Logística e Transportes - Segunda Sessão

 




ūüďÖ 07/11/2019

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala CHARLIE

08:15 ‚Äď 08:35

Roteirização de veículos para transporte de funcionários ? estudo de caso em Pernambuco.

08:35 ‚Äď 08:55

A eficiência relativa dos portos do sul do Brasil no transbordo de granéis sólidos.

08:55 ‚Äď 09:15

Localização e roteamento em dois níveis na distribuição de produtos em áreas urbanas.

09:15 ‚Äď 09:35

Um algoritmo Branch and Cut para o problema de roteiriza√ß√£o e estoques com m√ļltiplos dep√≥sitos e entregas fracionadas.

09:35 ‚Äď 09:55

Aplicação do método Simulated Annealing para determinar as rotas de uma empresa distribuidora de bebidas.

09:55 ‚Äď 10:10

Intervalo

10:10 ‚Äď 10:30

Apresentação do modelo matemático para o problema de roteirização de veículos com janelas de tempo.

10:30 ‚Äď 10:50

Programação de escala de maquinistas para uma ferrovia de carga geral: uma revisão da literatura.

10:50 ‚Äď 11:10

Avaliação do processo de logística reversa em uma empresa farmacêutica.

11:10 ‚Äď 11:30

Humanitarian Inventory Management using Monte Carlo Simulation.

11:30 ‚Äď 11:50

 

 

ARTIGO 1: ROTEIRIZA√á√ÉO DE VE√ćCULOS PARA TRANSPORTE DE FUNCION√ĀRIOS? ESTUDO DE CASO EM PERNAMBUCO.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 08:15 ‚Äď 08:35

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala CHARLIE

Autores:

Caio Souto Maior (UFPE)

Isis Lins (UFPE)

Márcio José das Chagas Moura (UFPE)

Debora Mendonça (UFPE)

Resumo: O crescimento de empresas e ind√ļstrias mais distantes dos centros urbanos trouxe uma preocupa√ß√£o por parte dos empres√°rios em como viabilizar o transporte dos seus funcion√°rios at√© as empresas. Este trabalho procura, a partir da aplica√ß√£o de modelos matem√°ticos, criar rotas otimizadas para o deslocamento dos funcion√°rios no trajeto resid√™ncia-trabalho e vice-versa. Para isso, o trabalho est√° dividido em tr√™s etapas. Primeiramente, uma an√°lise de clusters √© realizada atrav√©s do software R-Studio para facilitar a defini√ß√£o dos pontos de parada onde cada funcion√°rio ser√° alocado. Depois de determinados os clusters, os pontos de parada s√£o definidos de forma visual, e por √ļltimo, um modelo de roteiriza√ß√£o √© resolvido de forma tanto de forma exata por meio do IBM ILOG CPLEX como de forma aproximada utilizando o m√©todo da ?varredura? e a heur√≠stica do vizinho mais pr√≥ximo. O exemplo de aplica√ß√£o utilizou 50 funcion√°rios, os quais foram divididos em 10 clusters com 5 membros em cada. Um total de 14 pontos de parada foram definidos. Foram simuladas quatro situa√ß√Ķes com diferentes capacidades de ve√≠culos. A dist√Ęncia total percorrida, os custos e o tempo foram analisados em cada simula√ß√£o e comparados entre si para ent√£o definir-se a quantidade e a capacidade dos ve√≠culos utilizados e as rotas que cada ve√≠culo percorrer√°.

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ARTIGO 2: A EFICI√äNCIA RELATIVA DOS PORTOS DO SUL DO BRASIL NO TRANSBORDO DE GRAN√ČIS S√ďLIDOS.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 08:35 ‚Äď 08:55

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala CHARLIE

Autores:

Sandra Pinela (UTFPR)

Weimar Rocha Jr (UTFPR)

Marcos Bombacini (UTFPR)

Bianco (UTFPR)

Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a efici√™ncia t√©cnica dos portos mar√≠timos do Sul do Brasil, pela An√°lise Envolt√≥ria de Dados ‚Äď DEA, com enfoque no transbordo de gran√©is s√≥lidos na faixa do cais. A coleta de dados se deu por meio de pesquisa de campo e documental, referente ao per√≠odo de 2010 a 2016. Para atender ao crit√©rio de proporcionalidade do m√©todo e determinar as vari√°veis componentes do modelo matem√°tico, aplicou-se a An√°lise dos Componentes Principais. Os resultados mostraram inefici√™ncia quanto √† rapidez das entregas realizadas pelos portos, o que representa perda de desempenho competitivo e baixa confiabilidade nos servi√ßos.

