PO na √Ārea de Energia / PO na √Ārea de Petr√≥leo e G√°s / PO na Agricultura e Meio Ambiente

 




ūüďÖ 07/11/2019

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala ALFA

13:45 ‚Äď 14:05

Análise da produção científica sobre energia maremotriz.

14:05 ‚Äď 14:25

Síntese de fluxogramas alternativos para o processo de geração de energia a partir de RSU.

14:25 ‚Äď 14:45

Estimativas de dose efetiva ocupacional em uma instalação nuclear com um reator PWR hipotético de pequeno porte.

14:45 ‚Äď 15:05

Regressão quantílica: uma análise para a geração de energia eólica e velocidade do vento.

15:05 ‚Äď 15:25

An√°lise tecnico-econ√īmica da produ√ß√£o de mgo sint√©tico a partir de um ROADMAP de curto e m√©dio prazo.

15:25 ‚Äď 15:40

Intervalo

15:40 ‚Äď 16:00

Um modelo computacional para otimiza√ß√£o do mix de afretamento de embarca√ß√Ķes de apoio mar√≠timo.

16:00 ‚Äď 16:20

Alguns modelos clássicos para previsão dos preços do petróleo bruto no mercado internacional.

16:20 ‚Äď 16:40

Métodos alternativos para análise de regressão em dois estágios com resposta DEA: uma aplicação para a agricultura brasileira.

16:40 ‚Äď 17:00

Impactos das tarifas comerciais e dos custos de transporte no mercado de etanol.

17:00 ‚Äď 17:20

Métodos de pesquisa operacional na definição de metas para indicadores de sustentabilidade em uma empresa do setor elétrico brasileiro no contexto da agenda 2030.


 

 

ARTIGO 1: AN√ĀLISE DA PRODU√á√ÉO CIENT√ćFICA SOBRE ENERGIA MAREMOTRIZ.

T√≥pico do Artigo: PO na √Ārea de Energia

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 13:45 ‚Äď 14:05

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala ALFA

Autores:

Daiane Costa Guimar√£es (UFS)

Adonis De Medeiros Filho (UFS)

Jonas Fabris (UFS)

Suzana Leit√£o Russo (UFS)

Resumo: O crescimento do consumo da energia el√©trica mundial e a matriz energ√©tica est√£o apresentando grande depend√™ncia dos recursos n√£o renov√°veis. Apontam para riscos eminentes para conserva√ß√£o do desempenho das atividades b√°sicas, do cotidiano da popula√ß√£o, visto que alguns estudos, j√° mencionam o tempo finito de cada fonte n√£o renov√°vel de energia, com base no per√≠odo de crise do petr√≥leo na d√©cada de 70. Surge ent√£o a necessidade de explora√ß√£o do uso de fontes renov√°veis de energia el√©trica. Portanto este estudo objetiva investigar a produ√ß√£o cient√≠fica sobre energia produzida pelas mar√©s. Para atingir os objetivos foi feita uma busca na Web of Science, utilizando os termos Tidal Power OR Tidal Energy nos campos de t√≠tulo e resumo. Os dados coletados foram organizados no Microsoft Excel, onde gr√°ficos foram produzidos. Os resultados mostram que os estudos s√£o realizados desde 1949, mas o crescimento exponencial das pesquisas ocorreu somente a partir do s√©culo 21, liderada pelos Estados Unidos da Am√©rica com maior participa√ß√£o nas publica√ß√Ķes. A tem√°tica tem sua import√Ęncia explicitada nas revistas onde as pesquisas foram publicadas, onde quase a totalidade apresenta fator de impacto bastante elevado.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 2: S√ćNTESE DE FLUXOGRAMAS ALTERNATIVOS PARA O PROCESSO DE GERA√á√ÉO DE ENERGIA A PARTIR DE RSU.

