NAS

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - NAS

 

ATRIBUIÇÕES

O Núcleo de Assistência Social (NAS), sob supervisão técnica da Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM), destina-se à prestação, de forma interdisciplinar e em nível primário, de assistência nas áreas de Serviço Social, Direito e Psicologia ao pessoal militar e civil, ativo e veterano, aos seus dependentes e às pensionistas da MB. Para alcançar seu propósito, poderão ser estabelecidas parcerias com outros serviços assistenciais da MB e extra-MB.

O NAS/EAMCE é responsável pela prestação da assistência interdisciplinar às OM localizadas no Estado do Ceará.

Horários de atendimentos: Terça-feira a quinta-feira de 9h30 às 12h e de 13h30 às 16h30.

Localização: Departamento do Núcleo de Assistência Social.

Telefones: (85) 3288-4760/3288-4761 e (85) 98111-2247

Equipe técnica: 1° Ten (RM2-T) Luz (Psicóloga), 1° Ten (T) Raylene (Assistente Social) e 2° Ten (RM2-T) Edith (Assistente Social)

Equipe de apoio: 2°SG-FN Felismino, 3°SG-AD Nathalia Lima, 3°SG-AR De Sá e MN (RC) Pinheiro.

 

 

PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES 2022

 

  • PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA

Propósito: Apresentar as orientações para o desenvolvimento de projetos e ações sociais que visam a qualidade de vida, alinhados ao Sistema de Assistência Social da Marinha (SiASM).

Público-alvo: Militares e servidores civis da ativa e veteranos, pensionistas e seus dependentes.

Projeto “Estreitando Laços”

Objetivos: Está atrelado ao Programa Qualidade de vida e busca contribuir para a elevação da qualidade de vida no trabalho dos militares e servidores civis da Marinha do Brasil no Estado do Ceará.

Metodologia: Serão desenvolvidas ações de prevenção e redução do estresse no ambiente de trabalho. Para promover o fortalecimento dos vínculos familiares e convivência em grupo através da promoção de atividades culturais e recreativas, serão comemoradas as principais datas festivas como Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais e Dia da Família. Será elaborada a “Revista do Carcará”, que busca reconhecer o trabalho dos profissionais para destacar e manter o esforço e a dedicação com a instituição. E por fim, visando envolver e ouvir os militares, será instituído ainda o "Prêmio Inova" em parceria com o Programa Netuno, onde as sugestões implementadas para a melhoria do ambiente de trabalho serão premiadas. Outras ações de endomarketing serão desenvolvidas visando o reconhecimento profissional e a motivação.

Projeto “Se liga, Marujo!”

Objetivo: Está atrelado ao Programa Qualidade de vida e visa promover ações educativas e culturais na área da saúde, consumo, finanças, direitos humanos e outros, este projeto está voltado para o desenvolvimento de ações que objetivem tanto prevenir quanto auxiliar no processo de enfrentamento das vulnerabilidades vividas pelos Alunos do Curso de Formação de Marinheiros para a ativa.

Metodologia: Visando disseminar informações preventivas sobre dependência química e doenças sexualmente transmissíveis, serão ofertadas palestras/atividades com o tema "Uso abusivo do álcool", "Drogas" e "Infecções Sexualmente Transmissíveis/AIDS". Para contribuir com a construção de uma cultura voltada para o consumo consciente, serão ofertadas palestras/atividades sobre o tema " Como administrar o seu dinheiro" e "Direito do Consumidor". Além dessas atividades, ainda serão realizadas campanhas de prevenção ao suicídio, competições esportivas e atividades recreativas de intervenção socioeducativa com o propósito de integração social entre os alunos e sociedade.

Projeto "Mulheres na Marinha"

Objetivo: Está atrelado ao Programa Qualidade de vida e visa promover a saúde mental da mulher militar integrando os aspectos sociais, biológicos, psicológicos e culturais, propiciar reflexões sobre maternidade e serviço e estimular a liderança feminina.

Metodologia: Serão realizados 2 grupos terapêuticos ("Colo de Mãe" e "Sete Faces da Mulher") com encontros periódicos, abrangendo os papéis sociais exercidos e os desafios contemporâneos, ambos para as militares e servidoras civis. Em comemoração ao Dia da Mulher, será realizada uma semana de atividades físicas de competição em modalidades, onde o corpo femino de militares da EAMCE poderão interagir e enaltecer a identidade da mulher militar, além de permitir a plena integração das mulheres que hoje servem a Marinha do Brasil.

 

  • PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO IDOSO

Propósito: Promover a qualidade de vida de militares e servidores civis da Marinha do Brasil (MB), pensionistas e seus dependentes, com idade igual ou superior a 60 anos, com vistas ao envelhecimento ativo e saudável e à proteção social.

Público-alvo: Militares, servidores civis, pensionistas e seus dependentes que tenham idade igual ou superior a 60 anos, conforme previsto na Política Nacional do Idoso (Lei n° 8.842, de 4 de janeiro de 1994).

