Logística e Transportes Primeira Sessão

 




📅 06/11/2019

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

13:45 – 14:05

Logística de cargas: desenvolvimento de um software para auxílio à tomada de decisão na gestão de controle de cargas em mercados agroindustriais.

14:05 – 14:25

Problema de roteirização de veículos com multi-compartimentos com coleta e entrega mista restrita.

14:25 – 14:45

Problemas de cobertura em localização de instalações: uma revisão sistemática da literatura.

14:45 – 15:05

An empirical examination of the impact of supply chain risks upon operational performance: an analysis at Brazilian industries using a structural equation modeling approach.

15:05 – 15:25

Desenvolvimento de um modelo matemático do problema de roteamento de veículos com frota heterogênea.

15:25 – 15:40

Intervalo

15:40 – 16:00

 

16:00 – 16:20

POGLI Sisrot LIX: resultados de aplicação no planejamento e execução de setores e rotas de resíduos sólidos no Brasil.

16:20 – 16:40

Previsão de demanda intermitente: uma investigação empírica na cadeia de sobressalentes da Marinha do Brasil.

16:40 – 17:00

Estudo da aplicação da lógica nebulosa na otimização da logística de material em uma empresa do setor elétrico brasileiro.

17:00 – 17:20

Trade-off do gestor público: custo de obtenção pelo programa de aquisição de alimentos, que fomenta a agricultura familiar e pregão eletrônico.

 

ARTIGO 1: LOGÍSTICA DE CARGAS: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA AUXÍLIO À TOMADA DE DECISÃO NA GESTÃO DE CONTROLE DE CARGAS EM MERCADOS AGROINDUSTRIAIS.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Horário: 13:45 – 14:05

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Anadyne Dal Maso (UFMT)

Ana Silva (UFCG)

Daniel Augusto de Moura Pereira (UFCG)

Antonio Vaz (UFCG)

Resumo: Diante do avanço tecnológico e da contínua mudança no mercado, resultado da globalização, as empresas vêm buscando a cada dia, por inovações que as auxiliem tanto no seu processo produtivo como, no seu planejamento e controle administrativo. A logística agroindustrial brasileira, setor responsável pela movimentação de diferentes produtos através dos modais, vem nos últimos anos, incorporando em suas atividades de distribuição, novas ferramentas integradas à tecnologia, de forma a auxiliá-las no gerenciamento e controle de dados e informações. Dessa forma, o presente artigo, tem como objetivo desenvolver um software, voltado para a gestão de controle de cargas, a mercados agroindustriais, a fim de proporcionar para as empresas o planejamento e o controle adequado referente a distribuição. Como referências para o desenvolvimento do software, foram utilizadas pesquisas bibliográficas e documentais, que serviram de apoio para a elaboração das planilhas de controle de dados de motoristas, veículos e cargas, como para, a criação da interface do programa.

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ARTIGO 2: PROBLEMA DE ROTEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS COM MULTI-COMPARTIMENTOS COM COLETA E ENTREGA MISTA RESTRITA.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Horário: 14:05 – 14:25

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Carlos Leonardo Ramos Póvoa (UENF)

Geraldo Galdino de Paula Junior (UENF)

Laura Moreira Vasconcelos Lima da Silva (UENF)

Júlia Moreira (UENF)

Resumo: Este artigo apresenta o problema de roteirização de veículos com multi-compartimentos com coleta e entrega mista restrita (MC-PRVCEMR). O mesmo é uma generalização do problema de roteirização de veículos com entregas e coletas, possibilitando o decisor a escolher o quanto de capacidade livre do veículo será aceito antes de começar a fazer as coletas. Uma heurística GRASP foi desenvolvida para solução do problema, bem como um procedimento de verificação de inserção do cliente na rota. O algoritmo foi testado com 46 instâncias, e apesar da utilização de um procedimento simples de busca local, o mesmo apresentou resultados compatíveis com a literatura.

