IME - Segunda Sess√£o

 




ūüďÖ 08/11/2019

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

13:45 ‚Äď 14:05

Demonstração de um software que utiliza o algoritmo Naive Bayes para a identificação de radionuclídeos através de espectroscopia gama.

14:05 ‚Äď 14:25

Desenvolvimento de Ferramenta Computacional em Python: implementação e estudo de caso dos métodos PROMETHEE I, II e III.

14:25 ‚Äď 14:45

Aplicação do Método THOR para escolha de um modelo de treinamento em um laboratório de metrologia.

14:45 ‚Äď 15:05

Sistema de Apoio √† Decis√£o JS-ELECTRE desenvolvido em JavaScript: uma plataforma on line com grafos din√Ęmicos.

15:05 ‚Äď 15:25

Modelagem funcional preliminar do laborat√≥rio de seguran√ßa cibern√©tica de sistemas el√©tricos em ambiente de tecnologia de informa√ß√£o, comunica√ß√Ķes e automa√ß√£o.

15:25 ‚Äď 15:40

Intervalo

15:40 ‚Äď 16:00

Proposta de aplicação de um plano de negócios no projeto de criação de um sistema de franquias.

16:00 ‚Äď 16:20

Abordagem de aplicação de Engenharia de Sistemas à grande volume de dados.

16:20 ‚Äď 16:40

Desenvolvimento de um código em Python para geração de Matrizes de Correlação de Pearson com laços a partir de n variáveis tomadas duas a duas.

16:40 ‚Äď 17:00

Engenharia de sistemas aplicada à prospecção dos requisitos logísticos e industriais do sistema de armas manual para as viaturas da família Guarani.

17:00 ‚Äď 17:20

 


 

 

ARTIGO 1: DEMONSTRA√á√ÉO DE UM SOFTWARE QUE UTILIZA O ALGORITMO NAIVE BAYES PARA A IDENTIFICA√á√ÉO DE RADIONUCL√ćDEOS ATRAV√ČS DE ESPECTROSCOPIA GAMA.

T√≥pico do Artigo: Ind√ļstria 4.0

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 13:45 ‚Äď 14:05

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

M√°rcio Silva (IME)

Gabriela Duarte (IME)

Domingos Cardoso (IME)

Clóves Fonseca (IME)

Caio Caraciolo Rodrigues Elias (IME)

Resumo: No mundo atual presencia-se a conflu√™ncia de tecnologias e √°reas do conhecimento. O grau de automa√ß√£o nas diversas aplica√ß√Ķes industriais al√©m do uso da intelig√™ncia artificial se fazem presentes, cada vez mais, nas linhas de produ√ß√£o. Dentro da ind√ļstria nuclear, procuram-se oportunidades de aplica√ß√£o dos mecanismos de seguran√ßa, a fim de automatizar o monitoramento dos materiais radioativos como, por exemplo, os provenientes de rejeitos de processos ligados ao ciclo do combust√≠vel nuclear. Nesse contexto, √© de grande serventia o desenvolvimento de um software capaz de alarmar quando detectada uma varia√ß√£o na assinatura espectrosc√≥pica. Quando este determinar alguma diversidade, sendo capaz de auxiliar na tomada de decis√£o em situa√ß√Ķes de emerg√™ncia radiol√≥gica. Diante disso, o presente estudo levanta a viabilidade da elabora√ß√£o de um software (desenvolvido em JAVA), capaz de identificar, automaticamente, um is√≥topo atrav√©s do levantamento de seu espectro gama.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 2: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL EM PYTHON: IMPLEMENTA√á√ÉO E ESTUDO DE CASO DOS M√ČTODOS PROMETHEE I, II E III.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 14:05 ‚Äď 14:25

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Miguel Moreira (IME)

Marcos dos Santos (IME)

Carlos Francisco Sim√Ķes Gomes (UFF)

