A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) encerrou no último domingo (4) a primeira fase da Campanha “Travessia Segura”, que teve como objetivo intensificar a fiscalização das embarcações que realizam o transporte de passageiros e que são empregadas no turismo náutico.
Durante a ação, que foi iniciada dia 26 de janeiro, foram realizadas 1.241 abordagens a embarcações, com 143 notificações emitidas, 7 embarcações apreendidas e 138 testes de alcoolemia realizados. Os números representam um aumento de cerca de 44% em comparação com resultado alcançado na primeira fase da campanha, realizada no mesmo período de 2023. Na ocasião, 864 embarcações foram abordadas e 28 notificadas.
As ações de fiscalização foram realizadas, diuturnamente, por Inspetores Navais, que abordaram embarcações, em navegação ou atracadas, e verificaram itens como: a documentação da embarcação; a habilitação compatível dos condutores; a existência e o estado de conservação dos equipamentos de salvatagem (coletes salva-vidas e bóias); os extintores de incêndio; e luzes de navegação. Também foram realizadas ações de conscientização para passageiros e tripulações visando reforçar o uso do colete salva-vidas e a adoção de práticas seguras para a navegação.