
Em 29 de fevereiro de 2024, o Corpo de Alunos da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) visitou a Alfândega do Porto de Vitória (ALF/VIT), como parte das atividades extra-curriculares do Programa Quebrasal. A iniciativa tem por objetivo retransmitir o funcionamento da Receita Federal e a atividade aduaneira de forma geral, além de destacar a sua importância para a economia local e nacional.
O evento teve início com uma palestra ministrada pelo Delegado da Unidade, o auditor-fiscal e superintendente, Douglas Koehler, que abordou as inúmeras atividades desempenhadas pela Alfândega e a sua importância para o comércio exterior. Em seguida, os Aprendizes-Marinheiros da Turma Quebec/2024, tiveram a oportunidade de participar de uma operação de simulação de bagagem suspeita, dos agentes caninos e seus condutores do K9. Ao final da visitação, os militares puderam observar de perto as operações do Porto de Capuaba, em Vila Velha-ES, ampliando ainda mais seus conhecimentos sobre as atividades portuárias, proporcionando uma compreensão mais profunda do funcionamento logístico e comercial dessas instalações.
A ação contribuiu significativamente para uma melhor compreensão do papel desempenhado por ambas instituições no combate a crimes transfronteiriços, na segurança e no controle das fronteiras marítimas do país, bem como reforçou a importância da Marinha do Brasil na proteção da nossa Amazônia Azul, o que está intrinsecamente atrelada a preservação da soberania nacional.
