O Departamento de Saúde da EAMES coordena e controla os diversos serviços prestados aos militares e demais beneficiários do Sistema de Saúde da Marinha, promovendo saúde aos 5.000 usuários do FUSMA na área do Espírito Santo.
Composição: Divisão de Medicina, Divisão de Laboratório e Farmácia, Divisão de Odontologia e Junta Regular de Saúde (JRS).
- AGENDAMENTO DE CONSULTA E EXAME DE IMAGEM - A BORDO
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As agendas são abertas com periodicidade quinzenal, às quartas-feiras. Agendamento:
- Telefone ou WhatsApp: (27) 3041-5434
- Presencialmente: de 08 às 12h e de 13 às 15h, de segunda à sexta-feira (exceto feriados e rotinas administrativas);
- Consultas disponibilizadas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia, Mastologia, Ortopedia, Psiquiatria, Reumatologia, Odontologia e Fisioterapia;
- Exames disponibilizados: Raio-X e Ultrassonografia.
- CONSULTAS E EXAMES EM CLÍNICAS E HOSPITAIS CREDENCIADOS
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O usuário do FUSMA deve residir na área de abrangência da EAMES (Espírito Santo).
O atendimento eletivo em hospitais ou clínicas credenciadas ocorrem, obrigatoriamente, mediante a apresentação da GAU assinada e carimbada pelo Setor da Regulação (GAP).
O GAP está localizado na entrada principal da EAMES, ao lado do portão Alfa e realiza o atendimento ao público no horário de 8h às 12h, de segunda à quinta-feira, em dias de rotina normal.
Contato: (27) 3041-5425.
Instruções para o usuário solicitar a GAU:
Apenas presencialmente
- De posse do encaminhamento médico escolher em Catálogo de OSEs o local conveniado onde deseja agendar o atendimento ou consultar o impresso, disponível no setor.
- Escolhida a OSE (Organização Extra Marinha), sugere-se que o usuário realize contato prévio para saber qual delas apresenta o aprazamento mais compatível com a sua necessidade, considerando o aprazamento para liberação da guia pelo setor, fim evitar a necessidade de nova solicitação por alteração de OSE.
Documentos necessários:
- Identidade Militar do usuário (dentro da validade) ou Declaração de Dependente (DD) devidamente assinada e dentro da validade nos casos de inclusão/exclusão/reestabelecimento. Nos casos de recém-nascidos a certidão de nascimento em substituição à DD poderá ser utilizada por até 30 dias, acompanhado da Identidade do militar.
- Encaminhamento médico, contendo: nome do paciente, justificativa médica, data, carimbo e assinatura do médico e CID (Código Internacional de Doenças);
- Informar ao atendente o local escolhido para realização do atendimento e o telefone de contato.
Orientações gerais:
- Em casos de usuários advindos de consultas com especialidades em OSE (organização extra-Marinha) com solicitação de exames complementares e/ou procedimentos, após dar entrada do pedido no GAP, será necessária uma avaliação dos médicos do Departamento de Saúde, antes da emissão das guias;
- O ortopedista e a reumatologista do Departamento de Saúde serão os responsáveis pelo encaminhamento para as condutas de Fisioterapia;
- O fluxo descrito no primeiro parágrafo não se aplica as demandas oncológicas;
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Prazo para confecção: de 6 dias úteis (consultas e alguns exames (exceto os que necessitam de análise da Diretoria de Saúde));
- Retirada: após o prazo, no GAP, de 2ª à 5ª feira, das 8 as 12h, pelo titular/dependente, através de senha para o atendimento escolhido.
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Prazo estimado para a análise da DSM (Diretoria de Saúde da Marinha): 10 dias úteis;
- Para verificar o andamento da autorização após o prazo estimado, ligar para o GAP, informando o NIP do usuário no horário de 13:00 as 15:00h.
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Validade das Guias: 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias.
- Guias emitidas e não retiradas nesse período são canceladas no Sistema de Regulação (SR).
- Guias emitidas e não utilizadas: o usuário deverá retornar ao médico para reavaliação;
- Guias emitidas, retiradas e não utilizadas dentro do prazo: devolver p/cancelamento, com justificativa, junto à DSM.
- A especialidade de Pediatria não precisa de encaminhamento médico.
- Solicitação de procedimentos cirúrgicos eletivos
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Apresentar os documentos abaixo, presencialmente, no GAP:
- Identidade do usuário nítida, na validade ou Declaração de Dependente assinada e na validade (6 meses), telefones e e-mail para contato.
