Capitania dos Portos da Bahia visita as instalações do Museu do Mar e da Fundação Aleixo Belov, em Salvador.
No dia 01 de junho, militares da Capitania dos Portos da Bahia realizaram uma visita guiada às instalações do Museu do Mar e da Fundação Aleixo Belov, localizadas no histórico bairro de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. O objetivo da visita, promovida pela Assessoria de Gestão do Programa Netuno, foi de aumentar os conhecimentos culturais da tripulação e promover boas práticas de gestão.
A visita foi guiada pelo ucraniano radicado na Bahia, velejador, engenheiro, escritor e empresário Aleixo Belov, que é o criador da Fundação e do Museu que carrega seu nome. Na oportunidade, os militares tiveram acesso ao acervo histórico do navegador, que revela os conhecimentos que ele adquiriu durante as cinco viagens que fez em volta ao mundo. Também foi possível ver de perto o barco Três Marias, destaque da exposição, com o qual o velejador completou, sozinho, três dessas voltas.
A Fundação Aleixo Belov funciona como responsável pela administração do museu, que ainda não foi aberto ao público; e atua, também, como um centro de estudos, de pesquisa e no fomento de temas ligados a navegação e ao mar. O museu conta com 540 metros de exposição permanente e 110 metros quadrados para exposições temporárias. O local abriga, ainda, um acervo com cerca de 30 cartas náuticas, equipamentos de navegação, esculturas, quadros, estatuetas, fotografias e fósseis; materiais que o navegador reuniu ao longo das viagens.
Em razão do atual cenário epidemiológico, apenas uma representação de militares da CPBA pode participar da visita. Na ocasião, foram cumpridos os protocolos sanitários, como o uso de máscaras e de distanciamento social.