EAMES INAUGURA MELIPONÁRIO “MARCÍLIO DIAS”

 

A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) por meio do Setor de Gestão Ambiental (GAE) e em parceria da ArcelorMittal Tubarão e Associação de Meliponicultores do Espírito Santo (AME-ES), inaugurou no dia 14 de julho de 2022, o espaço voltado às práticas ambientais sustentáveis e educação ambiental: o Meliponário “MARCÍLIO DIAS”. A cerimônia de inauguração contou com a presença de alunos beneficiários do Programa Forças no Esporte (PROFESP).

Meliponicultura e Meliponário é chamado a criação de abelhas sem ferrão manejada (gênero Meliponas). O Brasil conta com aproximadamente 250 espécies de abelhas sem ferrão descritas., algumas destas têm sido cada vez mais valorizadas para fins gastronômicos por apresentar características únicas que variam de acordo com o tipo de abelha e as flores que as operárias usam para buscar o néctar para a produção de mel. Outrossim, elas cumprem um papel de extrema importância na reprodução das plantas nativas, promovendo a polinização cruzada e, como consequência, a formação de frutos e sementes, favorecendo, assim, a preservação da biodiversidade. Neste sentido, a partir da construção do Meliponário “Marcílio Dias”, proporcionamos aulas lúdicas de conhecimento organizacional, importância do cuidado ambiental e noções de hierarquia aos 500 alunos beneficiários atendidos pelo PROFESP, onde os instrutores possibilitam a estas crianças e adolescentes a vivência e o envolvimento com a rotina de manutenção do espaço. Ressalta-se que, com a futura ampliação deste projeto, intencionamos atender também outras unidades educacionais do município de Vila Velha.

Pode-se afirmar que a realização desse trabalho é, portanto, um belíssimo presente para a Sociedade Canela Verde, pois promove a consciência cultural, social e ecológica, otimizando a relação da população para com o espaço urbano.