PROJETO SEGUNDO TEMPO / FORÇAS NO ESPORTE (PROFESP)
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Desde de 2006 a EAMSC tem participado das atividades do Programa Segundo Tempo / Forças no Esporte (PROFESP), com o objetivo de assistir adolescente em situação de risco social na faixa etária de 07 a 17 anos, com a prática de esportes no contra turno escolar.
Atualmente, a estrutura física desta Organização Militar permite apoiar o Projeto com a prática de esportes e oficinas, onde são ministrados os conhecimentos acerca das regras esportivas, benefícios dos esportes, disciplina, organização, respeitos, segurança e noções de civismo.
A parte social e pedagógica do projeto vem sendo desenvolvida por intermédio das parcerias realizadas entre a EAMSC e entidades da o Figueirense Futebol Clube, a Associação Gandolfi de Karatê e a Federação Catarinense de Muay Thai.
Os resultados encontrados com a execução desse Programa estão intrinsecamente relacionados com o despertar das crianças e adolescentes para o interesse pela atividade esportiva; o resgate de valores familiares, sociais e cívicos; a melhora da disciplina; a melhora do rendimento escolar; o resgate da cidadania e a melhoria da qualidade de vida, propiciando às crianças e adolescentes oportunidades para que possam galgar um futuro mais digno e promissor.
Além das atividades esportivas, a EAMSC prove reforço alimentar para os participantes do PROFESP, com o intuito de auxiliar na manutenção e na melhora da saúde dos participantes do projeto e contribuir no desenvolvimento integral dessas crianças e adolescentes vinculadas ao projeto.
Nessa perspectiva, a EAMSC, abre suas portas para projetos de inclusão social voltados às populações carentes que circundam o bairro Estreito de Florianópolis.
É notório que a promoção e a garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, além de assegurar-lhes uma vida melhor, representam um investimento na própria comunidade local e consequentemente na construção de um País melhor para todos. Deste modo, espera-se que o referido Programa venha a contribuir socialmente, estimulando os adolescentes na construção de sua cidadania, potencializando a descoberta consciente de suas aptidões, a fim de estarem capacitados para o futuro mercado de trabalho.