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ARTIGO 3: PROBLEMAS DE COBERTURA EM LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Horário: 14:25 – 14:45

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Daniela Matos (PUC – RJ)

Antonio Marcio Thomé (PUC – RJ)

Resumo: A localização de instalações é uma área muito importante e complexa da logística, e um de seus principais problemas tange à cobertura. Devido à escassez da metodologia de revisão sistemática de literatura acerca dos problemas de cobertura em localizações de instalações após um trabalho publicado em 2012, ainda que haja crescimento do interesse na área acadêmica, este artigo visa fornecer uma revisão sistemática de literatura (RSL) sobre o tema. Essa revisão permite uma abordagem baseada em evidências que identifica, seleciona e analisa dados secundários, obtendo uma visão geral mais objetiva da pesquisa. Entre os artigos publicados a partir de 2011, foram inicialmente selecionados 190, e, após a aplicação da metodologia, restaram 86. Após essa etapa, eles foram caracterizados de acordo com a metodologia utilizada e temas abordados. Este texto fornece uma visão geral dos principais problemas de localização de instalação e por que adotar problemas de cobertura, e tem como objetivo demonstrar a importância dessa metodologia na elaboração de um artigo, bem como mostrar os temas em que estes tipos de problemas são mais aplicados e recomendar temas de futuras pesquisas.

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ARTIGO 4: AN EMPIRICAL EXAMINATION OF THE IMPACT OF SUPPLY CHAIN RISKS UPON OPERATIONAL PERFORMANCE: AN ANALYSIS AT BRAZILIAN INDUSTRIES USING A STRUCTURAL EQUATION MODELING APPROACH.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Horário: 14:45 – 15:05

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Thiago Lima (MB)

Bouchaib Bahli (RYERSON UNIVERSITY)

Samuel Barros (Ibmec)

Jorge Kolotelo (University of Bordeaux)

Nathan Oliveira (Université de Bordeaux

Resumo: The present work intends to contribute to the Supply Chain field and Contingency Theory by promoting a quantitative evaluation, in the context of Brazilian Industry, about the interaction between different types of Supply Chain Risks and Operational Performance, which are all core elements of contingency models. For that purpose, the following main research question was drawn: Does Supply Chain Risks influence negatively Operational Performance in the context of Brazilian Industries? The articles reviewed were retrieved from Scopus database. The keywords used to search for previous articles were Supply Chain Risks and Operational Performance. Three different hypothesis were developed and test based on the proposed mainquestion.

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ARTIGO 5: DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO MATEMÁTICO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM FROTA HETEROGÊNEA.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Horário: 15:05 – 15:25

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Mateus de Assis Chacon Lima (UFU)

Rafael Hiroshi Harada Soares (UFU)

Jorge Reis (UFU)

Marcos Caixeta Valim (Latu)

Resumo: Para manter o nível de competitividade as organizações buscam meios de otimização para as operações, possibilitando o estudo e desenvolvimento de modelos de otimização, onde o roteamento de veículos se enquadra nos problemas clássicos dentro do gerenciamento logístico. O presente trabalho aborda um estudo onde é necessário desenvolver e implementar um modelo matemático capaz de determinar rotas para diferentes veículos com capacidades distintas, o mesmo foi proposto por uma empresa de software logístico. O estudo é baseado na formulação do modelo matemático, a utilização do software de otimização para resolução do modelo e análise dos resultados obtidos, com intuito de buscar a minimização de custos da operação logística, ou seja, custos referentes ao frete e a geração da ordem de rotas, onde foi obtido bons resultados para uma quantidade limitada da frota de veículos e pontos de coletas.

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ARTIGO 6: POGLI SISROT LIX: RESULTADOS DE APLICAÇÃO NO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE SETORES E ROTAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Horário: 16:00 – 16:20

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Marcos Negreiros (UECE-CE)

Augusto Palhano (GRAPHVS Cons Com e Rep Ltda)

Resumo: We present a new technology to make plans and help manage waste collection activities and human street sweeping. It can also follow up and manage solid waste services, optimizing (by least cost) the applications. It could be directly addressed to Brazilian municipalities as it contains its major natural features. By using advanced technics from sector-routing, scheduling, fleet and stuff scheduling by following them using integrated GPS system, the technology also makes the waste system inspectable, open and clear to all participants in real-time. We present real cases results evaluated in the field from household refuse collection and human street sweeping in distinct Brazilian cities (Franca/SP, Campo Grande/MS, Armação de Búzios/RJ and São Paulo/SP), the results achieved from 12 to 28% of savings in household refuse collection and from 7-27% to human street sweeping over the practice work done by the firms responsible for the service.