T√≥pico do Artigo: PO na √Ārea de Energia

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 14:05 ‚Äď 14:25

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala ALFA

Autores:

Julia Oliveira (UFRJ)

Ana Mehl (UFRJ)

Fernando Pessoa (UFRJ)

Resumo: O presente trabalho caracteriza o cenário dos resíduos sólidos urbanos (RSU) no estado do Rio de Janeiro, e identifica as tecnologias disponíveis para a geração de energia a partir dos resíduos do RJ. Baseado na teoria de síntese de processos e abordando as tecnologias disponíveis na literatura, foi possível dividir o processo em 7 subsistemas, cada um com, pelo menos, duas alternativas. Assim, obteve-se 1.440 fluxogramas alternativos, representados por uma superestrutura. A partir da superestrutura, aliado ao conhecimento do cenário e das tecnologias, foram estabelecidas regras heurísticas, com as quais é possível identificar o fluxograma mais promissor. Dentro do contexto do estado, a configuração mais promissora encontrada é o aproveitamento energético com a tecnologia de combustão. Com coleta efetiva, e 100% do RSU do estado encaminhado para o tratamento, é possível gerar até 14.256.095 MWh por ano, com capacidade de suprir 94% da demanda energética da capital. A partir do fluxograma mais promissor, será possível otimizar o sistema, encontrando o fluxograma ótimo para o processo analisado.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 3: ESTIMATIVAS DE DOSE EFETIVA OCUPACIONAL EM UMA INSTALA√á√ÉO NUCLEAR COM UM REATOR PWR HIPOT√ČTICO DE PEQUENO PORTE.

T√≥pico do Artigo: PO na √Ārea de Energia

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 14:25 ‚Äď 14:45

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala ALFA

Autores:

Jo√£o Talon (IME)

Alberto Neto (IME)

Thomaz Lopes (IME)

Marcos Cavaliere (IME)

Jo√£o da Silva (IME)

Resumo: Neste trabalho, o n√ļcleo de um reator de pequeno porte hipot√©tico do tipo PWR, com um enriquecimento do combust√≠vel de 20% e pot√™ncia de 50MWe/150MWt, foi simulado no contexto de uma situa√ß√£o de criticalidade, assim como de supercriticalidade provocada devido √† aus√™ncia de boro no moderador. A 300cm do vaso de press√£o do reator foi medida a dose de 191,21mSv para situa√ß√£o de criticalidade que ocasionou a necessidade de elaborar o plano de prote√ß√£o radiol√≥gica da instala√ß√£o nuclear para fins de licenciamento e cumprimento das diretrizes pertinentes, decorrentes de uma an√°lise onde se prev√™ um acidente nuclear. Aqu√©m da dist√Ęncia da qual foi constatada a dose, o IOE poder√° ficar exposto a uma dose superior ao limite permitido para voluntariado estipulado no Brasil, 100mSv. Os dados dispon√≠veis tamb√©m foram utilizados para o dimensionamento do projeto b√°sico do servi√ßo de prote√ß√£o radiol√≥gica da instala√ß√£o. Os resultados podem, ainda, ser utilizados na elabora√ß√£o do respectivo PSAR.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 4: REGRESS√ÉO QUANT√ćLICA: UMA AN√ĀLISE PARA A GERA√á√ÉO DE ENERGIA E√ďLICA E VELOCIDADE DO VENTO.

T√≥pico do Artigo: PO na √Ārea de Energia

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 14:45 ‚Äď 15:05

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala ALFA

Autores:

Soraida Aguilar Vargas (PUC-Rio)

Reinaldo Castro Souza (PUC-Rio)

