Capitania dos Portos da Amazônia Oriental realiza evento de premiação do Programa de Segurança da Navegação na Amazônia (PSNA) 2023

Premiados do PSNA 2023
No dia 05 de dezembro, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) realizou o evento de premiação do Programa de Segurança da Navegação na Amazônia (PSNA) 2023 no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) em Belém (PA).
Criado em junho de 2001, o PSNA tem como objetivo estimular e edificar a mentalidade fluvial voltada para a segurança da navegação de modo a reduzir as ocorrências de acidentes na região. O programa é composto por seis projetos: Educando para Preservar os Rios, Educando o Pequeno Navegante, Educando o Pequeno Marinheiro, Segurança na Navegação Comercial, Educando para Evitar o Sofrimento, onde se destaca o programa de combate ao escalpelamento e Educando para Evitar o Vandalismo.
O evento de premiação do PSNA agraciou pessoas, entidades, órgãos, agências e empresas públicas e privadas, ligadas ao setor de transporte de passageiros e cargas, bem como as que cooperaram para a disseminação da mentalidade de segurança da navegação na região Amazônica.
As empresas agraciadas com as premiações do PSNA 2023 foram: Projeto 1 – Educando para preservar os rios – Vibra Energia, Projeto 2 – Educando o pequeno navegante – Louis Dreyfus Company Brasil (LDC), Projeto 3 – Educando o pequeno marinheiro – Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR/Pará), Projeto 4 - Segurança da navegação comercial/categoria transporte de álcool, petróleo e seus derivados – ATEM, Projeto 4 - Segurança da navegação comercial/categoria transporte de carga – Hidrovias do Brasil S/A, Projeto 4 - Segurança da navegação comercial/categoria transporte de passageiros – Promotoria de Breves – Ministério Público do Estado do Pará, Projeto 5 – Educando para evitar o sofrimento – Santa Casa do Pará, Projeto 6 – Educando para evitar o vandalismo – Arco Norte Logística LTDA.
As pessoas, empresas e instituições agraciadas com os Diplomas de Menção Honrosa do PSNA 2023 foram: Gerência de Engenharia da Companhia Docas do Pará (CDP); Professor Gilberto Luis Sousa da Silva, Presidente do Instituto Açaí; Sr. José Edson Pereira Lima, Presidente do Sindicato dos Oficiais de Náutica e Práticos em Transportes Fluviais do Estado do Pará (SINDINÁUTICA); Empresa Wilson Sons; Secretaria de Estado de Turismo do Pará (SETUR) e Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA).
A MB incentiva a sociedade, empresas e instituições para que continuem cooperando com práticas que contribuam para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana nos rios e prevenção da poluição hídrica.

Comandante do 4º Distrito Naval discursando no evento