📅 06/11/2019 Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
|
13:45 – 14:05 |
Modelo matemático para avaliação de qualidade de restaurante. |
14:05 – 14:25 |
||
14:25 – 14:45 |
||
14:45 – 15:05 |
||
15:05 – 15:25 |
||
15:25 – 15:40 |
Intervalo |
|
15:40 – 16:00 |
Gestão da força de trabalho e planejamento de férias: um estudo de caso em agências bancárias. |
|
16:00 – 16:20 |
||
16:20 – 16:40 |
Otimização da produção de salgados em uma empresa de buffet: uma aplicação de Programação Linear. |
|
16:40 – 17:00 |
Banheiros públicos, onde estão? Problema de Máxima Cobertura aplicado a um estudo de caso. |
|
17:00 – 17:20 |
ARTIGO 1: MODELO MATEMÁTICO PARA AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE RESTAURANTE.
Tópico do Artigo: PO em Serviços
Data: 06/11/2019
Horário: 13:45 – 14:05
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Marcelo Sucena (Universidade Estácio de Sá)
Erica Fernandes (Universidade Estacio de Sa)
Wanice Ribeiro (Universidade Estacio de Sa)
Resumo: The customer is the reason for the existence of a company. In view of this assertion, the importance of the theme proposed in this work is maintained. It is intended to develop a mathematical model that allows evaluating the quality of a certain restaurant, focusing on the perception of its customers. Metrics will be used to represent the notions of quality of service provided, modeling them according to the precepts of Artificial Intelligence, specifically using the Fuzzy Theory and Artificial Neural Networks. This mathematical model, after implementation in a computational application, will support decision making based on real facts and perceptions, seeking to improve the relations between supplier and clients. The developed case study was initiated by data capture by customer satisfaction survey, in the restaurant itself, where they answered a questionnaire with thirteen questions, each referring to a metric obtained by bibliographic revision, which was used as a variable of the mathematical model. The values obtained through the case study, when analyzed on a scale of 0 to 10, being 0 for the worst situation and 10 the best, demonstrated that the client's perception regarding the establishment studied is positive. Although relevant, this result must be interpreted with caution, since they may represent the reality of the restaurant in a certain period of time that was represented by the customers' response.
ARTIGO 2: APLICAÇÃO DA TEORIA DAS FILAS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E MELHORAMENTO NO SERVIÇO DE ENTREGA EM UMA MICROEMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA E GÁS.
Tópico do Artigo: PO em Serviços
Data: 06/11/2019
Horário: 14:05 – 14:25
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Joao Mario (UFCG)
Daniel Augusto de Moura Pereira (UFCG)
Antonio Vaz (UFCG)
Resumo: Com a constante mudança no setor de serviços quando se trata de atendimento ao cliente, é necessário um maior aperfeiçoamento e maior investimento na qualidade da prestação do mesmo. Neste cenário, a busca pelo menor tempo e maior eficácia no atendimento, tem feito com que os empresários invistam mais na qualidade do serviço, fazendo com que os clientes se sintam satisfeitos e não sejam forçados a buscarem melhorias na concorrência. Desta forma se torna imprescindível o uso de ferramentas que possam auxiliar este processo. A elaboração deste teve por objetivo q utilização das medidas de desempenho do sistema, a partir da Teoria das Filas, para visualização da eficiência do sistema de atendimento em uma distribuidora de água e gás.
ARTIGO 3: DIMENSIONAMENTO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO UTILIZANDO SIMULAÇÃO A EVENTOS DISCRETOS: UM ESTUDO DE CASO NA LOTÉRICA LOTO LÍDER.
Tópico do Artigo: PO em Serviço
Data: 06/11/2019
Horário: 14:25 – 14:45
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Marcelo dos Santos Magalhães (UFRJ)
Isabella Arlochi de Oliveira (UFRJ)
Louise Ferreira Gomes (UFRJ)
Resumo: Localizada na principal avenida do centro comercial da cidade de Macaé, a Lotérica Loto Líder tem uma procura expressiva por seus serviços, principalmente no início de cada mês, provocando a formação de filas consideráveis. O longo tempo de espera despendido, além de inconveniente, faz com que 10 % dos clientes desistam do serviço, causando prejuízo ao estabelecimento. Tendo em vista este fato a capacidade de atendimento, no período de maior demanda, é analisada através de dois modelos de simulação a eventos discretos, visando ao dimensionamento adequado do número de atendentes. Estes modelos foram desenvolvidos no programa Arena: o primeiro considera um sistema de atendimento de filas múltiplas e o segundo de fila única.
ARTIGO 4: ANÁLISE DE NÍVEL DE SERVIÇO VIA SIMULAÇÃO POR EVENTOS DISCRETOS: ESTUDO DE CASO EM UMA REDE DE DROGARIAS.
