Indústria 4.0 / Gestão da Qualidade

 




📅 07/11/2019

   Local: Ed. Rademaker - Sala 334

13:45 – 14:05

Smart Cities: como o conceito de cidades inteligente pode melhorar a mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro.

14:05 – 14:25

Auxiliando o processo decisório na Agricultura 4.0: revisando os métodos ordinais na seleção de drones.

14:25 – 14:45

Diagnóstico do grau de desenvolvimento e dos fatores de impacto na implementação da Indústria 4.0 no setor industrial catarinense.

14:45 – 15:05

Sistema de entrega/coleta de sensores através de Veículos Aéreos não Tripulados (VANTS).

15:05 – 15:25

Gestão de riscos e envelhecimento populacional na implementação da Indústria 4.0 no Brasil.

15:25 – 15:40

Intervalo

15:40 – 16:00

Proposta de aplicação do ciclo PDCA como ferramenta de apoio ao gerenciamento de processos: estudo de caso em uma oficina mecânica localizada no município do Rio de Janeiro.

16:00 – 16:20

A relevância da eliminação do desperdício: um estudo de caso em uma empresa de tecelagem.

16:20 – 16:40

A psicologia organizacional e do trabalho como ferramenta de apoio à gestão do conhecimento: um estudo sobre sua aplicabilidade na Marinha do Brasil.

16:40 – 17:00

Importância da aplicação da ferramenta 5S de qualidade dentro de um centro automotivo.

17:00 – 17:20

Análise da QVT em centros acadêmicos de uma IES pública a partir do emprego do método de análise hierárquica.


 

 

ARTIGO 1: SMART CITIES: COMO O CONCEITO DE CIDADES INTELIGENTE PODE MELHORAR A MOBILIDADE URBANA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

Tópico do Artigo: Indústria 4.0

Data: 07/11/2019

Horário: 13:45 – 14:05

Local: Ed. Rademaker - Sala 334

Autores:

Marcone Freitas dos Reis (SENAI CETIQT)

Pamela Andrade (SENAI CETIQT)

Marcos dos Santos (IME)

Angélica lima (SENAI CETIQT)

Alexandre Camacho da Paixão (ESTACIO DE SÁ)

Resumo: A mobilidade urbana é sensivelmente afetada pelo crescimento desordenado das cidades. Muitos problemas dos centros urbanos atualmente são ocasionados pelo aumento do número de automóveis nas ruas e os pouco incentivos ao transporte coletivo são apenas alguns desses transtornos. O acelerado crescimento urbano registrado nos últimos anos faz com que a preocupação aumente em relação à mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro. As cidades inteligentes, é uma alternativa para os problemas encontrados nas cidades onde, a partir da Tecnologia da Informação, busque base de dados, e com isso compartilhe informações importantes com a participação efetiva da população, ajudando a própria gestão a fazer algo pelo cidadão carioca. Nos últimos oito anos, há um número excessivo de pessoas e veículos ocupando as ruas, gerando congestionamentos, insegurança e perda de tempo, como base na estatística da empresa Holandesa Tom Tom, o Rio de Janeiro perde em média 47% a mais do seu tempo no transito em relação ao tempo perdido ao redor do mundo. O objetivo deste estudo é apresentar como o conceito de cidades inteligentes pode influenciar na mobilidade urbana, através, da sustentabilidade, inovação, pesquisas através de estatística mundial, inteligências entre as cidades mundiais, no intuito de trazer melhorias para os congestionamentos e dificuldade de circulação na cidade do Rio de Janeiro. Portanto, neste estudo foi utilizado além de dados estatísticos, matérias de Smart cities e mobilidade urbana no mundo atual, como demonstrar diferentes formas de mobilidade urbana em cidades inteligentes através do uso de aplicativos de interação entre pessoas e cidades.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 2: AUXILIANDO O PROCESSO DECISÓRIO NA AGRICULTURA 4.0: REVISANDO OS MÉTODOS ORDINAIS NA SELEÇÃO DE DRONES.