Resumo: Atualmente, a velocidade do vento √© uma fonte de energia renov√°vel que desempenha um papel muito importante para mitigar o impacto do consumo de energia de duas maneiras:redu√ß√£o de combust√≠veis f√≥sseis e contribui√ß√£o para a confiabilidade dos sistemas de energia el√©trica. Diferentes abordagens t√™m sido usadas para fornecer previs√Ķes de energia e√≥lica pois, para uma determinada velocidade do vento, a gera√ß√£o e√≥lica pode apresentar valores diferentes, o que implica uma rela√ß√£o estoc√°stica entre a velocidade do vento e a produ√ß√£o e√≥lica. Neste trabalho √© utilizada uma an√°lise baseada em regress√£o quant√≠lica, a qual permite abordar esta dificuldade. Para isso, as previs√Ķes de energia e√≥lica s√£o obtidas usando dados de um parque e√≥lico no Brasil para validar o modelo proposto. Os resultados s√£o encorajadores e mostram que o modelo √© robusto e eficiente pois a sua estima√ß√£o via otimiza√ß√£o n√£o requer que seja considerada hip√≥tese nenhuma sobre a distribui√ß√£o dos erros.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 5: AN√ĀLISE TECNICO-ECON√ĒMICA DA PRODU√á√ÉO DE MGO SINT√ČTICO A PARTIR DE UM ROADMAP DE CURTO E M√ČDIO PRAZO.

T√≥pico do Artigo: PO na √Ārea de Petr√≥leo e G√°s

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 15:05 ‚Äď 15:25

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala ALFA

Autores:

Pedro Santos (SENAI CETIQT)

Rinaldo Luz (SENAI CETIQT)

Luiz Carlos Assumpção (SENAI CETIQT)

Resumo: Bunker is the main fuel used in the vessels, and the emissions from this fuel has received abundant attention nowadays. The shipping industry has sought solutions to reduce its emissions and consequently meet the stringent environmental regulations proposed by the International Maritime Organization (IMO) and several other national environmental agencies. One of the strategies for this reduction is replacing this fuel to alternative fuels. A technological roadmap was used to detect these fuels according to the technological maturity for their use/production in a predefined time frame (short, medium and long term). For this, 9 granted patents, 17 applied using google patents were selected. Macro, meso and micro analyzes of these documents were performed in Microsoft Excel to facilitate the structuring of the roadmap. It was possible mapping the main countries, companies and research centers that are interested in the alternative fuels sector for navigation, as well as the technological maturity to use/produce them. After the technological prospection, it was observed that synthetic fuels and Ultra Low Sulfur Diesel (ULSD) are predominant in a short-term perspective. From this information a simulation was performed in Aspen Hysys to produce the MGO (one of the bunker classifications) in a synthetic way. The objective of the simulation was to evaluate the technical feasibility of the synthetic MGO in comparison to the ULSD. For this simulation the SRK thermodynamic package was used where optimizations were proposed in the Panahi et al., (2012) article. Such optimizations comprised the addition of two recycles, a new? (Anderson-Schulz-Flory distribution model) that maximizes the diesel fractions produced and two distillation steps. It was possible to obtain a sustainable fuel with a lower content of contaminants, which meets future regulations and is technically feasible with competitive price.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 6: UM MODELO COMPUTACIONAL PARA OTIMIZA√á√ÉO DO MIX DE AFRETAMENTO DE EMBARCA√á√ēES DE APOIO MAR√ćTIMO.

T√≥pico do Artigo: PO na √Ārea de Petr√≥leo e G√°s

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 15:40 ‚Äď 16:00

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala ALFA

Autores:

Matheus Emerick (UFRJ)

Iago Passos (UCS)

Lucas Picinini Dutra (UCS)

Leonardo Chiwiacowsky (UNISINOS)

Jano Souza (UFRJ)

Alexandre Lima (UFRJ)

