📅 08/11/2019 Local: Ed. Rademaker - Sala 334 |
13:45 – 14:05 |
|
14:05 – 14:25 |
Revisão da literatura do modelo de estoque – lote econômico de compra LEC. |
|
14:25 – 14:45 |
Cadeia logística da indústria de biocombustíveis: uma abordagem metassíntese. |
|
14:45 – 15:05 |
||
15:05 – 15:25 |
||
15:25 – 15:40 |
Intervalo |
|
15:40 – 16:00 |
||
16:00 – 16:20 |
||
16:20 – 16:40 |
||
16:40 – 17:00 |
|
|
17:00 – 17:20 |
|
ARTIGO 1: PROPOSTA DE UM GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE REDUÇÃO DE CUSTOS NO ESTOQUE: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA.
Tópico do Artigo: Gestão da Produção
Data: 08/11/2019
Horário: 13:45 – 14:05
Local: Ed. Rademaker - Sala 334
Autores:
Nubia Nunes (FURG)
Déborah Mendes (FURG)
André Andrade Longaray (FURG)
Paulo Munhoz (FURG)
Kauê Silva (FURG)
Resumo: Diante do cenário atual no mercado competitivo das indústrias, as mesmas procuram minimizar seus custos, otimizando seus recursos. Um dos focos principais passa a ser a gestão dos estoques, com planejamento e controle priorizando reduzir seus desperdícios. O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção científica no que se refere a gestão de controle do fluxo de materiais em empresas, investigar métodos que proporcionam redução dos custos e restrições de avarias. O estudo é realizado através da revisão bibliográfica dos artigos encontrados nas bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES, Proquest, Science Direct, Scopus e Web of Science, o período da amostra foi livre, sem nenhuma restrição de área de pesquisa. O trabalho apresenta estudo exploratório, pesquisa qualitativa, mas predominantemente quantitativa, bases obtidos através de coleta de dados bibliográficos e posteriormente a sua análise.
ARTIGO 2: REVISÃO DA LITERATURA DO MODELO DE ESTOQUE – LOTE ECONÔMICO DE COMPRA LEC.
Tópico do Artigo: Gestão da Produção
Data: 08/11/2019
Horário: 14:05 – 14:25
Local: Ed. Rademaker - Sala 334
Autores:
Kelly Pepino (FURG)
Diogo Storino (FURG)
André Andrade Longaray (FURG)
Paulo Munhoz (FURG)
Resumo: A maioria dos empreendedores busca a ideia de maximizar o lucro e reduzir os custos dos seus produtos ou serviços sem prejudicar a qualidade dos mesmos, assim alcançando a um desempenho ideal no qual é de ter uma organização mais eficiente evitando perdas e otimizando seus recursos. Utilizar a racionalização da gestão de estoque é uma maneira importante para conquistar os objetivos priorizando a diminuição de custos. O presente trabalho tem como objetivo executar uma revisão da literatura referente ao lote econômico de compra LEC, com a intenção de verificar se o mesmo melhora as condições de custos. O estudo é realizado através da revisão bibliográfica dos artigos encontrados nas bases de dados Proquest, Scopus, Science Direct e Web of Science sem nenhuma restrição, as quais são coletados os dados e analisados.
ARTIGO 3: CADEIA LOGÍSTICA DA INDÚSTRIA DE BIOCOMBUSTÍVEIS: UMA ABORDAGEM METASSÍNTESE.
