o primeiro faz uso de repetições bootstrap obtidas apenas para unidades ineficientes. Adicionalmente, sugere-se um modelo para a inclusão de variáveis endógenas na análise com base no modelo two-part com modelagem distinta para unidades eficientes e ineficientes. A aplicação em apreço estuda o efeito das variáveis contextuais crédito, assistência técnica, indicador social, indicador ambiental, indicador demográfico, concentração de renda e variáveis indicadoras regionais na eficiência de produção agrícola municipal. A eficiência é calculada segundo o modelo DEA-VRS com orientação a output. Essa hipótese é validada via bootstrap. Em geral, os modelos apontam resultados inferenciais diferentes. Conclui-se do modelo two-part que a assistência técnica é positiva para a produção. A região Centro-oeste possui maior probabilidade de municípios, na mediana, tornaram-se eficientes, seguido das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste nesta ordem.
ARTIGO 9: IMPACTOS DAS TARIFAS COMERCIAIS E DOS CUSTOS DE TRANSPORTE NO MERCADO DE ETANOL.
Tópico do Artigo: PO na Agricultura e Meio Ambiente
Data: 07/11/2019
Horário: 16:40 – 17:00
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Jamile Coleti (UNICAMP)
Andréa Oliveira (UNICAMP)
Ana Paula Milanez (UNICAMP)
Jaim José da Silva Junior (UnB)
Resumo: Num contexto altamente competitivo ocasionado pela globalização, o agronegócio brasileiro é considerado o setor que insere o Brasil na dinâmica econômica mundial. Com foco no etanol, este artigo busca analisar e discutir os efeitos dos custos logísticos e das tarifas comerciais que incidem sobre o etanol no mercado nacional e internacional. Através do desenvolvimento de um modelo de equilíbrio parcial formulado como um Problema de Complementaridade Mista PCM, buscamos propor novas políticas de custos de forma a tornar o etanol brasileiro mais competitivo. O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, assim, identificar onde e como podem ser formados os custos logísticos e de comercialização é de fundamental relevância para o agronegócio brasileiro. Soma-se a isso o aumento na busca mundial por energias renováveis que eleva o número e a frequência das negociações que acabam refletindo numa elevação dos custos de transação. A partir dos cenários gerados para esse artigo, a análise de sensibilidade demonstrou que quando se reduz 20% no valor das tarifas de importação e no custo de transporte o mercado brasileiro é capaz de aumentar o seu fluxo comercializado em 5,3% isso geraria um aumento de receita de aproximadamente U$ 334 milhões em receitas anuais. O modelo também se apresentou mais sensível quando se compara o custo das tarifas em relação ao custo de transporte. Com isso podemos configurar um novo desenho para a cadeia do etanol onde uma menor taxação do produto atrelado a baixos custos de transporte se revertam em novas oportunidades de negócios.
ARTIGO 10: MÉTODOS DE PESQUISA OPERACIONAL NA DEFINIÇÃO DE METAS PARA INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM UMA EMPRESA DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO NO CONTEXTO DA AGENDA 2030.
Tópico do Artigo: PO na Agricultura e Meio Ambiente
Data: 07/11/2019
Horário: 17:00 – 17:20
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Katia Garcia (CEPEL)
José Francisco Moreira Pessanha (UERJ)
Rodrigo Maia (UFRJ)
Resumo: O presente artigo discute o uso de métodos de pesquisa operacional, dentre eles o método Loess, métodos de alisamento exponencial, método de Análise Envoltória de Dados e método de mínimos quadrados, para auxiliar na definição de metas para indicadores de sustentabilidade no contexto da Agenda 2030 e apresenta um caso exemplo de aplicação em uma empresa no setor elétrico brasileiro para as metas de redução de consumo de energia elétrica e de água.