Capitania dos Portos da Bahia encerra primeira fase da “Campanha Travessia Segura”
A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) encerrou no dia 27 de janeiro, a primeira fase da Campanha “Travessia Segura”, que teve como objetivo intensificar a fiscalização das embarcações que realizam o transporte de passageiros e que são empregadas no turismo náutico.
Durante a ação, que foi iniciada dia 17 de janeiro, foram realizadas 1.176 ações de abordagens e 114 notificações emitidas. Dentre as infrações mais cometidas estão a condução de embarcação por tripulantes sem habilitação, a ausência ou a documentação da embarcação com validade vencida, e a falta de equipamentos de navegação e salvatagem.
Em 2024, durante as três fases da campanha realizadas na Bahia, 4118 embarcações foram inspecionadas, sendo 269 notificadas, 33 apreendidas e 31 retiradas de tráfego por descumprimento às Normas da Autoridade Marítima.
A Campanha “Travessia Segura” é realizada pela Marinha do Brasil em todo o território nacional, e que tem foco especial as embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico, visando conscientizar os condutores e usuários dessa atividade para a importância do cumprimento das regras de segurança da navegação. Em 2025, estão previstas outras duas fases da campanha, que ocorrerão nos meses de julho e setembro.