Tópico do Artigo: PO na Agricultura e Meio Ambiente
Data: 08/11/2019
Horário: 14:25 – 14:45
Local: Ed. Rademaker - Sala 334
Autores:
Juliana Silva (FURG)
Diogo Storino (FURG)
Ticiani Gonçalves (FURG)
André Andrade Longaray (FURG)
Paulo Munhoz (FURG)
Resumo: Este trabalho tem como proposta mapear o estado da arte sobre a temática da logística no âmbito da indústria de biocombustível. Na metodologia é classificada quanto propósito por pesquisa-diagnóstico de caráter qualiquantitativo, com delineamento descritivo, tendo o método de coleta de dados em bases de pesquisa e uma análise bibliométrica. O campo empírico constitui-se de 115 artigos, estes foram analisados através de uma revisão sistemática com a área de investigação sendo uma metassíntese qualitativa. Foi realizado um levantamento de três parâmetros para posterior discussão: modal de transporte, geográfico e produção. Este estudo buscou contribuir para reflexão sobre esses elementos da cadeia logística da indústria dos bicombustíveis, de forma a propor futuros estudos embasados no cenário atual.
ARTIGO 4: USO DE MODELOS DE FILAS PARA REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ATENDIMENTO A CLIENTES DE UM TERMINAL DE DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS - UM ESTUDO DE CASO.
Tópico do Artigo: PO na Área de Petróleo e Gás
Data: 08/11/2019
Horário: 14:45 – 15:05
Local: Ed. Rademaker - Sala 334
Autores:
Sandra Pelufe (FURG)
Diogo Storino (FURG)
André Andrade Longaray (FURG)
Paulo Munhoz (FURG)
Thauane Amaral (FURG)
Resumo: Este artigo tem por objetivo a utilização de um Modelo de Simulação baseado na Teoria das Filas visando a melhoria do atendimento a clientes de um Terminal de Distribuição de Combustíveis. Em relação a metodologia, a pesquisa classifica-se como predominantemente qualitativa, pois as informações dos trabalhos analisados possuem caráter exploratório interpretativo. Quanto ao delineamento, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso. Para tal, foram adotadas a observação participante de forma aberta e a consulta a documentos, na forma de relatórios mensais em uma empresa atuante no Setor. Entre os resultados obtidos através das simulações, é possível observar que, mesmo com o aumento significativo do número de caminhões atendidos pela empresa, na ocorrência de uma pequena elevação da capacidade de atendimento, observa-se uma redução no tempo de permanência dos caminhões na fila.
ARTIGO 5: AVALIAÇÃO DO USO DE META-HEURÍSTICAS BASEADAS NO COMPORTAMENTO DA NATUREZA EM APOIO A OPERAÇÕES DE ESCLARECIMENTO POR AERONAVES DE ASA MÓVEL.
Tópico do Artigo: Metaheuristicas
Data: 08/11/2019
Horário: 15:05 – 15:25
Local: Ed. Rademaker - Sala 334
Autores:
André Yokoyama (LNCC)
Antonio Mury (LNCC)
Mariza Ferro (LNCC)
Bruno Schulze (LNCC)
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é a avaliação de duas meta-heurísticas inspiradas na natureza, Algoritmos Genéticos e Colônia de Formigas, para o desenvolvimento de uma aplicação que possa gerar rotas otimizadas para aeronaves, atendendo às exigências da Marinha do Brasil. Este trabalho apresenta os métodos desenvolvidos, obedecendo a duas restrições principais: a mobilidade dos pontos de checagem e a autonomia limitada das aeronaves. Apresenta também os resultados dos testes realizados com os métodos desenvolvidos e uma avaliação de seus desempenhos.
ARTIGO 6: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO OPERACIONAL PARA SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA DISTRIBUÍDA DE ALTO DESEMPENHO.
