📅 07/11/2019 Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA |
08:15 – 08:35 |
|
08:35 – 08:55 |
||
08:55 – 09:15 |
||
09:15 – 09:35 |
Um panorama do uso de Pesquisa Operacional no ambiente de guerra submarino. |
|
09:35 – 09:55 |
Uma aplicação do método FITradeoff na Comparação de Poderes Combatentes de unidades de superfície. |
|
09:55 – 10:10 |
Intervalo |
|
10:10 – 10:30 |
Um estudo computacional comparativo entre algoritmos de agrupamento e de detecção de comunidades. |
|
10:30 – 10:50 |
Utilização do vértice de menor encargo para otimização de rota. |
|
10:50 – 11:10 |
Configuração automática de arquitetura de rede neural artificial por algoritmo genético. |
|
11:10 – 11:30 |
||
11:30 – 11:50 |
ARTIGO 1: BRKGA - UM PACOTE DO R PARA PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO.
Tópico do Artigo: Metaheuristicas
Data: 07/11/2019
Horário: 08:15 – 08:35
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
José André de Moura Brito (ENCE)
Augusto Fadel (IBGE)
Gustavo Semaan (UFF)
Resumo: Nos dias atuais, pesquisadores são, frequentemente, confrontados com inúmeras aplicações reais que remetem a problemas de otimização de alta complexidade computacional como, por exemplo, problemas de agrupamento, de roteamento, de localização, de amostragem etc. Face à complexidade desses problemas, a aplicação de métodos exatos ou de enumeração exaustiva torna-se inviável. De forma contornar essa dificuldade, pode ser considerada a aplicação de algoritmos implementados a partir de heurísticas ou metaheurísticas que, em geral, produzem soluções de boa qualidade às expensas de um tempo computacional factível. Neste sentido, uma possível metaheurística a ser implementada nesses algoritmos é o BRKGA (Biased Random Key Genetic Algorithm), que tem sido aplicado com êxito em diversos problemas. O presente trabalho traz a apresentação de um pacote do R que contém o algoritmo BRKGA (função), que pode ser utilizado, de forma simples, em diversos problemas de otimização. Além dos argumentos comuns de um BRKGA, para utilizar o pacote, o usuário precisa, apenas, definir a função e um decodificador para o seu problema. São apresentados alguns exemplos do uso desse pacote, considerando funções objetivas e decodificadores para vários problemas de otimização, como, por exemplo, o PCV e os problemas de agrupamento.
ARTIGO 2: APLICAÇÃO DE CADEIAS DE MARKOV NA ANÁLISE DA VARIAÇÃO DO NÚMERO DE FURTOS NA CIDADE DE CAXIAS DO SUL.
Tópico do Artigo: PO em Defesa e Segurança Pública
Data: 07/11/2019
Horário: 08:35 – 08:55
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Felipe Marcon (UCS)
Franck Schaffer (UCS)
Silvio Schvantes (UCS)
Michele Berteli (UCS)
Leandro Corso (UCS)
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo desenvolver uma aplicação utilizando o método de Cadeias de Markov, realizado no ano de 2019, com ênfase na previsão do número de furtos analisados durante os anos de 2016 a março de 2019. Com a intenção de projetar prognósticos com fundamentação matemática, para que seja possível prever o número de furtos, foi construído a matriz de transição por meio das Cadeias de Markov onde foram definidos intervalos da variação de ocorrências de furtos, e em seguida, analisado os cenários por meio das equações de estado estável que indica a probabilidade de encontrar a variação de ocorrências. Outra análise foi o tempo esperado de recorrência destas probabilidades. O estudo mostrou que o intervalo com maior probabilidade de ocorrer é da variação da faixa entre -12,5% a -1,0%(diminuição de ocorrências) e com tempo de recorrência de 3,53 meses.
ARTIGO 3: UMA SISTEMÁTICA DE DECISÃO PARA O CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS BASEADA EM MÉTODOS DE APOIO MULTICRITÉRIO À DECISÃO.