Resumo: O presente artigo objetiva apresentar uma an√°lise explicativa do m√©todo de Apoio Multicrit√©rio √† Decis√£o PROMETHEE, junto a uma ferramenta computacional para aplica√ß√£o. Quanto ao m√©todo, √© exposto as etapas que comp√Ķem o processo l√≥gico matem√°tico e os tr√™s primeiros m√©todos de an√°lise da fam√≠lia PROMETHEE. A ferramenta desenvolvida tem o prop√≥sito de auxiliar o decisor na aplica√ß√£o do m√©todo, sendo necess√°rio ao usu√°rio apenas inserir os dados requisitados pela aplica√ß√£o em um dado caso. Um estudo de caso √© apresentado para demonstrar o funcionamento da ferramenta e as an√°lises dos resultados obtidos. A ferramenta proposta mostra ser eficaz, podendo ser utilizada em √Ęmbito acad√™mico, como forma de aux√≠lio na aprendizagem do m√©todo, ou em organiza√ß√Ķes, como forma de apoio aos gestores em suas tomadas de decis√Ķes.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 3: APLICA√á√ÉO DO M√ČTODO THOR PARA ESCOLHA DE UM MODELO DE TREINAMENTO EM UM LABORAT√ďRIO DE METROLOGIA.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 14:25 ‚Äď 14:45

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Ana Lívia Caitano (UNIGRANRIO)

Marcos dos Santos (IME)

Carlos Francisco Sim√Ķes Gomes (UFF)

Fabricio Tenório (CEFET-RJ / IME)

Resumo: O treinamento e o desenvolvimento desempenham um papel importante na efic√°cia e efici√™ncia das organiza√ß√Ķes, bem como nas experi√™ncias dos indiv√≠duos no trabalho. Foi utilizado a metodologia multicrit√©rio para sugerir a escolha de um novo modelo de treinamento. Os modelos s√£o: 4 n√≠veis de Donald Kirkpatrick, modelo do valor final de Hamblin, modelo MAIS de Borges-Andrade, modelo IMPACT de ABBAD e modelo IMTEE. O estudo √© aplicado em um laborat√≥rio de metrologia, pois os procedimentos tradicionais utilizados nos sistemas de avalia√ß√£o est√£o sendo questionados quanto √† possibilidade de acompanharem adequadamente e oferecerem respostas √† contribui√ß√£o das a√ß√Ķes de treinamento e desenvolvimento para a organiza√ß√£o. O M√©todo THOR foi desenvolvido em 1999 e √© aplicado em problemas de ordena√ß√£o de alternativas; podendo ser utilizado em situa√ß√Ķes nas quais h√° aus√™ncia de um dado na matriz de decis√£o sem a necessidade de eliminar uma alternativa ou crit√©rio. Este m√©todo mostrou-se uma ferramenta adequada para balizar os processos de tomada de decis√£o, sendo poss√≠vel chegar a um resultado satisfat√≥rio. Ap√≥s aplica√ß√£o do m√©todo, chegou-se √† conclus√£o de que o modelo MAIS foi escolhido como o modelo padr√£o que nortear√° o desenvolvimento das atividades de treinamento no laborat√≥rio.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 4: SISTEMA DE APOIO √Ä DECIS√ÉO JS-ELECTRE DESENVOLVIDO EM JAVASCRIPT: UMA PLATAFORMA ON LINE COM GRAFOS DIN√āMICOS.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 14:45 ‚Äď 15:05

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Valdecir Pereira (IME)

Marcos dos Santos (IME)

