Logística e Transportes Primeira Sessão

 




ūüďÖ 06/11/2019

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

13:45 ‚Äď 14:05

Logística de cargas: desenvolvimento de um software para auxílio à tomada de decisão na gestão de controle de cargas em mercados agroindustriais.

14:05 ‚Äď 14:25

Problema de roteirização de veículos com multi-compartimentos com coleta e entrega mista restrita.

14:25 ‚Äď 14:45

Problemas de cobertura em localiza√ß√£o de instala√ß√Ķes: uma revis√£o sistem√°tica da literatura.

14:45 ‚Äď 15:05

An empirical examination of the impact of supply chain risks upon operational performance: an analysis at Brazilian industries using a structural equation modeling approach.

15:05 ‚Äď 15:25

Desenvolvimento de um modelo matemático do problema de roteamento de veículos com frota heterogênea.

15:25 ‚Äď 15:40

Intervalo

15:40 ‚Äď 16:00

 

16:00 ‚Äď 16:20

POGLI Sisrot LIX: resultados de aplicação no planejamento e execução de setores e rotas de resíduos sólidos no Brasil.

16:20 ‚Äď 16:40

Previsão de demanda intermitente: uma investigação empírica na cadeia de sobressalentes da Marinha do Brasil.

16:40 ‚Äď 17:00

Estudo da aplicação da lógica nebulosa na otimização da logística de material em uma empresa do setor elétrico brasileiro.

17:00 ‚Äď 17:20

Trade-off do gestor p√ļblico: custo de obten√ß√£o pelo programa de aquisi√ß√£o de alimentos, que fomenta a agricultura familiar e preg√£o eletr√īnico.

 

ARTIGO 1: LOG√ćSTICA DE CARGAS: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA AUX√ćLIO √Ä TOMADA DE DECIS√ÉO NA GEST√ÉO DE CONTROLE DE CARGAS EM MERCADOS AGROINDUSTRIAIS.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 13:45 ‚Äď 14:05

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Anadyne Dal Maso (UFMT)

Ana Silva (UFCG)

Daniel Augusto de Moura Pereira (UFCG)

Antonio Vaz (UFCG)

Resumo: Diante do avan√ßo tecnol√≥gico e da cont√≠nua mudan√ßa no mercado, resultado da globaliza√ß√£o, as empresas v√™m buscando a cada dia, por inova√ß√Ķes que as auxiliem tanto no seu processo produtivo como, no seu planejamento e controle administrativo. A log√≠stica agroindustrial brasileira, setor respons√°vel pela movimenta√ß√£o de diferentes produtos atrav√©s dos modais, vem nos √ļltimos anos, incorporando em suas atividades de distribui√ß√£o, novas ferramentas integradas √† tecnologia, de forma a auxili√°-las no gerenciamento e controle de dados e informa√ß√Ķes. Dessa forma, o presente artigo, tem como objetivo desenvolver um software, voltado para a gest√£o de controle de cargas, a mercados agroindustriais, a fim de proporcionar para as empresas o planejamento e o controle adequado referente a distribui√ß√£o. Como refer√™ncias para o desenvolvimento do software, foram utilizadas pesquisas bibliogr√°ficas e documentais, que serviram de apoio para a elabora√ß√£o das planilhas de controle de dados de motoristas, ve√≠culos e cargas, como para, a cria√ß√£o da interface do programa.

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ARTIGO 2: PROBLEMA DE ROTEIRIZA√á√ÉO DE VE√ćCULOS COM MULTI-COMPARTIMENTOS COM COLETA E ENTREGA MISTA RESTRITA.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 14:05 ‚Äď 14:25

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Carlos Leonardo Ramos Póvoa (UENF)

Geraldo Galdino de Paula Junior (UENF)

Laura Moreira Vasconcelos Lima da Silva (UENF)

J√ļlia Moreira (UENF)

Resumo: Este artigo apresenta o problema de roteiriza√ß√£o de ve√≠culos com multi-compartimentos com coleta e entrega mista restrita (MC-PRVCEMR). O mesmo √© uma generaliza√ß√£o do problema de roteiriza√ß√£o de ve√≠culos com entregas e coletas, possibilitando o decisor a escolher o quanto de capacidade livre do ve√≠culo ser√° aceito antes de come√ßar a fazer as coletas. Uma heur√≠stica GRASP foi desenvolvida para solu√ß√£o do problema, bem como um procedimento de verifica√ß√£o de inser√ß√£o do cliente na rota. O algoritmo foi testado com 46 inst√Ęncias, e apesar da utiliza√ß√£o de um procedimento simples de busca local, o mesmo apresentou resultados compat√≠veis com a literatura.

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ARTIGO 3: PROBLEMAS DE COBERTURA EM LOCALIZA√á√ÉO DE INSTALA√á√ēES: UMA REVIS√ÉO SISTEM√ĀTICA DA LITERATURA.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 14:25 ‚Äď 14:45

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Daniela Matos (PUC ‚Äď RJ)

Antonio Marcio Thom√© (PUC ‚Äď RJ)

Resumo: A localiza√ß√£o de instala√ß√Ķes √© uma √°rea muito importante e complexa da log√≠stica, e um de seus principais problemas tange √† cobertura. Devido √† escassez da metodologia de revis√£o sistem√°tica de literatura acerca dos problemas de cobertura em localiza√ß√Ķes de instala√ß√Ķes ap√≥s um trabalho publicado em 2012, ainda que haja crescimento do interesse na √°rea acad√™mica, este artigo visa fornecer uma revis√£o sistem√°tica de literatura (RSL) sobre o tema. Essa revis√£o permite uma abordagem baseada em evid√™ncias que identifica, seleciona e analisa dados secund√°rios, obtendo uma vis√£o geral mais objetiva da pesquisa. Entre os artigos publicados a partir de 2011, foram inicialmente selecionados 190, e, ap√≥s a aplica√ß√£o da metodologia, restaram 86. Ap√≥s essa etapa, eles foram caracterizados de acordo com a metodologia utilizada e temas abordados. Este texto fornece uma vis√£o geral dos principais problemas de localiza√ß√£o de instala√ß√£o e por que adotar problemas de cobertura, e tem como objetivo demonstrar a import√Ęncia dessa metodologia na elabora√ß√£o de um artigo, bem como mostrar os temas em que estes tipos de problemas s√£o mais aplicados e recomendar temas de futuras pesquisas.

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ARTIGO 4: AN EMPIRICAL EXAMINATION OF THE IMPACT OF SUPPLY CHAIN RISKS UPON OPERATIONAL PERFORMANCE: AN ANALYSIS AT BRAZILIAN INDUSTRIES USING A STRUCTURAL EQUATION MODELING APPROACH.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 14:45 ‚Äď 15:05

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Thiago Lima (MB)

Bouchaib Bahli (RYERSON UNIVERSITY)

Samuel Barros (Ibmec)

Jorge Kolotelo (University of Bordeaux)

Nathan Oliveira (Université de Bordeaux

Resumo: The present work intends to contribute to the Supply Chain field and Contingency Theory by promoting a quantitative evaluation, in the context of Brazilian Industry, about the interaction between different types of Supply Chain Risks and Operational Performance, which are all core elements of contingency models. For that purpose, the following main research question was drawn: Does Supply Chain Risks influence negatively Operational Performance in the context of Brazilian Industries? The articles reviewed were retrieved from Scopus database. The keywords used to search for previous articles were Supply Chain Risks and Operational Performance. Three different hypothesis were developed and test based on the proposed mainquestion.

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ARTIGO 5: DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO MATEM√ĀTICO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VE√ćCULOS COM FROTA HETEROG√äNEA.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 15:05 ‚Äď 15:25

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Mateus de Assis Chacon Lima (UFU)

Rafael Hiroshi Harada Soares (UFU)

Jorge Reis (UFU)

Marcos Caixeta Valim (Latu)