Projeto “Vida Ativa”

Objetivos: Está atrelado ao Programa de Atendimento ao Idoso e busca contribuir para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos idosos vinculados à MB, promovendo oportunidades de integração e convívio social entre pessoas com mais de 60 anos de idade, promover hábitos de vida saudáveis e estimulando o aprendizado de novas habilidades e educação para um envelhecimento com mais qualidade de vida.

Metodologia: Serão realizadas atividades que estimulem a criatividade e a socialização através de Oficinas de Informática, de artesanato, passeios em patrimônios históricos e culturais; a promoção do bem-estar por meio de atividades físicas e recreativas que associem corpo e movimento, como alongamento terapêutico e oficina de memória; a reflexão sobre os diversos aspectos do envelhecimento relacionados à saúde e qualidade de vida, através de palestra sobre Direitos dos Idosos, Superendividamento da Pessoa Idosa, Hipertensão, Empreendedorismo, Sexualidade, Saúde Bucal, Diabetes e Alimentação, Acesso à Justiça, além de exposição de fotografia, pinturas e obras de arte e oficina de prevenção de quedas. Para apoiar o processo de socialização e fortalecimento das relações sociais, oportunizando que militares e servidores civis da reserva revivam a Marinha do Brasil em encontros anuais, será realizado no mês de outubro o “Dia dos Veteranos”, que consiste em um dia de confraternização visando estimular a interação entre militares da ativa e veteranos.

 

  • PROGRAMA DE ATENDIMENTO ESPECIAL

Propósito: Apresentar as ações da Assistência Social que visam a inclusão social dos dependentes de militares e servidores civis com deficiência, por meio da promoção do acesso à serviços de prevenção, reabilitação e habilitação em instituições especializadas (pública ou privadas) e do envolvimento dos familiares, responsáveis e/ou cuidadores no processo de inclusão social e comprometimento com o desenvolvimento possível.

Público-alvo: Dependentes de militares e servidores civis, com deficiência, que estejam oficialmente instituídos na Marinha do Brasil (MB), com idade igual ou superior a três anos.

Projeto “Marujo Especial”

Objetivo: Está atrelado ao Programa de Atendimento Especial e visa contribuir para a conquista da autonomia e da capacidade física, mental e social, bem como da inclusão social de pessoas com deficiência.

Como participar? O acesso ao tratamento será a partir da avaliação do usuário pelo Grupo de Avaliação e Acompanhamento do Paciente Especial (GAAPE), que indicará as modalidades terapêuticas necessárias, seu regime e frequência, além das instituições mais apropriadas a desenvolvê-las, ficando a cargo dos responsáveis realizar a escolha da instituição que for mais conveniente às condições da família.

Outras ações: Para incentivar o processo de inclusão de pessoas com deficiência, serão realizadas ações socioeducativas que promovam o convívio social dos usuários do projeto com militares e com a comunidade local, a partir de atividades lúdicas e de lazer, no ambiente militar naval " Um dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro para Pessoas com Deficiência".

 

  • PROGRAMA DE APOIO SOCIOECONÔMICO

Propósito: Apresentar as possibilidades de atuação na prevenção e proteção social para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade social ligadas à vida financeira dos militares e servidores civis, no intuito de contribuir para a reflexão sobre os padrões de consumo e de endividamento da Família Naval e a capacitação em educação e planejamento financeiros.

Público-alvo: Militares e servidores civis da ativa e veteranos, pensionistas e seus dependentes.

Projeto “Organizando as Finanças”

Objetivos: Contribuir para a construção de uma cultura voltada para o consumo consciente, disseminando informações preventivas sobre a importância do planejamento financeiro e apoiando o usuário em suas necessidades financeiras, além de contribuir para a elevação da renda familiar.

Metodologia: Serão realizadas palestras sobre finanças, assim como um curso de Gestão de Finanças Pessoais. Visando incluir os dependentes de militares nas atividades de planejamento financeiro e consumo consciente, serão ofertadas oficinas de finanças, criatividade e empreendedorismo para dependentes de militares de 6 a 14 anos, através da metodologia Mini Empreendedor.

Dentre outras atividades, serão ofertados benefícios sociais que envolvam o fornecimento de materiais serviços necessários à subsistência previsto no inciso 11.6.3 da DGPM-501, benefícios sociais de educação, atividades socioeducativas voltadas para o empreendedorismo para os dependentes de militares. Por fim, a fim de apoiar as atividades laborativas domésticas será criado o jornal " Família Naval Empreendedora" com a divulgação de produtos e serviços realizados pelos dependentes de militares.

 

  • PROGRAMA DE PERMANÊNCIA, MOVIMENTAÇÃO OU REMOÇÃO POR MOTIVO SOCIAL

Propósito: Assessorar do ponto de vista da Assistência Social, os Setores de Distribuição de Pessoal (SDP), aos quais compete a decisão quanto aos processos de permanência, movimentação ou remoção, motivados por questões de ordem social dos militares e servidores civis, previstas como recomendáveis no escopo desta norma.

