FURG / CIASC - Segunda Sessão

 




📅 07/11/2019

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

08:15 – 08:35

Seleção de espaços para torres de telefonia movel celular uma abordagem multicriterio de apoio a decisão utilizando AHP.

08:35 – 08:55

Seleção de um Sistema de Comunicações Táticas para o Corpo de Fuzileiros Navais a partir da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão.

08:55 – 09:15

O uso da pesquisa operacional para a análise de obuseiros de artilharia para o corpo de fuzileiros navais: uma abordagem AHP.

09:15 – 09:35

Estratégica de ciência, tecnologia e inovação da Marinha do Brasil: visão prospectivas de cenários.

09:35 – 09:55

Uma abordagem multicritério para seleção do calibre ideal de pistola para o corpo de fuzileiros navais em situações de GLO.

09:55 – 10:10

Intervalo

10:10 – 10:30

Seleção de um helicóptero de ataque a ser empregado em apoio a operações anfíbias: uma abordagem AHP.

10:30 – 10:50

Escolha de um equipamento de abertura de passagens utilizando o método AHP para o CFN.

10:50 – 11:10

Substituição de veículos flex por híbridos na administração pública brasileira: uma análise a partir dos métodos AHP e THOR.

11:10 – 11:30

O fuzil de assalto 5,56 mm m16a2mod705 versus o fuzil de assalto 5,56 mm ia2: uma equiparação pelo método multicritério SAPEVO-M.

11:30 – 11:50

O uso do processo de ANALYTIC HIERARCHY PROCESS AND THOR para melhor assistir os comandantes de logística do corpo marinho dos Estados Unidos na tomada de decisões.


 

 

ARTIGO 1: SELEÇÃO DE ESPAÇOS PARA TORRES DE TELEFONIA MOVEL CELULAR UMA ABORDAGEM MULTICRITERIO DE APOIO A DECISÃO UTILIZANDO AHP.

Data: 07/11/2019

Horário: 08:15 – 08:35

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CMatFN

Autores:

CT (QC-FN) Raoni Cerqueira Lima

Resumo: Sabe-se que no mundo a comunicação móvel vem aumentando desenfreadamente, com isto a necessidade da construção de mais torres para o aumento de cobertura e de capacidade de transmissão de dados moveis celulares torna-se um problema cada vez maior. Neste contexto este artigo visa orientar os decisores na escolha utilizando ferramentas e métodos multicritérios quanto a decisão do melhor local para instalação com base nos pesos dados a cada critério, levando a um embasamento teórico e mensurável do que seria a melhor opção com relação a pior ranqueadas hierarquicamente. O resultado alcançado mostra que relevando-se os critérios com maior peso realmente se chega a melhor aquisição por melhor região, em se tratando daquele site, abrangendo cobertura e capacidade de transmissão de dados aliado a melhor infraestrutura e localização física da torre. Demonstrando numericamente aos decisores que a economia de custos depende da possível melhor decisão.

 

ARTIGO 2: SELEÇÃO DE UM SISTEMA DE COMUNICAÇÕES TÁTICAS PARA O CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS A PARTIR DA METODOLOGIA MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO.

Data: 07/11/2019

Horário: 08:35 – 08:55

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CMatFN

Autores:

CT (FN) Felipe Souza de Miranda

Resumo: Na última década pudemos observar uma rápida evolução dos sistemas de comunicação, de maneira aparentemente súbita, a comunicação que outrora se dava somente por voz e de maneira precária passa a utilizar dados de alta velocidade. Tal fato tem levado a necessidade de as Forças Armadas adotarem sistemas de comunicações mais modernos, visando se antecipar aos acontecimentos em campo de Batalha. Este artigo compreende a aplicação do método AHP (Analytic Hierarchy Process) e do método THOR, como métodos de tomada de decisões multicritério na solução do problema de escolha de um Sistema de Comunicações para o Corpo de Fuzileiros Navais, para ser utilizado nas operações em que participa. A aplicação desta metodologia tem como objetivo apoiar a decisão do alto escalão da Administração Naval na escolha de um sistema de comunicações mais adequado para utilização em operações Anfíbias e Terrestres. Considerando que o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil tem como propósito mais amplo contribuir para a Defesa da Pátria, este trabalho tem como contribuição para a sociedade a escolha de um sistema de comunicações mais eficiente, possibilitando à “Força que vem do Mar” uma melhor eficiência no cumprimento de suas tarefas.

 

 

ARTIGO 3: O USO DA PESQUISA OPERACIONAL PARA A ANÁLISE DE OBUSEIROS DE ARTILHARIA PARA O CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS: UMA ABORDAGEM AHP.

Data: 07/11/2019

Horário: 08:55 – 09:15

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CMatFN

Autores:

CT (FN) Carlos Alberto Pereira de Figueiredo Junior

Resumo: O avanço da tecnologia influencia em todos os campos da vida moderna, inclusive no meio militar, seja por Normas, Doutrinas, ou por constante aprimoramento dos meios para sempre obter vantagens diante de um conflito. Este trabalho procura apresentar uma solução ao Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) quanto a substituição ou não de seu armamento de artilharia por meio do método AHP para com isso hierarquizar cinco opções de Obus, dentre os atuais utilizados e alguns presentes nas forças armadas ao redor do mundo, de forma a manter o CFN, e o Brasil, dentre os Países com Força Armada atualizada e de pronto emprego.

 

 

ARTIGO 4: ESTRATÉGICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA MARINHA DO BRASIL: VISÃO PROSPECTIVAS DE CENÁRIOS.

Data: 07/11/2019

Horário: 09:15 – 09:35

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CDDCFN

Autores:

CT (QC-FN) Leandro Fagundes Amaral

Resumo: O trabalho se dispõe a pesquisar a Estratégica Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Marinha do Brasil (MB), utilizando a análise de prospectiva para a compreensão de como as decisões atuais podem impactar os cenários futuros para o cumprimento da estratégica. A fim de auxiliar a análise foram definidas as incertezas existentes no planejamento estratégico em CT&I da Marinha do Brasil, subsequentemente foram desdobradas em variáveis. Foram consideradas no estudo as variáveis mais significativas. Os históricos das variáveis em estudo foram do período 2013 a 2016. Foram usadas para formulação de três cenários prospectivos de informações quantitativas, a fim de contribuir para um melhor planejamento estratégico e antever ações que possam minimizar os impactos para o futuro.

 

 

ARTIGO 5: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARA SELEÇÃO DO CALIBRE IDEAL DE PISTOLA PARA O CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS EM SITUAÇÕES DE GLO.

Data: 07/11/2019

Horário: 09:35 – 09:55

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CMatFN

Autores:

CT (QC-FN) Claudio de Carvalho Santos Filho

Resumo: O objetivo desse artigo é fundamentar a escolha ou propor uma alteração no calibre das pistolas adotadas pelo Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) para o uso em ambiente urbano, apresentando as opções de maneira hierarquizada dentre as opções de ferramentas do Apoio Multicritério à Decisão (AMD), será utilizado o método AHP. Os critérios serão elencados e os seus respectivos pesos serão atribuídos levando em consideração tabelas de fabricantes e entrevistas realizadas com Oficiais do CFN. A utilização do método AHP na escolha do calibre ideal apresenta-se como uma forma clara e com viés científico para que a sociedade brasileira tenha a percepção de que foi feita a melhor opção dentre os calibres ofertados pelo mercado. A fim de gerar maior subsídio e confiabilidade no trabalho, será utilizado o método THOR e ao fim uma comparação entre os resultados.

 

 

ARTIGO 6: SELEÇÃO DE UM HELICÓPTERO DE ATAQUE A SER EMPREGADO EM APOIO A OPERAÇÕES ANFÍBIAS: UMA ABORDAGEM AHP.

Data: 07/11/2019

Horário: 10:10 – 10:30

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CPesFN

Autores:

CT (QC-FN) Paulo Alexandre Buiar Biagini

Resumo: Visando o cumprimento das tarefas atribuídas ao Poder Naval, foi verificada a necessidade da seleção e aquisição por parte da Marinha do Brasil de Helicópteros de Ataque capazes de prover o apoio necessário ao Corpo de Fuzileiros Navais por ocasião da realização de Operações Anfíbias. Diante da complexidade existente no processo de comparação das possíveis aeronaves e a definição de qual modelo melhor atenderia as necessidades levantadas, a proposta deste artigo é elencar critérios técnicos e aplicar o método Analytic Hierarchy Process (AHP) a fim de comparar e hierarquizar os modelos de aeronaves selecionados. Espera-se com este trabalho uma contribuição científica capaz de servir de base para o processo de tomada de decisão e por consequente, uma maior transparência do mesmo à sociedade brasileira.

 

 

ARTIGO 7: ESCOLHA DE UM EQUIPAMENTO DE ABERTURA DE PASSAGENS UTILIZANDO O MÉTODO AHP PARA O CFN.

Data: 07/11/2019

Horário: 10:30 – 10:50

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CMatFN

Autores:

CT (FN) Jean Dias do Rosário

Resumo: O Corpo de Fuzileiros Navais é vocacionado para projetar poder sobre terra, por meio de Operações Anfíbias. Com isso, possibilita ser empregado em litorais potencialmente hostis nos quais pode vir a se deparar com obstáculos lançados pelo inimigo. Dentre esses obstáculos, o campo minado é um daqueles que requer investimento financeiro considerável na aquisição de equipamentos quando se tratarem de métodos de abertura mecânicos ou explosivos. Para a escolha de um equipamento anti-minas mecânico ou explosivo devem ser considerados os critérios de desempenho, segurança, mobilidade e manutenção. O presente trabalho descreve o emprego do método de Análise Hierárquica de Processos (AHP), no âmbito do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha Brasileira, para a escolha de equipamentos que atendam aos critérios mencionados, proporcionando uma melhor decisão aos gestores, de forma organizada e instrumentalizada. Como resultado, verificou-se que o equipamento mecânico M1150 Assault Breacher Vehicle (ABV) demonstrou ser a melhor alternativa no contexto descrito.

