Odontologia

SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS


A partir de 29 de março de 2022, o atendimento na Divisão de Odontologia do HNBra passou a ser realizado na SRIA QE 20 Área Especial Lote “B” – Guará I. São executados os procedimentos preconizados no Manual de Atenção em Saúde Bucal para os Usuários do SSM da DSM (DSM-2003), com o desenvolvimento de ações preventivas e curativas, individuais e coletivas, nas diversas especialidades Odontológicas, além de atendimento domiciliar com profissional participante do SIAD.


Para iniciar o tratamento odontológico, a Clínica de Semiologia acolhe os pacientes mediante agendamento no SAME através dos telefones:
(61) 99973-3079 (Whatsapp) e (61) 3445-7312 ou ainda, presencialmente no HNBra.


Na Semiologia, os pacientes passam pelo processo de diagnóstico, que compreende exame clínico intra e extraoral, exame radiográfico ou outros métodos auxiliares necessários para se estabelecer o plano de tratamento. Então, ocorre o direcionamento para nova marcação no SAME, que realizará o agendamento nas demais clínicas de especialidades odontológicas, seguindo o plano estabelecido.


A marcação da próxima consulta é realizada primeiramente, nas especialidades que compreendem a Atenção Básica: Periodontia, Cirurgia e Dentística. Após alta da Atenção Básica, quando necessário, o paciente dará continuidade ao tratamento nas Clínicas de Atenção Especializada: Prótese, Ortodontia, Endodontia e Implantodontia. A exceção se faz para a especialidade de Odontopediatria (0-12 anos), cujo agendamento é realizado diretamente no SAME.


As urgências odontológicas serão atendidas na Divisão de Odontologia do Guará, das 7 às 17:30h, nos dias úteis.


ATENDIMENTOS NO GUARÁ:
Em rotina normal, de segunda a sexta-feira de 7h às 18h.


ATENDIMENTOS NO HNBra:
a) urgências odontológicas: o Dentista de Serviço atende apenas urgências odontológicas, no HNBra, das 18 às 22h, nos dias úteis (rotina normal). Após as 22h, este serviço funciona em regime de sobreaviso. Nos finais de semanas e feriados (rotina de domingo) o serviço funciona das 7 às 19h. Após às 19h, este serviço funciona em regime de sobreaviso.
b) Inspeções de Saúde (IS) Odontológicas: as IS dos militares cujas OM não possuam dentistas serão realizadas no HNBra, bem como as IS para Missão no exterior.
Retorno odontológico O retorno odontológico é marcado de acordo com a classificação do paciente como recomendado para os pacientes com boa saúde bucal, classificados como pacientes de baixo risco. Os pacientes classificados como alto risco deverão realizar nova consulta odontológica, seis meses após a alta geral do tratamento. Esta informação é importante para que se evite a marcação desnecessária para uma nova semiologia.