📅 07/11/2019 Local: Prédio CEMOI – Sala CHARLIE |
08:15 – 08:35 |
Roteirização de veículos para transporte de funcionários ? estudo de caso em Pernambuco. |
08:35 – 08:55 |
A eficiência relativa dos portos do sul do Brasil no transbordo de granéis sólidos. |
|
08:55 – 09:15 |
Localização e roteamento em dois níveis na distribuição de produtos em áreas urbanas. |
|
09:15 – 09:35 |
||
09:35 – 09:55 |
||
09:55 – 10:10 |
Intervalo |
|
10:10 – 10:30 |
Apresentação do modelo matemático para o problema de roteirização de veículos com janelas de tempo. |
|
10:30 – 10:50 |
Programação de escala de maquinistas para uma ferrovia de carga geral: uma revisão da literatura. |
|
10:50 – 11:10 |
Avaliação do processo de logística reversa em uma empresa farmacêutica. |
|
11:10 – 11:30 |
Humanitarian Inventory Management using Monte Carlo Simulation. |
|
11:30 – 11:50 |
|
ARTIGO 1: ROTEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS PARA TRANSPORTE DE FUNCIONÁRIOS? ESTUDO DE CASO EM PERNAMBUCO.
Tópico do Artigo: Logística e Transportes
Data: 07/11/2019
Horário: 08:15 – 08:35
Local: Prédio CEMOI – Sala CHARLIE
Autores:
Caio Souto Maior (UFPE)
Isis Lins (UFPE)
Márcio José das Chagas Moura (UFPE)
Debora Mendonça (UFPE)
Resumo: O crescimento de empresas e indústrias mais distantes dos centros urbanos trouxe uma preocupação por parte dos empresários em como viabilizar o transporte dos seus funcionários até as empresas. Este trabalho procura, a partir da aplicação de modelos matemáticos, criar rotas otimizadas para o deslocamento dos funcionários no trajeto residência-trabalho e vice-versa. Para isso, o trabalho está dividido em três etapas. Primeiramente, uma análise de clusters é realizada através do software R-Studio para facilitar a definição dos pontos de parada onde cada funcionário será alocado. Depois de determinados os clusters, os pontos de parada são definidos de forma visual, e por último, um modelo de roteirização é resolvido de forma tanto de forma exata por meio do IBM ILOG CPLEX como de forma aproximada utilizando o método da ?varredura? e a heurística do vizinho mais próximo. O exemplo de aplicação utilizou 50 funcionários, os quais foram divididos em 10 clusters com 5 membros em cada. Um total de 14 pontos de parada foram definidos. Foram simuladas quatro situações com diferentes capacidades de veículos. A distância total percorrida, os custos e o tempo foram analisados em cada simulação e comparados entre si para então definir-se a quantidade e a capacidade dos veículos utilizados e as rotas que cada veículo percorrerá.
ARTIGO 2: A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS PORTOS DO SUL DO BRASIL NO TRANSBORDO DE GRANÉIS SÓLIDOS.
Tópico do Artigo: Logística e Transportes
Data: 07/11/2019
Horário: 08:35 – 08:55
Local: Prédio CEMOI – Sala CHARLIE
Autores:
Sandra Pinela (UTFPR)
Weimar Rocha Jr (UTFPR)
Marcos Bombacini (UTFPR)
Bianco (UTFPR)
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a eficiência técnica dos portos marítimos do Sul do Brasil, pela Análise Envoltória de Dados – DEA, com enfoque no transbordo de granéis sólidos na faixa do cais. A coleta de dados se deu por meio de pesquisa de campo e documental, referente ao período de 2010 a 2016. Para atender ao critério de proporcionalidade do método e determinar as variáveis componentes do modelo matemático, aplicou-se a Análise dos Componentes Principais. Os resultados mostraram ineficiência quanto à rapidez das entregas realizadas pelos portos, o que representa perda de desempenho competitivo e baixa confiabilidade nos serviços.
ARTIGO 3: LOCALIZAÇÃO E ROTEAMENTO EM DOIS NÍVEIS NA DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS EM ÁREAS URBANAS.
