Apoio à Decisão Multicritério - Primeira Sessão

 




ūüďÖ 08/11/2019

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

08:15 ‚Äď 08:35

Análise hierárquica da qualificação de Operadores Logísticos (OL): uma visão conceitual baseada no método AHP.

08:35 ‚Äď 08:55

Transformação digital: seleção dos fatores mais relevantes através do apoio multicritério à decisão.

08:55 ‚Äď 09:15

Abordagem multicrit√©rio h√≠brida WINGS-TOPSIS-PROM√ČTH√ČE II para ordena√ß√£o dos pa√≠ses consumidores do g√°s natural.

09:15 ‚Äď 09:35

O varejo no Brasil sob a ótica do Apoio Multicritério à Decisão: ranking, posicionamento e risco de seus segmentos.

09:35 ‚Äď 09:55

Proposta de um framework para participação em um evento da Engenharia de Produção a partir do método TOPSIS.

09:55 ‚Äď 10:10

Intervalo

10:10 ‚Äď 10:30

Modelo para apoio √†s compras p√ļblicas sustent√°veis com aux√≠lio multicrit√©rio.

10:30 ‚Äď 10:50

Análise dos itens em estoque de uma assistência técnica no Rio de Janeiro baseada no quadro conceitual de variabilidade.

10:50 ‚Äď 11:10

Indicador sintético DP2 na relação entre intangíveis, turbulência e desempenho.

11:10 ‚Äď 11:30

Lógica paraconsistente na avaliação de empresas.

11:30 ‚Äď 11:50

 


 

 

ARTIGO 1: AN√ĀLISE HIER√ĀRQUICA DA QUALIFICA√á√ÉO DE OPERADORES LOG√ćSTICOS (OL): UMA VIS√ÉO CONCEITUAL BASEADA NO M√ČTODO AHP.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 08:15 ‚Äď 08:35

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Diogo de Queiroz (UNISUAM)

Valéria Pereira (UNISUAM)

Marcos dos Santos (IME)

Resumo: Este trabalho objetiva aplicar o m√©todo de An√°lise Hier√°rquica do Processo para apoiar uma empresa na sele√ß√£o de um Operador Log√≠stico. Um operador log√≠stico √© uma empresa prestadora de servi√ßos respons√°vel pelo gerenciamento e execu√ß√£o de atividades log√≠sticas, ou seja, uma empresa terceirizada que fornece servi√ßos de transporte de produtos, administra√ß√£o, m√£o de obra, gest√£o de estoques, entre outros, para uma empresa contratante. O M√©todo AHP √© muito utilizado para apoiar na tomada de decis√£o que envolve subjetividade e/ou informa√ß√Ķes que n√£o s√£o totalmente quantific√°veis, estruturando crit√©rios, atribuindo valores e selecionando alternativas. Muitas empresas necessitam ter um gerenciamento de excel√™ncia das atividades log√≠sticas com base nos processos da sua cadeia de suprimentos, possibilitando a entrega de um produto que satisfa√ßa √†s necessidades dos clientes. Uma cadeia de suprimentos √© uma rede entre diversos processos e empresas que se relacionam em fun√ß√£o das atividades log√≠sticas. Com o elevado custo log√≠stico que uma cadeia de suprimentos consome, empresas que desejam terceirizar suas atividades log√≠sticas se deparam com diferentes motivos para a contrata√ß√£o de um operador log√≠stico, como o foco na redu√ß√£o de custos, redu√ß√£o do lead time, aumento no n√≠vel de servi√ßos, entre outros, precisando assim de uma estrat√©gia clara e estruturada para escolha de um Operador Log√≠stico que satisfa√ßa as suas necessidades.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 2: TRANSFORMA√á√ÉO DIGITAL: SELE√á√ÉO DOS FATORES MAIS RELEVANTES ATRAV√ČS DO APOIO MULTICRIT√ČRIO √Ä DECIS√ÉO.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 08:35 ‚Äď 08:55

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Alexandre Pereira (IBMEC)

Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes (Ibmec-RJ)

