IME - Primeira Sessão

 




📅 08/11/2019

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

08:15 – 08:35

Otimização da parada de TUEs para manutenção corretiva.

08:35 – 08:55

Projeto de redes de transporte público por ônibus: revisão de literatura.

08:55 – 09:15

Proposta de modelo para otimização para o problema de transportes multiproduto, multiperíodo e por diferentes meios de transporte.

09:15 – 09:35

Otimização da rede de transporte de suprimentos do Exército Brasileiro na região da Amazônia Oriental.

09:35 – 09:55

Transporte multimodal na Amazônia Oriental Brasileira – caso da 8ª Região Militar.

09:55 – 10:10

Intervalo

10:10 – 10:30

Análise de rotas para o escoamento de commodities sob a ótica da capacidade dos portos brasileiros.

10:30 – 10:50

Rebalanceamento do sistema de bicicletas compartilhadas: experimento realizado na cidade do Rio de Janeiro.

10:50 – 11:10

Otimização da alocação de recursos em portfólio de projetos estudo de caso do sistema de obras do exército brasileiro.

11:10 – 11:30

Procedimentos para implantação de um laboratório de espectrometria gama no Laboratório de Instrumentação Nuclear (LDIN) do Instituto Militar de Engenharia (IME).

11:30 – 11:50

 

 

ARTIGO 1: OTIMIZAÇÃO DA PARADA DE TUES PARA MANUTENÇÃO CORRETIVA.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 08/11/2019

Horário: 08:15 – 08:35

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Fábio Francisco (IME)

Orivalde Soares da Silva Júnior (IME)

Gustavo Vasconcellos (Unigranrio)

Resumo: Dentre as várias dificuldades encontradas no planejamento de parada de TUE (Trem Unidade Elétrica) para manutenção, uma delas é a priorização destes trens considerando diversas restrições como o atendimento à operação, a capacidade de vias em oficina, manobras e etc. Considerando este cenário, o artigo propõe a criação de um modelo matemático utilizando os conceitos de programação linear para otimização de parada de trens para manutenção corretiva, levando-se em consideração as seguintes restrições: trens com avaria crítica; trens com dois ou mais carros com sistema de freio isolado; capacidade de linhas em oficina; além de pontuação total maior que o percentual de referência determinado, para o caso de avarias não críticas. O sistema metroviário do Rio de Janeiro possui, em sua base de dados da manutenção, o registro de ordens de serviço com suas devidas prioridades, que considera o nível de impacto de cada tipo de falha. Para definição de pontuação dos trens a serem encaminhados à oficina, foram atribuídos pontos a partir das prioridades das ordens de serviço, garantindo a parada de trens mais críticos ao respeitar as restrições elencadas através do modelo matemático desenvolvido. O modelo proposto mostrou-se eficaz, tendo em vista que selecionou os trens prioritários, otimizando a parada de trens considerando as restrições definidas. A utilização deste modelo na rotina diária de programação de TUEs trará benefícios para o processo decisório de parada de trens de um sistema metroferroviário ao estruturar qualquer processo que se baseie na experiência técnica do programador, que tende a ser limitada pois não é capaz de considerar todas as restrições envolvidas.

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ARTIGO 2: PROJETO DE REDES DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS: REVISÃO DE LITERATURA.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 08/11/2019

Horário: 08:35 – 08:55

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Samille Rodrigues (IME)

Orivalde Soares da Silva Júnior (IME)

Resumo: The present article aims to present a literature review of the transit route network design (TNDP), as well as its various definitions, nomenclatures, classifications, objectives and methodologies used by the various authors. We present the different nomenclatures given to the problem, its characteristics and essential stages for the planning of the network, besides the methods of solution most used in the literature. The article aims to compile the different definitions used for network planning and design, seeking to increase existing revisions.

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ARTIGO 3: PROPOSTA DE MODELO PARA OTIMIZAÇÃO PARA O PROBLEMA DE TRANSPORTES MULTIPRODUTO, MULTIPERÍODO E POR DIFERENTES MEIOS DE TRANSPORTE.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 08/11/2019

Horário: 08:55 – 09:15

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Fabire Rezende (IME)

Orivalde Soares da Silva Júnior (IME)

Resumo: This paper aims to propose a mathematical model of cost optimization for computational operational research that solves a problem of transportation with multiproduct, multiperiod and diferente means os transport between the plants of a factory and its customers. We used dummy data, created by the author, to test and validate the model. The results founds as optimal solution of the problem were analyzed and discussed, implying conclusions that point to a coherent modeling.

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ARTIGO 4: OTIMIZAÇÃO DA REDE DE TRANSPORTE DE SUPRIMENTOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO NA REGIÃO DA AMAZÔNIA ORIENTAL.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 08/11/2019

Horário: 09:15 – 09:35

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Yuri Carvalho (IME)

Orivalde Soares da Silva Júnior (IME)

Resumo: A análise estratégica do setor de transportes brasileiro aponta para a necessidade imperiosa de promover a eficiência do setor e ampliar a competitividade do país através da diminuição do Custo Brasil. Dentre as Regiões do país, a do Norte é a mais desprovida de infraestruturas viárias capazes de integrar os diversos setores da sociedade. Devido à capilaridade do Exército Brasileiro, presente em todos os rincões deste país, é sensível e premente a necessidade de otimização da rede de transportes na Região da Amazônia Oriental como forma de reduzir custos para a Força e para o Brasil. Este estudo aplicará um modelo matemático utilizando Programação Linear Inteira Mista de localização para apresentar uma análise de otimização da rede de transportes de gêneros alimentícios do 8º Depósito de Suprimentos (D Sup), Órgão Provedor do Exército Brasileiro equiparado a um Centro de Distribuição no meio civil, responsável por suprir em diversas classes de materiais toda a região da Amazônia Oriental.

