
A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) promoveu, nos dias 30 e 31 de janeiro de 2024, pela primeira vez, uma Colônia de Férias nas suas instalações para crianças participantes do Programa Forças no Esporte e da Família Naval Capixaba (dependentes de militares da tripulação da própria EAMES e da Capitania dos Portos do Espírito Santo – CPES). O evento reuniu 240 crianças e contou com a colaboração das Voluntárias Cisne Branco – Regional Vila Velha.
No decorrer dos dias, foram realizadas algumas atividades lúdicas, que agregaram conhecimento e proporcionaram descontração, integração, socialização e diversas atividades esportivas, tais como: futebol de areia, vôlei de praia, basquete, atletismo, tênis de praia (beach tennis) e vela, oficina de nós, palestra e exposição de materiais do Projeto Baleia Jubarte e encerrou com uma gincana com diferentes atividades, organizada com o objetivo de desenvolver o trabalho em equipe e promover a cooperação, comunicação e espírito de grupo.
A colônia de férias proporcionou um ambiente inclusivo, onde crianças de diferentes origens socioeconômicas tiveram a oportunidade de interagir e construir relações positivas, o que ajuda a combater o isolamento social e a estigmatização que muitas vezes acompanha a vulnerabilidade social. Além disso, ao tirar as crianças de casa durante as férias, a colônia contribuiu significativamente com o desenvolvimento pessoal e social de cada participante.