- Informar o nome da OSE (Hospital/Clínica) credenciada onde o procedimento será realizado, caso seja autorizado para realização no Espírito Santo.
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Laudo médico contendo nome do paciente, quadro clínico, CID-10 (validade 6 meses),classificação de gravidade (quando couber), e:
- Códigos CBHPM 2012, de cada procedimento proposto;
- Carimbo e assinatura médica;
- Se houver a necessidade de OPME (órtese, prótese ou material especial) deverá estar descrito na solicitação médica, bem como conter sugestão de 3 marcas, a critério médico;
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Exames complementares que subsidiaram a indicação cirúrgica (validade 6 meses). Exemplos de exames complementares a serem apresentados:
- Cirurgias oncológicas: Resultado de biópsias + Laudos e imagens de exames radiológicos (ex: ressonância magnética, tomografias computadorizadas, ultrassonografias);
- Cirurgias cardiológicas: Traçado do eletrocardiograma, laudo c/ imagem de ecocardiograma ou cintilografia, receita médica atualizada dos medicamentos em uso;
- Cirurgia ortopédica: Laudo e imagens de Raio X e Tomografias computadorizadas;
- Cirurgia oftalmológica/plástica: Fotos da região afetada ao se tratar de cirurgia plástica reparadora. ( Ex: cirurgia nas pálpebras= fotos da face de frente (estilo 3x4), de perfil (lado direito e esquerdo) e oblíquo (Com olhos abertos e olhar para o horizonte, sem elevar o queixo);
- Tratamento com Oxigenoterapia hiperbárica: Imagens da lesão e exames de imagem com laudo (a depender da patologia), classificação de risco (quando couber).
- Os procedimentos poderão ser encaminhados para realização no Hospital Naval Marcílio Dias. Caso o paciente possua necessidades especiais (de cunho social ou saúde) que inviabilize a realização do procedimento no Rio de Janeiro, deverá informar no momento da entrega da documentação, pois também deverá ser anexado ao processo o laudo médico e/ou parecer da assistência social.
- Todas as solicitações de cirurgias de alta complexidade dependem da avaliação técnica do HNMD e/ou da autorização da Diretoria de Saúde da Marinha. Prazo estimado para resposta: 23 dias úteis.
- Tratamentos oncológicos tramitarão com prioridade;
- Cirurgias bariátricas exigem um longo período de acompanhamento médico, nutricional e psicológico anterior ao procedimento (mínimo de 6 meses) além de outros critérios. Caso tenha interesse, solicitar cópia da “instrução” no GAP ou consultar nesse site.
Atenção: O setor de Regulação comunica o paciente sobre a autorização do procedimento cirúrgico por meio de contato telefônico e/ou e-mail fornecido. Quando o procedimento é autorizado, a GUIA gerada fica disponível para a retirada pelo paciente de segunda a sexta, das 8h às12h, no GAP (validade 30 dias).- Caso o setor não entre em contato dentro de 23 dias úteis, o paciente deverá realizar contato para certificar-se do andamento do pedido.
Contato procedimentos cirúrgicos: (27) 3041-5447 (8h às 12h);
- Demandas não amparadas pelo Sistema de Saúde da Marinha
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UNO - Modalidades de tratamento médico não reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM);
DOIS - Procedimentos estéticos médicos e odontológicos;
TRÊS - Tratamentos clínicos ou cirúrgicos experimentais e sem comprovação científica;
QUATRO - Tratamentos clínicos ou cirúrgicos não éticos;
CINCO - Exames propedêuticos, medicamentos, procedimentos e cirurgias relacionados à infertilidade;
SEIS - Despesas não relacionadas com tratamento previamente autorizado;
SETE - Exames, medicamentos e outros procedimentos que visem à pesquisa científica ou tratamentos não reconhecidos legalmente em território nacional; e
OITO - Acomodações acima do padrão previsto. - Solicitação de Terapias
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COMO SOLICITAR GUIAS PARA SESSÕES FISIOTERAPIAS?
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Apresentar ENCAMINHAMENTO MÉDICO** (com validade de até 03 (três) meses) , contendo: CID, DATA, INDICAÇÃO CLÍNICA, CARIMBO e ASSINATURA do Médico solicitante.
