Departamento de Saúde

 

Departamento de Saúde da EAMES

O Departamento de Saúde da EAMES coordena e controla os diversos serviços prestados aos militares e demais beneficiários do Sistema de Saúde da Marinha, promovendo saúde aos 5.000 usuários do FUSMA na área do Espírito Santo.

Composição: Divisão de Medicina, Divisão de Laboratório e Farmácia, Divisão de Odontologia e Junta Regular de Saúde (JRS).

 

AGENDAMENTO DE CONSULTA E EXAME DE IMAGEM - A BORDO

As agendas são abertas com periodicidade quinzenal, às quartas-feiras. Agendamento:

  1. Telefone ou WhatsApp: (27) 3041-5434
  2. Presencialmente: de 08 às 12h e de 13 às 15h, de segunda à sexta-feira (exceto feriados e rotinas administrativas);

 

  • Consultas disponibilizadas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia, Mastologia, Ortopedia, Psiquiatria, Reumatologia, Odontologia e Fisioterapia;
  • Exames disponibilizados: Raio-X e Ultrassonografia.

 

CONSULTAS E EXAMES EM CLÍNICAS E HOSPITAIS CREDENCIADOS

O usuário do FUSMA deve residir na área de abrangência da EAMES (Espírito Santo).

O atendimento eletivo em hospitais ou clínicas credenciadas ocorrem, obrigatoriamente, mediante a apresentação da GAU assinada e carimbada pelo Setor da Regulação (GAP).

O GAP está localizado na entrada principal da EAMES, ao lado do portão Alfa e realiza o atendimento ao público no horário de 8h às 12h, de segunda à quinta-feira, em dias de rotina normal.

 

Contato: (27) 3041-5425.

 

Instruções para o usuário solicitar a  GAU:

Apenas presencialmente

  1. De posse do encaminhamento médico escolher em Catálogo de OSEs o local conveniado onde deseja agendar o atendimento ou consultar o impresso, disponível no setor.
  2. Escolhida a OSE (Organização Extra Marinha), sugere-se que o usuário realize contato prévio para saber qual delas apresenta o aprazamento mais compatível com a sua necessidade, considerando o aprazamento para liberação da guia pelo setor, fim evitar a necessidade de nova solicitação por alteração de OSE.

 

Documentos necessários:

  • Identidade Militar do usuário (dentro da validade) ou Declaração de Dependente (DD) devidamente assinada e dentro da validade nos casos de inclusão/exclusão/reestabelecimento. Nos casos de recém-nascidos a certidão de nascimento em substituição à DD poderá ser utilizada por até 30 dias, acompanhado da Identidade do militar.
  • Encaminhamento médico, contendo: nome do paciente, justificativa médica, data, carimbo e assinatura do médico e CID (Código Internacional de Doenças);
  • Informar ao atendente o local escolhido para realização do atendimento e o telefone de contato.

 

Orientações gerais:

  • Em casos de usuários advindos de consultas com especialidades em OSE (organização extra-Marinha) com solicitação de exames complementares e/ou procedimentos, após dar entrada do pedido no GAP, será necessária uma avaliação dos médicos do Departamento de Saúde, antes da emissão das guias;
  • O ortopedista e a reumatologista do Departamento de Saúde serão os responsáveis pelo encaminhamento para as condutas de Fisioterapia;
  • O fluxo descrito no primeiro parágrafo não se aplica as demandas oncológicas;
  • Prazo para confecção: de 6 dias úteis (consultas e alguns exames (exceto os que necessitam de análise da Diretoria de Saúde));
    • Retirada: após o prazo, no GAP, de 2ª à 5ª feira, das 8 as 12h, pelo titular/dependente, através de senha para o atendimento escolhido.
  • Prazo estimado para a análise da DSM (Diretoria de Saúde da Marinha): 10 dias úteis;
    • Para verificar o andamento da autorização após o prazo estimado, ligar para o GAP, informando o NIP do usuário no horário de 13:00 as 15:00h.
  • Validade das Guias: 60 dias.
    • Guias emitidas e não retiradas nesse período são canceladas no Sistema de Regulação (SR).
    • Guias emitidas e não utilizadas: o usuário deverá retornar ao médico para reavaliação;
    • Guias emitidas, retiradas e não utilizadas dentro do prazo: devolver p/cancelamento, com justificativa, junto à DSM.
  •  As especialidades de Oftalmologia e Pediatria e ginecologia não precisam de encaminhamento médico.

