EAMES Recebe Premiação

Comandante da EAMES recebendo a premiação em Brasília

 

Em 25 de novembro de 2021, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo foi premiada pelo Ministério da Defesa, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes no Programa Forças no Esporte (PROFESP). A cerimônia de premiação foi realizada na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília.

A escolha das Organizações Militares agraciadas levou em consideração cinco critérios: 1-Implementação de atividades inovadoras e esforços no sentido de superar as dificuldades na pandemia; 2-Criação de procedimentos alternativos para manter contato com os beneficiados e manter a gestão proativa dos núcleos durante a pandemia; 3-Realização de medidas de preparação e de melhorias para o ano letivo de 2021; 4-Investimento em capacitação técnico-profissional; e 5-Manutenção do quantitativo de beneficiados ou até o incremento deste número apesar da pandemia.

No PROFESP desde 2017, a EAMES recebeu, em 2021, 300 crianças em situação de vulnerabilidade social, oriundas de 10 escolas da Rede de Ensino Público do município de Vila Velha/ES. Os participantes realizaram, no contra turno escolar, atividades físicas, esportivas e socialmente inclusivas. As modalidades esportivas praticadas foram: vela, remo, natação, judô, atletismo, vôlei e futebol. O Programa conta, ainda, com atividades socioeducativas, como a participação no cultivo e na coleta de alimentos na horta da Escola e o uso da experimentoteca. Para 2022, estão previstas a ampliação do Programa para 400 crianças e adolescentes, bem como, a adesão ao Projeto João do Pulo (PJP). Tais ações fazem parte do projeto “EAMES rumo aos 1000”.