 

 

ARTIGO 8: SUBSTITUIÇÃO DE VEÍCULOS FLEX POR HÍBRIDOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS MÉTODOS AHP E THOR.

Data: 07/11/2019

Horário: 10:50 – 11:10

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CDDCFN

Autores:

CT (FN) Cassiano Simões da Silva

Resumo: Na conjuntura atual em que a sociedade globalizada se encontra, o afastamento dos combustíveis fósseis se torna cada vez mais evidente. Seja na produção industrial de eletricidade através de plantas eólicas ou fotovoltaicas, seja na produção individualizada através de instalações fotovoltaicas residenciais ou aquisição de veículos automotores híbridos ou 100% elétricos. Tais formas de geração elétrica mais eficientes são capazes de reduzir consideravelmente o impacto ambiental gerado pela emissão de gases decorrentes da queima dos combustíveis fósseis. Este artigo versa sobre a viabilidade e possibilidades de emprego de uma frota de automóveis híbrida, no âmbito de viaturas administrativas de entidades públicas que demandem a utilização de veículos oficiais para transporte de seus funcionários. A atualização das frotas atuais, para uma frota de veículos híbridos a eletricidade é um passo importante para a redução da emissão de gases poluentes oriundos da queima de combustíveis fósseis, além de substancial economia de recursos do erário. Inicialmente, a questão será analisada a partir da PO soft, focado na abordagem Soft System Methodology (SSM), que trabalha com o ambiente de aprendizado para analisar problemas complexos. Utilizando os componentes definição-chave (CATWOE). Os métodos de comparação multicritério a serem utilizados são o THOR e o AHP, que após o escalonamento do problema em níveis hierárquicos e determinação de forma clara e por meio da síntese dos valores dos agentes decisórios (através dos critérios selecionados), mensurarão concretamente cada uma das alternativas, priorizando e classificando os resultados ao fim do método.

 

 

ARTIGO 9: O FUZIL DE ASSALTO 5,56MM M16A2MOD705 VERSUS O FUZIL DE ASSALTO 5,56MM IA2: UMA EQUIPARAÇÃO PELO MÉTODO MULTICRITÉRIO SAPEVO-M.

Data: 07/11/2019

Horário: 11:10 – 11:30

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CMatFN

Autores:

CT (FN) Ramon Filgueiras Lima

Resumo: Os problemas complexos possuem inúmeras variáveis, consequentemente necessitam de um apoio matemático que possa apoiar o processo de decidir, os métodos multicritérios de apoio à decisão são uma alternativa. O artigo faz uma comparação entre o fuzil de assalto 5,56 mm M16MOD705 e o fuzil de assalto 5,56 mm IA2, utilizando o método SAPEVO-M, com a finalidade de ordenar preferencialmente os dois objetos e verificar se haveria a possibilidade da substituição do primeiro pelo segundo. Ao final chega-se a conclusão que o fuzil de assalto 5,56 mm M16A2MOD705 é 4,44 vezes melhor que o fuzil de assalto 5,56 mm IA2, nos critérios selecionados, porém isso não inviabiliza a compra de algumas unidades do Fz Ass 5,56 mm IA2, pelo contrário, o incentivo na indústria bélica pode gerar frutos em muitas outras áreas que não só a Defesa, além de permitir que o país no futuro tenha um fuzil de assalto reconhecido mundialmente.

 

 

ARTIGO 10: O USO DO PROCESSO DE ANALYTIC HIERARCHY PROCESS AND THOR PARA MELHOR ASSISTIR OS COMANDANTES DE LOGÍSTICA DO CORPO MARINHO DOS ESTADOS UNIDOS NA TOMADA DE DECISÕES.

Data: 07/11/2019

Horário: 11:30 – 11:50

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CDDCFN

Autores:

Captain Emanuel Araica (USMC)

Resumo: O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos ensina seus comandantes a tomar decisões com base na intuição devido às restrições de tempo em combate e à importância da experiência que o comandante possui. Embora a intuição possa ser tremendamente útil em algumas situações, muitas vezes é subótima em outras. Especificamente, determinadas decisões com disponibilidade de intuição de tempo podem não ser a melhor abordagem. Este artigo propõe que parte da solução é um modelo de tomada de decisão racional-analítica. Mais especificamente, este artigo se concentra no uso do Processo de Hierarquia Analítica (AHP) e no sistema de suporte à decisão com vários critérios THOR para ajudar melhor os Comandantes de Logística na tomada de decisões. Um exemplo de problema relacionado à construção da lista de densidade de equipamentos de uma unidade é usado para demonstrar o que o modelo poderia fazer para ajudar na tomada de decisões de um comandante. Por fim, várias recomendações são feitas para ajudar a implementar um modelo de tomada de decisão racional-analítica.