
No dia 13 de janeiro de 2025, se apresentaram na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), os 158 candidatos ao Curso de Formação de Marinheiros da Ativa, para iniciarem o Período de Adaptação. Dentre os candidatos, destacou-se a presença do Aprendiz-Marinheiro Nícolas Aguiar Nespola, que foi integrante da primeira Turma do Programa Forças do Esporte (PROFESP-EAMES), em 2017.
Durante o período em que o aluno Nespola esteve no projeto, participou de diversas atividades, se destacando nas equipes de atletismo e vôlei. Após este período, sob influência dos Professores do programa, ingressou na banda júnior da Polícia Militar do Espírito Santo, e posteriormente prestou concurso para Escola de Aprendizes-Marinheiros (EAM), vindo a integrar a Turma ROMEO-2025.
Hoje, o núcleo PROFESP-EAMES é constituído de 400 beneficiados, na faixa etária de 09 a 15 anos, que durante todo o ano realizam atividades esportivas, no contra turno escolar, tais como: vela, natação, judô, vôlei de praia, futebol de areia, atletismo e esportes de quadra. Tais atividades agregam conhecimento, proporcionam descontração, integração e socialização, além de contribuir significativamente com o desenvolvimento pessoal e social de cada participante.