Resumo: Mesmo nos tempos mais remotos, tomar decis√Ķes nunca foi uma tarefa f√°cil, principalmente em problemas maus estruturados e com in√ļmeros crit√©rios conflitantes. Assim, torna-se necess√°rio utilizar m√©todos que sejam capazes de estruturar problemas levando em considera√ß√£o as m√ļltiplas perspectivas das partes interessadas. O que se busca n√£o √© eliminar a subjetividade do processo decis√≥rio, mas sim uma maneira de estruturar de maneira racional essa subjetividade natural da psich√© humana. Dentro deste escopo, este trabalho tem o prop√≥sito de apresentar um Sistema de Apoio √† decis√£o que calcula os resultados do m√©todo ELECTRE de maneira simples e intuitiva, considerando que se trata de um dos m√©todos consagrados da Escola Francesa mais utilizados do mundo. Desenvolvido pelos pesquisadores do Programa de P√≥s-gradua√ß√£o em Sistemas e Computa√ß√£o do Instituto Militar de Engenharia (IME), o sistema foi implementado em JavaScript, podendo ser acessado pelo endere√ßo https://vvaldecirr.github.io/JSElectre/index.html. Com este estudo, espera-se trazer uma significativa contribui√ß√£o para a sociedade, principalmente para a comunidade acad√™mica, uma vez que a ferramenta apresentada funciona totalmente online em qualquer sistema operacional e em qualquer navegador, n√£o sendo necess√°rio baixar ou instalar um software espec√≠fico para a utiliza√ß√£o do m√©todo ELECTRE. Como Inova√ß√£o, o JS-ELECTRE apresenta uma interface gr√°fica que mostra as alternativas dominadas e as alternativas dominantes a partir de Grafos din√Ęmicos, cujos v√©rtices e arcos se reorganizam de acordo com os valores atribu√≠dos aos graus de concord√Ęncia e discord√Ęncia.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 5: MODELAGEM FUNCIONAL PRELIMINAR DO LABORAT√ďRIO DE SEGURAN√áA CIBERN√ČTICA DE SISTEMAS EL√ČTRICOS EM AMBIENTE DE TECNOLOGIA DE INFORMA√á√ÉO, COMUNICA√á√ēES E AUTOMA√á√ÉO.

Tópico do Artigo: Gestão de Projetos

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 15:05 ‚Äď 15:25

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Roberto Miranda Gomes (Cognify Consultoria)

José Augusto Sigmund Maciel de Araujo Costa (2o. CTA)

Cicero Garcez (IME)

Resumo: O objetivo do presente trabalho √© elaborar uma modelagem funcional preliminar do Laborat√≥rio de Seguran√ßa Cibern√©tica de Sistemas El√©tricos em Ambiente de Tecnologias de Informa√ß√£o, Comunica√ß√£o e Automa√ß√£o (LaSC). O Laborat√≥rio ser√° ambiente de simula√ß√£o do tipo hardware in the loop incluindo dispositivos f√≠sicos industriais que representam infraestruturas cr√≠ticas na √°rea de Sistemas El√©tricos e de Pot√™ncia e de Tecnologia de Automa√ß√£o. O ambiente de simula√ß√£o dever√° prover condi√ß√Ķes, nas √°reas de Tecnologia da Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o e Seguran√ßa Cibern√©tica aplicadas √† Tecnologia de Automa√ß√£o de Infraestruturas Cr√≠ticas, permitindo o desenvolvimento de estudos e an√°lises de seguran√ßa cibern√©tica de infraestruturas cr√≠ticas.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 6: PROPOSTA DE APLICA√á√ÉO DE UM PLANO DE NEG√ďCIOS NO PROJETO DE CRIA√á√ÉO DE UM SISTEMA DE FRANQUIAS.

Tópico do Artigo: Empreendedorismo e Inovação

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 15:40 ‚Äď 16:00

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Rodrigo Henrique Lima Lemos (SENAI CETIQT)

Marcone Freitas dos Reis (SENAI CETIQT)

Marcos dos Santos (IME)

Valéria da Silva Brito (UFF)

Angélica Lima (Senai Cetiqt)

Resumo: Empreendedorismo √© um conceito que vem sendo abordado nas discuss√Ķes acad√™micas e nos estudos sobre administra√ß√£o, haja vista a necessidade de se explorarem √°reas antes n√£o procuradas. Tal faro vem sendo verificado paralelamente ao processo de privatiza√ß√£o que surgiu tamb√©m com a abertura do com√©rcio interno para a concorr√™ncia externa, que trouxe maior competitividade aos mercados. Nesse contexto, destaca-se o empreendedorismo, definido como um conjunto de h√°bitos e caracter√≠sticas pessoais com base na capta√ß√£o de ideias e iniciativas, transformadas em oportunidades de neg√≥cios. Est√° associado ao empreendedorismo e aos conceitos de desenvolvimento econ√īmico, o aproveitamento das oportunidades e inova√ß√£o. O presente estudo tem como proposta desenvolver um Plano de Neg√≥cio com aux√≠lio do software SEBRAE 3.0, para cria√ß√£o de um sistema de franquias de uma barbearia e bar tem√°tico, onde seja poss√≠vel inovar o modelo de gest√£o atual, alavancar e promover o empreendimento no mercado est√©tico.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 7: ABORDAGEM DE APLICAÇÃO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS À GRANDE VOLUME DE DADOS.

