Composto por Três Divisões Medicina
Odontologia
Laboratório/Farmácia , a Junta Regular de Saúde e Setor de Regulação. O departamento coordena e controla os diversos serviços Médicos
Odontológicos
Farmacêuticos e
Laboratoriais prestados aos militares e demais beneficiários do SSM Sistema de Saúde da Marinha, promovendo saúde aos 6.000 usuários do FUSMA O Fundo de Saúde da Marinha na área do Espírito Santo.
Continue a leitura nessa página e sane suas dúvidas antes de ligar (27) 3041-5448.
Prezados beneficiários do Serviço de Saúde da Marinha, os atendimentos Emergência/Urgência via Marinha são efetuados nos Hospitais: na Rede Meridional (Cariacica, Santa Úrsula/Vitória, São Luiz, São Francisco, Praia da Costa ou Meridional Serra), Vitória Apart e Evangélico, Santa Mônica. Não existe convênio com Hospital Vila Velha.
Os atendimentos em OSEs ocorrem mediante a indicação e encaminhamento.
As GUIASpedido de autorização, emissão e apresentação de GUIA em local conveniado de atendimentos eletivos que são agendados com antecedência mediante a autorização prévia por GUIA são solicitadas presencialmente (8h-12h no GAP), ou digitalmente (via e-mail): Qualquer horário por e-mail
Guias Laboratório:
eames.laboratorio@marinha.mil.br
Guias de atendimento em Clínica (OSE):
eames.gap@marinha.mil.br
Laboratório (27) 3041-5443
GAP: (27) 3041-5435
(1) Escolha o local/OSE: Clínica conveniada: Conforme Catálogo Médico/ClínicasAcessível para todos:
Nome da Clínica
Especialidades Atendidas
Exames realizados
Endereço e rotas do GPS
Telefones;
(2) Informe seu: Nome Completo, telefone, NIP e o Nome da Clínica;
(3) Anexar foto do encaminhamento/solicitação médica.
Como solicitar emissão de Guia de Atendimento para GAP ?
Instruções:
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Escolher o local conveniado onde deseja atendimento externo: utilize o Catálogo de OSEs;
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Acesse o Catálogo online. Pesquise no Guia de Estabelecimentos: <https://www.marinha.mil.br/eames/clinicas>
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As guias podem ser solicitadas presencialmente OU via e-mail (eames.gap@marinha.mil.br). O GAP funciona para atendimento ao público no horário de 8h até 12h em dia de rotina normal. O GAP está localizado no primeiro prédio, ao lado do portão Alfa (entrada principal). (27) 3041-5435
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Clique no botão superior do catálogo: "Solicitar Minha Guia". Visualize o modelo para enviar um e-mail com assunto: "Solicitação de Guia" para: eames.gap@marinha.mil.br ou ligue (27) 3041-5435
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Anexar documentos (fotos média qualidade, tamanho total até 1.5mb, escanear por foto o documento e fazer ajuste na imagem: cortar as bordas para nivelar a margem do documento, assista as instruções em vídeo: <https://www.marinha.mil.br/eames/node/295>
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Folha do encaminhamento médico, que contenha: data, carimbo médico, assinatura e CID (Código Internacional de Doenças);
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Identidade Militar do usuário (dentro da validade, frente e verso);
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Ou Declaração de Dependente (DD) devidamente assinada;
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Nos casos de alterações de dependente (inclusão/exclusão/reestabelecimento) é necessário enviar a DD eletronicamente.
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Nos casos de recém nascidos: a certidão de nascimento em substituição à DD poderá ser utilizada por até 30 dias, quando enviada juntamente com a Identidade do militar;
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Orientações gerais:
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Prazo de resposta extendido para 3 dias úteis;
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Prazo de até 10 dias úteis para a análise da DSM, em caso de procedimentos cujo valor ultrapasse R$ 600,00;
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Para verificar o andamento da autorização envie um e-mail com o assunto: "autorização pendente", contendo o número de protocolo recebido.
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Validade das Guias: 90 dias;
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A Diretoria de Saúde da Marinha orienta que para acesso aos serviços eletivos (PROGRAMADOS/AGENDADOS), o usuário do FUSMA deverá:
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Residir na área de abrangência da EAMES e;
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Ter Guia Válida em mãos antes de realizar o serviço (exceto em situações de Urgência e Emergência);
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As especialidades de: Oftalmologia, Pediatria e Ginecologia Há atendimento ginecologico no Departamento da EAMES,
Prioritariamente as beneficiárias com demandas ginecológicas deverão ser avaliadas pelas ginecologista do departamento de saúde da EAMES, casos excepcionais poderão ser encaminhados para OSE mediante avaliação médica. -
As Guias confeccionadas deverão ser retiradas no GAP, das 8 às 12h, pelo titular/dependente, em até 96 horas (sem necessidade de senha para atendimento);
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Guias não utilizadas, deverão ser devolvidas para o devido cancelamento com justificativa junto à DSM;
Como marcar consulta Presencial?
• Todos os atendimentos deverão ser agendados previamente, as agendas são abertas toda última terça-feira do mês vigente.
• O agendamento das consultas e exames de imagem (Raio X e Ultrassonografia) será realizado exclusivamente por telefone ou whatsapp: (27) 3041-5434 ou presencialmente nos horários de 08 às 12h e de 13 às 15h, de segunda à sexta-feira (exceto em feriados e licença pagamento);
• Consulta disponibilizadas: Médicas (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia, Ortopedia, Psiquiatria e Mastologia), odontológicas e fisioterapia;
Como solicitar emissão de Guia de laboratório?
Instruções: Os exames serão feitos preferencialmente no Laboratório da EAMES. O agendamento será realizado de forma presencial ou por e-mail.
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Presencial: ir diretamente na Divisão de Farmácia e Laboratório para realizar o agendamento de coleta no Departamento de Saúde da EAMES ou para agendamento nas Clínicas Credenciadas da Marinha, paciente deverá comparecer portando a identidade militar e o pedido médico;
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Via Eletrônica: enviar um e-mail com assunto “Solicitação de Guias” para: eames.laboratorio@marinha.mil.br; Anexando os seguintes documentos: 1) imagem do pedido médico constando os exames solicitados (inclusive os preventivos e biópsias) com o carimbo do médico, 2) imagem nítida da identidade militar dentro da validade ou declaração de dependente assinada e na validade;
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Prazo de 72 horas úteis para resposta (retirada de guia para biópsias ou agendamento de coleta na EAMES); e
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Para procedimentos de alto custo, acima de R$600,00, prazo médio de 10 dias úteis para análise da DSM.
OBS:
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As guias de exames são retiradas no posto avançado GAP, situado na entrada Alfa da EAMES, de segunda a sexta, das 08:00h às 12:00h.
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As coletas são realizadas no Laboratório da EAMES de segunda a quinta, das 07:30h às 09:00h.
Como solicitar autorização de procedimentos cirurgicos ou com alto custo?
Eles são subcategorizados por grau de complexidade: Média e Alta Complexidade.
- Apresentar Cópia da identidade do militar nítida, na validade, ambos os lados do documento ou Declaração de Dependente assinada e na validade (6 meses), telefones e e-mail para contato.
- Informar nome da OSE (Hospital/Clínica) credenciada na qual o cirurgião realizará a cirurgia em caso de futura autorização em OSE.
- A solicitação de procedimento cirúrgico deverá ser entregue, presencialmente e deverá conter: * Laudo médico descritivo do quadro clínico do paciente e CID-10, *Códigos CBHPM de cada procedimento; *Carimbo médico; *Se houver necessidade de OPME (órtese, prótese ou material especial) deverá estar descrito; *Todos os exames complementares já realizados e que embasaram a indicação de cirurgia:
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Exemplos de exames complementares:
-Cirurgias oncológicas- Resultado de biópsias + Laudos de exames com as respectivas imagens (ex: ressonância, tomografias computadorizadas, ultrassonografias)
-Cirurgias cardiológicas: traçado de eletrocardiograma, laudo c/ imagem de ecocardiograma ou cintilografia, receita médica atualizada dos medicamentos em uso;
-Cirurgia ortopédica: laudo e imagens de Raio X, laudo c/imagens da Ressonância magnética,...
Fotos da região afetada ao se tratar de cirurgia plástica reparadora ( Ex: cirurgia nas pálpebras= encaminhar fotos da face de frente (estilo 3x4), de perfil (lado direito e esquerdo) e oblíquo (Com olhos abertos e olhar para o horizonte, sem elevar o queixo.) - Caso o paciente possua necessidades especiais (cunho social ou de saúde) que inviabilize ida ao Rio de Janeiro, também deverá ser anexado ao processo o laudo médico ou parecer da assistência social. Por essa razão, ele deverá informar com antecedência sobre óbices;
- Todas as solicitações de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade dependem da avaliação técnica do HNMD e/ou da autorização da Diretoria de Saúde. Todo o trâmite pode durar em média 20 dias úteis.
- Tratamentos oncológicos serão tramitados com prioridade e em menor prazo;
- Cirurgias bariátricas exigem um longo período de acompanhamento médico, nutricional e psicológico anterior ao procedimento. Caso tenha interesse, solicitar cópia das instruções ao setor ou consultar no site.
*Caso o setor não entre em contato dentro de 21 dias úteis, o paciente deverá realizar contato para certificar-se do andamento do pedido;
Como receber minhas medicações (SeDiMe)?
O atendimento do SeDiMe é presencial de segunda a sexta, das 09:00h às 12:00h e 13:00h às 15:00h. São necessários os seguintes documentos:
-Ver Lista de Medicações disponiveis no SeDiMe
- Prescrição médica atualizada (no mínimo de 3 meses);
- Identidade militar dentro da validade;
Emergência Odontológica?
Em caso de Urgência Odontológica (dor), o usuário do Serviço de Saúde da Marinha deverá contactar as clínicas conveniadas que atendem emergência odontológica ( Clique e veja a lista com todas as clínicas credenciadas que atendem emergências).
Emergência Médica?
Em caso de Urgência ou Emergência, dirija-se para um hospital credenciado mais próximo de sua residência (Clique e veja a lista com todas as clínicas credenciadas que atendem emergências).