Resumo: A revolu√ß√£o digital vem promovendo significativa mudan√ßa na forma com que vivemos, nos relacionamos e fazemos neg√≥cios, fen√īmeno claramente percebido em todos os segmentos e geografias. Organiza√ß√Ķes surgidas antes da Internet, especialmente as de m√©dio e grande porte, demonstram hesita√ß√£o e particular dificuldade para lidar com a disrup√ß√£o digital, cuja intensidade e alcance n√£o cessam de produzir significativas altera√ß√Ķes em cada um dos setores da economia. Uma revis√£o nos dados p√ļblicos do S&P 500 ‚Äď considerado um dos principais bar√īmetros do mercado global ‚Äď no per√≠odo compreendido entre os anos 2000 e 2017, revela seu impacto e inclem√™ncia: menos de 50% das empresas conseguiram permanecer entre as listadas. √Č inadi√°vel, pois, uma reflex√£o mais profunda sobre quais os fatores mais relevantes na condu√ß√£o de uma efetiva Transforma√ß√£o Digital, para que estas organiza√ß√Ķes possam aprofundar seu entendimento, e propor a√ß√Ķes mais efetivas para lidar com o senso de urg√™ncia exigido pela economia digital. O pesquisador, com base na literatura dispon√≠vel sobre o tema, identificou 34 fatores relevantes, e solicitou que experientes consultores de Neg√≥cios e de TI os ordenassem a partir de sua adequa√ß√£o e import√Ęncia para uma bem-sucedida jornada de Transforma√ß√£o Digital. Em seguida, a partir da aplica√ß√£o de m√©todos de Apoio Multicrit√©rio √† Decis√£o, selecionou os fatores mais relevantes que deveriam capturar a aten√ß√£o dos executivos respons√°veis por Transforma√ß√Ķes Digitais em empresas que operam no Brasil.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 3: ABORDAGEM MULTICRIT√ČRIO H√ćBRIDA WINGS-TOPSIS-PROM√ČTH√ČE II PARA ORDENA√á√ÉO DOS PA√ćSES CONSUMIDORES DO G√ĀS NATURAL.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 08:55 ‚Äď 09:15

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Ester Gir√£o (Petrobras)

Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes (Ibmec-RJ)

Resumo: As sociedades do mundo todo est√£o muito empenhadas em caminhar cada vez mais para a chamada economia de baixo carbono. Nesta nova economia, o g√°s natural √© considerado o combust√≠vel de transi√ß√£o entre os mais f√≥sseis, como a gasolina e o diesel, e os renov√°veis. √Č neste contexto atual, em que import√Ęncia do g√°s natural na matriz energ√©tica do mundo cresce, que este artigo ilustra uma aplica√ß√£o de uma abordagem multicrit√©rio h√≠brida √† decis√£o de ordena√ß√£o dos potenciais pa√≠ses consumidores de g√°s natural do mundo. Esta ordena√ß√£o tem por objetivo apoiar √† decis√£o dos interessados no mercado de g√°s natural mundial, fornecendo uma ordem de prioridade para o incentivo √† venda deste combust√≠vel no mercado mundial. Os crit√©rios de julgamento para ordena√ß√£o s√£o a varia√ß√£o de consumo de g√°s natural entre 2014 a 2016, volume de produ√ß√£o de g√°s natural entre 2014 e 2016 e reservas provadas de g√°s natural de 2016. Todos os dados utilizados que demonstram o desempenho dos pa√≠ses estudados foram obtidos a partir da publica√ß√£o do Anu√°rio Estat√≠stico Brasileiro do Petr√≥leo, G√°s Natural e Biocombust√≠veis 2017 da ANP. A abordagem multicrit√©rio aqui utilizada compreendeu o m√©todo WINGS, utilizado para gerar os pesos de cada crit√©rio, seguido do m√©todo TOPSIS, empregado para pr√©-selecionar os pa√≠ses que mais se aproximam de ser um potencial consumidor mundial de g√°s natural. Ap√≥s a aplica√ß√£o do m√©todo TOPSIS, realizou-se uma pr√©-an√°lise de domin√Ęncia entre as alternativas, a fim de excluir alternativas dominadas do conjunto de alternativas. Finalmente, fez-se uso do m√©todo PROM√ČTH√ČE II. A metodologia aqui apresentada, validada por expertos da √°rea, abriu uma nova perspectiva no sentido de apoiar decis√Ķes sobre o planejamento e estudos de distribui√ß√£o do g√°s natural em diferentes contextos geol√≥gicos.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 4: O VAREJO NO BRASIL SOB A √ďTICA DO APOIO MULTICRIT√ČRIO √Ä DECIS√ÉO: RANKING, POSICIONAMENTO E RISCO DE SEUS SEGMENTOS.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 09:15 ‚Äď 09:35

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Frederico Sallum (Sense Company)

Luiz Flavio Autran Gomes (Ibmec/RJ)

Leonardo Sallum (IBMR)