Resumo: Empresas que atuam no setor do petr√≥leo, realizando atividades de explora√ß√£o e produ√ß√£o em ambiente mar√≠timo, apresentam a necessidade de manuten√ß√£o de suas frotas de embarca√ß√Ķes dedicadas ao suprimento de unidades mar√≠timas (UMs) de explora√ß√£o de petr√≥leo e g√°s natural. Devido a essa demanda, √© necess√°rio estabelecer o dimensionamento adequado da frota de embarca√ß√Ķes de apoio mar√≠timo, bem como a defini√ß√£o da pol√≠tica √≥tima de afretamento destas embarca√ß√Ķes. Este artigo prop√Ķe um modelo de otimiza√ß√£o para afretamento de embarca√ß√Ķes mar√≠timas, utilizando t√©cnicas computacionais baseadas em heur√≠sticas de busca local com o objetivo de manter o pleno atendimento √†s UMs, atrav√©s de estrat√©gias de afretamento de embarca√ß√Ķes utilizando um modelo computacional aplicado ao cen√°rio. Por meio dos experimentos realizados, foi poss√≠vel comprovar a capacidade do modelo computacional desenvolvido em gerar solu√ß√Ķes satisfat√≥rias, bem como identificar as heur√≠sticas mais apropriadas para garantir um desempenho adequado ao afretamento de embarca√ß√Ķes.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 7: ALGUNS MODELOS CL√ĀSSICOS PARA PREVIS√ÉO DOS PRE√áOS DO PETR√ďLEO BRUTO NO MERCADO INTERNACIONAL.

T√≥pico do Artigo: PO na √Ārea de Petr√≥leo e G√°s

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 16:00 ‚Äď 16:20

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala ALFA

Autores:

André Assis de Salles (UFRJ)

Mariana Alves Londe (UFRJ)

Resumo: Este trabalho tem como prop√≥sito identificar a adequa√ß√£o de modelos de previs√£o cl√°ssicos para os pre√ßos do petr√≥leo bruto dos tipos Brent e WTI, principais refer√™ncias de pre√ßos do mercado internacional. Para se atingir esse objetivo foram elaborados modelos de previs√£o vetoriais autorregressivos (VAR) e do tipo ARIMA para s√©ries temporais de retornos di√°rios e semanais das cota√ß√Ķes dos pre√ßos das duas refer√™ncias de pre√ßos mais importantes para mercado internacional. Foram verificadas as hip√≥teses da viola√ß√£o dos pressupostos de normalidade e de estacionariedade atrav√©s, respectivamente, dos testes Jarque-Bera e Dickey-Fuller. Esses pressupostos s√£o importantes para assegurar estimativas eficientes dos modelos ARIMA e dos modelos VAR. Os resultados obtidos indicam que os modelos estudados se mostram adequados previs√£o dos pre√ßos do petr√≥leo bruto. Os dados prim√°rios utilizados foram informa√ß√Ķes das cota√ß√Ķes di√°rias do petr√≥leo bruto negociado nos mercados de Nova Iorque e Londres, em um per√≠odo posterior a deflagra√ß√£o da crise financeira internacional do subprime, de janeiro de 2009 a novembro de 2018. PALAVRAS CHAVE: Pre√ßo do Petr√≥leo Bruto, Modelos ARIMA, Modelos VAR.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 8: M√ČTODOS ALTERNATIVOS PARA AN√ĀLISE DE REGRESS√ÉO EM DOIS EST√ĀGIOS COM RESPOSTA DEA: UMA APLICA√á√ÉO PARA A AGRICULTURA BRASILEIRA.

Tópico do Artigo: PO na Agricultura e Meio Ambiente

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 16:20 ‚Äď 16:40

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala ALFA

Autores:

Geraldo da silva e souza (EMBRAPA)

Eliane Gomes (EMBRAPA)

Resumo: A literatura DEA √© prof√≠cua na proposi√ß√£o de m√©todos para a avalia√ß√£o da influ√™ncia de covari√°veis em modelos de regress√£o em dois est√°gios com respostas DEA. Neste estudo comparam-se os m√©todos bootstrap de Simar e Wilson (2007) e de regress√£o fracion√°ria de Ramalho et al. (2010). O √ļltimo faz uso do m√©todo de quasi-verossimilhan√ßa e regress√£o n√£o linear e o primeiro faz uso de repeti√ß√Ķes bootstrap obtidas apenas para unidades ineficientes. Adicionalmente, sugere-se um modelo para a inclus√£o de vari√°veis end√≥genas na an√°lise com base no modelo two-part com modelagem distinta para unidades eficientes e ineficientes. A aplica√ß√£o em apre√ßo estuda o efeito das vari√°veis contextuais cr√©dito, assist√™ncia t√©cnica, indicador social, indicador ambiental, indicador demogr√°fico, concentra√ß√£o de renda e vari√°veis indicadoras regionais na efici√™ncia de produ√ß√£o agr√≠cola municipal. A efici√™ncia √© calculada segundo o modelo DEA-VRS com orienta√ß√£o a output. Essa hip√≥tese √© validada via bootstrap. Em geral, os modelos apontam resultados inferenciais diferentes. Conclui-se do modelo two-part que a assist√™ncia t√©cnica √© positiva para a produ√ß√£o. A regi√£o Centro-oeste possui maior probabilidade de munic√≠pios, na mediana, tornaram-se eficientes, seguido das regi√Ķes Sul, Sudeste, Norte e Nordeste nesta ordem.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 9: IMPACTOS DAS TARIFAS COMERCIAIS E DOS CUSTOS DE TRANSPORTE NO MERCADO DE ETANOL.