Tópico do Artigo: PO em Defesa e Segurança Pública
Data: 07/11/2019
Horário: 08:55 – 09:15
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Leonardo Amaral (Marinha do Brasil)
Newton Ferro (UNISUAM)
Sergio O. Bentes (Marinha do Brasil)
Newton Júnior (Coppe/UFRJ)
Jose S. Junior (Marinha do Brasil)
Resumo: O presente trabalho trata-se da aplicação de uma abordagem de apoio à decisão a partir da convergência dos métodos ELECTRE III e AHP, na seleção de um meio operativo, denominado de plataforma, que melhor possa atender às necessidades expedicionárias do Corpo de Fuzileiros Navais. Não teve como propósito comparar os dois métodos, mas sim auxiliar o processo de decisão a partir do aproveitamento das características específicas de cada método e identificar as possíveis convergências. A fim de tornar exequível a utilização dos métodos ELECTRE III e AHP como auxílio à decisão de um mesmo problema, por meio da busca de possíveis convergências, os autores elaboraram empiricamente uma tabela de atribuição dos julgamentos para inserção no método AHP, a partir da diferença das medianas dos pesos atribuídos pelos dez especialistas julgadores dos critérios estabelecidos, a qual poderá evoluir para outra desenvolvida a partir de uma abordagem paramétrica, como um processo de melhoria contínua.
ARTIGO 4: UM PANORAMA DO USO DE PESQUISA OPERACIONAL NO AMBIENTE DE GUERRA SUBMARINO.
Tópico do Artigo: Data PO em Defesa e Segurança Pública
Data: 07/11/2019
Horário: 09:15 – 09:35
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Leonardo Antonio Monteiro Pessôa (CASNAV)
Edilson Arruda (COPPE/UFRJ)
Laura Silva Bahiense da Silva Leite (COPPE / UFRJ)
Resumo: Este artigo apresenta um panorama do uso de metodologias de pesquisa operacional aplicadas para a guerra em ambiente submarino. Apresenta uma revisão bibliográfica referente a base Scopus, no tocante às técnicas mais utilizadas, apresentando os países de origem, e agrupando os documentos para seu melhor entendimento. O trabalho contribui para um entendimento mais profundo sobre de qual maneira as ferramentas de PO estão sendo utilizadas no domínio da guerra submarina, apresentando as abordagens mais utilizadas e as tendências mais recentes.
ARTIGO 5: UMA APLICAÇÃO DO MÉTODO FITRADEOFF NA COMPARAÇÃO DE PODERES COMBATENTES DE UNIDADES DE SUPERFÍCIE.
Tópico do Artigo: PO em Defesa e Segurança Pública
Data: 07/11/2019
Horário: 09:35 – 09:55
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Raphael Corrêa Silva (EGN)
Leonardo Antonio Monteiro Pessôa (CASNAV)
Rodrigo José Pires Ferreira (UFPE)
Helder Gomes Costa (UFF)
Adiel de Almeida (UFPE)
Resumo: Este artigo apresenta uma aplicação da metodologia multicritério FITradeoff para o auxílio na Comparação de Poderes Combatentes entre unidades navais de guerra de superfície. A metodologia utilizada permite, com auxílio de especialista, efetuar uma comparação coerente entre diferentes unidades, possibilitando mesmo em face de reduzido tempo e recursos, contribuir de maneira efetiva para o planejamento militar.
ARTIGO 6: UM ESTUDO COMPUTACIONAL COMPARATIVO ENTRE ALGORITMOS DE AGRUPAMENTO E DE DETECÇÃO DE COMUNIDADES.
Tópico do Artigo: Teoria e Algoritmos em Grafos
Data: 07/11/2019
Horário: 10:10 – 10:30
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Daiana da Silva (CEFET/RJ)
José André de Moura Brito (ENCE)
Carla Silva Oliveira (ENCE)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo comparar o desempenho de dois algoritmos de Agrupamento não-hierárquicos, quando aplicados a um conjunto de redes, frente a dois algoritmos de Detecção de Comunidades (Fast Greedy e Walktrap). A comparação entre os resultados foi feita a partir da aplicação do Índice de Silhueta. Esses algoritmos foram aplicados em 30 bases de dados artificiais, obtidas através do pacote clustergeneration do software R. Foi possível perceber que os algoritmos de agrupamento (k-means e PAM) apresentam melhores soluções quanto às silhuetas, frente aos algoritmos de Detecção de Comunidades em redes (Fast Greedy e Walktrap).
ARTIGO 7: UTILIZAÇÃO DO VÉRTICE DE MENOR ENCARGO PARA OTIMIZAÇÃO DE ROTA.
Tópico do Artigo: Teoria e Algoritmos em Grafos
Data: 07/11/2019
Horário: 10:30 – 10:50
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Lohane de Carvalho (UNISUAM)
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo principal analisar as rotas a serem percorridas durante o transporte dos colaboradores de uma indústria para atendimento de uma parada programada para a manutenção de um carregador de navio, fazendo com que essa logística funcione de forma otimizada durante as viagens, tendo a pesquisa operacional como aliada durante esse estudo, utilizando o método do caixeiro viajante (menor encargo) em um problema de transporte e de rede de distribuição, a fim de encontrar o menor caminho para a redução dos custos de transporte e melhoria da eficiência do serviço.
