Sistema de Registro de preços da EAMES

Militares da equipe de licitação e contratos da EAMES e da CPES - Salão Nobre da EAMES

Organizações Militares da Marinha do Brasil realizam parceria a fim de aumentar a eficiência nos processos de aquisição, por meio do Sistema de Registro de Preços (SRP) do Governo Federal.

A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) e a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) são as Organizações Militares que representam a Marinha do Brasil, no estado do Espírito Santo. A EAMES realiza cerca de 30 (trinta) processos licitatórios por ano, em sua maioria, por meio do Sistema de Registro de Preços (SRP). Com a finalidade de aprimorar os processos de aquisição, a EAMES disponibilizou seu Calendário de Licitação à CPES, para que aquela Capitania integre, como participante, seus certames (Intenção de Registro de Preço-IRP). A EAMES é a responsável pelas licitações de gêneros alimentícios no Espírito Santo, todavia, por meio dessa cooperação, a CPES poderá participar das licitações de equipamentos eletroeletrônicos, materiais de limpeza, de expediente e esportivos, mobiliários em geral, serviços comuns, dentre outros itens.

Outrossim, essa parceria permitirá que a Marinha do Brasil economize em suas compras, assim como padronize produtos e aumente a eficiência organizacional. Por fim, cabe destacar que o trâmite de processos administrativos entre a EAMES e a Consultoria Jurídica da União do Espírito Santo (CJU/ES), referente às licitações e contratos, está sendo realizado por meio do Sistema Sapiens (SAPIENS-Sistema AGU de Inteligência Jurídica). Os benefícios dessa nova modalidade de trâmite de documentos são evidentes: aumento de produtividade, acompanhamento dos processos “online”, celeridade no envio dos documentos e redução de custos com deslocamentos físicos.