Tópico do Artigo: Indústria 4.0

Data: 07/11/2019

Horário: 14:05 – 14:25

Local: Ed. Rademaker - Sala 334

Autores:

Heider Silva Barros (SENAI CETIQT)

Marcone Freitas dos Reis (SENAI CETIQT)

Marcos dos Santos (IME)

Kaique Silva (SENAI CETIQT)

Valéria da Silva Brito (UFF)

Resumo: A agricultura 4.0, derivada da Indústria 4.0, é um fenômeno além da mecanização do campo. Adotando-se recursos computacionais de alto nível tecnológico, sensores, comunicação entre máquinas (M2M), técnicas de análise e conectividade entre dispositivos móveis as operações no campo passaram a ser orientadas e a processar um enorme volume de dados que servirão de base para a tomada de decisões. A gama de tecnologias tornaram a agricultura 4.0 um divisor de águas no setor. O benefício mais básico dessas novas ferramentas é o aumento da produtividade. Aliando-se a utilização de drones a agricultura 4.0 é possível se atingir altos níveis de redução de custos, economia do tempo, mão de obra e estoques, maior precisão e eficiência. Dentro desse contexto, o objetivo do presente estudo é ranquear modelos de drones disponíveis no mercado aplicando os métodos ordinais de Borda, Condorcet e Copeland, e pretende-se a partir do ranqueamento proporcionar ao decisor um norte em suas alternativas.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 3: DIAGNÓSTICO DO GRAU DE DESENVOLVIMENTO E DOS FATORES DE IMPACTO NA IMPLEMENTAÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0 NO SETOR INDUSTRIAL CATARINENSE.

Tópico do Artigo: Indústria 4.0

Data: 07/11/2019

Horário: 14:25 – 14:45

Local: Ed. Rademaker - Sala 334

Autores:

Carlos Ernani Fries (UFSC)

Ricardo Müller Filho (UFSC)

Danieli Ferentz (UFSC)

Fernanda Christmann (UFSC)

Resumo: O setor industrial desempenha papel fundamental na consolidação de uma economia forte e sustentável, funcionando como fonte de avanços tecnológicos e de crescimento em longo prazo. No entanto, nos últimos anos no Brasil, o setor está perdendo precocemente participação na composição do Produto Interno Bruto (PIB), fenômeno este conhecido como desindustrialização. Como alternativa para retomar o crescimento do setor industrial e torná-lo, novamente, competitivo em um cenário global digitalizado, encontram-se os princípios da Indústria 4.0. Defendida por muitos estudiosos como a quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0, ou Manufatura Avançada, tem por objetivo integrar as tecnologias digitais de comunicação e informação aos sistemas produtivos, gerando ganhos exponenciais por toda a cadeia de valor. Este trabalho visa contribuir com o processo de digitalização da Indústria em Santa Catarina, através do diagnóstico atual de implementação da Indústria 4.0 no setor industrial catarinense e da identificação dos desafios e oportunidades durante esse processo. Para isso, são aplicadas técnicas estatísticas em dados provenientes das indústrias do estado de Santa Catarina, entre o período de março de 2017 a maio de 2017. Os resultados obtidos mostram que muitos setores da indústria catarinense já estão incorporando as tecnologias da Indústria 4.0 ao seu processo produtivo, tais como Big Data e Internet das Coisas. Identificou-se, também, o alto custo de investimento inicial, a falta de infraestrutura em TI e a falta de mão de obra qualificada como os principais entraves à Indústria 4.0 no estado. Essas constatações podem auxiliar o setor industrial catarinense, bem como outros estados da federação, a tomar medidas mais efetivas no auxílio às empresas durante esse processo de industrialização que, em muitos países, já está bastante consolidado.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 4: SISTEMA DE ENTREGA/COLETA DE SENSORES ATRAVÉS DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANTS).

Tópico do Artigo: Indústria 4.0

Data: 07/11/2019

Horário: 14:45 – 15:05

Local: Ed. Rademaker - Sala 334

Autores:

Daniel Augusto de Moura Pereira (UFCG)

Alan Minervino (UFCG)

Rômulo Silva (UFCG)

Matheus Aires (UFCG)

Danillo Monte (UFCG)

Resumo: Esse artigo tem como objetivo mostrar o desenvolvimento um sistema de entrega e coleta de equipamentos e sensores para Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs). Para tanto, o produto foi desenvolvido a partir de estudos e pesquisas relacionados a área de automação aplicada nos VANTs e logística, com o objetivo de transportar sensores de diversos tipos, e com diversas finalidades, para locais de difícil acesso, onde há a necessidade de monitoramento remoto. Utilizou-se de computação gráfica, programação e manufatura aditiva para desenvolvimento do sistema supracitado. O resultado do projeto do sistema de entrega/coleta de sensores via VANTs neste trabalho mostrou viabilidade técnica e econômica do produto desenvolvido, além de possibilitar que pesquisadores, técnicos e pilotos tenham mais flexibilidade, segurança, eficiência e qualidade na coleta de dados a serem coletados a partir dos sensores instalados, bem como inovação nas áreas de Indústria 4.0 e Logística.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 5: GESTÃO DE RISCOS E ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0 NO BRASIL.

