Serviço Móvel Marítimo – SMM
O Serviço Móvel Marítimo (SMM) da Embratel foi criado visando a salvaguarda da vida humana no mar, através das radiocomunicações e integra-se ao Serviço de Busca e Salvamento como um Posto de Alerta.
Além disso, permite a comunicação, via rádio, entre uma pessoa em terra e outra que esteja a bordo de uma embarcação, em qualquer parte do mundo, através das estações costeiras que compõem a Rede Nacional de Estações Costeiras – RENEC.
Essas estações costeiras oferecem facilidades de comunicações gratuitas para mensagens relacionadas com a salvaguarda da vida humana no mar, tais como:
-
Pedidos de Socorro (Homem ao mar, naufrágios, embarcações à deriva ou desaparecidas, etc.);
-
Consultas médicas de urgência;
-
Aviso aos Navegantes (Interdição de área de navegação, exercício militar, derrelitos à deriva, etc.); e
-
Boletins meteorológicos (Vento forte, mar grosso, etc.).
Comunicações de Emergência
=> A embarcação efetua uma chamada de socorro, via rádio, utilizando os canais de chamada e socorro: VHF – Canal 16 (156.8MHz) e HF – canal 421 (4.125 Khz);
=> O Aviso é recebido por todos, que estão na escuta daquela frequência;
=> A estação costeira ou embarcações, que estiverem navegando na área, atende a chamada de socorro e anota as informações de posição, cor do barco, características da embarcação e descrição do incidente. Em seguida encaminha os dados para o SALVAMAR Regional, responsáveis pela coordenação das atividades de busca e salvamento;
=> De acordo com a orientação da Marinha, a Estação Costeira pode, ainda, tomar as seguintes ações:
-
entrar em contato com o Corpo de Bombeiros e/ou outras organizações envolvidas em busca e salvamento marítimo; e
-
emitir aviso pelo rádio, na região onde a embarcação se encontra, verificando se outra embarcação próxima pode ajudar no salvamento.