Pular para o conteúdo principal

CASNAV Recebe Visita de Auditores do TCU e Sedia Capacitação e Reunião de Avaliação Atuarial das Forças Armadas

  • Publicado em 17/09/2025 - 17:09
  • Atualizado em 05/11/2025 - 11:42
Compartilhe:
Auditores TCU e FA

Auditores do TCU e equipes do CASNAV, MD e demais Forças Singulares

O Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) recebeu a visita de Auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) e representantes do Ministério da Defesa (MD) e Forças Singulares no dia 17 de setembro, para Auditoria das Demonstrações Contábeis do Ministério da Defesa, atividade prevista no cronograma do projeto Avaliação Atuarial das Forças Armadas (AAFA), cujo núcleo técnico é coordenado pelo CASNAV.

Nessa ocasião o processo de cálculo do passivo atuarial do Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas (SPSMFA) foi apresentado, reforçando a rastreabilidade e a confiabilidade das evidências auditáveis.

Ao término da visita, os Auditores ainda puderam conhecer os simuladores, sistemas corporativos e demais projetos estratégicos desenvolvidos pelo CASNAV, atestando a qualidade das soluções e seus impactos para a sociedade.

Nos dias 18 e 19, membros do MD e Forças Singulares participaram, no CASNAV, da 2ª Reunião de Coordenação Técnica da Avaliação Atuarial, sob coordenação do Departamento de Pessoal da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa (DEPES/SG-MD), para alinhamento quanto às lições aprendidas em processos anteriores, gestão de informações e planejamento do ciclo corrente e dos próximos anos. Durante a reunião, foi realizada capacitação sobre o Pronunciamento Técnico CPC 33 R1 e a Norma Brasileira de Contabilidade Técnica do Setor Público (NBC TSP 15), ministrada pelos atuários Daniel Conde e Marco Pontes, referências da área. Sendo intermediada pelos atuários Fabio Carvalho e Gabriel Macillo e tendo como público-alvo atuários, contadores e demais militares e servidores do MD e das Forças, a formação alinha critérios técnicos e contábeis e fortalece a preparação das equipes para o processo de Avaliação Atuarial das FFAA.

Compartilhe: