📅 06/11/2019 Local: Prédio CEMOI – Sala DELTA |
13:45 – 14:05 |
Implantação da energia solar para Organizações Militares em complemento a energia elétrica. |
14:05 – 14:25 |
||
14:25 – 14:45 |
||
14:45 – 15:05 |
||
15:05 – 15:25 |
Seleção de uma Viatura Blindada Multitarefa-Leve SR para o CFN: uma aplicação do método AHP. |
|
15:25 – 15:40 |
Intervalo |
|
15:40 – 16:00 |
||
16:00 – 16:20 |
||
16:20 – 16:40 |
||
16:40 – 17:00 |
||
17:00 – 17:20 |
ARTIGO 1: IMPLANTAÇÃO DA ENERGIA SOLAR PARA ORGANIZAÇÕES MILITARES EM COMPLEMENTO A ENERGIA ELÉTRICA.
Data: 06/11/2019
Horário: 13:45 – 14:05
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Organização Militar: CMatFN
Autores:
CT (AFN) Samuel Lourival da Silva
Resumo: O presente trabalho defenderá uma perspectiva de utilização das energias renováveis nas Organizações Militares do Corpo de Fuzileiros Navais, no contexto da redução da emissão de gases que causam o efeito estufa, da sustentabilidade energética e visando a economia de recursos financeiros. Considerando este cenário, a pesquisa pretende analisar novas possibilidades de fornecimento de energia elétrica que resultem em menos impactos financeiros e ambientais. Assim no percurso para obter novas possibilidades, as fontes de energia limpa demonstram-se alternativas que somam um perfil vantajoso para ser implantado. Será utilizado como procedimento metodológico o sistema multicritério de escolha AHP, onde a modelagem segue a técnica do incidente crítico de natureza qualitativa que simula as probabilidades de implantação do sistema de captação solar. Sendo, o estudo baseado nos consumos de energia elétrica, nos valores das faturas e na capacidade de produção de energia elétrica dos painéis solares fotovoltaicos por meio de documentação fornecida por uma empresa especializada nesta área. Assim, espera-se por meio da pesquisa, que os métodos avaliados sejam qualificados para desempenhar o abastecimento energético sem comprometer a capacidade econômica do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) e cooperando para a maximização da responsabilidade social aliada a valorização socioambiental.
ARTIGO 2: SELEÇÃO DE FONTE RENOVÁVEL DE ENERGIA PARA AS ORGANIZAÇÕES MILITARES DO CFN POR MEIO DE MÉTODO MULTICRITÉRIO.
Data: 06/11/2019
Horário: 14:05 – 14:25
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Organização Militar: CMatFN
Autores:
CT (FN) Maycon Robertson Gomes de Almeida
Resumo: O objetivo desse artigo é assessorar a escolha de um sistema de geração de energia renovável a ser instalado nas Organizações Militares (OM) do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). Estudou-se a larga utilização e o consequente impacto orçamentário do consumo de energia elétrica conjugado com a crescente importância que o conceito de sustentabilidade ganha na sociedade e ainda os benefícios dos sistemas renováveis, apresentando como resultado as opções hierarquizadas. Dentre as ferramentas de Apoio Multicritério à Decisão (AMD), será utilizado o método AHP (Analytic Hierarchy Process). Os critérios e pesos utilizados serão atribuídos à luz de pesquisa em bibliografia especializada e entrevistas realizadas com Engenheiros Elétricos civis e militares. Para a seleção dos critérios foram utilizados questionários. Após a aplicação do método AHP foi realizada uma projeção de gastos ao longo do ciclo de vida do sistema gerador de energia comparado à projeção de gastos com energia elétrica no modelo atual. Notoriamente a sociedade se beneficiará por meio do desenvolvimento nacional dessas tecnologias por meio do ganho de expertise e possibilidade de servir de modelo para outras instituições públicas ou privadas.
ARTIGO 3: A ESCOLHA DO POSICIONAMENTO DE UMA INSTALAÇÃO LOGÍSTICA SUMÁRIA – ILS - USANDO O MÉTODO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA – AHP.