Tópico do Artigo: Logística e Transportes
Data: 07/11/2019
Horário: 08:55 – 09:15
Local: Prédio CEMOI – Sala CHARLIE
Autores:
Vitória Pureza (UFSCar)
Juan Sebastián Gulfo (UFSCar)
Resumo: O problema de localização-roteamento em dois níveis com janelas de tempo e múltiplos entregadores é um complexo problema logístico que surge em atividades reais de distribuição de grandes volumes de produtos, notadamente em cidades de médio e grande porte. Devido às dificuldades de circulação e estacionamento veicular, a distribuição é realizada em dois níveis: no primeiro nível, os veículos se deslocam entre agrupamentos de clientes próximos, e no segundo nível, o motorista e seus ajudantes se deslocam a pé entre os clientes de um mesmo agrupamento a partir do local de parada do veículo. Neste trabalho é descrito um modelo de programação matemática para o problema. São também reportados e analisados resultados com exemplos toys, baseados em dados reais de uma empresa distribuidora brasileira, e gerados a partir de instâncias de um problema correlato.
ARTIGO 4: UM ALGORITMO BRANCH AND CUT PARA O PROBLEMA DE ROTEIRIZAÇÃO E ESTOQUES COM MÚLTIPLOS DEPÓSITOS E ENTREGAS FRACIONADAS.
Tópico do Artigo: Logística e Transportes
Data: 07/11/2019
Horário: 09:15 – 09:35
Local: Prédio CEMOI – Sala CHARLIE
Autores:
Cleder Schenekemberg (UFPR)
Thiago Guimarães (UFPR)
Cassius Scarpin (UFPR)
Resumo: Neste trabalho resolvemos um Problema de Roteirização e Estoques com Múltiplos Depósitos e Entregas Fracionadas (Multi Depot Inventory Routing Problem with Split Deliveries – MDIRPSD). O Problema emerge no paradigma dos sistemas de estoque gerenciado pelo fornecedor, quando as entregas são realizadas a partir de múltiplos depósitos e os clientes podem ser atendidos múltiplas vezes em um mesmo período. O MDIRPSD incorpora as decisões de suprimento e distribuição de forma simultânea e foi recentemente proposto na literatura. Nós apresentamos uma nova formulação matemática, propomos uma nova política de estoque e incorporamos os custos de estocagem dos clientes na otimização do problema. Também projetamos e implementamos um método exato que obteve resultados superiores ao branch-and-cut existente na literatura. Por fim, reportamos resultados comparativos entre as duas políticas de estoque consideradas. Palavras-chave: Estoque Gerenciado pelo Fornecedor; Múltiplos Depósitos; Entregas Fracionadas; Método Exato.
ARTIGO 5: APLICAÇÃO DO MÉTODO SIMULATED ANNEALING PARA DETERMINAR AS ROTAS DE UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS.
Tópico do Artigo: Logística e Transportes
Data: 07/11/2019
Horário: 09:35 – 09:55
Local: Prédio CEMOI – Sala CHARLIE
Autores:
Aloísio de Castro Gomes Júnior (Unileste)
Josyane Negri Yamanaka da Silva (UNILESTE)
Mateus Carlos da Silva (UNILESTE)
Helton Gomes (Universidade Federal de Ouro Preto)
Resumo: O presente trabalho apresenta a aplicação da meta-heurística Simulated Annealing para a determinação das rotas dos veículos de uma empresa distribuidora de bebidas. O método Simulated Annealing foi escolhido por apresentar boas soluções para problemas de roteamento de veículos e ser de fácil implementação. O método foi desenvolvido em linguagem C, usando-se o software DEV C++, e procura encontrar as rotas que minimizam as distâncias percorridas pelos veículos, procurando respeitar as restrições de capacidade dos veículos e das janelas atendimento dos clientes. Os veículos usados pela empresa estudada possuem capacidades diferentes. Dessa forma, o problema aqui resolvido é caracterizado com um problema de roteamento de veículos com frota heterogênea e janela de tempo. Utilizou-se dados referentes a um dia de trabalho para três importantes cidades da região Leste do estado de Minas Gerais. Atualmente, as rotas na empresa estudada são definidas por um software denominado PathFind. Os resultados obtidos pelo método proposto se mostraram promissores, gerando soluções melhores que a solução usada pela empresa. No melhor caso, a melhora foi de 38,8%.
ARTIGO 6: APRESENTAÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO PARA O PROBLEMA DE ROTEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS COM JANELAS DE TEMPO.
