📅 08/11/2019 Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA |
08:15 – 08:35 |
|
08:35 – 08:55 |
Transformação digital: seleção dos fatores mais relevantes através do apoio multicritério à decisão. |
|
08:55 – 09:15 |
||
09:15 – 09:35 |
||
09:35 – 09:55 |
||
09:55 – 10:10 |
Intervalo |
|
10:10 – 10:30 |
Modelo para apoio às compras públicas sustentáveis com auxílio multicritério. |
|
10:30 – 10:50 |
||
10:50 – 11:10 |
Indicador sintético DP2 na relação entre intangíveis, turbulência e desempenho. |
|
11:10 – 11:30 |
||
11:30 – 11:50 |
|
ARTIGO 1: ANÁLISE HIERÁRQUICA DA QUALIFICAÇÃO DE OPERADORES LOGÍSTICOS (OL): UMA VISÃO CONCEITUAL BASEADA NO MÉTODO AHP.
Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério
Data: 08/11/2019
Horário: 08:15 – 08:35
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Autores:
Diogo de Queiroz (UNISUAM)
Valéria Pereira (UNISUAM)
Marcos dos Santos (IME)
Resumo: Este trabalho objetiva aplicar o método de Análise Hierárquica do Processo para apoiar uma empresa na seleção de um Operador Logístico. Um operador logístico é uma empresa prestadora de serviços responsável pelo gerenciamento e execução de atividades logísticas, ou seja, uma empresa terceirizada que fornece serviços de transporte de produtos, administração, mão de obra, gestão de estoques, entre outros, para uma empresa contratante. O Método AHP é muito utilizado para apoiar na tomada de decisão que envolve subjetividade e/ou informações que não são totalmente quantificáveis, estruturando critérios, atribuindo valores e selecionando alternativas. Muitas empresas necessitam ter um gerenciamento de excelência das atividades logísticas com base nos processos da sua cadeia de suprimentos, possibilitando a entrega de um produto que satisfaça às necessidades dos clientes. Uma cadeia de suprimentos é uma rede entre diversos processos e empresas que se relacionam em função das atividades logísticas. Com o elevado custo logístico que uma cadeia de suprimentos consome, empresas que desejam terceirizar suas atividades logísticas se deparam com diferentes motivos para a contratação de um operador logístico, como o foco na redução de custos, redução do lead time, aumento no nível de serviços, entre outros, precisando assim de uma estratégia clara e estruturada para escolha de um Operador Logístico que satisfaça as suas necessidades.
ARTIGO 2: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: SELEÇÃO DOS FATORES MAIS RELEVANTES ATRAVÉS DO APOIO MULTICRITÉRIO À DECISÃO.
Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério
Data: 08/11/2019
Horário: 08:35 – 08:55
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Autores:
Alexandre Pereira (IBMEC)
Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes (Ibmec-RJ)
Resumo: A revolução digital vem promovendo significativa mudança na forma com que vivemos, nos relacionamos e fazemos negócios, fenômeno claramente percebido em todos os segmentos e geografias. Organizações surgidas antes da Internet, especialmente as de médio e grande porte, demonstram hesitação e particular dificuldade para lidar com a disrupção digital, cuja intensidade e alcance não cessam de produzir significativas alterações em cada um dos setores da economia. Uma revisão nos dados públicos do S&P 500 – considerado um dos principais barômetros do mercado global – no período compreendido entre os anos 2000 e 2017, revela seu impacto e inclemência: menos de 50% das empresas conseguiram permanecer entre as listadas. É inadiável, pois, uma reflexão mais profunda sobre quais os fatores mais relevantes na condução de uma efetiva Transformação Digital, para que estas organizações possam aprofundar seu entendimento, e propor ações mais efetivas para lidar com o senso de urgência exigido pela economia digital. O pesquisador, com base na literatura disponível sobre o tema, identificou 34 fatores relevantes, e solicitou que experientes consultores de Negócios e de TI os ordenassem a partir de sua adequação e importância para uma bem-sucedida jornada de Transformação Digital. Em seguida, a partir da aplicação de métodos de Apoio Multicritério à Decisão, selecionou os fatores mais relevantes que deveriam capturar a atenção dos executivos responsáveis por Transformações Digitais em empresas que operam no Brasil.
ARTIGO 3: ABORDAGEM MULTICRITÉRIO HÍBRIDA WINGS-TOPSIS-PROMÉTHÉE II PARA ORDENAÇÃO DOS PAÍSES CONSUMIDORES DO GÁS NATURAL.
Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério
Data: 08/11/2019
Horário: 08:55 – 09:15
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Autores:
Ester Girão (Petrobras)
Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes (Ibmec-RJ)
Resumo: As sociedades do mundo todo estão muito empenhadas em caminhar cada vez mais para a chamada economia de baixo carbono. Nesta nova economia, o gás natural é considerado o combustível de transição entre os mais fósseis, como a gasolina e o diesel, e os renováveis. É neste contexto atual, em que importância do gás natural na matriz energética do mundo cresce, que este artigo ilustra uma aplicação de uma abordagem multicritério híbrida à decisão de ordenação dos potenciais países consumidores de gás natural do mundo. Esta ordenação tem por objetivo apoiar à decisão dos interessados no mercado de gás natural mundial, fornecendo uma ordem de prioridade para o incentivo à venda deste combustível no mercado mundial. Os critérios de julgamento para ordenação são a variação de consumo de gás natural entre 2014 a 2016, volume de produção de gás natural entre 2014 e 2016 e reservas provadas de gás natural de 2016. Todos os dados utilizados que demonstram o desempenho dos países estudados foram obtidos a partir da publicação do Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2017 da ANP. A abordagem multicritério aqui utilizada compreendeu o método WINGS, utilizado para gerar os pesos de cada critério, seguido do método TOPSIS, empregado para pré-selecionar os países que mais se aproximam de ser um potencial consumidor mundial de gás natural. Após a aplicação do método TOPSIS, realizou-se uma pré-análise de dominância entre as alternativas, a fim de excluir alternativas dominadas do conjunto de alternativas. Finalmente, fez-se uso do método PROMÉTHÉE II. A metodologia aqui apresentada, validada por expertos da área, abriu uma nova perspectiva no sentido de apoiar decisões sobre o planejamento e estudos de distribuição do gás natural em diferentes contextos geológicos.
ARTIGO 4: O VAREJO NO BRASIL SOB A ÓTICA DO APOIO MULTICRITÉRIO À DECISÃO: RANKING, POSICIONAMENTO E RISCO DE SEUS SEGMENTOS.
Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério
Data: 08/11/2019
Horário: 09:15 – 09:35
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Autores:
Frederico Sallum (Sense Company)
Luiz Flavio Autran Gomes (Ibmec/RJ)
Leonardo Sallum (IBMR)
Resumo: A Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo IBGE tem por objetivo gerar indicadores para acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista brasileiro e de seus principais segmentos. Nesta pesquisa, além de outros índices, é gerado o índice de comércio varejista ampliado por atividade que visa acompanhar a variação no volume de vendas dos principais segmentos econômicos em 12 unidades da Federação. O presente artigo busca analisar o índice do comércio varejista ampliado por atividade de Agosto de 2017, que compara a variação do volume de vendas acumulada de Janeiro até o mês do índice com igual período do ano anterior. Esta comparação permite gerar-se informações relevantes ao mercado através de seus resultados com a aplicação do método multicritério PROMÉTHÉE II. Assim, é possível associar-se aos segmentos econômicos estudados os seguintes elementos: um ranking dos segmentos, um cenário de posicionamento e um grau de risco comparativo dos mesmos. O método PROMÉTHÉE II identificou o segmento de Vestuário como o de melhor desempenho e o segmento de Papelaria com o de pior desempenho.
ARTIGO 5: PROPOSTA DE UM FRAMEWORK PARA PARTICIPAÇÃO EM UM EVENTO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A PARTIR DO MÉTODO TOPSIS.
Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério
Data: 08/11/2019
Horário: 09:35 – 09:55
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Autores:
Kaique Silva (SENAI CETIQT)
Marcone Freitas dos Reis (SENAI CETIQT)
Marcos dos Santos (IME)
Heider Silva Barros (SENAI CETIQT)
Ernesto Rademaker Martins (CASNAV)
Resumo: Durante o decorrer do ano, ocorrem inúmeros eventos nacionais e internacionais reunindo muitos pesquisadores das mais diversas áreas e universidades com o simples propósito de realizar uma maior interação entre eles e o intercâmbio de ideias entre os participantes. No entanto, seja para um pesquisador ou para um estudante, eventualmente, não é fácil decidir em qual evento publicar a sua pesquisa, pois normalmente são procurados os eventos com maior destaque no mundo acadêmico. O objetivo desta pesquisa é selecionar o evento nacional mais apropriado para publicar um artigo na área de Engenharia de Produção, baseado nas opiniões de cinco pesquisadores na área. Para alcançar tal feito, foi utilizado um método multicritério de apoio à decisão, ou seja, foi utilizado o método TOPSIS (Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution) a fim de ranquear os eventos e selecionar o mais apropriado. Com a utilização desta ferramenta, foi possível, através dos resultados das proximidades relativas, ranquear os eventos tendo como resultado o SBPO (Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional) tendo com distância relativa 0,646964. A pesquisa alcançou os resultados desejados mediante o cenário proposto pelas opiniões dos profissionais da área.
ARTIGO 6: MODELO PARA APOIO ÀS COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS COM AUXÍLIO MULTICRITÉRIO.
Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério
Data: 08/11/2019
Horário: 10:10 – 10:30
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Autores:
Fernando Aguiar (UCAM)
Milton Jr. (UCAM)
Claudio Melo (UCAM)
Henrique da Hora (CEFET)
Resumo: As compras públicas são um importante vetor para o desenvolvimento sustentável em todo mundo. No Brasil, a escolha de critérios sustentáveis nas licitações é de inteira responsabilidade dos gestores públicos que devem optar por um determinado item em um grande universo de opções. Este artigo propõe um modelo baseado no método multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process) para auxiliar os gestores públicos na escolha do item sustentável mais conveniente para Administração Pública utilizando-se dos critérios preço, qualidade, impacto ambiental e impacto social. A pesquisa baseou-se nos dois materiais sustentáveis mais adquiridos pelo Ministério da Educação (MEC), definindo-se qual a melhor opção de escolha para estes, propondo também, um modelo que poderá servir de orientação para decisão de compras sustentáveis. Os resultados indicaram que o modelo serviu de apoio para escolha do melhor detergente e papel A4 sustentável, e que pode servir como exemplo para aquisição de qualquer item sustentável, desde que respeitada as características únicas de cada item, podendo conter critérios específicos de avaliação.
ARTIGO 7: ANÁLISE DOS ITENS EM ESTOQUE DE UMA ASSISTÊNCIA TÉCNICA NO RIO DE JANEIRO BASEADA NO QUADRO CONCEITUAL DE VARIABILIDADE.
Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério
Data: 08/11/2019
Horário: 10:30 – 10:50
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Autores:
Leandro Nascimento (UNIGRANRIO)
Leonardo Guimarães (UNIGRANRIO)
Resumo: O presente estudo de caso tem por objetivo analisar os itens em estoque de uma assistência técnica baseado no quadro conceitual de variabilidade. Nesta pesquisa são abordadas as ferramentas de planejamento e controle de materiais e níveis de estoque. Deste modo, o grande ganho deste projeto foi conseguir segregar os itens de classe A; B e C dos itens com coeficiente de variação igual a zero. Isto possibilitou identificar que cerca de 87% do estoque eram de peças obsoletas e que 73% do capital de giro está empregado nos itens classificados com A. Assim, foi possível obter uma visão gerencial e estratégica do valor investido em peças de reposição da assistência dando a condição para operação de mitigar o risco da falta de materiais importantes para a operação.
ARTIGO 8: INDICADOR SINTÉTICO DP2 NA RELAÇÃO ENTRE INTANGÍVEIS, TURBULÊNCIA E DESEMPENHO.
Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério
Data: 08/11/2019
Horário: 10:50 – 11:10
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Autores:
Laurindo Panucci-Filho (FURB)
Nelson Hein (FURB)
Adriana Kroenke (FURB)
Resumo: O objetivo deste artigo consiste em avaliar a influência de ambientes turbulentos na relação entre investimentos em intangíveis e desempenho econômico-financeiro de empresas que compõem os países do G20. A composição da amostra é de 4480 empresas em 35 países do G20. A análise dos dados foi quantitativa, abrangendo o período de 2010 a 2016. O indicador sintético DP2 foi utilizado para sintetizar os dados a fim de avaliar as empresas por meio de 25 indicadores econômico-financeiros, 3 indicadores de intangibilidade e 10 indicadores de turbulência e nas relações entre os três fatores sintetizados: desempenho, intangibilidade e turbulência, aplicou-se a análise de regressão linear. Com base nos resultados, foi possível afirmar que o investimento em ativos intangíveis influencia positivamente o desempenho das empresas, a turbulência ambiental de um país modera negativamente o desempenho das empresas e a relação entre o investimento em intangíveis e o desempenho das empresas. As empresas são reduzidas na presença do efeito moderador da turbulência ambiental do país onde se encontram, atestando que o ambiente turbulento modera negativamente a relação entre os ativos intangíveis e o desempenho econômico-financeiro.
ARTIGO 9: LÓGICA PARACONSISTENTE NA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS.
Tópico do Artigo: Apoio à Decisão Multicritério
Data: 08/11/2019
Horário: 11:10 – 11:30
Local: Prédio CEMOI - Sala DELTA
Autores:
Luana Bizatto (FURB)
Nelson Hein (FURB)
Adriana Kroenke (FURB)
Andre Korzenowski (UNISINOS)
Resumo: O objetivo desta investigação consiste em avaliar a viabilidade econômico-financeiro das empresas do setor de Siderurgia e Metalurgia listadas na BMFBovespa no período de 2011 a 2018, usando a percepção de contadores pesquisadores sintetizada e mensurada por meio da lógica paraconsistente anotada. Metodologicamente o estudo é descritivo, com procedimento documental e abordagem do problema de natureza quantitativa. Os resultados indicam que, enquanto os indicadores de liquidez seca, rentabilidade sobre os ativos, giro do ativo, prazo médio de renovação de estoques influenciaram positivamente no posicionamento das empresas, a liquidez corrente tem influência negativa no posicionamento. Desta forma, conclui-se que este segmento da economia necessita de melhorias na logística com alta eficiência, como também melhor otimização das operações relacionadas a estoques, havendo risco do setor entrar em colapso e desparecer do cenário versátil.