Comando da Flotilha de Mato Grosso

Comando do 6º Distrito naval promove cerimônia de Transferência das Lanchas Excalibur III e IV

Ato de transferência das embarcações

Ato de transferência das embarcações

   

     O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) promoveu, no cais do Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT), na tarde de sábado (10/4), cerimônia de transferência das Lanchas de Operações Ribeirinhas - LOpRib “Excalibur III e IV”. As embarcações foram projetadas e construídas pela Base Fluvial de Ladário (BFLa) e passaram a ser subordinadas ao ComFlotMT.

Navios do Comando da Flotilha de Mato Grosso atracam no porto de Assunção, no Paraguai

No dia 9 de maio, durante a Comissão Platina 2018, o Navio-Transporte Fluvial Almirante Leverger e o Monitor Parnaíba, subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, atracaram no porto de Assunção, no Paraguai. O Capitán de Navío Oscar Antonio Girardoni Centurión, Jefe de Estado Mayor Del Comando De La Flota de Guerra, o Adido do Brasil no Paraguai, Capitão de Mar e Guerra (FN) Paulo Sergio Castello Branco Tinoco Guimarães, e uma representação de militares da Armada Paraguaia receberam os navios.

Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas participa da Operação Celeiro-III

No período de 14 à 31 de março de 2018, em conjunto aos meios do Comando da Flotilha de Mato Grosso, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas (H-17), subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Oeste (SSN6), participou da Operação Celeiro III, organizada pelo Comando do Sexto Distrito Naval. Nesta operação realizou, em apoio ao poder naval, levantamento Hidrográfico (LH) no rio Paraguai, utilizando suas lanchas hidrográficas “HOTEL”, “ÍNDIA” e “JOANINHA”, obtendo as informações necessárias para atualizar as cartas náuticas da região.

Base Fluvial de Ladário Realiza Manutenção de Rotina do Navio de Apoio Logístico Fluvial POTENGI

Foi realizada no dia 20 de Março de 2017 a desdocagem do Navio de Apoio Logístico Fluvial Potengi, sendo cumprida mais uma etapa do Período de Docagem de Rotina (PDR) desse importante meio naval. Após 33 dias docado, foram realizados, como principais serviços, o jateamento e pintura das obras vivas, recuperação das linhas de eixos e dos hélices que possibilitará o retorno do NApLogFlu Potengi ao cumprimento da importante missão de apoio logístico aos meios navais subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso.

Navios da Marinha realizam Exercício de Tiro Real durante Operação Fronteira Sul

Os navios Monitor “Parnaíba”, Navio-Transporte Fluvial “Paraguassu" e os Navios-Patrulha “Penedo” e “Poti”, subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, realizaram no dia 6 de outubro, exercício de tiro com canhão de 76 mm, canhões de 40 mm e metralhadoras de 20 mm, na região de Forte de Coimbra.