Capitania dos Portos da Bahia acompanha afundamento deliberado de Ferry-Boat em Salvador
A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) acompanhou, no dia 21 de março, a operação de afundamento deliberado do casco do ferry-boat “Juracy Magalhães”, realizado na costa litorânea de Salvador, a cerca de uma milha náutica do bairro do Rio Vermelho. Durante a operação, foram empregados cerca de 40 militares e três embarcações da CPBA. Participaram, ainda, militares do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) e servidores do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA).
Para o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Alexandre de Souza Gomes, o sucesso da operação se deu em decorrência do cuidadoso planejamento das ações. “Desde que a Secretaria de Turismo da Bahia apresentou à CPBA o plano de afundamento da embarcação – cumprindo o previsto nas Normas da Autoridade Marítima – ações conjuntas foram realizadas visando garantir que a operação fosse realizada com total segurança e em respeito às normas”, destacou.
O “Juracy Magalhães” se manteve em atividade por cerca de 45 anos, realizando a travessia diária de milhares de cidadãos entre Salvador e a Ilha de Itaparica. O afundamento do seu casco proporcionará a formação de recifes artificiais, favorecendo a vida marinha e se convertendo em atrativo para o mergulho contemplativo.