Comando do 6º Distrito celebra 11º aniversário do Dia Internacional do Marítimo

Sinal UW1 e bandeiras alusivas ao Dia Internacional Marítimo içados no mastro do Com6ºDN

Sinal UW1 e bandeiras alusivas ao Dia Internacional Marítimo içados no mastro do Com6ºDN

   

    No dia 25 de junho, a Marinha do Brasil comemorou o 11º aniversário do Dia Internacional do Marítimo, como forma de enaltecer a contribuição que os trabalhadores dessa categoria dão ao comércio marítimo internacional, à economia e à sociedade civil como um todo.
    O Comando do 6º Distrito Naval celebrou a data em suas Organizações Militares subordinadas que atuam nos rios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: Comando da Flotilha de Mato Grosso, Capitania Fluvial do Pantanal, Capitania Fluvial de Mato Grosso, Agências Fluviais de Porto Murtinho, Cáceres e São Félix do Araguaia, além do Navio-Transporte Fluvial “Paraguassu”.
    Permaneceram içados, das 8h ao pôr do sol, nos mastros dessas Organizações Militares, o sinal UW1 (Thank you very much for your cooperation. I wish you a pleasant voyage – Muito obrigado por sua cooperação. Desejo-te uma prazerosa viagem), do Código Internacional de Sinais (CIS) e as bandeiras alusivas ao Dia Internacional do Marítimo.
    A Ordem do Dia do Diretor de Postos e Costas, lida em todas as Organizações Militares, destaca, logo no início, que a profissão de marítimo é uma das mais antigas e importantes do mundo. “O comércio marítimo sempre contribuiu com o desenvolvimento econômico das nações que têm o mar no seu entorno. Representa 80% do comércio global em volume, e mais de 70% em valor, em produtos transportados e manipulados por portos em todo o mundo”.
    Em 2010, os Estados Membros da International Maritime Organization (IMO), na Conferência Diplomática de Manila, nas Filipinas, emitiram uma resolução definindo que o dia 25 de junho passaria a ser marcado como o “Dia Internacional do Marítimo”.
    O Empurrador que navegava nas proximidades do Complexo Naval de Ladário respondeu aos cumprimentos realizados por todos os navios do Comando da Flotilha de Mato Grosso.
 

Empurrador e navios do ComFlotMT no Rio Paraguai