Tópico do Artigo: Indústria 4.0

Data: 07/11/2019

Horário: 15:05 – 15:25

Local: Ed. Rademaker - Sala 334

Autores:

Stella Queiroz (UFRJ)

Mariana SantAnna (UFRJ)

Washington Barbosa (Fiocruz)

Leonardo Souza (UFRJ)

Tharcisio Fontainha (UFRJ)

Resumo: O termo Indústria 4.0 remete a avanços tecnológicos fundamentais a serem implementados no que podemos chamar de 4ª Revolução Industrial. Os principais impactos da Indústria 4.0 ocorrem na força de trabalho e na necessidade de as pessoas aperfeiçoarem suas competências para lidar com todas as novas tecnologias. Sabe-se que o Brasil passa por um processo de transição demográfica em que as tendências das taxas brutas de natalidade e mortalidade acarretarão, no início dos anos 2040, a redução no volume populacional. As transformações na dinâmica demográfica impactarão não só o volume, mas também a estrutura etária e, consequentemente, a população em idade ativa, com a redução no número de crianças e o aumento no segmento idoso. A metodologia de Gestão de Riscos é recomendada para que as organizações a incorporem aos seus respectivos planejamentos, subsidiando a tomada de decisão em todos os departamentos e atividades, incluindo estratégias, operações, processos, funções, projetos, produtos, serviços e ativos. O presente artigo tem como objetivo compreender e avaliar através destas metodologias os impactos que esta dinâmica pode causar na implementação do modelo de Indústria 4.0 no Brasil.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 6: PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO CICLO PDCA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: ESTUDO DE CASO EM UMA OFICINA MECÂNICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.

Tópico do Artigo: Gestão da Qualidade

Data: 07/11/2019

Horário: 15:40 – 16:00

Local: Ed. Rademaker - Sala 334

Autores:

Roberta Fernandes (UEZO)

Carolina Rodrigues Melo Dantas (UEZO)

Gabriel Fernandes (UNISUAM)

Marcos dos Santos (IME)

Resumo: As Ferramentas da Qualidade são técnicas que auxiliam no aprimoramento da gestão de processos visando à eficiência dos mesmos, além de possibilitarem uma análise objetiva acerca dos fatos que atuarão como pilares para a tomada de decisão. O Ciclo PDCA possui suas etapas pautadas na melhoria contínua, contribuindo para o desenvolvimento constante dos processos organizacionais. O presente artigo trata da utilização do Ciclo PDCA, bem como das Ferramentas da Qualidade, objetivando o diagnóstico e a correção das não-conformidades que ocorrem em uma oficina mecânica situada no Rio de Janeiro. Os resultados obtidos indicam que a ausência de um padrão operacional é a principal razão para os elevados índices de retrabalho e insatisfação dos clientes.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 7: A RELEVÂNCIA DA ELIMINAÇÃO DO DESPERDÍCIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TECELAGEM.

Tópico do Artigo: Gestão da Qualidade

Data: 07/11/2019

Horário: 16:00 – 16:20

Local: Ed. Rademaker - Sala 334

Autores:

Jéssica Moreira (UCP)

Resumo: Este estudo faz a análise do processo produtivo de uma Empresa têxtil, principalmente, de atividades que geram altos índices de desperdício e acabam impactando a sua produção e, com isso, seu lucro. Todos os aspectos referentes ao processo de produção, organização do trabalho e meio ambiente foram analisados. A partir dessa análise são feitas sugestões de melhorias, visando ao aumento da produtividade, melhorias nas condições de trabalho e reorganização de seus processos, com o fim de redução do desperdício. A metodologia utilizada para a elaboração desta análise foi um estudo de caso, tendo como objetivo acompanhar o processo de produção e sugerir melhorias para os desperdícios encontrados. Foram reduzidos custos, tempo, movimentação, transportes desnecessários, atividades que não agregam valor ao produto final fabricado. O que permitiu garantir melhor qualidade, redução de estoque, maior segurança à saúde do colaborador Este estudo é de grande interesse para profissionais que trabalham com processos da fabricação enxuta. Palavras-chave: Desperdício. Redução. Tecelagem.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 8: A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO COMO FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE SUA APLICABILIDADE NA MARINHA DO BRASIL.