Resumo: Para manter o n√≠vel de competitividade as organiza√ß√Ķes buscam meios de otimiza√ß√£o para as opera√ß√Ķes, possibilitando o estudo e desenvolvimento de modelos de otimiza√ß√£o, onde o roteamento de ve√≠culos se enquadra nos problemas cl√°ssicos dentro do gerenciamento log√≠stico. O presente trabalho aborda um estudo onde √© necess√°rio desenvolver e implementar um modelo matem√°tico capaz de determinar rotas para diferentes ve√≠culos com capacidades distintas, o mesmo foi proposto por uma empresa de software log√≠stico. O estudo √© baseado na formula√ß√£o do modelo matem√°tico, a utiliza√ß√£o do software de otimiza√ß√£o para resolu√ß√£o do modelo e an√°lise dos resultados obtidos, com intuito de buscar a minimiza√ß√£o de custos da opera√ß√£o log√≠stica, ou seja, custos referentes ao frete e a gera√ß√£o da ordem de rotas, onde foi obtido bons resultados para uma quantidade limitada da frota de ve√≠culos e pontos de coletas.

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ARTIGO 6: POGLI SISROT LIX: RESULTADOS DE APLICA√á√ÉO NO PLANEJAMENTO E EXECU√á√ÉO DE SETORES E ROTAS DE RES√ćDUOS S√ďLIDOS NO BRASIL.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 16:00 ‚Äď 16:20

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Marcos Negreiros (UECE-CE)

Augusto Palhano (GRAPHVS Cons Com e Rep Ltda)

Resumo: We present a new technology to make plans and help manage waste collection activities and human street sweeping. It can also follow up and manage solid waste services, optimizing (by least cost) the applications. It could be directly addressed to Brazilian municipalities as it contains its major natural features. By using advanced technics from sector-routing, scheduling, fleet and stuff scheduling by following them using integrated GPS system, the technology also makes the waste system inspectable, open and clear to all participants in real-time. We present real cases results evaluated in the field from household refuse collection and human street sweeping in distinct Brazilian cities (Franca/SP, Campo Grande/MS, Arma√ß√£o de B√ļzios/RJ and S√£o Paulo/SP), the results achieved from 12 to 28% of savings in household refuse collection and from 7-27% to human street sweeping over the practice work done by the firms responsible for the service.

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ARTIGO 7: PREVIS√ÉO DE DEMANDA INTERMITENTE: UMA INVESTIGA√á√ÉO EMP√ćRICA NA CADEIA DE SOBRESSALENTES DA MARINHA DO BRASIL.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 16:20 ‚Äď 16:40

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Leonardo Fonseca (Marinha do Brasil)

Ricardo França (Universidade Estácio de Sá)

Thiago Lima (Marinha do Brasil)

Wagner Souza (CIANB)

Resumo: Este trabalho tem o prop√≥sito de identificar m√©todos de previs√£o de demanda intermitente mais adequados aos itens de sobressalentes da Marinha do Brasil, com o intuito de contribuir com o projeto de moderniza√ß√£o do Sistema de Informa√ß√Ķes Gerenciais do Abastecimento (SINGRA), atualmente em curso. Assim, realizou-se uma compara√ß√£o entre os m√©todos utilizados atualmente e os m√©todos Amortecimento Exponencial Simples (AES), Croston e Syntetos-Boylan Approximation (SBA). O Erro Escalonado M√©dio Absoluto foi o par√Ęmetro utilizado nesta compara√ß√£o, que se baseou em observa√ß√Ķes de uma s√©rie hist√≥rica de 30 trimestres para 276 itens de sobressalentes com caracter√≠stica de demanda intermitente, chegando-se a conclus√£o de que os m√©todos SBA e AES s√£o mais precisos que a sistem√°tica atual do SINGRA.

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ARTIGO 8: ESTUDO DA APLICA√á√ÉO DA L√ďGICA NEBULOSA NA OTIMIZA√á√ÉO DA LOG√ćSTICA DE MATERIAL EM UMA EMPRESA DO SETOR EL√ČTRICO BRASILEIRO.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 16:40 ‚Äď 17:00

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Rodrigo Costa dos Santos (COPPE/UFRJ)

Francisco Eugênio de Aguiar Cavalcante (CEFET/RJ)

Resumo: Para reforçar o pilar Excelência Operacional do seu Plano Estratégico, uma empresa do setor elétrico brasileiro concebeu um projeto de implantação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC). No que tange à estruturação da Logística de Material, que foi um dos processos alvo do CSC, foram mapeados os fluxos dos processos, posteriormente, foram definidos os fluxos integrados para implantação do CSC Logística no curto prazo (Go-live) e no longo prazo (Dream).

