Programa Netuno

Criação

O Programa Netuno foi elaborado com base no programa GesPública, estabelecido no âmbito do Governo Federal pelo Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005.

 

Orientação do Comandante da Marinha 2006 (ORCOM)

"Estudar e propor ações para a implementação de um programa dinâmico de excelência de gestão, de acordo com o Decreto nº 5.378/2005, que estabeleceu o GESPÚBLICA, visando aprimorar o desempenho Institucional, focado na valorização e capacitação humana e caracterizado por ações que aperfeiçoem processos e permitam o gerenciamento de projetos, levando-se em consideração os resultados obtidos com os processos anteriores de Gestão da Qualidade Total (GQT), Gestão Contemporânea (GECON) e Reengenharia (RGA)."

 

Orientação do Secretário-Geral da Marinha 2006 (ORISET)

"Elaborar um Programa de Implantação da Excelência de Gestão na Marinha e mecanismos de acompanhamento das ações planejadas, em consonância com o Decreto nº 5.378/2005, que estabeleceu a GESPÚBLICA."

 

Programa de Implantação

Em cumprimento à ORISET acima, a Diretoria de Administração da Marinha elaborou e submeteu à aprovação do Comandante da Marinha o Programa Netuno.

 

Marinha do Brasil adere ao GesPública

Em 24 de maio de 2007, foi assinado o Of n° 176/2007 da SGM, no qual o Exmo Sr. Secretário-Geral da Marinha oficializa a adesão da Marinha do Brasil ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública).

Na EAMES, a implantação do Programa Netuno foi retomada em JUN2015, a partir das orientações contidas na NORDNAVRIO 09-01, do Comando do 1º Distrito Naval. Nesta jornada, verifica-se, principalmente, a busca por conhecimentos geradores de boas práticas de gestão, aliada às ferramentas gerenciais norteadoras de ações capazes de melhorar o desempenho organizacional.