Quiz - Deficiência auditiva

O Saúde Naval aproveita duas datas importantes - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09) e Dia Nacional dos Surdos (26/09) – para desafiar você a responder as perguntas abaixo. O que você sabe sobre a deficiência auditiva?

1.
+

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aproximadamente 2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO FALSA

Cerca de 8,5% da população brasileira (aproximadamente 17 milhões de pessoas) tem algum tipo de deficiência, considerada a pesquisa mais recente, de 2019.

2.
+

A deficiência auditiva é a terceira mais prevalente no Brasil.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO VERDADEIRA

A deficiência visual é a mais prevalente, seguida da motora, da auditiva e de mental, nessa ordem.

3.
+

A exposição a ruídos intensos é uma das maiores causas de perda auditiva no Brasil.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO VERDADEIRA

A exposição a ruídos intensos pode provocar a Perda Auditiva Induzida por Ruído, conhecida como PAIR. Essas perdas podem ser provocadas por exposição excessiva em algumas atividades de trabalho e também por exposição exagerada a sons de alta intensidade (“volume”) em outras atividades como música, videogame, etc. As outras causas principais são infecções (principalmente otites), perfuração do tímpano e o próprio envelhecimento (presbiacusia).

4.
+

Ainda não existe teste para rastrear a deficiência auditiva em recém-nascidos.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO FALSA

O Teste da Orelhinha é um exame de Triagem Auditiva Neonatal capaz de identificar crianças com risco de perda auditiva. Quando o bebê tem resultado alterado no Teste é identificado risco de perda auditiva e são realizadas avaliações audiológicas diagnósticas. O Teste da Orelhinha, assim como o Teste do Pezinho, é obrigatório no Brasil.

5.
+

Não há recursos para o desenvolvimento da linguagem/fala na criança que nasce com deficiência.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO FALSA

Quando um bebê é diagnosticado com Deficiência Auditiva, há dois recursos tecnológicos para auxiliar seu desenvolvimento: próteses auditivas e implante coclear. Há, também, a possibilidade de desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

6.
+

A deficiência auditiva no idoso tem impacto nas suas habilidades cognitivo-intelectuais.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO VERDADEIRA

Habilidades como atenção e memória são diretamente impactadas pela audição. Por isso, é muito importante prevenir a deficiência auditiva e identificar precocemente qualquer alteração. Em muitos casos, pode ser necessário o uso de próteses auditivas e, em alguns casos, pode ser necessário cirurgia (principalmente na Otosclerose).

Hora de conferir Refazer o quiz
Contribuição técnica:
CT (S) Patrícia Lima
Fonoaudióloga
Hospital Naval de Brasília

Compartilhe