Tópico do Artigo: Outras aplicações em PO
Data: 08/11/2019
Horário: 15:40 – 16:00
Local: Ed. Rademaker - Sala 334
Autores:
Mariza Ferro (LNCC)
Bruno Schulze (LNCC)
Antonio Mury (LNCC)
Resumo: A Computação Massivamente Paralela e Distribuída é fundamental para alavancar o progresso científico em inúmeras áreas da ciência. Porém, cada domínio de investigação tem aplicações com diferentes requisitos computacionais, os quais dependem da definição adequada desses sistemas de alto desempenho para se obter a eficácia e eficiência na resolução dos seus problemas. Assim, o pesquisador se depara com decisões complexas sobre a escolha da melhor infraestrutura para a execução do seu conjunto de aplicações científicas. Além disso, os métodos tradicionais de avaliação de desempenho por meio da execução de benchmarks possuem inúmeras limitações. Com o objetivo de superar essas dificuldades e limitações é que este trabalho apresenta uma metodologia de avaliação operacional que orienta pesquisadores e técnicos na aquisição e manutenção de equipamentos de computação de alto desempenho, voltados aos requisitos das suas aplicações. Foram investigados os comportamentos e requisitos computacionais exigidos para diferentes aplicações e sua combinação com arquiteturas, modelos de programação, tamanhos de problema e as relações com o desempenho. O conhecimento obtido viabilizou o desenvolvimento da metodologia, que foi avaliada por meio de um estudo de caso, no qual suas contribuições foram mensuradas.
ARTIGO 7: TOWARDS AN AUTONOMOUS FRAMEWORK FOR HPC OPTIMIZATION: A STUDY OF PERFORMANCE PREDICTION USING HARDWARE COUNTERS AND MACHINE LEARNING.
Tópico do Artigo: Computação de Alto Desempenho
Data: 08/11/2019
Horário: 16:00 – 16:20
Local: Ed. Rademaker - Sala 334
Autores:
Matheus Gritz (LNCC)
Gabrieli Silva (LNCC)
Mariza Ferro (LNCC)
Bruno Schulze (LNCC)
Resumo: To overcome the barriers for the next generation of HPC supercomputers it's important to reach the balance between performance and energy consumption. For this, the use of autonomic techniques that allow this kind of orchestration, from the scheduling to the frequency sizing of processors and memories (energy aware) will be fundamental. To explore these aspects, good predictive models are critical. In this work we present the ongoing research to develop an autonomic framework to make the orchestration among applications, schedulers and architectures, based on the requirements of the scientific applications. We present how to collect the relevant parameters looking to understand the applications and its performance for different models (Motif's Class) focusing on the development of the predictive techniques that will be part of the framework. The predictive tasks are being developed using Machine Learning (ML) techniques and in this paper we present all the steps to predict the execution time of an application using regression tree.
ARTIGO 8: MODELO PARA PREVISÃO DE POSIÇÃO DE OBJETOS EM 3D.
Tópico do Artigo: PO em Defesa e Segurança Pública
Data: 08/11/2019
Horário: 16:20 – 16:40
Local: Ed. Rademaker - Sala 334
Autores:
Jair Junior (LNCC/MCT)
Mariza Ferro (LNCC)
Bruno Schulze (LNCC)
Ernesto Rademaker Martins (CASNAV)
Marcos dos Santos (IME)
Resumo: A previsão de posição de objetos em 3D é um processo complexo, o qual exige algoritmos de associação capazes de lidar com o uso de técnicas de filtragem lineares e não lineares. Os modelos utilizados em sistemas de controle de tráfego aéreo, por serem desenvolvidos em duas dimensões, não são adequados para aplicações com alvos militares devido às variações de altitude que esses objetos desenvolvem. Dessa forma, a partir das informações de posições de um objeto no espaço obtidas por meio de um dado sensor, foi utilizado um método para se deduzir o valor da velocidade do mesmo, de modo a compor o vetor de medidas modelado. Com os dados desse vetor é calculada a próxima posição do objeto medido de forma tridimensional. Esse modelo pode ser implementado em sistemas tanto civis como militares, permitindo previsão de posição de objetos 3D em tempo real. Adotou-se como estimadores de estado o Filtro de Kalman Linear (FK) e o Filtro de Kalman Estendido (FKE) com integração através do agregador de filtros conhecido como IMM (Múltiplos Modelos Interagentes). Exemplos numéricos ilustram a aplicabilidade e desempenho do método proposto.