No dia 02 de fevereiro, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) recebeu representantes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública do Estado (GFlu), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SEGUP), para uma reunião que teve o intuito de planejar as ações a serem realizadas pela CPAOR e o GFlu nos rios da região.
O CMG Calfa, Capitão dos Portos, recebeu o Coordenador de Operações, Tenente-Coronel Taylor Bruno Anaissi de Oliveira Pereira, o Coordenador de Embarcações, Tenente-Coronel Marcelo Fabrício da Costa Albuquerque, o Diretor do GFlu, Delegado da Polícia Civil Arthur do Rosário Braga e o Gerente de Operações, Investigador da Polícia Civil Alex Moraes. O GFlu foi criado no ano de 2011 e atua em ações de enfrentamento à criminalidade nos rios.
Em 2022, o Ensino Profissional Marítimo (EPM) da CPAOR, em parceria com o GFlu, atuou na formação de 115 novos condutores de pequenas embarcações - até oito metros de comprimento - empregadas na navegação interior e a serviço de Órgãos Públicos, por meio do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), que é ofertado de forma gratuita pela Marinha do Brasil.