Criação
O Programa Netuno foi elaborado com base no programa GesPública, estabelecido no âmbito do Governo Federal pelo Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005.
Orientação do Comandante da Marinha 2006 (ORCOM)
"Estudar e propor ações para a implementação de um programa dinâmico de excelência de gestão, de acordo com o Decreto nº 5.378/2005, que estabeleceu o GESPÚBLICA, visando aprimorar o desempenho Institucional, focado na valorização e capacitação humana e caracterizado por ações que aperfeiçoem processos e permitam o gerenciamento de projetos, levando-se em consideração os resultados obtidos com os processos anteriores de Gestão da Qualidade Total (GQT), Gestão Contemporânea (GECON) e Reengenharia (RGA)."
Orientação do Secretário-Geral da Marinha 2006 (ORISET)
"Elaborar um Programa de Implantação da Excelência de Gestão na Marinha e mecanismos de acompanhamento das ações planejadas, em consonância com o Decreto nº 5.378/2005, que estabeleceu a GESPÚBLICA."
Programa de Implantação
Em cumprimento à ORISET acima, a Diretoria de Administração da Marinha elaborou e submeteu à aprovação do Comandante da Marinha o Programa Netuno.
Marinha do Brasil adere ao GesPública
Em 24 de maio de 2007, foi assinado o Of n° 176/2007 da SGM, no qual o Exmo Sr. Secretário-Geral da Marinha oficializa a adesão da Marinha do Brasil ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública).
Na EAMES, a implantação do Programa Netuno foi retomada em JUN2015, a partir das orientações contidas na NORDNAVRIO 09-01, do Comando do 1º Distrito Naval. Nesta jornada, verifica-se, principalmente, a busca por conhecimentos geradores de boas práticas de gestão, aliada às ferramentas gerenciais norteadoras de ações capazes de melhorar o desempenho organizacional.
Parceria FNQ
A Secretaria-Geral da Marinha, por meio da Diretoria de Administração da Marinha assinou, em 19 de novembro de 2014, no Comando do Oitavo Distrito Naval, o termo de filiação à Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), instituição que desde 1991 estimula e apoia as organizações para o desenvolvimento e evolução de sua gestão.
Com o acordo, que tem por finalidade alavancar o aprimoramento da gestão na Marinha, mediante novas ações do Programa Netuno, as OM terão acesso ao conteúdo relacionado à excelência em gestão gerado pela FNQ, tais como:
Acesso à Comunidade de Boas Práticas, ambiente virtual que reúne mais de 500 práticas de gestão do mercado (nacionais e internacionais);
Acesso à Videoteca Digital, que contempla palestras ministradas por lideranças empresariais sobre cases de sucesso e práticas de gestão de suas organizações;
Acesso à Biblioteca Digital, com todos os conteúdos eletrônicos das publicações técnicas e temáticas;
Além disso, as OM poderão dispor de outros benefícios: realização de benchmarking com as melhores instituições na área de gestão; participação nos Núcleos de Conhecimento Temáticos, que promovem a geração de conhecimento e debates de assuntos em destaque na gestão brasileira; e desconto nos produtos e serviços da FNQ.
O novo Modelo de Excelência da Gestão (MEG), lançado em outubro de 2016, em sua 21ª edição, é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.
Anexo | Tamanho |
---|---|
Plano-de-Gerenciamento-de-Riscos-EAMES-2022.pdf | 431.07 KB |
PMGes-EAMES-2022-2023.pdf | 519.88 KB |
RELATORIO-DA-PESQUISA-DE-CLIMA-ORGANIZACIONAL-EAMES-2022.pdf | 1.17 MB |