À Superintendência de Pesquisas compete, especificamente:
I - orientar, coordenar e controlar as atividades científicas, tecnológicas e de inovação nas áreas de Oceanografia (Física, Química, Biológica), Geologia e Geofísica Marinhas, Meteorologia, Biotecnologia Marinha, Geoquímica Ambiental, Instrumentação Oceanográfica, Acústica Submarina, Comunicações Submarinas, Sensoriamento Remoto e Engenharias Costeira e Oceânica; e
II - manter intercâmbio com entidades congêneres com o propósito de acompanhar o estado da arte e a evolução científica e tecnológica na sua área de atuação.
Oceanografia
O Departamento de Oceanografia coordena junto ao IEAPM pesquisas de interesse da Marinha do Brasil e para o desenvolvimento científico do país nas três áreas abaixo, organizadas em laboratórios:
- Interação Oceano Atmosfera: Tempo e Clima Local, Propagação Eletromagnética e Monitoramento e Modelagem Atmosférica Aplicada.
- Oceanografia Física: Oceanografia Acústica Computacional, Dinâmica Costeira e Estuarina e Processos Oceânicos.
- Oceanografia Biológica: Bentos, Zooplâncton, Recursos Vivos, Radionuclídeos e Laboratórios de Apoio.
O Departamento desenvolve atividades relacionadas a:
- Análises químicas para a determinação de parâmetros físico-químicos da água do mar, tais como salinidade, nutrientes orgânicos e inorgânicos e produção primária fitoplanctônica.
- Análises de hidrocarbonetos em óleo, água e sedimento, cumprindo a atribuição técnica delegada à Marinha do Brasil, relativa às análises químicas para a identificação forense de derramamentos de óleo nas águas jurisdicionais brasileiras, em decorrência da promulgação da Lei Federal nº 9966/2000.
- Análises de teor de carbonatos e análises granulométricas de sedimentos marinhos e terrestres praiais de parâmetros como diâmetro, PHI, massa, fração simples, fração acumulada, classificação segundo Folk & Ward, 1957 e classificação estrutural segundo Shepard.
Para cada área, são atualmente conduzidos projetos dentro das linhas de pesquisa e de capacitação dos pesquisadores que atuam direta ou indiretamente na área.
Biotecnologia Marinha
O Departamento de Biotecnologia Marinha atua em projetos de interesse da MB e em parceria com Universidades e Institutos nacionais e internacionais nas áreas de Bioincrustação, Biocorrosão, Biodiversidade, Bioinvasão, Cultivos de Organismos Marinhos, Produtos Naturais e Biocidas. A subárea de conhecimento Biotecnologia Marinha tem como objetivo a aplicação tecnológica em sistemas biológicos e organismos vivos. A fim de desenvolver ou modificar produtos e processos para usos específicos, visando à produção de bens e serviços.
Acústica Submarina
Fruto de uma necessidade vislumbrada pela Administração Naval, o departamento foi criado em 2010 dentro do contexto que visa tornar o IEAPM um Centro de Excelência na área de Ciências do Mar. Entre 2009 e 2012, o IEAPM iniciou um programa de intercâmbio com a Universidade do Algarve (UAlg), a Universidade Livre de Bruxelas (ULB) e a Universidade de Victória (UVIC) por meio do Projeto OAEx-EU FP7 Marie-Curie (Ocean Acoustic Exploration) que permitiu uma maior qualificação de seu pessoal dando um novo impulso para a pesquisa em acústica submarina no Instituto. O departamento participa ainda de projetos de comunicação submarina entre meios de superfície e subsuperfície (C-Sub) e de monitoramento da ressurgência utilizando métodos acústicos (LABMMAR).