Tópico do Artigo: Logística e Transportes
Data: 07/11/2019
Horário: 10:10 – 10:30
Local: Prédio CEMOI – Sala CHARLIE
Autores:
Dayse da Silva Pacifico (IME)
Orivalde Soares da Silva Júnior (IME)
Resumo: Neste trabalho é realizada uma revisão bibliográfica acerca problema de roteirização de veículos com janelas de tempo. Este problema é uma especialização do problema tradicional de roteirização, pois apresenta restrições de janelas de tempo. Portanto, o objetivo do trabalho é aplicar o conhecimento da pesquisa operacional e apresentar o modelo matemático de um problema de roteirização com restrições de janela de tempo.
ARTIGO 7: PROGRAMAÇÃO DE ESCALA DE MAQUINISTAS PARA UMA FERROVIA DE CARGA GERAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA.
Tópico do Artigo: Logística e Transportes
Data: 07/11/2019
Horário: 10:30 – 10:50
Local: Prédio CEMOI – Sala CHARLIE
Autores:
Maria Fernanda Zanetti (IME)
Orivalde Soares da Silva Júnior (IME)
Resumo: As ferrovias de carga por possuírem grandes extensões, num geral, demandam tempo de trabalho dos maquinistas, por turno, superior ao tempo de viagem origem/destino do trem, o que torna necessária a troca dos maquinistas ao longo deste percurso. As trocas são feitas em pontos de destacamentos pré-determinados, onde os maquinistas se apresentam no dia e hora informados pela equipe da estação. Além disto, podem ficar à disposição da empresa em suas residências/alojamentos (sobre-aviso) ou de prontidão (nas estações). A proposta deste estudo é através da pesquisa do estado da arte sobre planejamento de escala de condutores, encontrar um modelo matemático, dentre muitos já apresentados ao redor do mundo, sob diferentes circunstâncias, que possa ser aplicado total ou parcialmente, às ferrovias de carga brasileiras, de maneira a obter-se uma escala de trabalho ótima, tal que a alocação da mão-de-obra e consequente custos com horas-extras, prontidão e sobre-aviso sejam minimizadas, tudo isto levando-se em conta as restrições impostas pelas características da atividade, necessidades dos maquinistas, normas das empresas e legislações vigentes.
ARTIGO 8: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA EM UMA EMPRESA FARMACÊUTICA.
Tópico do Artigo: Logística e Transportes
Data: 07/11/2019
Horário: 10:50 – 11:10
Local: Prédio CEMOI – Sala CHARLIE
Autores:
Amanda Ribeiro Castro (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Carolina Assalin (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Flavia Beneduce (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Rachel Evangelista (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Max Filipe Gonçalves (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar o fluxo do processo de devolução de materiais farmacêuticos em uma empresa do segmento e identificar oportunidades de melhorias. Foram avaliados quais os motivos mais relevantes das devoluções de produtos por parte dos clientes, principais gargalos no processo, seus impactos para a companhia e possíveis ganhos. O trabalho foi desenvolvido no setor de devolução de uma indústria do ramo farmacêutico, abordando o processo de devolução no ato da entrega ao cliente. Foram identificados os motivos pelos quais os itens são devolvidos, as oportunidades de melhorias, os ganhos com planos de ação e as dificuldades do processo. Os objetivos propostos para o trabalho foram alcançados, sendo possível observar o fluxo de retorno dos itens da empresa pesquisada assim como os principais motivos.
ARTIGO 9: HUMANITARIAN INVENTORY MANAGEMENT USING MONTE CARLO SIMULATION.
Tópico do Artigo: Logística e Transportes
Data: 07/11/2019
Horário: 11:10 – 11:30
Local: Prédio CEMOI – Sala CHARLIE
Autores:
Daniel Eckhardt (PUC-RIO)
Brenda Farias (PUC-RIO)
Adriana Leiras (PUC-RIO)
Resumo: The importance of humanitarian logistics lies with the significant number of disasters reported over the past decades, the financial volume traded, and mainly due to the damages and losses generated by disasters. The improvement of resource management techniques to ensure the success of an effective response to a disaster is a major challenge. In this context, this paper aims to provide an inventory control tool that considers an index (availability of humanitarian resources) to adequately attend the beneficiaries of a disaster through Monte Carlo simulation. Besides, data from the disaster occurring in the mountain region of Rio de Janeiro in 2011, interviews with experts and a sensitivity analysis on the Minimum Stock and Standard Lot parameters are used, in order to increase the demand. As a main result, it can be concluded that adjustments related to the Minimum Stock and Standard Lot parameters generate significant changes in the levels of inventory and demand, which in turn are directly related to demand and external factors.