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ARTIGO 3: LOCALIZA√á√ÉO E ROTEAMENTO EM DOIS N√ćVEIS NA DISTRIBUI√á√ÉO DE PRODUTOS EM √ĀREAS URBANAS.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 08:55 ‚Äď 09:15

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala CHARLIE

Autores:

Vitória Pureza (UFSCar)

Juan Sebasti√°n Gulfo (UFSCar)

Resumo: O problema de localiza√ß√£o-roteamento em dois n√≠veis com janelas de tempo e m√ļltiplos entregadores √© um complexo problema log√≠stico que surge em atividades reais de distribui√ß√£o de grandes volumes de produtos, notadamente em cidades de m√©dio e grande porte. Devido √†s dificuldades de circula√ß√£o e estacionamento veicular, a distribui√ß√£o √© realizada em dois n√≠veis: no primeiro n√≠vel, os ve√≠culos se deslocam entre agrupamentos de clientes pr√≥ximos, e no segundo n√≠vel, o motorista e seus ajudantes se deslocam a p√© entre os clientes de um mesmo agrupamento a partir do local de parada do ve√≠culo. Neste trabalho √© descrito um modelo de programa√ß√£o matem√°tica para o problema. S√£o tamb√©m reportados e analisados resultados com exemplos toys, baseados em dados reais de uma empresa distribuidora brasileira, e gerados a partir de inst√Ęncias de um problema correlato.

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ARTIGO 4: UM ALGORITMO BRANCH AND CUT PARA O PROBLEMA DE ROTEIRIZA√á√ÉO E ESTOQUES COM M√öLTIPLOS DEP√ďSITOS E ENTREGAS FRACIONADAS.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 09:15 ‚Äď 09:35

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala CHARLIE

Autores:

Cleder Schenekemberg (UFPR)

Thiago Guimar√£es (UFPR)

Cassius Scarpin (UFPR)

Resumo: Neste trabalho resolvemos um Problema de Roteiriza√ß√£o e Estoques com M√ļltiplos Dep√≥sitos e Entregas Fracionadas (Multi Depot Inventory Routing Problem with Split Deliveries ‚Äď MDIRPSD). O Problema emerge no paradigma dos sistemas de estoque gerenciado pelo fornecedor, quando as entregas s√£o realizadas a partir de m√ļltiplos dep√≥sitos e os clientes podem ser atendidos m√ļltiplas vezes em um mesmo per√≠odo. O MDIRPSD incorpora as decis√Ķes de suprimento e distribui√ß√£o de forma simult√Ęnea e foi recentemente proposto na literatura. N√≥s apresentamos uma nova formula√ß√£o matem√°tica, propomos uma nova pol√≠tica de estoque e incorporamos os custos de estocagem dos clientes na otimiza√ß√£o do problema. Tamb√©m projetamos e implementamos um m√©todo exato que obteve resultados superiores ao branch-and-cut existente na literatura. Por fim, reportamos resultados comparativos entre as duas pol√≠ticas de estoque consideradas. Palavras-chave: Estoque Gerenciado pelo Fornecedor; M√ļltiplos Dep√≥sitos; Entregas Fracionadas; M√©todo Exato.

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ARTIGO 5: APLICA√á√ÉO DO M√ČTODO SIMULATED ANNEALING PARA DETERMINAR AS ROTAS DE UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 09:35 ‚Äď 09:55

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala CHARLIE

Autores:

Alo√≠sio de Castro Gomes J√ļnior (Unileste)

Josyane Negri Yamanaka da Silva (UNILESTE)

Mateus Carlos da Silva (UNILESTE)

Helton Gomes (Universidade Federal de Ouro Preto)

Resumo: O presente trabalho apresenta a aplica√ß√£o da meta-heur√≠stica Simulated Annealing para a determina√ß√£o das rotas dos ve√≠culos de uma empresa distribuidora de bebidas. O m√©todo Simulated Annealing foi escolhido por apresentar boas solu√ß√Ķes para problemas de roteamento de ve√≠culos e ser de f√°cil implementa√ß√£o. O m√©todo foi desenvolvido em linguagem C, usando-se o software DEV C++, e procura encontrar as rotas que minimizam as dist√Ęncias percorridas pelos ve√≠culos, procurando respeitar as restri√ß√Ķes de capacidade dos ve√≠culos e das janelas atendimento dos clientes. Os ve√≠culos usados pela empresa estudada possuem capacidades diferentes. Dessa forma, o problema aqui resolvido √© caracterizado com um problema de roteamento de ve√≠culos com frota heterog√™nea e janela de tempo. Utilizou-se dados referentes a um dia de trabalho para tr√™s importantes cidades da regi√£o Leste do estado de Minas Gerais. Atualmente, as rotas na empresa estudada s√£o definidas por um software denominado PathFind. Os resultados obtidos pelo m√©todo proposto se mostraram promissores, gerando solu√ß√Ķes melhores que a solu√ß√£o usada pela empresa. No melhor caso, a melhora foi de 38,8%.

