Nos seus 60 anos, EAMES realiza Cerimônia de Imposição da Medalha Amigo da Marinha

Comandante Stallone e agraciados com a medalha Amigos da Marinha

 

A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) realizou em 30 de Novembro de 2020, Cerimônia de Imposição da Medalha Amigo da Marinha, aproveitando a comemoração dos seus 60 anos de Inauguração. O evento foi presidido pelo Comandante da EAMES, Capitão de Fragata Stallone e contou com a presença do Vice-Presidente da Sociedade Amigos da Marinha de Vitória, além dos agraciados.

A História da EAMES, iniciou-se em 1862, no antigo Forte São Francisco Xavier de Piratininga, onde atualmente está localizado o 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. Extinta em 1866, foi reinaugurada, no mesmo local, em 1909 e desativada em 1913. Mais adiante, em 1952, a Marinha decidiu por sua reabertura em novas instalações, a serem construídas na aprazível Enseada do Inhoá. Assim, em 29 de novembro de 1960, durante a gestão do Almirante de Esquadra Matoso Maia, então Ministro da Marinha, a EAMES renasceu, inaugurada pelo Presidente Juscelino Kubitchek.

Passados 60 anos, os dias atuais são vividos com intensa esperança, altruísmo e sinergia, por meio de uma Força de Trabalho composta por militares da ativa e da reserva, servidores civis, além dos Grumetes, totalizando 470 tripulantes, que têm sido tenazes e extremamente profissionais na árdua tarefa de manter esta tradicional e honrada instituição de ensino, no mais alto padrão de qualidade e eficiência no cumprimento de sua missão.

Nesta data festiva, ocorreu a entrega da Medalha Amigo da Marinha que agracia personalidades e instituições que se destacaram na disseminação da mentalidade marítima, na defesa dos interesses atinentes à Marinha do Brasil (MB) e na divulgação da importância do mar para o País. Na ocasião, a EAMES condecorou cinco personalidades. Importante salientar que seguindo o protocolo de segurança da COVID-19, a Cerimônia contou com número reduzido de militares e civis.