FURG / CIASC - Segunda Sess√£o

 




ūüďÖ 07/11/2019

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

08:15 ‚Äď 08:35

Seleção de espaços para torres de telefonia movel celular uma abordagem multicriterio de apoio a decisão utilizando AHP.

08:35 ‚Äď 08:55

Sele√ß√£o de um Sistema de Comunica√ß√Ķes T√°ticas para o Corpo de Fuzileiros Navais a partir da Metodologia Multicrit√©rio de Apoio √† Decis√£o.

08:55 ‚Äď 09:15

O uso da pesquisa operacional para a an√°lise de obuseiros de artilharia para o corpo de fuzileiros navais: uma abordagem AHP.

09:15 ‚Äď 09:35

Estratégica de ciência, tecnologia e inovação da Marinha do Brasil: visão prospectivas de cenários.

09:35 ‚Äď 09:55

Uma abordagem multicrit√©rio para sele√ß√£o do calibre ideal de pistola para o corpo de fuzileiros navais em situa√ß√Ķes de GLO.

09:55 ‚Äď 10:10

Intervalo

10:10 ‚Äď 10:30

Sele√ß√£o de um helic√≥ptero de ataque a ser empregado em apoio a opera√ß√Ķes anf√≠bias: uma abordagem AHP.

10:30 ‚Äď 10:50

Escolha de um equipamento de abertura de passagens utilizando o método AHP para o CFN.

10:50 ‚Äď 11:10

Substitui√ß√£o de ve√≠culos flex por h√≠bridos na administra√ß√£o p√ļblica brasileira: uma an√°lise a partir dos m√©todos AHP e THOR.

11:10 ‚Äď 11:30

O fuzil de assalto 5,56 mm m16a2mod705 versus o fuzil de assalto 5,56 mm ia2: uma equiparação pelo método multicritério SAPEVO-M.

11:30 ‚Äď 11:50

O uso do processo de ANALYTIC HIERARCHY PROCESS AND THOR para melhor assistir os comandantes de log√≠stica do corpo marinho dos Estados Unidos na tomada de decis√Ķes.


 

 

ARTIGO 1: SELEÇÃO DE ESPAÇOS PARA TORRES DE TELEFONIA MOVEL CELULAR UMA ABORDAGEM MULTICRITERIO DE APOIO A DECISÃO UTILIZANDO AHP.

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 08:15 ‚Äď 08:35

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CMatFN

Autores:

CT (QC-FN) Raoni Cerqueira Lima

Resumo: Sabe-se que no mundo a comunicação móvel vem aumentando desenfreadamente, com isto a necessidade da construção de mais torres para o aumento de cobertura e de capacidade de transmissão de dados moveis celulares torna-se um problema cada vez maior. Neste contexto este artigo visa orientar os decisores na escolha utilizando ferramentas e métodos multicritérios quanto a decisão do melhor local para instalação com base nos pesos dados a cada critério, levando a um embasamento teórico e mensurável do que seria a melhor opção com relação a pior ranqueadas hierarquicamente. O resultado alcançado mostra que relevando-se os critérios com maior peso realmente se chega a melhor aquisição por melhor região, em se tratando daquele site, abrangendo cobertura e capacidade de transmissão de dados aliado a melhor infraestrutura e localização física da torre. Demonstrando numericamente aos decisores que a economia de custos depende da possível melhor decisão.

 

ARTIGO 2: SELE√á√ÉO DE UM SISTEMA DE COMUNICA√á√ēES T√ĀTICAS PARA O CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS A PARTIR DA METODOLOGIA MULTICRIT√ČRIO DE APOIO √Ä DECIS√ÉO.

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 08:35 ‚Äď 08:55

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CMatFN

Autores:

CT (FN) Felipe Souza de Miranda

Resumo: Na √ļltima d√©cada pudemos observar uma r√°pida evolu√ß√£o dos sistemas de comunica√ß√£o, de maneira aparentemente s√ļbita, a comunica√ß√£o que outrora se dava somente por voz e de maneira prec√°ria passa a utilizar dados de alta velocidade. Tal fato tem levado a necessidade de as For√ßas Armadas adotarem sistemas de comunica√ß√Ķes mais modernos, visando se antecipar aos acontecimentos em campo de Batalha. Este artigo compreende a aplica√ß√£o do m√©todo AHP (Analytic Hierarchy Process) e do m√©todo THOR, como m√©todos de tomada de decis√Ķes multicrit√©rio na solu√ß√£o do problema de escolha de um Sistema de Comunica√ß√Ķes para o Corpo de Fuzileiros Navais, para ser utilizado nas opera√ß√Ķes em que participa. A aplica√ß√£o desta metodologia tem como objetivo apoiar a decis√£o do alto escal√£o da Administra√ß√£o Naval na escolha de um sistema de comunica√ß√Ķes mais adequado para utiliza√ß√£o em opera√ß√Ķes Anf√≠bias e Terrestres. Considerando que o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil tem como prop√≥sito mais amplo contribuir para a Defesa da P√°tria, este trabalho tem como contribui√ß√£o para a sociedade a escolha de um sistema de comunica√ß√Ķes mais eficiente, possibilitando √† ‚ÄúFor√ßa que vem do Mar‚ÄĚ uma melhor efici√™ncia no cumprimento de suas tarefas.

 

 

ARTIGO 3: O USO DA PESQUISA OPERACIONAL PARA A AN√ĀLISE DE OBUSEIROS DE ARTILHARIA PARA O CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS: UMA ABORDAGEM AHP.

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 08:55 ‚Äď 09:15

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CMatFN

Autores:

CT (FN) Carlos Alberto Pereira de Figueiredo Junior

Resumo: O avan√ßo da tecnologia influencia em todos os campos da vida moderna, inclusive no meio militar, seja por Normas, Doutrinas, ou por constante aprimoramento dos meios para sempre obter vantagens diante de um conflito. Este trabalho procura apresentar uma solu√ß√£o ao Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) quanto a substitui√ß√£o ou n√£o de seu armamento de artilharia por meio do m√©todo AHP para com isso hierarquizar cinco op√ß√Ķes de Obus, dentre os atuais utilizados e alguns presentes nas for√ßas armadas ao redor do mundo, de forma a manter o CFN, e o Brasil, dentre os Pa√≠ses com For√ßa Armada atualizada e de pronto emprego.

 

 

ARTIGO 4: ESTRAT√ČGICA DE CI√äNCIA, TECNOLOGIA E INOVA√á√ÉO DA MARINHA DO BRASIL: VIS√ÉO PROSPECTIVAS DE CEN√ĀRIOS.

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 09:15 ‚Äď 09:35

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CDDCFN

Autores:

CT (QC-FN) Leandro Fagundes Amaral

Resumo: O trabalho se disp√Ķe a pesquisar a Estrat√©gica Ci√™ncia, Tecnologia e Inova√ß√£o (CT&I) da Marinha do Brasil (MB), utilizando a an√°lise de prospectiva para a compreens√£o de como as decis√Ķes atuais podem impactar os cen√°rios futuros para o cumprimento da estrat√©gica. A fim de auxiliar a an√°lise foram definidas as incertezas existentes no planejamento estrat√©gico em CT&I da Marinha do Brasil, subsequentemente foram desdobradas em vari√°veis. Foram consideradas no estudo as vari√°veis mais significativas. Os hist√≥ricos das vari√°veis em estudo foram do per√≠odo 2013 a 2016. Foram usadas para formula√ß√£o de tr√™s cen√°rios prospectivos de informa√ß√Ķes quantitativas, a fim de contribuir para um melhor planejamento estrat√©gico e antever a√ß√Ķes que possam minimizar os impactos para o futuro.

 

 

ARTIGO 5: UMA ABORDAGEM MULTICRIT√ČRIO PARA SELE√á√ÉO DO CALIBRE IDEAL DE PISTOLA PARA O CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS EM SITUA√á√ēES DE GLO.

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 09:35 ‚Äď 09:55

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CMatFN

Autores:

CT (QC-FN) Claudio de Carvalho Santos Filho

Resumo: O objetivo desse artigo √© fundamentar a escolha ou propor uma altera√ß√£o no calibre das pistolas adotadas pelo Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) para o uso em ambiente urbano, apresentando as op√ß√Ķes de maneira hierarquizada dentre as op√ß√Ķes de ferramentas do Apoio Multicrit√©rio √† Decis√£o (AMD), ser√° utilizado o m√©todo AHP. Os crit√©rios ser√£o elencados e os seus respectivos pesos ser√£o atribu√≠dos levando em considera√ß√£o tabelas de fabricantes e entrevistas realizadas com Oficiais do CFN. A utiliza√ß√£o do m√©todo AHP na escolha do calibre ideal apresenta-se como uma forma clara e com vi√©s cient√≠fico para que a sociedade brasileira tenha a percep√ß√£o de que foi feita a melhor op√ß√£o dentre os calibres ofertados pelo mercado. A fim de gerar maior subs√≠dio e confiabilidade no trabalho, ser√° utilizado o m√©todo THOR e ao fim uma compara√ß√£o entre os resultados.

 

 

ARTIGO 6: SELE√á√ÉO DE UM HELIC√ďPTERO DE ATAQUE A SER EMPREGADO EM APOIO A OPERA√á√ēES ANF√ćBIAS: UMA ABORDAGEM AHP.

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 10:10 ‚Äď 10:30

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CPesFN

Autores:

CT (QC-FN) Paulo Alexandre Buiar Biagini

Resumo: Visando o cumprimento das tarefas atribu√≠das ao Poder Naval, foi verificada a necessidade da sele√ß√£o e aquisi√ß√£o por parte da Marinha do Brasil de Helic√≥pteros de Ataque capazes de prover o apoio necess√°rio ao Corpo de Fuzileiros Navais por ocasi√£o da realiza√ß√£o de Opera√ß√Ķes Anf√≠bias. Diante da complexidade existente no processo de compara√ß√£o das poss√≠veis aeronaves e a defini√ß√£o de qual modelo melhor atenderia as necessidades levantadas, a proposta deste artigo √© elencar crit√©rios t√©cnicos e aplicar o m√©todo Analytic Hierarchy Process (AHP) a fim de comparar e hierarquizar os modelos de aeronaves selecionados. Espera-se com este trabalho uma contribui√ß√£o cient√≠fica capaz de servir de base para o processo de tomada de decis√£o e por consequente, uma maior transpar√™ncia do mesmo √† sociedade brasileira.

 

 

ARTIGO 7: ESCOLHA DE UM EQUIPAMENTO DE ABERTURA DE PASSAGENS UTILIZANDO O M√ČTODO AHP PARA O CFN.

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 10:30 ‚Äď 10:50

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CMatFN

Autores:

CT (FN) Jean Dias do Ros√°rio

Resumo: O Corpo de Fuzileiros Navais √© vocacionado para projetar poder sobre terra, por meio de Opera√ß√Ķes Anf√≠bias. Com isso, possibilita ser empregado em litorais potencialmente hostis nos quais pode vir a se deparar com obst√°culos lan√ßados pelo inimigo. Dentre esses obst√°culos, o campo minado √© um daqueles que requer investimento financeiro consider√°vel na aquisi√ß√£o de equipamentos quando se tratarem de m√©todos de abertura mec√Ęnicos ou explosivos. Para a escolha de um equipamento anti-minas mec√Ęnico ou explosivo devem ser considerados os crit√©rios de desempenho, seguran√ßa, mobilidade e manuten√ß√£o. O presente trabalho descreve o emprego do m√©todo de An√°lise Hier√°rquica de Processos (AHP), no √Ęmbito do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha Brasileira, para a escolha de equipamentos que atendam aos crit√©rios mencionados, proporcionando uma melhor decis√£o aos gestores, de forma organizada e instrumentalizada. Como resultado, verificou-se que o equipamento mec√Ęnico M1150 Assault Breacher Vehicle (ABV) demonstrou ser a melhor alternativa no contexto descrito.

 

 

ARTIGO 8: SUBSTITUI√á√ÉO DE VE√ćCULOS FLEX POR H√ćBRIDOS NA ADMINISTRA√á√ÉO P√öBLICA BRASILEIRA: UMA AN√ĀLISE A PARTIR DOS M√ČTODOS AHP E THOR.

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 10:50 ‚Äď 11:10

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CDDCFN

Autores:

CT (FN) Cassiano Sim√Ķes da Silva

Resumo: Na conjuntura atual em que a sociedade globalizada se encontra, o afastamento dos combust√≠veis f√≥sseis se torna cada vez mais evidente. Seja na produ√ß√£o industrial de eletricidade atrav√©s de plantas e√≥licas ou fotovoltaicas, seja na produ√ß√£o individualizada atrav√©s de instala√ß√Ķes fotovoltaicas residenciais ou aquisi√ß√£o de ve√≠culos automotores h√≠bridos ou 100% el√©tricos. Tais formas de gera√ß√£o el√©trica mais eficientes s√£o capazes de reduzir consideravelmente o impacto ambiental gerado pela emiss√£o de gases decorrentes da queima dos combust√≠veis f√≥sseis. Este artigo versa sobre a viabilidade e possibilidades de emprego de uma frota de autom√≥veis h√≠brida, no √Ęmbito de viaturas administrativas de entidades p√ļblicas que demandem a utiliza√ß√£o de ve√≠culos oficiais para transporte de seus funcion√°rios. A atualiza√ß√£o das frotas atuais, para uma frota de ve√≠culos h√≠bridos a eletricidade √© um passo importante para a redu√ß√£o da emiss√£o de gases poluentes oriundos da queima de combust√≠veis f√≥sseis, al√©m de substancial economia de recursos do er√°rio. Inicialmente, a quest√£o ser√° analisada a partir da PO soft, focado na abordagem Soft System Methodology (SSM), que trabalha com o ambiente de aprendizado para analisar problemas complexos. Utilizando os componentes defini√ß√£o-chave (CATWOE). Os m√©todos de compara√ß√£o multicrit√©rio a serem utilizados s√£o o THOR e o AHP, que ap√≥s o escalonamento do problema em n√≠veis hier√°rquicos e determina√ß√£o de forma clara e por meio da s√≠ntese dos valores dos agentes decis√≥rios (atrav√©s dos crit√©rios selecionados), mensurar√£o concretamente cada uma das alternativas, priorizando e classificando os resultados ao fim do m√©todo.

 

 

ARTIGO 9: O FUZIL DE ASSALTO 5,56MM M16A2MOD705 VERSUS O FUZIL DE ASSALTO 5,56MM IA2: UMA EQUIPARA√á√ÉO PELO M√ČTODO MULTICRIT√ČRIO SAPEVO-M.

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 11:10 ‚Äď 11:30

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CMatFN

Autores:

CT (FN) Ramon Filgueiras Lima

Resumo: Os problemas complexos possuem in√ļmeras vari√°veis, consequentemente necessitam de um apoio matem√°tico que possa apoiar o processo de decidir, os m√©todos multicrit√©rios de apoio √† decis√£o s√£o uma alternativa. O artigo faz uma compara√ß√£o entre o fuzil de assalto 5,56 mm M16MOD705 e o fuzil de assalto 5,56 mm IA2, utilizando o m√©todo SAPEVO-M, com a finalidade de ordenar preferencialmente os dois objetos e verificar se haveria a possibilidade da substitui√ß√£o do primeiro pelo segundo. Ao final chega-se a conclus√£o que o fuzil de assalto 5,56 mm M16A2MOD705 √© 4,44 vezes melhor que o fuzil de assalto 5,56 mm IA2, nos crit√©rios selecionados, por√©m isso n√£o inviabiliza a compra de algumas unidades do Fz Ass 5,56 mm IA2, pelo contr√°rio, o incentivo na ind√ļstria b√©lica pode gerar frutos em muitas outras √°reas que n√£o s√≥ a Defesa, al√©m de permitir que o pa√≠s no futuro tenha um fuzil de assalto reconhecido mundialmente.

 

 

ARTIGO 10: O USO DO PROCESSO DE ANALYTIC HIERARCHY PROCESS AND THOR PARA MELHOR ASSISTIR OS COMANDANTES DE LOG√ćSTICA DO CORPO MARINHO DOS ESTADOS UNIDOS NA TOMADA DE DECIS√ēES.

Data: 07/11/2019

Hor√°rio: 11:30 ‚Äď 11:50

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Organização Militar: CDDCFN

Autores:

Captain Emanuel Araica (USMC)

Resumo: O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos ensina seus comandantes a tomar decis√Ķes com base na intui√ß√£o devido √†s restri√ß√Ķes de tempo em combate e √† import√Ęncia da experi√™ncia que o comandante possui. Embora a intui√ß√£o possa ser tremendamente √ļtil em algumas situa√ß√Ķes, muitas vezes √© sub√≥tima em outras. Especificamente, determinadas decis√Ķes com disponibilidade de intui√ß√£o de tempo podem n√£o ser a melhor abordagem. Este artigo prop√Ķe que parte da solu√ß√£o √© um modelo de tomada de decis√£o racional-anal√≠tica. Mais especificamente, este artigo se concentra no uso do Processo de Hierarquia Anal√≠tica (AHP) e no sistema de suporte √† decis√£o com v√°rios crit√©rios THOR para ajudar melhor os Comandantes de Log√≠stica na tomada de decis√Ķes. Um exemplo de problema relacionado √† constru√ß√£o da lista de densidade de equipamentos de uma unidade √© usado para demonstrar o que o modelo poderia fazer para ajudar na tomada de decis√Ķes de um comandante. Por fim, v√°rias recomenda√ß√Ķes s√£o feitas para ajudar a implementar um modelo de tomada de decis√£o racional-anal√≠tica.