Tópico do Artigo: PO em Serviço
Data: 06/11/2019
Horário: 14:45 – 15:05
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Pedro Henrique Resende Marques (UFMG)
Beatriz Amâncio Sofal (UFMG)
Guilherme Ribeiro Souza (UFMG)
João Flávio Almeida (UFMG)
Resumo: A demanda por serviços farmacêuticos de qualidade vem aumentando com o envelhecimento da população Brasileira. Um desbalanceamento entre a oferta de serviços pode tanto levar clientes para em longas filas como gerar ociosidade de atendentes. Este estudo de caso visa dimensionar o número de atendentes em unidades de uma farmácia por uma abordagem quantitativa por simulação por eventos discretos. Busca-se avaliar a agilidade de atendimento contemplando regras de priorizações de atendimento por perfil de cliente. As análises de desempenho avaliam cenários extremos, como baixa demanda ou horário de pico contemplando alterações em taxas de chegada e no número de funcionários. Embora o tempo médio em fila tenha aumentado de aproximadamente zero para 8 minutos, o nível de serviço da drogaria permaneceu acima dos 80\%, considerado como satisfatório para clientes e pelos gestores.
ARTIGO 5: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A PERCEPÇÃO FEMININA E MASCULINA.
Tópico do Artigo: PO em Serviço
Data: 06/11/2019
Horário: 15:25 – 15:45
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Marcos Filho (UENF)
Danielle Assis (UENF)
André Luís Policani Freitas (UENF)
Resumo: Nos últimos anos, dados revelam a redução do número de passageiros transportados por ônibus nas principais cidades brasileiras. Diversos fatores podem estar influenciando esses números tais como o maior interesse dos cidadãos pelo transporte motorizado individual (motocicletas e automóveis), a expansão do transporte alternativo (geralmente realizado por vans, topics, etc.), além da qualidade ruim do transporte urbano por ônibus, segundo a percepção dos usuários. Neste contexto, este artigo visa contribuir para esta problemática, buscando identificar os itens/critérios que mais influenciam a qualidade dos serviços de transporte urbano por ônibus. Por meio de um estudo realizado com 309 respondentes válidos, a Análise dos Quartis foi utilizada para identificar os itens mais críticos em termos da importância dos itens e do desempenho dos serviços, segundo a percepção dos usuários masculinos e femininos. A Análise de Variância (ANOVA) também foi utilizada para verificar se há diferença estatisticamente significativa dos julgamentos em termos dos gêneros. Como resultados, o questionário mostrou-se confiável em todas as dimensões consideradas. Foram identificados itens críticos em comum entre os gêneros, tanto em termos da importância dos itens, quanto ao desempenho do serviço de transporte por ônibus. Entretanto, a ANOVA revelou que não há evidências de diferenças significativa da percepção dos gêneros em termos do desempenho dos serviços. Porém, alguns itens são estatisticamente mais importantes para o gênero feminino.
ARTIGO 6: GESTÃO DA FORÇA DE TRABALHO E PLANEJAMENTO DE FÉRIAS: UM ESTUDO DE CASO EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS.
Tópico do Artigo: PO em Serviço
Data: 06/11/2019
Horário: 15:45 – 16:05
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Marco Bonelli Junior (UNICAMP)
Cleber Rocco (UNICAMP)
André Lima (UFOP)
Resumo: O problema do planejamento da força de trabalho consiste na atribuição de um conjunto de trabalhadores a um conjunto de tarefas que possuem a necessidade de serem executadas. Este problema é dado como de difícil resolução, principalmente em empresas de médio e grande porte, devido à complexidade em relacionar as habilidades dos trabalhadores com os requisitos necessários para a execução das tarefas, especialmente quando ocorre múltiplas possibilidades de escolhas delimitado em um horizonte de tempo. Uma alocação adequada da força de trabalho possui impactos diretos na eficiência das atividades produtivas. O problema da alocação da força de trabalho, bem como o problema do sequenciamento de férias (day-offs), são discutidos na literatura, porém são tratados comumente de forma determinística, não levando-se em conta possíveis incertezas no problema. Este artigo apresenta uma abordagem híbrida de otimização, baseada em métodos heurísticos e modelagem matemática, para apoiar de forma integrada as decisões de alocação da força de trabalho e o sequenciamento das férias dos trabalhadores em um contexto de agências de atendimento bancário. Os resultados demonstraram que a ASD proposta gera soluções viáveis e funcionais, gerando benefícios em termos de tempo consumido e facilidade na elaboração do planejamento das operações. O método proposto também foi capaz de apontar as inviabilidades no atual quadro de responsáveis (volantes) pela cobertura das férias dos trabalhadores, auxiliando a empresa na tomada de decisão frente as concessões e eventuais contratações.
ARTIGO 7: RELAÇÃO ENTRE SATISFAÇÃO E EFICIÊNCIA RELATIVA: UMA APLICAÇÃO NO SEGMENTO DA HOSPITALIDADE HOTELEIRA EM BELÉM-PA.