Tópico do Artigo: PO na Agricultura e Meio Ambiente

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 16:40 ‚Äď 17:00

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala ALFA

Autores:

Jamile Coleti (UNICAMP)

Andréa Oliveira (UNICAMP)

Ana Paula Milanez (UNICAMP)

Jaim José da Silva Junior (UnB)

Resumo: Num contexto altamente competitivo ocasionado pela globaliza√ß√£o, o agroneg√≥cio brasileiro √© considerado o setor que insere o Brasil na din√Ęmica econ√īmica mundial. Com foco no etanol, este artigo busca analisar e discutir os efeitos dos custos log√≠sticos e das tarifas comerciais que incidem sobre o etanol no mercado nacional e internacional. Atrav√©s do desenvolvimento de um modelo de equil√≠brio parcial formulado como um Problema de Complementaridade Mista PCM, buscamos propor novas pol√≠ticas de custos de forma a tornar o etanol brasileiro mais competitivo. O Brasil √© o segundo maior produtor de etanol do mundo, assim, identificar onde e como podem ser formados os custos log√≠sticos e de comercializa√ß√£o √© de fundamental relev√Ęncia para o agroneg√≥cio brasileiro. Soma-se a isso o aumento na busca mundial por energias renov√°veis que eleva o n√ļmero e a frequ√™ncia das negocia√ß√Ķes que acabam refletindo numa eleva√ß√£o dos custos de transa√ß√£o. A partir dos cen√°rios gerados para esse artigo, a an√°lise de sensibilidade demonstrou que quando se reduz 20% no valor das tarifas de importa√ß√£o e no custo de transporte o mercado brasileiro √© capaz de aumentar o seu fluxo comercializado em 5,3% isso geraria um aumento de receita de aproximadamente U$ 334 milh√Ķes em receitas anuais. O modelo tamb√©m se apresentou mais sens√≠vel quando se compara o custo das tarifas em rela√ß√£o ao custo de transporte. Com isso podemos configurar um novo desenho para a cadeia do etanol onde uma menor taxa√ß√£o do produto atrelado a baixos custos de transporte se revertam em novas oportunidades de neg√≥cios.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 10: M√ČTODOS DE PESQUISA OPERACIONAL NA DEFINI√á√ÉO DE METAS PARA INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM UMA EMPRESA DO SETOR EL√ČTRICO BRASILEIRO NO CONTEXTO DA AGENDA 2030.

Tópico do Artigo: PO na Agricultura e Meio Ambiente

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 17:00 ‚Äď 17:20

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala ALFA

Autores:

Katia Garcia (CEPEL)

José Francisco Moreira Pessanha (UERJ)

Rodrigo Maia (UFRJ)

Resumo: O presente artigo discute o uso de métodos de pesquisa operacional, dentre eles o método Loess, métodos de alisamento exponencial, método de Análise Envoltória de Dados e método de mínimos quadrados, para auxiliar na definição de metas para indicadores de sustentabilidade no contexto da Agenda 2030 e apresenta um caso exemplo de aplicação em uma empresa no setor elétrico brasileiro para as metas de redução de consumo de energia elétrica e de água.

Download Artigo Completo