 

Solicitação de procedimentos cirúrgicos eletivos

Apresentar os documentos abaixo, presencialmente, no GAP:

  1. Identidade do usuário nítida, na validade ou Declaração de Dependente assinada e na validade (6 meses), telefones e e-mail para contato.
  2. Informar o nome da OSE (Hospital/Clínica) credenciada onde o procedimento será realizado, caso seja autorizado para realização no Espírito Santo.
  3. Laudo médico contendo nome do paciente, quadro clínico, CID-10 (validade 6 meses),classificação de gravidade (quando couber), e:
    • Códigos CBHPM 2012, de cada procedimento proposto;
    • Carimbo e assinatura médica;
    • Se houver a necessidade de OPME (órtese, prótese ou material especial) deverá estar descrito na solicitação médica, bem como conter sugestão de 3 marcas, a critério médico;
    • Exames complementares que subsidiaram a indicação cirúrgica (validade 6 meses). Exemplos de exames complementares a serem apresentados:
      • Cirurgias oncológicas: Resultado de biópsias + Laudos e imagens de exames radiológicos (ex: ressonância magnética, tomografias computadorizadas, ultrassonografias);
      • Cirurgias cardiológicas: Traçado do eletrocardiograma, laudo c/ imagem de ecocardiograma ou cintilografia, receita médica atualizada dos medicamentos em uso;
      • Cirurgia ortopédica: Laudo e imagens de Raio X e Tomografias computadorizadas;
      • Cirurgia oftalmológica/plástica: Fotos da região afetada ao se tratar de cirurgia plástica reparadora. ( Ex: cirurgia nas pálpebras= fotos da face de frente (estilo 3x4), de perfil (lado direito e esquerdo) e oblíquo (Com olhos abertos e olhar para o horizonte, sem elevar o queixo);
      • Tratamento com Oxigenoterapia hiperbárica: Imagens da lesão e exames de imagem com laudo (a depender da patologia), classificação de risco (quando couber).
  4. Os procedimentos poderão ser encaminhados para realização no Hospital Naval Marcílio Dias. Caso o paciente possua necessidades especiais (de cunho social ou saúde) que inviabilize a realização do procedimento no Rio de Janeiro, deverá informar no momento da entrega da documentação, pois também deverá ser anexado ao processo o laudo médico e/ou parecer da assistência social.
  5. Todas as solicitações de cirurgias de alta complexidade dependem da avaliação técnica do HNMD e/ou da autorização da Diretoria de Saúde da Marinha. Prazo estimado para resposta: 23 dias úteis.
  6. Tratamentos oncológicos tramitarão com prioridade;
  7. Cirurgias bariátricas exigem um longo período de acompanhamento médico, nutricional e psicológico anterior ao procedimento (mínimo de 6 meses) além de outros critérios. Caso tenha interesse, solicitar cópia da “instrução” no GAP ou consultar nesse site.

       
Atenção: O setor de Regulação comunica o paciente sobre a autorização do procedimento cirúrgico por meio de contato telefônico e/ou e-mail fornecido. Quando o procedimento é autorizado, a GUIA gerada fica disponível para a retirada pelo paciente de segunda a sexta, das 8h às12h, no GAP (validade 60 dias).

 

  • Caso o setor não entre em contato dentro de 23 dias úteis, o paciente deverá realizar contato para certificar-se do andamento do pedido.

 

Contato procedimentos cirúrgicos: (27) 3041-5447 (8h às 12h);

 

Demandas não amparadas pelo Sistema de Saúde da Marinha

UNO - Modalidades de tratamento médico não reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM);
DOIS - Procedimentos estéticos médicos e odontológicos;
TRÊS - Tratamentos clínicos ou cirúrgicos experimentais e sem comprovação científica;
QUATRO - Tratamentos clínicos ou cirúrgicos não éticos;
CINCO - Exames propedêuticos, medicamentos, procedimentos e cirurgias relacionados à infertilidade;
SEIS - Despesas não relacionadas com tratamento previamente autorizado;
SETE - Exames, medicamentos e outros procedimentos que visem à pesquisa científica ou tratamentos não reconhecidos legalmente em território nacional; e
OITO - Acomodações acima do padrão previsto.

ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA MÉDICA  EM HOSPITAL CREDENCIADO

Cariacica

Hospital Meridional (Cariacica). Contato: (27) 3029-8300

  • Avenida Eldes Scherrer Souza, nº 488, Lado Par - Civit II – Serra – ES CEP 29168-0

 

Hospital São Francisco. Contato: Contato: (27) 3346-2000

  • Avenida Ministro Eurico Salles, nº 370 - Campo Grande – Cariacica – ES CEP 29146-140

 

Vila Velha

Hospital São Luiz. Contato: (27) 3346-2000

  • Praça Assis Chateubriand, nº 216 - Ibes – Vila Velha – ES CEP 29108-630

 

Hospital Evangélico. Contato: (27) 3016-4000

  • Rua Vênus, s/n, Alecrim, Vila Velha-ES, CEP 29.118-060

 

Hospital Praia da Costa. Contato: (27) 3346-2000

  • Rua Professor Telmo de Souza Torres, nº 117 – da – Vila Velha – ES CEP 29101-295

 

Vitória

Hospital Santa Úrsula. Contato: (27) 3346-2000

  • Rua Desembargador José Fortunato Ribeiro, nº 30, Mata da Praia, Vitória/ES, CEP 29.066-070

 

Serra

Hospital Meridional Serra. Contato: (27) 3029-8300

  • Avenida Eldes Scherrer Souza, nº 488, Lado Par - Civit II – – ES CEP 29168-060

 

Vitória Apart Hospital. Contato: (27) 3201-5691

  • Rodovia Governador Mário Covas, nº 591, Boa Vista ll, Serra/ES, CEP: 29.161-500