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ARTIGO 7: PREVISÃO DE DEMANDA INTERMITENTE: UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA NA CADEIA DE SOBRESSALENTES DA MARINHA DO BRASIL.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Horário: 16:20 – 16:40

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Leonardo Fonseca (Marinha do Brasil)

Ricardo França (Universidade Estácio de Sá)

Thiago Lima (Marinha do Brasil)

Wagner Souza (CIANB)

Resumo: Este trabalho tem o propósito de identificar métodos de previsão de demanda intermitente mais adequados aos itens de sobressalentes da Marinha do Brasil, com o intuito de contribuir com o projeto de modernização do Sistema de Informações Gerenciais do Abastecimento (SINGRA), atualmente em curso. Assim, realizou-se uma comparação entre os métodos utilizados atualmente e os métodos Amortecimento Exponencial Simples (AES), Croston e Syntetos-Boylan Approximation (SBA). O Erro Escalonado Médio Absoluto foi o parâmetro utilizado nesta comparação, que se baseou em observações de uma série histórica de 30 trimestres para 276 itens de sobressalentes com característica de demanda intermitente, chegando-se a conclusão de que os métodos SBA e AES são mais precisos que a sistemática atual do SINGRA.

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ARTIGO 8: ESTUDO DA APLICAÇÃO DA LÓGICA NEBULOSA NA OTIMIZAÇÃO DA LOGÍSTICA DE MATERIAL EM UMA EMPRESA DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Horário: 16:40 – 17:00

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Rodrigo Costa dos Santos (COPPE/UFRJ)

Francisco Eugênio de Aguiar Cavalcante (CEFET/RJ)

Resumo: Para reforçar o pilar Excelência Operacional do seu Plano Estratégico, uma empresa do setor elétrico brasileiro concebeu um projeto de implantação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC). No que tange à estruturação da Logística de Material, que foi um dos processos alvo do CSC, foram mapeados os fluxos dos processos, posteriormente, foram definidos os fluxos integrados para implantação do CSC Logística no curto prazo (Go-live) e no longo prazo (Dream).

Na maioria das empresas do grupo, a Logística de Material está fortemente vinculada às atividades de manutenção do sistema elétrico e à gestão de ativos, apoiando as equipes de manutenção e assegurando o atendimento dos planos de manutenção preventiva nas paradas de máquinas das usinas e manutenções programadas. O CSC Logístico é responsável pela gestão de 95 almoxarifados, perfazendo 250 mil m2 de galpões e 750 mil m2 de pátios, distribuídos por quase todo o território nacional, além de definir os padrões de execução dos processos e os níveis de serviços, o monitoramento do desempenho dos processos a fim de garantir o cumprimento dos padrões de execução e de resultados acordados. O presente artigo visa apresentar o estudo para a definição de critérios para a readequação da estrutura de logística de material das empresas do grupo, a partir de ferramentas de sistema de inferência fuzzy, ou lógica nebulosa, considerando as especificidades dos almoxarifados de material. A aplicação dos critérios técnicos definidos pelo estudo subsidiará a otimização dos recursos e ganhos de sinergia, assegurando a disponibilidade de material, em tempo, custo e condições técnicas adequadas à manutenção da confiabilidade do sistema elétrico, dentro de padrões requeridos pela Companhia.

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ARTIGO 9: TRADE-OFF DO GESTOR PÚBLICO: CUSTO DE OBTENÇÃO PELO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS, QUE FOMENTA A AGRICULTURA FAMILIAR E PREGÃO ELETRÔNICO.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Horário: 17:00 – 17:20

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Cláudia Monalisa Silva (PUC – RJ)

Lincoln Neves (PUC – RJ)

Bruno Teixeira (Marinha do Brasil)

Erica Raschendorfer (Marinha do Brasil)

Resumo: O Governo Federal promoveu o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) desde 2003 como parte do programa fome Zero, almejando com ele fomentar o acesso da Agricultura Familiar no mercado das compras públicas e, adicionalmente, o incremento no desenvolvimento econômico e social, estabelecendo por meio do Decreto 8.473/15 a obrigatoriedade de execução de parte do orçamento anual dos órgãos da Administração Pública Federal, para aquisição neste programa. Tal fato enseja o estudo comparativo do custo de aquisição pelo PAA, na modalidade Compra Institucional (CI) e o Pregão Eletrônico, no Sistema de Registro de Preços (PE-SRP) com objetivo de identificar qual formato que promove a maior vantagem econômica para a Administração. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem quantitativa, propondo uma análise sobre as aquisições de alimentos no Centro de Obtenção da Marinha no Rio de Janeiro e no Governo Federal. Como resultado, obteve-se que os valores medianos das aquisições pelo PAA-CI são em sua maioria mais caros que os praticados no PE-SRP. Contudo, a análise do PAA-CI ainda é incipiente e espera-se que, com maiores incentivos ao programa ocorra uma aceleração do crescimento da oferta e, por consequência, queda dos preços.

Palavras Chave: Agricultura Familiar, Programa de Aquisição de Alimentos, Compra Institucional e Compras Públicas.

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