Data: 06/11/2019
Horário: 14:25 – 14:45
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Organização Militar: CDDCFN
Autores:
CT(QC-FN) Willison Jeferson de Medeiros
Resumo: O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) é o componente Anfíbio da Marinha que tem como eixos estruturantes a Operação Anfíbia, a Guerra de Manobra e Grupamento Operativo. Para executar as atividades fins desses eixos estruturantes, existe o Processo de Planejamento Militar (PPM) e nesse processo quando empregado nos Grupamentos Operativos e nas Operações Anfíbias existe todo um estudo e Planejamento Logístico. No que diz respeito a Logística, é de grande importância a escolha da localização das Instalações Logísticas, que normalmente é escolhida de acordo com critérios pré-determinados por manuais, mas que não existem uma hierarquização lógica destes critérios, sendo escolhidos de acordo com a intuição e experiência do planejador. Sendo assim esse artigo busca usar o método de análise hierárquica (AHP) para facilitar a escolha da localização da instalação citada de uma maneira lógica e eficiente, hierarquizando os critérios e subcritérios para que no futuro possa ser usado como uma ferramenta no Processo de Planejamento Militar, contribuindo assim para o Corpo de Fuzileiros Navais.
ARTIGO 4: A ESCOLHA DE EMBARCAÇÕES DE COMBATE FLUVIAL PARA EMPREGO NAS OPERAÇÕES RIBEIRINHAS NO CENÁRIO AMAZÔNICO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP).
Data: 06/11/2019
Horário: 14:45 – 15:05
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Organização Militar: CMatFN
Autores:
CT (FN) ITALO FERNANDES PEREIRA DOS SANTOS
Resumo: Conforme enunciado na Estratégia Nacional de Defesa (BRASIL,2012), a Amazônia brasileira, com seu grande potencial de riquezas minerais e de biodiversidade, é foco da atenção internacional. As orientações contidas na Estratégia Nacional de Defesa (END) apontam, entre outras, para a preocupação especial com a defesa da bacia e foz do rio Amazonas, e determinam como a Marinha e, em destaque, o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) participarão na defesa dessas regiões. Mas como defender eficientemente tamanha riqueza nacional de forma a MB, particularmente o CFN, cumprir seu papel constitucional de defesa da Amazônia? A partir da aplicação da Metodologia de Sistemas Flexíveis (Soft System Methodology em inglês), observou-se que a aquisição de novas Embarcações de Combate Fluvial é de fundamental importância. Os atuais meios utilizados, na sua grande maioria pelas tropas do CFN na região amazônica, tais como as Embarcações Transporte de Tropas (ETT), embora tenham algumas vantagens, como o peso reduzido, altas velocidade e mobilidade, bem como a capacidade de serem embarcados em alguns navios da MB, possuem limitações, tais como a baixa capacidade de transporte de tropas, reduzida autonomia e ausência de proteção blindada, dentre outras. Nesse diapasão, faz-se necessário dotar o CFN de meios fluviais necessários para o cumprimento de suas tarefas. Após criteriosa análise das principais Embarcações de Combate Fluvial existentes no mercado internacional, este trabalho buscou elencar três possíveis embarcações que atenderiam às necessidades da Força Naval Brasileira na Amazônia. Dentro deste escopo, a proposta deste artigo é mostrar como métodos de Apoio Multicritério à Decisão (AMD), particularmente a aplicação dos métodos Analytic Hierarchy Process (AHP) e THOR, podem ser ferramentas de grande valia no processo de tomada de decisão da compra de determinado meio de tamanha importância para a MB.
ARTIGO 5: SELEÇÃO DE UMA VIATURA BLINDADA MULTITAREFA-LEVE SR PARA O CFN: UMA APLICAÇÃO DO MÉTODO AHP.
Data: 06/11/2019
Horário: 15:05 – 15:25
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Organização Militar: CMatFN
Autores:
CT (FN) ANTONIO JOSUÉ GOMES DE SOUZA
Resumo: Este artigo tem por objetivo embasar a seleção, para o Corpo de Fuzileiros Navais, de uma Viatura Blindada Multitarefa – Leve Sobre Rodas (VBMT-LSR) e ao final apresentar a hierarquia das opções. A ferramenta de Apoio Multicritério à Decisão (AMD), Analytic Hierarchy Process (AHP), foi escolhida para realizar o presente estudo. Os critérios escolhidos foram obtidos em diversas entrevistar realizadas com Oficiais Fuzileiros Navais e foram analisadas quatro viaturas, dentre diversas existentes no mundo.
ARTIGO 6: A APLICAÇÃO DO MÉTODO MULTICRITÉRIO PARA A ESCOLHA DE ROUPA DE PROTEÇÃO QUÍMICA EM OPERAÇÕES MILITARES.
Data: 06/11/2019
Horário: 15:40 – 16:00
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Organização Militar: CDefNBQR-MB
Autores:
CT (FN) PEDRO HENRIQUE DE PAULA MATTOS
Resumo: A Doutrina Militar Naval estabelece um conjunto de princípios, conceitos, normas e procedimentos, destinados a estabelecer linhas de pensamento e a orientar ações [EMA-305, 2017], dentre esses princípios estão as Ações de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), que orienta como devem atuar os militares envolvidos em situações de risco NBQR. Dentre as atividades elencadas estão a Prevenção, Detecção e Resposta NBQR. No âmbito do Corpo de Fuzileiros Navais para apoiar um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, nas atividades NBQR, é estabelecido um Grupo de Reconhecimento NBQR. O Problema levantado nesse artigo envolve a roupa de Proteção individual que deve ser utilizado por um especialista NBQR em ambiente de guerra, para analisar se os equipamentos utilizados atualmente estão de acordo com a doutrina militar naval e atendem de maneira ótima. Em que pese o Método ELECTRE II já ter sido utilizado para hierarquizar alternativas com valores e dados bem definidos por [Santos et al, 2019], este artigo se valerá do método AHP (Analytic hierarchy process) [Saaty, 2016] pelo fato de não existir valor numérico assimilado para todas os critérios, alguns critérios são apenas existentes ou não, dessa forma o método AHP surge como uma alternativa de se comparar critérios não numéricos [Terzi, 2019].
ARTIGO 7: SELEÇÃO DE UM SISTEMA DE AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA (SARP) DE APOIO APROXIMADO PARA O CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS (CFN): UMA APLICAÇÃO DO MÉTODO SAPEVO-M.
Data: 06/11/2019
Horário: 16:00 – 16:20
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Organização Militar: CMatFN
Autores:
CT (QC-FN) MARCOS ANTÔNIO ALVES RANGEL JÚNIOR
Resumo: No teatro de operações navais, a importância de possuir o conhecimento a respeito do inimigo é tão ou mais importante quanto as próprias tropas empregadas no terreno, pois com esse conhecimento adquirido e trabalhado no momento correto, pode-se aplicar o mínimo de força necessário, no centro de gravidade do inimigo, para atingir o objetivo e menores chance de perdas de uma unidade de combate. A seleção dos sistemas de aeronaves remotamente pilotadas (SARP) se tona um grande desafio para as autoridades decisórias da Marinha do Brasil, uma vez que esses meios possuem características singulares que possam impactar na mobilidade flexibilidade e o caráter expedicionário da tropa supracitada. Para este artigo, seleção deve ser baseada em critérios e características de cada aeronave no âmbito operacional. As ferramentas de apoio multicritério à decisão tem a possibilidade de assessorar o decisor, considerando os aspectos intrínsecos do equipamento e às necessidades operacionais exigidas pela tropa que as utilizam. Foi utilizado o método SAPEVO-M (Simple Aggregation of Preferences Expressed by Ordinal Vectors – Multi Decision Makers) para definir qual aeronave remotamente pilotada mais se adequa às necessidades do Corpo de Fuzileiros Navais. A escolha deste método se deve a quantidade relevante de militares que já possuem um senso crítico para opinar relacionado ao nível operacional já que são pilotos, quais variáveis apresentadas possuem relevância em relação às demais. O estudo mostra que aeronaves com maiores flexibilidades relacionadas ou pouso e decolagem as tornam tão ou mais interessantes que aeronaves com maior capacidade de voo.
