Apoio à Decisão Multicritério - Segunda Sessão

 




📅 08/11/2019

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

13:45 – 14:05

Análise multicritério de potencialidades para a produção de energia renovável na região Norte-Fluminense do estado do Rio de Janeiro.

14:05 – 14:25

Eficiência das agências bancárias tradicionais sob a ótica da análise envoltória de dados.

14:25 – 14:45

Seleção de meio de transporte coletivo de estudantes aplicado a uma instituição de ensino.

14:45 – 15:05

Proposta de um modelo de análise de decisão na manutenção utilizando o Diagrama de Ishikawa com o método multicritério PROMETHEE em equipamentos.

15:05 – 15:25

Fornecimento de água potável em uma indústria de óleo e gás: Escolha multicritério em uma planta instalada no complexo do Porto do Açu/RJ.

15:25 – 15:40

Intervalo

15:40 – 16:00

Uso do método ELECTRE III para escolha de uma estratégia de navegação de barcos de apoio às unidades marítimas.

16:00 – 16:20

Aplicação de Redes Neurais na previsão das posições dos jogadores de futebol.

16:20 – 16:40

Aplicação do método multicritério SAPEVO-M na seleção de equipamentos: estudo de caso em uma panificadora do Rio de Janeiro.

16:40 – 17:00

 

17:00 – 17:20

 


 

 

ARTIGO 1: ANÁLISE MULTICRITÉRIO DE POTENCIALIDADES PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL NA REGIÃO NORTE-FLUMINENSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Horário: 13:45 – 14:05

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Leila Abreu (IFF)

Milton Jr. (UCAM)

Henrique da Hora (IFF)

Claudio Melo (UCAM)

Wallan dos Santos (IFF)

Resumo: O trabalho visa analisar as potencialidades, viabilidades e impactos das fontes de energias renováveis na região Norte-Fluminense no Estado do Rio de Janeiro, através da aplicação de um método multicritério de decisão.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 2: EFICIÊNCIA DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS TRADICIONAIS SOB A ÓTICA DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Horário: 14:05 – 14:25

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Marcos Friedrich (FURB)

Nelson Hein (FURB)

Adriana Kroenke (FURB)

Resumo: O mercado financeiro brasileiro tradicional, formado por agências bancárias espalhadas pelo país, vem tendo sua eficiência questionada frente ao avanço das fintechs que operam sem lojas físicas e com custo inferior. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo avaliar a eficiência de agências bancárias a partir da abordagem de rentabilidade. Para atendimento ao objetivo do estudo analisou-se uma rede de 56 agências bancárias, em 49 municípios. Os dados considerados foram: número de empregados e de clientes, despesas totais, PIB do município, número de agências concorrentes, margem de contribuição por produto, de tarifas e média por cliente, receita líquida. Utilizou-se o método da Análise Envoltória de Dados para avaliação da eficiência das agências com foco em produto e retornos variáveis (BCC-VRS output). Os resultados evidenciaram que 22 agências foram consideradas eficientes e 34 não eficientes, indicando menor nível de preparação para competir com os novos players do mercado. Por fim, identificou-se agências com eficiência inferior a 70% para análise pontual e desenvolvimento de estratégias para melhoria tendo como benchmark o melhor desempenho entre as agências avaliadas.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 3: SELEÇÃO DE MEIO DE TRANSPORTE COLETIVO DE ESTUDANTES APLICADO A UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Horário: 14:25 – 14:45

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Plínio Barreto (UCAM)

Milton Jr. (UCAM)

Claudio Melo (UCAM)

Mauricio Gonçalves (UCAM)

Carlos de Souza (UCAM)