Na maioria das empresas do grupo, a Log√≠stica de Material est√° fortemente vinculada √†s atividades de manuten√ß√£o do sistema el√©trico e √† gest√£o de ativos, apoiando as equipes de manuten√ß√£o e assegurando o atendimento dos planos de manuten√ß√£o preventiva nas paradas de m√°quinas das usinas e manuten√ß√Ķes programadas. O CSC Log√≠stico √© respons√°vel pela gest√£o de 95 almoxarifados, perfazendo 250 mil m2 de galp√Ķes e 750 mil m2 de p√°tios, distribu√≠dos por quase todo o territ√≥rio nacional, al√©m de definir os padr√Ķes de execu√ß√£o dos processos e os n√≠veis de servi√ßos, o monitoramento do desempenho dos processos a fim de garantir o cumprimento dos padr√Ķes de execu√ß√£o e de resultados acordados. O presente artigo visa apresentar o estudo para a defini√ß√£o de crit√©rios para a readequa√ß√£o da estrutura de log√≠stica de material das empresas do grupo, a partir de ferramentas de sistema de infer√™ncia fuzzy, ou l√≥gica nebulosa, considerando as especificidades dos almoxarifados de material. A aplica√ß√£o dos crit√©rios t√©cnicos definidos pelo estudo subsidiar√° a otimiza√ß√£o dos recursos e ganhos de sinergia, assegurando a disponibilidade de material, em tempo, custo e condi√ß√Ķes t√©cnicas adequadas √† manuten√ß√£o da confiabilidade do sistema el√©trico, dentro de padr√Ķes requeridos pela Companhia.

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ARTIGO 9: TRADE-OFF DO GESTOR P√öBLICO: CUSTO DE OBTEN√á√ÉO PELO PROGRAMA DE AQUISI√á√ÉO DE ALIMENTOS, QUE FOMENTA A AGRICULTURA FAMILIAR E PREG√ÉO ELETR√ĒNICO.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 17:00 ‚Äď 17:20

Local: Prédio CEMOI - Sala CHARLIE

Autores:

Cl√°udia Monalisa Silva (PUC ‚Äď RJ)

Lincoln Neves (PUC ‚Äď RJ)

Bruno Teixeira (Marinha do Brasil)

Erica Raschendorfer (Marinha do Brasil)

Resumo: O Governo Federal promoveu o Programa de Aquisi√ß√£o de Alimentos (PAA) desde 2003 como parte do programa fome Zero, almejando com ele fomentar o acesso da Agricultura Familiar no mercado das compras p√ļblicas e, adicionalmente, o incremento no desenvolvimento econ√īmico e social, estabelecendo por meio do Decreto 8.473/15 a obrigatoriedade de execu√ß√£o de parte do or√ßamento anual dos √≥rg√£os da Administra√ß√£o P√ļblica Federal, para aquisi√ß√£o neste programa. Tal fato enseja o estudo comparativo do custo de aquisi√ß√£o pelo PAA, na modalidade Compra Institucional (CI) e o Preg√£o Eletr√īnico, no Sistema de Registro de Pre√ßos (PE-SRP) com objetivo de identificar qual formato que promove a maior vantagem econ√īmica para a Administra√ß√£o. Para tanto, foi realizada uma pesquisa explorat√≥ria descritiva com abordagem quantitativa, propondo uma an√°lise sobre as aquisi√ß√Ķes de alimentos no Centro de Obten√ß√£o da Marinha no Rio de Janeiro e no Governo Federal. Como resultado, obteve-se que os valores medianos das aquisi√ß√Ķes pelo PAA-CI s√£o em sua maioria mais caros que os praticados no PE-SRP. Contudo, a an√°lise do PAA-CI ainda √© incipiente e espera-se que, com maiores incentivos ao programa ocorra uma acelera√ß√£o do crescimento da oferta e, por consequ√™ncia, queda dos pre√ßos.

Palavras Chave: Agricultura Familiar, Programa de Aquisi√ß√£o de Alimentos, Compra Institucional e Compras P√ļblicas.

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