1. Serviço de Assistência Social-Hospitalar (SAS-H);
2. Seção de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME);
3. Seção de Medicamentos Especiais e de Alto Custo.
E-mail do Encarregado do CAU: tatiana@marinha.mil.br
Com a finalidade de manter aberto um canal direto de comunicação com seus usuários, bem como em oferecer um serviço qualificado e humanizado, foi criado, em junho de 2011, o Centro de Apoio ao Usuário(CAU). Seu propósito é oferecer o melhor atendimento à família naval, em tempo hábil e de forma eficaz, fazendo a interação do paciente com o Sistema de Saúde da Marinha (SSM). É composto pelos quatro serviços/seções acima citados e abaixo especificados.
. O usuário do FUSMA também poderá dar entrada nos seguintes documentos:
a) Solicitação de cirurgia/procedimento em OSE credenciada ou Hospital Naval Marcílio Dias;
b) Requerimento para reembolso;
c) Requerimento para cópia de prontuário médico ou outro documento da esfera do HNBra; e
d) Solicitação de Serviço Integrado de Atendimento Domiciliar (SIAD).
- Atendimento presencial – de 2ª a 6ª feira, de 7 às 17h;
- Atendimento não presencial – telefone: (61) 3445-7364;
- E-mail: hnbra.cau@marinha.mil.br
2) Serviço de Assistência Social-Hospitalar (SAS-H)
SAS-H do HNBra, em atendimento ao contido na publicação DGPM-501, visa a “intervir nas relações sociais, por meio de ações de cunho socioeducativo e de prestação de serviços, e capacitar o usuário para lidar com as suas necessidades. Para tanto, emprega recursos, bens e serviços, contribuindo para a melhoria de qualidade de vida”.
O público-alvo do SAS-H está subdividido em duas categorias: a tripulação do Hospital (militares, servidores civis e seus dependentes) e demais usuários do SSM, quando utilizando os serviços deste Hospital.
Desta forma,o SAS-H também realiza o atendimento e orientação aos usuários internados e a seus familiares, além de compor equipe interdisciplinar, tal como Grupo de Avaliação e Acompanhamento de Paciente Especial (GAAPE), o planejamento familiar e o Serviço Integrado de Atendimento Domiciliar (SIAD). Para além disso, ainda constitui campo de estágio em Serviço Social, contribuindo para a formação de novos profissionais. Sendo assim, o SAS-H fortalece no desenvolvimento dos programas da saúde, que preveem esta intervenção técnica, conforme as peculiaridades de cada SAS-H ou OMFSS da área da saúde.
- Atendimento presencial – preferencialmente de 2ª a 6ª feira, de 7 às 13h;
- GAAPE – 3ª feira, de 7 às 13h;
- Atendimento não presencial – telefone: (61) 3445-7308;
- E-mail: hnbra.servsocial@marinha.mil.br
3) Seção de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME)
Visando ao atendimento de excelência e facilitando a aquisição desses dispositivos, a Seção de OPME, subordinada ao CAU, tem o propósito de orientar e fornecer os materiais e equipamentos necessários ao restabelecimento dos pacientes. Os procedimentos a serem adotados estão previstos no Capítulo 24. da DGPM-401.O usuário do SSM, que necessitar de OPME, deverá procurar o HNBra/OMFM da área de abrangência, munido da prescrição médica, emitida nos últimos seis meses por especialista da MB ou da OSE credenciada.
De acordo com a DGPM 401 ,o SSM não fornece os seguintes OPME:
a) meios auxiliares de locomoção;
b) imobilizadores ortopédicos de uso temporário ou eventual;
c) próteses e órteses para fins estéticos;
d) óculos e artigos correlatos;
e) dispositivo intrauterino; e
f) OPME importados, quando existir similar nacional que atenda a especificação do tratamento.
- Atendimento presencial – de 2ª a 6ª feira, de 7 às 17h;
- Atendimento não presencial – telefone: (61) 3445-7364;
-E-mail: hnbra.cau@marinha.mil.br
4) Seção de Medicamentos Especiais e de Alto Custo
Medicamentos especiais são aqueles de alto custo aquisitivo, destinados à assistência de média e alta complexidade, prescritos aos pacientes assistidos pelas OMH/OMFM, que se encontrem em tratamento ambulatorial, hospital dia ou assistência domiciliar, produzidos no país e padronizados pela DSM, que fazem parte de um conjunto de especialidades farmacêuticas não contempladas no rol de medicamentos essenciais básicos disponibilizados pelo SisDiMe.Esses medicamentos, no âmbito da Marinha do Brasil (MB), compõem uma lista elaborada (e revista anualmente) pela Diretoria de Saúde da Marinha (DSM).Após aprovação em Conselho Técnico do HNBra, os medicamentos especiais são adquiridos e fornecidos aos usuários pelo período necessário ao tratamento. Os procedimentos a serem adotados estão previstos no capítulo 25 da DGPM-401. A Seção de Medicamentos Especiais e de Alto Custo, subordinada ao CAU, orienta aos pacientes quanto ao processo de solicitação e obtenção do medicamento junto à Farmácia Hospitalar do HNBra.
- Atendimento presencial – de 2ª a 6ª feira, de 7 às 17h;
- Atendimento não presencial – telefone: (61) 3445-7364;
- E-mail: hnbra.cau@marinha.mil.br