Resumo: O transporte de pessoas é importante no custo logístico da maioria das instituições, sendo responsável por uma parcela significativa do orçamento mensal das famílias e das organizações. O objetivo deste trabalho é dar suporte à tomada de decisão dos gestores das instituições públicas de ensino quanto à seleção da solução mais adequada para o transporte coletivo de estudantes, no que diz respeito a manter uma frota própria de micro-ônibus ou a terceirizar este serviço. Para auxiliar nessa tomada de decisão, utilizou-se o método Analytic Hierarchy Process (AHP), aplicado a um estudo de caso. A ponderação de pesos dos critérios foi captada através de um questionário, aplicado a um especialista. O critério Custo (C2), com nota 5 na escala de Likert, foi considerado o mais importante. Os critérios Disponibilidade (C3) e Aspectos Gerenciais (C1) foram considerados menos relevantes, com notas 4 e 3, respectivamente. Como principal resultado, destaca-se o desempenho da alternativa de Terceirização da Frota (TDF) com 75,88% contra 24,12% da alternativa de Manutenção da Frota Própria (MFP), no que diz respeito à Prioridade Global (PG). Conclui-se que o método utilizado apresentou vantagens, como a simplicidade, a facilidade de aplicação e uma resposta objetiva. Estas características destacam a eficiência do AHP para seleção da melhor alternativa nos problemas que envolvem a decisão de internalizar ou terceirizar, bem como produzir ou comprar. Os critérios usados no modelo foram essenciais para embasar o processo decisório, sobretudo a análise das notas captadas através do questionário, que permitiu estabelecer julgamentos justos.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 4: PROPOSTA DE UM MODELO DE ANÁLISE DE DECISÃO NA MANUTENÇÃO UTILIZANDO O DIAGRAMA DE ISHIKAWA COM O MÉTODO MULTICRITÉRIO PROMETHEE EM EQUIPAMENTOS.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Horário: 14:45 – 15:05

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Vânio de Souza (UNICAMP)

Anibal Tavares de Azevedo (UNICAMP)

Resumo: Com o rápido desenvolvimento tecnológico e a grande concorrência de mercado se faz necessário que as empresas busquem maior confiabilidade e qualidade de seus equipamentos, produtos e serviços aumentando a confiança e fidelidade de seus clientes. Neste trabalho se reúne conceitos básicos de confiabilidade, da aplicação do diagrama de Ishikawa na manutenção de equipamentos relacionado com um estudo utilizando a metodologia multicritério, conhecida como Promethee para a tomada de decisão das operações de manutenção levando em conta as possibilidades do melhor desempenho de disponibilidade e confiabilidade do equipamento. A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de um modelo multicritério para o auxílio das decisões de tratamento das causas raízes encontradas pelo diagrama de Ishikawa correlacionado com os critérios nas decisões estratégicas. O trabalho foi desenvolvido no Centro de Pesquisa Operacional, do campus Limeira-SP, sendo definidos modelos de ações conceituais para a proposta.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 5: FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL EM UMA INDÚSTRIA DE ÓLEO E GÁS: ESCOLHA MULTICRITÉRIO EM UMA PLANTA INSTALADA NO COMPLEXO DO PORTO DO AÇU/RJ.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Horário: 15:05 – 15:25

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Jose Luiz Lodi Junior (IFF)

Maria Alice Santos (IFF)

Marcelo Rodrigues (IFF)

Lucilia Soares (IFF)

Milton Jr. (UCAM)

Resumo: O Porto do Açu é um complexo porto-indústria privado situado em local com baixa disponibilidade hídrica. Diversos são os meios de obtenção desse recurso, cabendo um gerenciamento direcionado para determinar quais são as melhores alternativas, levando em consideração os aspectos sociais, ambientais e econômicos que tange às organizações. O objetivo deste estudo é propor uma solução viável para o abastecimento de água potável para uma planta industrial instalada no complexo. O método multicritério de análise hierárquica (AHP - Analytic Hierarchy Process) foi empregado para definir a melhor alternativa entre captação subterrânea, compra da concessionária regional ou coleta de chuva. Os critérios selecionados foram baseados na estrutura triple bottom line. A água subterrânea torna-se uma problemática por ter alto grau de salinização e custo elevado e a água da concessionária ter um grande impacto ambiental. Revela-se portanto que a captação e tratamento da água de chuva é a alternativa mais viável a ser aplicada na empresa conforme objeto deste estudo. O método AHP foi uma ferramenta eficaz para análise das alternativas disponíveis. A escolha pode ser explicada pela ampla área de captação da empresa em estudo e devido ao alto peso conferido ao critério ambiental. Verificou-se também que esta alternativa se torna ainda mais atrativa quando considerada na fase de implantação de uma indústria, uma vez que os custos e impactos se tornam menores nessa etapa.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 6: USO DO MÉTODO ELECTRE III PARA ESCOLHA DE UMA ESTRATÉGIA DE NAVEGAÇÃO DE BARCOS DE APOIO ÀS UNIDADES MARÍTIMAS.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Horário: 15:40 – 16:00

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Pablo Steiner (UFRJ)

Ayala Braga (UFRJ)

Alexandre Abreu (UFRJ)

Igor Vianna (UFRJ)

Tharcisio Fontainha (UFRJ)

Resumo: Com o crescimento do setor de petróleo no mundo e no Brasil, as atividades em ambiente offshore mostram que existe uma gama de dificuldades nas operações logísticas neste meio produtivo. Dada a grande quantidade de variáveis e de dados utilizados, nas atividades que integram toda a cadeia operacional na área offshore podem ser utilizar utilizados modelos de pesquisa operacional a fim de encontrar soluções otimizadas. Para estes casos se faz necessária o uso de uma análise multicritério, podendo então serem considerados fatores econômicos, fatores sustentáveis dentre outros. Assim, o trabalho busca contribuir no ordenamento de três estratégias de seleção da velocidade de navegação da frota de PSVs (Plataform Supply Vessels) que são barcos que suprem as demandas das Unidades Marítimas (UMs), baseando-se em critérios econômicos, ambientais e de bem-estar da tripulação, analisados por um modelo multicritério. Para alcançar este objetivo, foi utilizada uma ferramenta de apoio à decisão, denominada APOLO, que combina um simulador de eventos discretos com uma heurística de alocação dos PSVs às cargas e às unidades marítimas. Foi selecionado o modelo ELECTRE III para a realização da análise multicritério, depois foram definidos os indicadores relevantes para o problema. Como resultado, obteve-se a terceira estratégia como vencedora, apresentando os índices de concordância e as relações de preferência entre as estratégias de navegação. Deste modo, as informações obtidas pelo modelo podem contribuir para a tomada de decisão e que realçam a viabilidade do emprego do método para análise de tal problema. O método multicritério se mostrou relevante e aplicável a processos de tomada de decisão que envolvam variáveis de caráter subjetivo e quantitativo.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 7: APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS NA PREVISÃO DAS POSIÇÕES DOS JOGADORES DE FUTEBOL.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Horário: 16:00 – 16:20

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Stella Queiroz (UFRJ)

Resumo: O futebol é um dos esportes mais populares e praticados do mundo. No Brasil, o campeonato nacional é mundialmente conhecido e seus jogadores são os mais admirados no mundo inteiro. O objetivo deste trabalho foi verificar se, de acordo com as características de jogo, pode-se descobrir a posição de um jogador através da criação de uma rede neural artificial que consiga classificá-lo de forma eficiente, baseando-se nos dados do Campeonato Brasileiro de 2012.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 8: APLICAÇÃO DO MÉTODO MULTICRITÉRIO SAPEVO-M NA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA PANIFICADORA DO RIO DE JANEIRO.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Horário: 16:20 – 16:40

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Marcos dos Santos (IME)

Nathália Campos de Oliveira (UNIGRANRIO)

Pamela Ferreira Carvalho de Oliveira (UNIGRANRIO)

Carlos Francisco Simões Gomes (UFF)

Resumo: Atualmente o setor de panificação se encontra entre os seis maiores segmentos da indústria brasileira e o segundo maior em alimentos prontos. As transformações econômicas, as mudanças no hábito de consumo e a evolução dos mercados concorrentes pressionaram a indústria, com isso trazendo grandes desafios para o setor. O objetivo deste estudo é de ranquear um conjunto de alternativas de freezers disponíveis no mercado que atendam aos critérios pré-estabelecidos da padaria Doce Alto. A metodologia utilizada foi o SAPEVO-M, que é um método multicritério de apoio à tomada de decisão capaz de assessorar o agente decisor em diversos problemas complexos, avaliando, ordenando ou selecionando alternativas mediante diferentes pontos de vista. Os cálculos do método SAPEVO-M foram realizados com o auxílio do site www.sapevoweb.com. Neste trabalho o método auxiliou na seleção entre três modelos de freezers através de diferentes tomadores de decisão que avaliaram alguns critérios. Os resultados contribuirão para a seleção do melhor modelo de freezer que irá compor o processo produtivo da fabricação dos pães. Dessa forma, é possível dizer que essa ferramenta possui uma gama de aplicações, sendo capaz de contribuir no processo de tomada de decisão em diferentes seguimentos.

Download Artigo Completo