Tópico do Artigo: Gestão da Qualidade

Data: 07/11/2019

Horário: 16:20 – 16:40

Local: Ed. Rademaker - Sala 334

Autores:

Lucilio Moura (Marinha do Brasil)

Resumo: A articulação da Psicologia com a Gestão do Conhecimento é de extrema importância como apoio à criação, ao acesso, à transferência e à conversão do ativo organizacional. O presente estudo visa identificar campos de atuação da Psicologia Organizacional e do Trabalho relacionados aos fatores críticos de sucesso em Gestão do Conhecimento sugeridos pelo Modelo de Excelência do Programa Netuno. Por meio de uma análise de conteúdo qualitativo de dados retirados do Modelo de Excelência do Programa Netuno, foi possível identificar oito campos de atuação.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 9: IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S DE QUALIDADE DENTRO DE UM CENTRO AUTOMOTIVO.

Tópico do Artigo: Gestão da Qualidade

Data: 07/11/2019

Horário: 16:40 – 17:00

Local: Ed. Rademaker - Sala 334

Autores:

Cleber Gomes Pinto Filho (Unilasalle)

Suzana Arleno Souza Santos (Unilasalle)

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal ressaltar a importância da ferramenta 5s no sistema operacional de um centro automotivo. O 5s com o auxílio do senso organizacional oferece uma qualidade personalizada a cada tipo de serviço. Com a facilidade de ser obter um veículo automotor nos dias de hoje, o mercado de serviços e produtos automotivos cresceu com grande força de aceitação do público, e para se diferenciar dos demais a qualidade tem sido um fator de extremo peso. O projeto baseia-se em dois tipos de metodologia, a bibliográfica e prática, conhecida também como investigação de campo, tornando-se então um estudo exploratório. Para coleta dos dados foi realizado um estudo em parceria com o Centro Automotivo NEWCAR, localizado no bairro de Jardim Catarina, SG, com início no mês de Maio de 2018 E término em Janeiro de 2019. Oferecer suporte para melhoria e métodos de se manter sempre a frente das concorrentes foram os principais pontos abordados.

Download Artigo Completo

 

Artigo 10: ANÁLISE DA QVT EM CENTROS ACADÊMICOS DE UMA IES PÚBLICA A PARTIR DO EMPREGO DO MÉTODO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA.

Tópico do Artigo: PO na Administração Pública

Data: 07/11/2019

Horário: 17:00 – 17:20

Local: Ed. Rademaker - Sala 334

Autores:

André Luís Policani Freitas (UENF)

Tulio Entringer (UENF)

Resumo: Atualmente, o cenário em que as instituições estão inseridas é marcado pela alta competitividade e fortes mudanças, as quais afetam diretamente a vida do trabalhador. Dessa forma, a constante busca pela sobrevivência e pelo avanço da produtividade das organizações pode ser marcada por diferentes formas de precarização do trabalho, gerando assim, repercussões nocivas aos indivíduos. Nesse contexto, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem ganhando cada vez mais destaque dentro das organizações, bem como nos meios acadêmicos, que visam entender tais situações. Desejando contribuir para esta problemática, este artigo apresenta um estudo experimental, em uma IES pública, com o objetivo de identificar o Centro Acadêmico crítico em termo do grau desempenho da QVT na Universidade, segundo a percepção dos servidores técnico-administrativos, a partir do emprego do Método de Análise Hierárquica (AHP). Como resultados, sugere-se que o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) deve ser priorizado em prol da melhoria da qualidade de vida na IES. Da mesma forma, através dos julgamentos, foi possível observar que a dimensão Compensação Justa e Adequada, é o critério de maior preocupação quanto ao grau de desempenho da QVT. Vale destacar que todas as matrizes de julgamentos foram consideradas consistentes.

Download Artigo Completo