
Atendimento médico a bordo do navio
Na tarde do dia 27 de abril, a equipe médica a bordo do Navio de Assistência Hospitalar NAsH “Tenente Maximiano”, subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, realizou atendimento de emergência na comunidade rural Cuiabá Mirim, em Barão de Melgaço-MT.
O caso foi de um menino de 9 anos, com reação alérgica grave e dispneia. Inicialmente, a equipe de saúde realizou as medidas de estabilização do quadro clínico, com aplicação de medicação intravenosa e intramuscular. A criança permaneceu em observação no navio e foi liberado após melhorar e sob orientações médicas.
Para o Comandante do navio, Capitão-Tenente Vinícius Rodrigues Travassos Alves, “a presença do navio na região e a rapidez com que as medidas foram tomadas pela tripulação na chegada do paciente foram fundamentais para a salvaguarda da vida do pequeno ribeirinho. Agradeço, em nome de todos do navio, a oportunidade de participar de mais uma edição do Projeto Ribeirinho Cidadão, cumprindo nossa missão, que é levar às famílias do Pantanal muito além de atendimentos médicos e odontológicos”, disse.
O NAsH “Tenente Maximiano” suspendeu do cais da Flotilha de Mato Grosso no dia 12 de abril para percorrer cerca 1.500km, de Ladário-MS a Barão de Melgaço-MT, até 5 de maio, para atender a comunidades ribeirinhas de ambos os municípios. A comissão faz parte, também, de ações conjuntas com o Tribunal Judiciário de Mato Grosso.
O menino foi liberado após melhora do quadro clínico