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ARTIGO 5: TRANSPORTE MULTIMODAL NA AMAZÔNIA ORIENTAL BRASILEIRA – CASO DA 8ª REGIÃO MILITAR.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 08/11/2019

Horário: 09:35 – 09:55

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Newton Portella (IME)

Orivalde Soares da Silva Júnior (IME)

Resumo: Os transportes têm sido um dos grandes gargalos para a logística militar. Neste trabalho são apresentados problemas de distribuição de suprimentos com origem em Belém-PA e Marabá-PA para as cidades de Santarém-PA, Altamira-PA, Tucuruí-PA, Itaituba-PA, Imperatriz-MA, São Luís-MA e Macapá-AP, apoiadas pela 8ª Região Militar, com diferentes modais a serem empregados. Para a modelagem foram consideradas que as vias de transporte operam sem restrições de trafegabilidade e as disponibilidades de suprimento nas duas origens atendem plenamente as necessidades. Foi utilizado o software AIMMS para a otimização do problema de transporte com o objetivo de minimizar os custos de transporte por modal. Os conceitos teóricos e dados numéricos foram coletados de manuais militares, de documentos do Exército e de artigo científico sobre a logística na 8ª RM. Os resultados apontaram que Belém supriria Macapá pelo modal fluvial e, as demais cidades seriam supridas por Marabá pelo modal rodoviário.

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ARTIGO 6: ANÁLISE DE ROTAS PARA O ESCOAMENTO DE COMMODITIES SOB A ÓTICA DA CAPACIDADE DOS PORTOS BRASILEIROS.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 08/11/2019

Horário: 10:10 – 10:30

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Adonis Silva (IME)

Orivalde Júnior (UFF)

Resumo: A revolução verde introduziu diversas iniciativas tecnológicas que possibilitaram transformar as práticas agrícolas e que aumentaram significativamente a produção de alimentos no mundo. Esta inserção de tecnologias mostrou-se muito aliada dos polos produtores brasileiros, onde há safras, principalmente de grãos, batem recorde de produções ano após ano, mesmo com os períodos de recessão econômica nacional. Entretanto, o planejamento e a infraestrutura dos transportes brasileiros não atendem a crescente demanda de deslocamentos, sobretudo no caso das exportações. Este trabalho propõe uma nova ótica para analisar o planejamento do fluxo da produção de commodities brasileiras, focando na infraestrutura já existente nos portos e utilizando métodos de otimização para encontrar soluções rotas ótimas. A aplicação deste estudo se dá no caso da produção de soja no estado do Mato Grosso.

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ARTIGO 7: REBALANCEAMENTO DO SISTEMA DE BICICLETAS COMPARTILHADAS: EXPERIMENTO REALIZADO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

Tópico do Artigo: PO em Serviços

Data: 08/11/2019

Horário: 10:30 – 10:50

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Felipe Pierrotti (IME)

Orivalde Soares da Silva Júnior (IME)

Resumo: In order to minimize the transportation cost of bike sharing rebalance in Rio de Janeiro a mathematic model was developed and applied in the software AIMMS.A historical data was use as the basis of the Traveler Salesman Problem associated with the Knapsack Problem. The regression analysis of the minimum path is one of the requirements of the different stations and is a concern of the bicycle transporters.

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ARTIGO 8: OTIMIZAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM PORTFÓLIO DE PROJETOS ESTUDO DE CASO DO SISTEMA DE OBRAS DO EXÉRCITO BRASILEIRO.

Tópico do Artigo: PO na Administração Pública

Data: 08/11/2019

Horário: 10:50 – 11:10

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Marion Fernandes (IME)

Orivalde Soares da Silva Júnior (IME)

Resumo: Este trabalho tem por objetivo abordar alguns conceitos de gerenciamento de portfólio de projetos, análise multicritério e programação linear com o intuito de aplicação em um estudo de caso. Utiliza-se da ferramenta de decisão multicritério Structured Pair-Wise Comparison ? SPC, também conhecido como AHP Simplificado, para o cálculo de pesos para os projetos de um portfólio. A partir de dados reais do Sistema de Saúde do Exército Brasileiro e de alguns dados fictícios, aplica-se ferramentas de programação linear para otimizar a alocação de recursos aos projetos. Tal metodologia pode colaborar com a priorização de projetos e alocação de recursos do Sistema de Obras do Exército Brasileiro executado pela Diretoria de Obras Militares.

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ARTIGO 9: PROCEDIMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE ESPECTROMETRIA GAMA NO LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO NUCLEAR (LDIN) DO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA (IME).

Tópico do Artigo: Outras aplicações em PO

Data: 08/11/2019

Horário: 11:10 – 11:30

Local: Prédio CEMOI - Sala BRAVO

Autores:

Jean Carlos da Silva (IME)

Gabriela Duarte (IME)

Rudnei Morales (IME)

Sergio Gavazza (IME)

Domingos Cardoso (IME)

Resumo: Espectrometria e espectroscopia são técnicas utilizadas para a obtenção de informações relativas a uma fonte radioativa conhecida ou desconhecida. A espectrometria lida com a medida da atividade de fontes radioativas, já a espectroscopia caracteriza e identifica essas fontes, através do padrão espectral delas. A versatilidade da espectrometria permite sua aplicação em várias áreas de conhecimento, tais como indústrias, centros de pesquisa, monitoramento ambiental, entre outras. Conhecendo os parâmetros e características da espectrometria, este trabalho tem como objetivo determinar as melhores condições para a implantação de um Laboratório de Espectrometria gama no Laboratório de Instrumentação Nuclear (LDIN) do Instituto Militar de Engenharia (IME).

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