Palavras-chave: Otimização, Pesquisa Operacional, rotas.
ARTIGO 8: CONFIGURAÇÃO AUTOMÁTICA DE ARQUITETURA DE REDE NEURAL ARTIFICIAL POR ALGORITMO GENÉTICO.
Tópico do Artigo: Metaheuristicas
Data: 07/11/2019
Horário: 10:50 – 11:10
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Edson Santos (IFF)
Italo Matias (UCM - Campos/RJ)
Márcio Pontes (IFF)
Gustavo Schwartz (IFF)
Resumo: Os algoritmos de otimização, baseados em métodos heurísticos, têm sido largamente utilizado na solução de diversos problemas, principalmente quando uma solução analítica não é viável em relação ao custo e tempo de obtenção de um resultado satisfatório. Também se tornou crescente o emprego da Inteligência Computacional (IC) em demanda da complexidade destes problemas e pela possibilidade de serem tratados computacionalmente. O objetivo deste estudo é projetar um sistema, através de um Algoritmo Genético (AG), capaz de autoconfigurar uma arquitetura de Rede Neural Artificial (RNA) utilizada numa aplicação específica. O algoritmo evolutivo utilizado (AE) manipula a quantidade de camadas ocultas, número de neurônios das camadas e funções de ativação para obter uma melhoria na arquitetura da rede utilizada no problema proposto sem que um conhecimento especialista do sistema a ser modelado pela RNA seja exigido. Estratégia de crossover, mutação e elitismo são utilizadas na evolução da população do AG. As operações de otimização neste trabalho ocorrem num espaço de busca limitado pelo autor num teste prévio. O método de configuração automática da RNA por AG obteve uma configuração de rede em conjunto com o parâmetro função de ativação, e retornou o menor erro após o treinamento para um determinado conjunto de soluções gerado.
ARTIGO 9: CLASSIFICAÇÃO DE VULNERABILIDADE DE ÁREAS A ROUBOS.
Tópico do Artigo: PO em Defesa e Segurança Pública
Data: 07/11/2019
Horário: 11:10 – 11:30
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Amanda Rosa (UFPE)
Caroline Maria de Miranda Mota (UFPE)
Ciro Figueiredo (UFPE)
Resumo: A aplicação do modelo de decisão no contexto da segurança pública torna-se interessante, pois possui a capacidade de fundamentar as escolhas do decisor segundo alguns pressupostos matemáticos. E, dado as restrições orçamentárias e de pessoal, as ações de alocação de recursos devem ser aquelas que satisfaçam as limitações inerentes no contexto analisado, ao mesmo tempo em que apresentam boas soluções. Sob essa perspectiva, a classificação dos níveis de vulnerabilidade dos locais devem ser consideradas na atribuição das ações de mitigação ao crime. Desta forma, aplicou-se o modelo DRSA com o objetivo de apoiar decisões quanto à destinação de recursos para o combate às ações de roubos.
ARTIGO 10: AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE DE ENTREGA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM RSSFS POR MEIO DE UMA ABORDAGEM MULTIOBJETIVO EVOLUTIVA.
Tópico do Artigo: Metaheuristicas
Data: 07/11/2019
Horário: 11:30 – 11:50
Local: Prédio CEMOI – Sala ALFA
Autores:
Marlon Jeske (ITA / UNIFESP)
Valério Rosset (UFSP)
Mariá Cristina V. Nascimento (UNIFESP)
Resumo: Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs) têm atraído interesse de pesquisa substancial, especialmente na realização de tarefas de monitoramento em aplicações no contexto de Internet das Coisas (IoT). Em RSSFs é de fundamental importância encontrar soluções que satisfaçam requisitos de desempenho e qualidade de serviço (QoS), como: a maximização da eficiência energética da rede, a minimização do percentual de perda de informações e a maximização da cobertura da rede. Entretanto, não é incomum que essas métricas sejam conflitantes. Nesse contexto, este trabalho aborda as características de um problema multiobjetivo de roteamento em RSSFs utilizando como critérios de otimização as duas métricas de qualidade conflitantes mais enfatizadas na literatura: eficiência energética residual e a confiabilidade da entrega de dados. Desse modo, um algoritmo evolutivo multiobjetivo baseado no Non-dominated Sorting Genetic Algorithm II (NSGA-II) é proposto para avaliar o balanceamento entre esses dois critérios de otimização no roteamento de pacotes em RSSFs. Os resultados de testes computacionais com instâncias artificiais demonstram a eficiência do algoritmo proposto em encontrar o conjunto de soluções.