Público-alvo: Militares e Servidores civis da ativa, de carreira, cujos pleitos estejam relacionados a eles próprios e/ou aos seus familiares, desde que os requerentes não reúnam as condições necessárias para solicitar a reserva ou aposentadores.

 

CONVÊNIOS E PARCERIAS

O NAS vem realizando visitas institucionais e contatos telefônicos procurando ampliar os convênios, parcerias e consequentes benefícios para a família naval no Estado do Ceará. Atualmente nossas instituições parceiras são:

Estabelecimentos Conveniados:

 

  • BEACH PARK

        Rua Porto das Dunas, 2734, Aquiraz

         (85) 4012-3025

         Facilidade: 20% de desconto nos ingressos;

 

  • CLUBE DOS EMPREGADOS DA PETROBRAS

        Av. Dioguinho, 5530, Vicente Pizon

         (85) 3265-3444       

         Isenção no pagamento de adesão;

 

  • ÓTICA BORIS

        Av. Treze de maio, 1830, Bairro de Fátima   

        (85) 3281-8640    

        35% de desconto nas compras, nas filiais:

 

 

  • ÓTICA VISÃO POPULAR

          Av. Edson da Mota Correia, n. 769, Centro, Caucaia      

          (85) 3341-7341

          Desconto de 30% nas compras;

 

  • ÓTICA DIADEMA

          Avenida Santos Dumont, 3130, Loja 228 Aldeota

          (85) 3261-4436
  
          Desconto de 20% nas compras;

 

 

  • BARRACA VELAS DO CUMBUCO

         Av. dos Coqueiros, 2554, Praia do Cumbuco

         (85) 3318-7561     

         10% de desconto no consumo final;

 

  • BARBEARIA VIP

         Rua Prof. dias da Rocha, 409, Meireles

         (85) 3047-0010

          Desconto de 10% em todos os serviços;

 

  • DS SUPLEMENTOS:

    Rua Padre Anchieta, 666, Jacarecanga

          (85) 9810-1224

          10% de desconto nas compras a vista e 5% de desconto nas compras no cartão

 

 

  • COLÉGIO MASTER

Sede de Fortaleza-CE e de Natal-RN

Telefones: (85) 4011.1212 e (84) 3235-1200

Facilidade: até 25% de desconto nas mensalidades.

 

  • FACULDADE UNIFAMETRO

Rua Carneiro da Cunha 240 - Jacarecanga - Fortaleza-CE

Telefone: (85) 3206-6400

Facilidade: Graduação presencial: 35%,

         Graduação EAD/SemiPresencial: 20% e Pós-graduação: 25%
 
 
  • ÓTICA VISÃO POPULAR

Av. Edson da Mota Correia, 769, Centro - Caucaia

Telefone: (85) 98685-7952

Facilidade: até 30% de desconto.

 

  • GC PNEUS E ACESSÓRIOS

Rua Castro e Silva 1009 a 1017, Centro - Fortaleza

Telefone: (85) 3212-3099

Facilidade: até 15% de desconto.

 

  • COLÉGIO E CURSO ZEROHUM

Av do Imperador, 824 Centro - Fortaleza

Telefone: (85) 98133-5031

Facilidade: até 50% de desconto nos cursos preparatórios e até 30% na Escola.

 

  • CANOA BRASIL TUR

Rua Padre Justino, 185 - Praia de Iracema, Fortaleza

Telefone: (85) 3219-6619

Facilidade: 25% de desconto.

 
  • BOX ROOF STAR

Rua Senador Alencar, 1625 - Centro, Fortaleza

Telefone: (85) 99642-1623

Facilidade: 20% de desconto.

 

Como posso ter acesso aos Convênios e Parcerias?
Diretamente nas instituições/estabelecimentos conveniados portando documento que comprove ser integrante da família naval.

 

> ABRIGO DO MARINHEIRO

 

É uma Associação civil sem fins lucrativos que se destina a promover qualidade de vida para toda a Família Naval. Projetos sociais, descontos em estabelecimentos comerciais, planos de saúde, seguros, cursos e escolas próprias complementam ações já realizadas pela Marinha do Brasil.

Ao utilizar estes serviços, você contribui para manutenção de Projetos Sociais feitos sob medida para Militares, Servidores Civis e seus dependentes. Criados para ajudar a facilitar a vida de seus associados, eles vão desde práticas educativas até esportivas, passando ainda por serviços jurídicos e qualificação profissional.

Espalhados por todo o Brasil por meio de 16 DRAMNs (Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro), também são os responsáveis pela administração de diversas Áreas Recreativas, Esportivas e Sociais voltadas ao lazer e a formação cidadã dos militares e seus dependentes.

 

~ Para maiores informações, acesse: https://www.abrigo.org.br/

 

> ESTATUTO AO IDOSO

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm