Odontologia

A Divisão de Odontologia do HNBra, de acordo com o Manual de Atenção em Saúde Bucal para os Usuários do SSM preconizado pela Diretoria de Saúde da Marinha (DSM-2003), desenvolve ações preventivas e curativas, individuais e coletivas, em diversas especialidades Odontológicas e atendimento domiciliar com profissional participante do SIAD.

Como iniciar o tratamento
Para iniciar o tratamento, o paciente deve dirigir-se à Sala de Espera do HNBra e coletar uma senha “ODONTO SAME” na central de distribuição de senhas, e se cadastrar no SAME para consulta na Clínica de Semiologia. O mesmo procedimento deve ser realizado para tratamento em Odontopediatria. Quando já estiver na Clínica de Semiologia, os pacientes serão submetidos ao processo de diagnóstico, que compreende uma entrevista, o exame clínico intra e extra oral, o exame radiográfico ou outros métodos auxiliares necessários. De acordo com a queixa principal relatada durante a consulta e com o diagnóstico estabelecido, os pacientes serão direcionados ao SAME para marcação da próxima consulta nas seguintes especialidades (abaixo) que compreendem a Atenção Básica:

- Periodontia
- Cirurgia
- Dentística
- Endodontia

Após ter alta da Atenção Básica, quando necessário, o paciente dará continuidade ao tratamento nas seguintes Clínicas de Atenção Especializada, não sendo necessária uma nova avaliação:
- Dentística Reconstrução
- Prótese
- Ortodontia
- Implante

Observações:
1) Os agendamentos deverão ser realizados presencialmente no SAME.
2) Em caso de falta, o paciente deverá comunicar sua ausência com 24 horas de antecedência a fim de diminuir absenteísmo. As remarcações poderão ser realizadas através do telefone (61)3445-7212.
3) Após duas faltas sem justificativa, o paciente deverá solicitar novo agendamento através do CAU.
4) Horário de Atendimento:
- ROTINA NORMAL: Segunda a Sexta-feira de 07:00 às 19:00h. Após às 19h o dentista estará de sobreaviso atendendo somente casos de dor.
- ROTINA DE DOMINGO: o dentista estará somente de sobreaviso.

Retorno odontológico
O retorno odontológico é marcado de acordo com a classificação do paciente, como sendo de alto ou baixo risco à cárie e doença periodontal (DSM-2003). De acordo com esta publicação, o intervalo de 1 ano é o recomendado para os pacientes com boa saúde bucal, classificados como pacientes de baixo risco. Já os pacientes classificados como alto risco deverão realizar nova consulta odontológica já com 6 meses após a alta geral do tratamento.

Para as crianças em tratamento com a Odontopediatria (de 0 a 12 anos), o período de retorno após a alta odontológica será de 03 meses para aquelas consideradas como sendo de alto risco e 06 meses para aquelas consideradas como sendo de baixo risco.

Salienta-se que todos os pacientes atendidos na Divisão de Odontologia terão conhecimento da sua classificação de risco no momento em que for realizada a sua consulta na Clínica de Semiologia, uma vez que isso será anotado no seu Cartão de Marcação do SAME. Esta informação é importante para que se evite a marcação desnecessária para uma nova consulta na Clínica de Semiologia.