- *OBS.: Os encaminhamentos para tratamentos fisioterápicos deverão ser emitidos pelo médico ortopedista ou reumatologista de bordo. (Exceto pós operatório imediato)
- Com o ENCAMINHAMENTO MÉDICO, o usuário deverá solicitar no GAP uma GUIA de AVALIAÇÃO DE FISIOTERAPIA que será emitida em até 72H; Com a consulta previamente agendada na OSE, dirigir-se oportunamente à OSE escolhida com onde será atendido pelo PROFISSIONAL ASSISTENTE que emitirá um LAUDO.
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Portando o laudo médico e o laudo do fisioterapeuta o usuário retornará ao GAP para avaliação do encaminhamento fisioterápico. Caso seja necessário e de acordo com protocolo interno, a equipe do GAP orientará o usuário a realizar agendamento no SETOR DE MARCAÇÃO do Departamento de Saúde para AVALIAÇÃO com o FISIOTERAPEUTA DE BORDO fim analisar/ ratificar ou retificar o pedido;
- ** No caso de PSICOLOGIA, FONOAUDIOLOGIA, PSICOPEDAGOGIA e TERAPIA OCUPACIONAL APENAS O ENCAMINHAMENTO MÉDICO É NECESSÁRIO
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Com o LAUDO ratificado, o usuário retornará ao GAP e dará entrada em NOVO PROCESSO, quando receberá um PROTOCOLO*** comprovando sua solicitação.
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***Será NECESSÁRIO apresentar para a retirada da GUIA
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- O processo será encaminhado à DSM para análise. O usuário deve retornar contato com GAP(presencial ou telefônico), por meio do número 3041-5425 , de 13h às 15h, de segunda à quinta-feira e sexta-feira de 08 às 12h, em 15 a 20 dias úteis para consultar o parecer;
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Os PROCESSOS autorizados pela DSM terão suas guias emitidas e controladas pelo GAP, até o limite de sessões, abaixo estipuladas:
- PSICOLOGIA - 06 (Seis) meses ou 24 (Vinte e quatro) sessões sendo até 8 (oito) por mês;
- FISIOTERAPIA - 03 (Três) meses ou 30 (Trinta) sessões sendo até 10 (Dez) por mês;
- FONOAUDIÓLOGIA - 03 (Três) meses ou 24 (Vinte e quatro) sessões sendo até 8 (oito) por mês;
- PSICOPEDAGOGIA - 01 (Um) ano; sendo até 8 (oito) sessões por mês e;
- TERAPIA OCUPACIONAL - 01 (Um) ano sendo até 8 (oito) sessões por mês.
- Após os referidos prazos, caso haja necessidade de continuidade da terapia, um NOVO PROCESSO deverá ser enviado à DSM.
- Fim evitar interrupção do tratamento o usuário deverá atentar-se aos prazos e as orientações fornecidas pelos militares no atendimento.
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Apresentar ENCAMINHAMENTO MÉDICO** (com validade de até 03 (três) meses) , contendo: CID, DATA, INDICAÇÃO CLÍNICA, CARIMBO e ASSINATURA do Médico solicitante.
- ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA MÉDICA EM HOSPITAL CREDENCIADO
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Cariacica
Hospital Meridional (Cariacica). Contato: (27) 3029-8300
- Avenida Eldes Scherrer Souza, nº 488, Lado Par - Civit II – Serra – ES CEP 29168-0
Hospital São Francisco. Contato: Contato: (27) 3346-2000
- Avenida Ministro Eurico Salles, nº 370 - Campo Grande – Cariacica – ES CEP 29146-140
Vila Velha
Hospital São Luiz. Contato: (27) 3346-2000
- Praça Assis Chateubriand, nº 216 - Ibes – Vila Velha – ES CEP 29108-630
Hospital Evangélico. Contato: (27) 3016-4000
- Rua Vênus, s/n, Alecrim, Vila Velha-ES, CEP 29.118-060
Vitória
Hospital Santa Úrsula. Contato: (27) 3346-2000
- Rua Desembargador José Fortunato Ribeiro, nº 30, Mata da Praia, Vitória/ES, CEP 29.066-070
Serra
Hospital Meridional Serra. Contato: (27) 3029-8300
- Avenida Eldes Scherrer Souza, nº 488, Lado Par - Civit II – – ES CEP 29168-060
Vitória Apart Hospital. Contato: (27) 3201-5691
- Rodovia Governador Mário Covas, nº 591, Boa Vista ll, Serra/ES, CEP: 29.161-500