Tópico do Artigo: PO em Serviço
Data: 06/11/2019
Horário: 16:05 – 16:25
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Sergio Gomes Castro (UNAMA)
Américo Johny Jaques Melo (UNAMA)
Resumo: O objetivo deste estudo é calcular e analisar, a partir da Análise Envoltória de Dados ? DEA, o nível da eficiência relativa no setor hoteleiro e realizar uma comparação com o indicie de satisfação, por meio do modelo de regressão linear. Utilizou-se como parâmetro de dados informações coletadas em 18 hotéis na região metropolitana de Belém. Com isso, aplicou-se a ferramenta SIAD v3 que calculou a eficiência dos processos desses hotéis, utilizando cinco variáveis, nas quais são três de input: o ano de existência do hotel, o número de empregados e números de quartos e duas variáveis output: o número médio de quartos ocupados e RevPar (Receita por Quarto Disponível), como bases importantes para análise. Empregou-se o modelo BCC, orientado por output, para a demonstração dos resultados obtidos em quatro grupos: o da eficiência padrão, o da eficiência na fronteira invertida, o da eficiência composta e o da eficiência composta normalizada. Os resultados revelaram que apenas um dos hotéis apresentou eficiência 100% e a comparação entre a eficiência calculada e o índice de satisfação obteve uma tendência crescente, no qual quando mais eficiente a organização, maior seu índice de satisfação.
ARTIGO 8: OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SALGADOS EM UMA EMPRESA DE BUFFET: UMA APLICAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR.
Tópico do Artigo: PO em Serviço
Data: 06/11/2019
Horário: 16:25 – 16:45
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Ernesto Rademaker Martins (CASNAV)
Bruno Germano (UNISUAM)
Rodilei Silva (UNISUAM)
Resumo: O mercado consumidor vem levando as empresas as oferecerem cada vez mais produtos de qualidade e com o menor custo. Para se ter vantagem competitiva, as empresas precisam obter um eficiente plano de produção, otimizando seus recursos e aprimorando seus processos. O objetivo deste trabalho é minimizar o custo de produção em uma empresa de buffet localizada na cidade do Rio de Janeiro, com o auxílio da programação linear. Foi utilizado o método simplex na otimização do problema, com o auxílio de software LINDO (Linear Interactive and Discrete Optimizer). Assim se pode analisar a quantidade ideal para se atender um evento realizado por essas empresas, resultando em uma economia anual de aproximadamente R$ 4.405,44.
ARTIGO 9: BANHEIROS PÚBLICOS, ONDE ESTÃO? PROBLEMA DE MÁXIMA COBERTURA APLICADO A UM ESTUDO DE CASO.
Tópico do Artigo: PO em Serviço
Data: 06/11/2019
Horário: 16:45 – 17:05
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Danielle Figueiredo (UTFPR)
Raimundo Leal do Rosário (UTFPR)
José Carlos Pereira Coninck (UTFPR)
Resumo: Este projeto de pesquisa tem por objetivo mapear os banheiros públicos do bairro Centro do município e Curitiba-PR, analisando a situação de acessibilidade dos usuários no que se refere à distância máxima percorrida pelos mesmos até o banheiro público mais próximo. A análise se fez a partir de dados obtidos por órgãos públicos e empresas prestadoras de serviço à prefeitura do município e o modelo matemático do Problema de Máxima Cobertura foi implementado para a obtenção dos resultados que nos permite realizar uma avaliação da atual localização em relação a melhor localização, obtida nesta pesquisa de forma teórica, dos banheiros públicos. Diante dos resultados obtidos a metodologia poderá ser estendida aos demais municípios do país.
ARTIGO 10: APRESENTAÇÃO DE UM MODELO DE JOGOS PARA SELEÇÃO DO PORTFÓLIO DE PRODUTOS NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE CAMINHÕES.
Tópico do Artigo: PO na Indústria
Data: 06/11/2019
Horário: 17:05 – 17:20
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Bianca Silva (UFOP)
Vera Castro (UFOP)
Thiago Silva (UFOP)
Sergio Silva (UFOP)
Resumo: O mercado brasileiro de caminhões é um mercado dinâmico e oligopolizado e, portanto, o desenvolvimento de ações estratégicas se faz necessário para que a empresa se estabeleça com melhor posição no mercado. Consequentemente, torna-se significativo entender melhor estrutura do mercado a partir das necessidades dos consumidores. Nesse contexto, este estudo objetiva retratar a competição existente no mercado de caminhões por meio da composição de um modelo baseado em Teoria dos Jogos, além de analisar o comportamento estratégico de duas montadoras de caminhões de acordo com as categorias de produto. Como resultado, obteve-se um modelo de jogo mais completo do que outros artigos presentes na literatura e que se demonstrou consistente frente as suposições estabelecidas.