Capitania dos Portos da Bahia garante a segurança da navegação durante tradicional procissão marítima em Salvador

Capitania dos Portos da Bahia garante a segurança da navegação durante tradicional procissão marítima em Salvador

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) participou, no dia 1º de janeiro, da tradicional Procissão Marítima de Bom Jesus dos Navegantes. A festa, que integra o calendário de festas populares do estado e é realizada há mais de um século reuniu, aproximadamente, cem embarcações que acompanharam todo o cortejo pelas águas da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador.

Os festejos foram iniciados com uma missa realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Na sequência, os fiéis, liderados por Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, acompanharam o translado da imagem de Bom Jesus dos Navegantes da igreja até o píer da CPBA, onde foram recebidos pelo Capitão dos Portos. Em seguida, a imagem foi embarcada na Galeota “Gratidão do Povo” e navegou até a altura do Farol da Barra, de onde seguiu em direção ao Armazém das Docas, no Porto de Salvador, local onde foi saudada por portuários e devotos. A procissão marítima foi encerrada na Ponta de Humaitá com um cortejo terrestre até a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Para garantir a segurança da navegação, a CPBA empregou quatro lanchas e duas motos aquáticas, além do Aviso de Patrulha “Dourado”, subordinado ao Comando do 2º Distrito Naval. Militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador reforçaram as ações de segurança em terra.