Resumo: A Pesquisa Mensal do Com√©rcio divulgada pelo IBGE tem por objetivo gerar indicadores para acompanhar o comportamento conjuntural do com√©rcio varejista brasileiro e de seus principais segmentos. Nesta pesquisa, al√©m de outros √≠ndices, √© gerado o √≠ndice de com√©rcio varejista ampliado por atividade que visa acompanhar a varia√ß√£o no volume de vendas dos principais segmentos econ√īmicos em 12 unidades da Federa√ß√£o. O presente artigo busca analisar o √≠ndice do com√©rcio varejista ampliado por atividade de Agosto de 2017, que compara a varia√ß√£o do volume de vendas acumulada de Janeiro at√© o m√™s do √≠ndice com igual per√≠odo do ano anterior. Esta compara√ß√£o permite gerar-se informa√ß√Ķes relevantes ao mercado atrav√©s de seus resultados com a aplica√ß√£o do m√©todo multicrit√©rio PROM√ČTH√ČE II. Assim, √© poss√≠vel associar-se aos segmentos econ√īmicos estudados os seguintes elementos: um ranking dos segmentos, um cen√°rio de posicionamento e um grau de risco comparativo dos mesmos. O m√©todo PROM√ČTH√ČE II identificou o segmento de Vestu√°rio como o de melhor desempenho e o segmento de Papelaria com o de pior desempenho.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 5: PROPOSTA DE UM FRAMEWORK PARA PARTICIPA√á√ÉO EM UM EVENTO DA ENGENHARIA DE PRODU√á√ÉO A PARTIR DO M√ČTODO TOPSIS.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 09:35 ‚Äď 09:55

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Kaique Silva (SENAI CETIQT)

Marcone Freitas dos Reis (SENAI CETIQT)

Marcos dos Santos (IME)

Heider Silva Barros (SENAI CETIQT)

Ernesto Rademaker Martins (CASNAV)

Resumo: Durante o decorrer do ano, ocorrem in√ļmeros eventos nacionais e internacionais reunindo muitos pesquisadores das mais diversas √°reas e universidades com o simples prop√≥sito de realizar uma maior intera√ß√£o entre eles e o interc√Ęmbio de ideias entre os participantes. No entanto, seja para um pesquisador ou para um estudante, eventualmente, n√£o √© f√°cil decidir em qual evento publicar a sua pesquisa, pois normalmente s√£o procurados os eventos com maior destaque no mundo acad√™mico. O objetivo desta pesquisa √© selecionar o evento nacional mais apropriado para publicar um artigo na √°rea de Engenharia de Produ√ß√£o, baseado nas opini√Ķes de cinco pesquisadores na √°rea. Para alcan√ßar tal feito, foi utilizado um m√©todo multicrit√©rio de apoio √† decis√£o, ou seja, foi utilizado o m√©todo TOPSIS (Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution) a fim de ranquear os eventos e selecionar o mais apropriado. Com a utiliza√ß√£o desta ferramenta, foi poss√≠vel, atrav√©s dos resultados das proximidades relativas, ranquear os eventos tendo como resultado o SBPO (Simp√≥sio Brasileiro de Pesquisa Operacional) tendo com dist√Ęncia relativa 0,646964. A pesquisa alcan√ßou os resultados desejados mediante o cen√°rio proposto pelas opini√Ķes dos profissionais da √°rea.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 6: MODELO PARA APOIO √ÄS COMPRAS P√öBLICAS SUSTENT√ĀVEIS COM AUX√ćLIO MULTICRIT√ČRIO.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 10:10 ‚Äď 10:30

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Fernando Aguiar (UCAM)

Milton Jr. (UCAM)

Claudio Melo (UCAM)

Henrique da Hora (CEFET)

Resumo: As compras p√ļblicas s√£o um importante vetor para o desenvolvimento sustent√°vel em todo mundo. No Brasil, a escolha de crit√©rios sustent√°veis nas licita√ß√Ķes √© de inteira responsabilidade dos gestores p√ļblicos que devem optar por um determinado item em um grande universo de op√ß√Ķes. Este artigo prop√Ķe um modelo baseado no m√©todo multicrit√©rio AHP (Analytic Hierarchy Process) para auxiliar os gestores p√ļblicos na escolha do item sustent√°vel mais conveniente para Administra√ß√£o P√ļblica utilizando-se dos crit√©rios pre√ßo, qualidade, impacto ambiental e impacto social. A pesquisa baseou-se nos dois materiais sustent√°veis mais adquiridos pelo Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC), definindo-se qual a melhor op√ß√£o de escolha para estes, propondo tamb√©m, um modelo que poder√° servir de orienta√ß√£o para decis√£o de compras sustent√°veis. Os resultados indicaram que o modelo serviu de apoio para escolha do melhor detergente e papel A4 sustent√°vel, e que pode servir como exemplo para aquisi√ß√£o de qualquer item sustent√°vel, desde que respeitada as caracter√≠sticas √ļnicas de cada item, podendo conter crit√©rios espec√≠ficos de avalia√ß√£o.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 7: AN√ĀLISE DOS ITENS EM ESTOQUE DE UMA ASSIST√äNCIA T√ČCNICA NO RIO DE JANEIRO BASEADA NO QUADRO CONCEITUAL DE VARIABILIDADE.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 10:30 ‚Äď 10:50

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Leandro Nascimento (UNIGRANRIO)

Leonardo Guimar√£es (UNIGRANRIO)

Resumo: O presente estudo de caso tem por objetivo analisar os itens em estoque de uma assistência técnica baseado no quadro conceitual de variabilidade. Nesta pesquisa são abordadas as ferramentas de planejamento e controle de materiais e níveis de estoque. Deste modo, o grande ganho deste projeto foi conseguir segregar os itens de classe A; B e C dos itens com coeficiente de variação igual a zero. Isto possibilitou identificar que cerca de 87% do estoque eram de peças obsoletas e que 73% do capital de giro está empregado nos itens classificados com A. Assim, foi possível obter uma visão gerencial e estratégica do valor investido em peças de reposição da assistência dando a condição para operação de mitigar o risco da falta de materiais importantes para a operação.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 8: INDICADOR SINT√ČTICO DP2 NA RELA√á√ÉO ENTRE INTANG√ćVEIS, TURBUL√äNCIA E DESEMPENHO.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 10:50 ‚Äď 11:10

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Laurindo Panucci-Filho (FURB)

Nelson Hein (FURB)

Adriana Kroenke (FURB)

Resumo: O objetivo deste artigo consiste em avaliar a influ√™ncia de ambientes turbulentos na rela√ß√£o entre investimentos em intang√≠veis e desempenho econ√īmico-financeiro de empresas que comp√Ķem os pa√≠ses do G20. A composi√ß√£o da amostra √© de 4480 empresas em 35 pa√≠ses do G20. A an√°lise dos dados foi quantitativa, abrangendo o per√≠odo de 2010 a 2016. O indicador sint√©tico DP2 foi utilizado para sintetizar os dados a fim de avaliar as empresas por meio de 25 indicadores econ√īmico-financeiros, 3 indicadores de intangibilidade e 10 indicadores de turbul√™ncia e nas rela√ß√Ķes entre os tr√™s fatores sintetizados: desempenho, intangibilidade e turbul√™ncia, aplicou-se a an√°lise de regress√£o linear. Com base nos resultados, foi poss√≠vel afirmar que o investimento em ativos intang√≠veis influencia positivamente o desempenho das empresas, a turbul√™ncia ambiental de um pa√≠s modera negativamente o desempenho das empresas e a rela√ß√£o entre o investimento em intang√≠veis e o desempenho das empresas. As empresas s√£o reduzidas na presen√ßa do efeito moderador da turbul√™ncia ambiental do pa√≠s onde se encontram, atestando que o ambiente turbulento modera negativamente a rela√ß√£o entre os ativos intang√≠veis e o desempenho econ√īmico-financeiro.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 9: L√ďGICA PARACONSISTENTE NA AVALIA√á√ÉO DE EMPRESAS.

Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério

Data: 08/11/2019

Hor√°rio: 11:10 ‚Äď 11:30

Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA

Autores:

Luana Bizatto (FURB)

Nelson Hein (FURB)

Adriana Kroenke (FURB)

Andre Korzenowski (UNISINOS)

Resumo: O objetivo desta investiga√ß√£o consiste em avaliar a viabilidade econ√īmico-financeiro das empresas do setor de Siderurgia e Metalurgia listadas na BMFBovespa no per√≠odo de 2011 a 2018, usando a percep√ß√£o de contadores pesquisadores sintetizada e mensurada por meio da l√≥gica paraconsistente anotada. Metodologicamente o estudo √© descritivo, com procedimento documental e abordagem do problema de natureza quantitativa. Os resultados indicam que, enquanto os indicadores de liquidez seca, rentabilidade sobre os ativos, giro do ativo, prazo m√©dio de renova√ß√£o de estoques influenciaram positivamente no posicionamento das empresas, a liquidez corrente tem influ√™ncia negativa no posicionamento. Desta forma, conclui-se que este segmento da economia necessita de melhorias na log√≠stica com alta efici√™ncia, como tamb√©m melhor otimiza√ß√£o das opera√ß√Ķes relacionadas a estoques, havendo risco do setor entrar em colapso e desparecer do cen√°rio vers√°til.

Download Artigo Completo