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ARTIGO 6: APRESENTA√á√ÉO DO MODELO MATEM√ĀTICO PARA O PROBLEMA DE ROTEIRIZA√á√ÉO DE VE√ćCULOS COM JANELAS DE TEMPO.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 10:10 ‚Äď 10:30

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala CHARLIE

Autores:

Dayse da Silva Pacifico (IME)

Orivalde Soares da Silva J√ļnior (IME)

Resumo: Neste trabalho √© realizada uma revis√£o bibliogr√°fica acerca problema de roteiriza√ß√£o de ve√≠culos com janelas de tempo. Este problema √© uma especializa√ß√£o do problema tradicional de roteiriza√ß√£o, pois apresenta restri√ß√Ķes de janelas de tempo. Portanto, o objetivo do trabalho √© aplicar o conhecimento da pesquisa operacional e apresentar o modelo matem√°tico de um problema de roteiriza√ß√£o com restri√ß√Ķes de janela de tempo.

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ARTIGO 7: PROGRAMAÇÃO DE ESCALA DE MAQUINISTAS PARA UMA FERROVIA DE CARGA GERAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 10:30 ‚Äď 10:50

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala CHARLIE

Autores:

Maria Fernanda Zanetti (IME)

Orivalde Soares da Silva J√ļnior (IME)

Resumo: As ferrovias de carga por possu√≠rem grandes extens√Ķes, num geral, demandam tempo de trabalho dos maquinistas, por turno, superior ao tempo de viagem origem/destino do trem, o que torna necess√°ria a troca dos maquinistas ao longo deste percurso. As trocas s√£o feitas em pontos de destacamentos pr√©-determinados, onde os maquinistas se apresentam no dia e hora informados pela equipe da esta√ß√£o. Al√©m disto, podem ficar √† disposi√ß√£o da empresa em suas resid√™ncias/alojamentos (sobre-aviso) ou de prontid√£o (nas esta√ß√Ķes). A proposta deste estudo √© atrav√©s da pesquisa do estado da arte sobre planejamento de escala de condutores, encontrar um modelo matem√°tico, dentre muitos j√° apresentados ao redor do mundo, sob diferentes circunst√Ęncias, que possa ser aplicado total ou parcialmente, √†s ferrovias de carga brasileiras, de maneira a obter-se uma escala de trabalho √≥tima, tal que a aloca√ß√£o da m√£o-de-obra e consequente custos com horas-extras, prontid√£o e sobre-aviso sejam minimizadas, tudo isto levando-se em conta as restri√ß√Ķes impostas pelas caracter√≠sticas da atividade, necessidades dos maquinistas, normas das empresas e legisla√ß√Ķes vigentes.

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ARTIGO 8: AVALIA√á√ÉO DO PROCESSO DE LOG√ćSTICA REVERSA EM UMA EMPRESA FARMAC√äUTICA.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 10:50 ‚Äď 11:10

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala CHARLIE

Autores:

Amanda Ribeiro Castro (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Carolina Assalin (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Flavia Beneduce (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Rachel Evangelista (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Max Filipe Gonçalves (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar o fluxo do processo de devolu√ß√£o de materiais farmac√™uticos em uma empresa do segmento e identificar oportunidades de melhorias. Foram avaliados quais os motivos mais relevantes das devolu√ß√Ķes de produtos por parte dos clientes, principais gargalos no processo, seus impactos para a companhia e poss√≠veis ganhos. O trabalho foi desenvolvido no setor de devolu√ß√£o de uma ind√ļstria do ramo farmac√™utico, abordando o processo de devolu√ß√£o no ato da entrega ao cliente. Foram identificados os motivos pelos quais os itens s√£o devolvidos, as oportunidades de melhorias, os ganhos com planos de a√ß√£o e as dificuldades do processo. Os objetivos propostos para o trabalho foram alcan√ßados, sendo poss√≠vel observar o fluxo de retorno dos itens da empresa pesquisada assim como os principais motivos.

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ARTIGO 9: HUMANITARIAN INVENTORY MANAGEMENT USING MONTE CARLO SIMULATION.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 11:10 ‚Äď 11:30

Local: Pr√©dio CEMOI ‚Äď Sala CHARLIE

Autores:

Daniel Eckhardt (PUC-RIO)

Brenda Farias (PUC-RIO)

Adriana Leiras (PUC-RIO)

Resumo: The importance of humanitarian logistics lies with the significant number of disasters reported over the past decades, the financial volume traded, and mainly due to the damages and losses generated by disasters. The improvement of resource management techniques to ensure the success of an effective response to a disaster is a major challenge. In this context, this paper aims to provide an inventory control tool that considers an index (availability of humanitarian resources) to adequately attend the beneficiaries of a disaster through Monte Carlo simulation. Besides, data from the disaster occurring in the mountain region of Rio de Janeiro in 2011, interviews with experts and a sensitivity analysis on the Minimum Stock and Standard Lot parameters are used, in order to increase the demand. As a main result, it can be concluded that adjustments related to the Minimum Stock and Standard Lot parameters generate significant changes in the levels of inventory and demand, which in turn are directly related to demand and external factors.

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