Tópico do Artigo: Teoria e Algoritmos em Grafos

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 16:00 ‚Äď 16:20

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Ernesto Rademaker Martins (CASNAV)

Marcio Galhano (UFRJ)

Marcos dos Santos (Marinha do Brasil)

Cicero Garcez (IME)

Resumo: Com objetivo de criar uma metodologia de modelagem em grafos para representa√ß√£o de algumas rela√ß√Ķes com base em dados de pesquisa do CD2010 atrav√©s da ferramenta denominada SIDRA (Sistema do IBGE para Recupera√ß√£o Autom√°tica), que disponibiliza para o p√ļblico dados desagregados, em formato de tabelas demonstrativas da realidade brasileira. Portanto, ser√° apresentada uma metodologia baseada na Engenharia de Sistemas para representa√ß√£o de uma rede de n√≥s e arestas, usando como fonte de dados a rela√ß√£o de caracter√≠sticas f√≠sicas e sociais (sexo, cor, ra√ßa, situa√ß√£o domiciliar e grupos de idade) por localiza√ß√£o geogr√°fica (entre bairros e unidades federativas).

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 8: DESENVOLVIMENTO DE UM C√ďDIGO EM PYTHON PARA GERA√á√ÉO DE MATRIZES DE CORRELA√á√ÉO DE PEARSON COM LA√áOS A PARTIR DE N VARI√ĀVEIS TOMADAS DUAS A DUAS.

Tópico do Artigo: Estatística

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 16:20 ‚Äď 16:40

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Jonathas Araujo (IME)

Marcos dos Santos (IME)

Carlos Francisco Sim√Ķes Gomes (UFF)

Resumo: O coeficiente de correla√ß√£o de Pearson mede a correla√ß√£o linear entre duas vari√°veis, devendo esta correla√ß√£o estar compreendida no intervalo de -1 a 1, sendo -1 fortemente correlacionadas negativamente e 1 fortemente correlacionadas positivamente. A ferramenta desenvolvida tem o prop√≥sito de calcular os coeficientes de correla√ß√£o de Pearson de n vari√°veis tomadas duas a duas. Com isso, todos os coeficientes podem ser dispostos em uma matriz quadrada de ordem n. Tamb√©m √© poss√≠vel estabelecer um valor de corte para o coeficiente, de maneira a filtrar apenas as correla√ß√Ķes fortes. Al√©m disso, o c√≥digo tamb√©m calcula a correla√ß√£o de uma vari√°vel qualquer com ela pr√≥pria descasada no indexador em uma unidade, a fim de se verificar a in√©rcia desta vari√°vel sobre ela mesma. Consequentemente, a diagonal principal da Matriz de Pearson deixa de ser populada apenas por valores 1. O programa foi desenvolvido na linguagem de programa√ß√£o Python, pois ela d√° a possibilidade de desenvolvimento de uma plataforma web, ou at√© mesmo a cria√ß√£o de um aplicativo para smartphones. Para facilitar o entendimento da ferramenta, lan√ßou-se m√£o de um exemplo ilustrativo que foi resolvido passo a passo.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 9: ENGENHARIA DE SISTEMAS APLICADA √Ä PROSPEC√á√ÉO DOS REQUISITOS LOG√ćSTICOS E INDUSTRIAIS DO SISTEMA DE ARMAS MANUAL PARA AS VIATURAS DA FAM√ćLIA GUARANI.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 16:40 ‚Äď 17:00

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Rubem Cruz de Aragão (Exército Brasileiro)

Danielle Souza Bonifacio (Exército Brasileiro)

Cicero Garcez (IME)

Resumo: Requisitos Logísticos e Industriais são parte do conjunto de requisitos necessários para a obtenção de qualquer produto. Sua abordagem por meio da Engenharia de Sistemas permite aos usuários uma visão sistêmica, sinérgica e empática do programa em que o sistema em estudo está inserido. Neste trabalho, foram realizados estudos de prospecção dos requisitos Logísticos e Industriais de um Sistema de Armas Manual (SAM), sistema esse integrante da Nova Família de Blindados Sob Rodas GUARANI (NFBR GUARANI), mediante o uso de Diagramas SysML/UML e INCOSE.

Download Artigo Completo