No dia 14 de maio de 2024, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) concluiu a primeira etapa do Programa Quebrasal, para os 157 Aprendizes-Marinheiros, a qual teve como tema: Sobrevivência no Mar.
O Programa Quebrasal tem como objetivo principal complementar e reforçar os conteúdos, com adestramentos de caráter prático, que serão vivenciados pelos futuros Marinheiros a bordo dos meios operativos da Marinha do Brasil. Além de proporcionar aos alunos o primeiro contato com fainas operativas, incrementa a motivação e o Espírito de Equipes entre eles, sendo uma excelente ferramenta de atividade prática fora do ambiente de sala de aula.
Na ocasião, os alunos da Turma QUEBEC-2024 puderam conhecer alguns procedimentos realizados no mar, como postos de abandono, uso de material de salvatagem, sinalização de emergência, procedimentos para utilização dos coletes salva-vidas, salto sobre a água e técnicas de permanência.
Destaca-se ainda que além de promover o trabalho em equipe dentro do pelotão, o adestramento fortalece o laço entre os membros do grupo, tornando-o mais coeso, prepara-os para agir de forma coordenada, recrudesce a confiança entre eles e destaca a cooperação como um pilar fundamental para o sucesso das atividades da Marinha do Brasil.