ARTIGO 8: COMPARAÇÃO DE LINHAS DE AÇÃO: O SUPORTE DO MÉTODO AHP PARA A ESCOLHA DA SOLUÇÃO A SER ADOTADA NO CURSO DE OPERAÇÕES TERRESTRES PELO CFN.
Data: 06/11/2019
Horário: 16:20 – 16:40
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Organização Militar: CDDCFN
Autores:
CT (FN) Steve Albert de Jesus Lima
Resumo: O Processo de Planejamento Militar (PPM) é uma ferramenta através da qual os comandantes podem utilizar para resolução de problemas militares. Contando com uma equipe de assessores, no Estado Maior (EM), são feitas análises prévias que vão desde o confronto dessas possíveis soluções com as possibilidades do inimigo à verificação da adequabilidade, exequibilidade e aceitabilidade. Após todo esse trabalho sinérgico, são apresentadas as linhas de ação (LA) que poderão ser adotadas. Na quarta etapa da primeira fase do PPM, Comparação das LA, apoiado em critérios e subcritérios pré estabelecidos o comandante decide qual delas adotar. Aplicando o método Analytic Hierachy Process (AHP), o objetivo deste estudo é mostrar como este recurso pode contribuir para a seleção da LA num contexto de operações terrestres realizadas por um Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais.
ARTIGO 9: APLICAÇÃO DO MÉTODO MULTICRITÉRIO SAPEVO-M NA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE CEGONHA NOS DESLOCAMENTOS TERRESTRES DOS FUZILEIROS NAVAIS.
Data: 06/11/2019
Horário: 16:40 – 17:00
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Organização Militar: CMatFN
Autores:
CT (AFN) Paulo Roberto Chaves Ramos
Resumo: Este artigo visa apoiar o planejamento nas futuras decisões do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), quanto ao custo na logística de transportes. Otimizar, economizar e rever processos que possuem um impacto relevante no orçamento de um adestramento ou operação real, de forma inovadora, sem perder a operacionalidade é uma preocupação de todos na atualidade. Trago, com esse estudo para as futuras analises, verificando a viabilidade no que tange varias viaturas leves irem rodando de sua origem ao destino, ou uma parte destas serem transportadas por uma Prancha Cegonha, onde a área de operação se encontra longe do local origem e seu deslocamento, conforme planejado, opte por via modal rodoviário. Levando-se em conta alguns aspectos de custos, experiências, segurança, economia de meios e outros, de forma apoiar em uma melhor tomada de decisão do emprego da tropa e de seus meios, aprimorando, inovando e com foco na missão. Contribuindo assim, com manutenção da prontidão operativa do CFN.
ARTIGO 10: CONTROLE DA OBRA DE REPARO DA REDE DE ESGOTO SANITÁRIO DO COMPLEXO NAVAL DA ILHA DO GOVERNADOR: APOIANDO À DECISÃO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO POR MEIO DO PERT/CPM.
Data: 06/11/2019
Horário: 17:00 – 17:20
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Organização Militar: CMatFN
Autores:
CT (QC-FN) Cleber Nelson da Rocha das Neves
Resumo: O principal objetivo do gerenciamento da Obra de Reparo da Rede de Esgoto Sanitário é colocar em operação a rede de esgoto existente no Complexo Naval da Ilha do Governador (CNIG), com intuito de devolver a sua funcionalidade mantendo todas as características de operação do sistema original, recuperando os sistemas de equipamentos da elevatória existente, contribuindo assim com a diminuição da poluição das águas que margeiam as instalações. Para isso, será utilizado o (PERT/CPM) analisando o período de cada atividade e aplicação do Método do Caminho Crítico em sua execução, com propósito de acompanhar as atividades da obra de reparo, o estudo encontra-se dividido em seis seções a saber: Introdução, Descrição do Problema, Fundamentos Teóricos, Introdução de Método de Estruturação de Problemas, PERT/CPM e Considerações Finais.